Usina de Letras
Usina de Letras
128 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Correntes -- 10/03/2002 - 15:03 (Thelma Regina Siqueira Linhares) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Segundo Getúlio César em Crendices – suas origens e classificação, a corrente, como manifestação de religiosidade popular, é fruto de uma crença exagerada, onde a superstição sobrepuja a fé consistindo no pensar naquilo que se deseja em troca, apenas, da obrigação de não fazer parar a crendice.
Essa modalidade de corrente – a devocionista – parece ser a mais antiga, sendo sua divulgação intensificada a partir da Primeira Guerra Mundial. Os santos preferidos para tais invocações, ainda conforme o autor, são Santo Antônio e São Judas Tadeu.

De algumas correntes dedicadas a Santo Antônio identificamos os seguintes pontos comuns:
& 61623; obrigação de copiar, na íntegra, o texto da carta recebida (podendo ser xerox);
& 61623; distribuição das cópias entre parentes, amigos e, até, desconhecidos, através dos correios, pessoalmente ou no anonimato;
& 61623; doação, a algum pobre, da moeda ou cédula recebida com a carta, anexando a cada cópia, igual quantia;
& 61623; comprovação do poder da corrente, através dos exemplos de prêmio ou castigo registrado na carta, conforme se tenha dado continuidade ou quebrado a corrente.

Os pontos divergentes são mais numerosos e incidem sobre aspectos importantes das correntes:
& 61623; número de cartas a serem copiadas: 3, 20, 24 ou 25 vezes;
& 61623; prazo de distribuição das cópias: 72, 90, 96 ou 168 horas após o recebimento da carta original;
& 61623; conseqüência advinda da corrente: ocorrendo após o 4º, 7º ou 9º dia;
& 61623; inclusão ou não de jaculatórias, dedicadas a Santo Antônio;
& 61623; uso de dinheiro ou fita branca, em anexo à carta;
& 61623; registro ou não do local tido como de origem da corrente e do número de vezes em que a mesma percorreu o mundo.


Corrente de Santo Antônio

Esta corrente veio da Califórnia e foi escrita por Heres. Tem permissão para percorrer o mundo.
Faça 25 cópias e envie a seus amigos e não parentes. Dentro do prazo de 9 dias será recompensado por Santo Antônio ou talvez antes disso.
Irineu, soldado venezuelano, recebeu e não deu a menor importância, queimou. Por seu gesto impetuoso, sua casa ardeu e perdeu toda a família.
Juan recebeu e deu à sua secretária para datilografar as 25 cópias, mas esqueceu de remetê-las no prazo de 9 dias. O resultado é que foi exonerado do cargo de que exercia. Lembrando-se, tratou de remetê-las, sendo recompensado com vultuosa quantia de dinheiro.
Um ex-governador de Pernambuco, não acreditou e não cumpriu, zombando da mesma. Morreu de ataque cardíaco, logo em seguida.
Fato mais recente foi a interrupção desta corrente pelo Secretário da Educação e Cultura em Brasília, que não acreditou e não cumpriu, zombando da mesma, acabando por cair em situação que ele foi injustamente acusado de desfalque e afastado do cargo. Como precisava da função pública lembrou-se da corrente e ao invés de 25 cópias ele fez 145, enviando, logo em seguida, para sua surpresa, dentro de 4 dias foi convidado para a chefia do gabinete da Secretaria de Educação e Cultura.
Não deixe de dar prosseguimento a esta corrente (conselho de amigo). Faça isto e aguarde. Dentro de 9 dias será recompensado. O cruzeiro encontrado com esta, deverá ser dado a um pobre.
Não pare. Não pare e Santo Antônio lhe ajudará. Santo Antônio rogai por nós.


Possuímos duas cópias de correntes dedicadas a Santo Hilário e escritas em cartolina azul, conforme determina o próprio texto. O formato corresponde à medida da sandália do Santo. Interessante ressaltar que, entre as duas medidas, há uma diferença de 4 cm de comprimento. Talvez a menor seja a medida da sandália do Santo, quando criança... O texto coincide e é o seguinte:


Oração a Santo Hilário

Faça 4 cópias e entregue a 4 pessoas diferentes. Peça 3 graças, primeiro dinheiro, depois peça uma graça que lhe pareça impossível. Reze 5 Pai Nosso, 5 Ave Maria e 5 Glória ao Pai, durante 9 dias. Mesmo não tendo fé tudo peça e se convencerá.
Traga sempre consigo esta cópia e obtenha tudo o que quiser... Assim seja!
Esta era a medida da sandália do Santo Hilário.
Só comece a rezar depois que entregar as 4 cópias.
Faça suas cópias em cartolina azul.


Temos uma corrente dedicada a Santa Helena e que, por certo, tem a preferência das moças namoradeiras. Quem seguí-la à risca, no final de sete dias, terá conquistado o coração do seu príncipe encantado.


Graça a Santa Helena

Ela manda dizer que se alguém pegar neste papel terá que enviar a 7 moças e escrever o nome do rapaz que gosta no pé esquerdo. No fim da semana ele estará doido por você. Se não fizeres serás castigada. Tenha fé em Santa Helena.


Fugindo a sua origem devocionista, encontramos correntes que, pelo objetivo prático, bem poderiam aumentar o capital dos participantes, caso todos se empenhassem, realmente, em dar continuidade às mesmas. E, acredita, seria opção razoável para momentos de crise... Referimo-nos às correntes envolvendo dinheiro - os consórcios financeiros, segundo título em uma delas.

Faça como a seguir e em breve seus sonhos serão realizados

Faça 2 (duas) cópias desta lista, porém colocando seu nome em 10º lugar e retirando o primeiro. Feito isso, deposite CR$ 2.000,00 (dois mil cruzeiros) na conta do que ocupou o primeiro lugar na lista que você preparou.
Assim como você adquiriu a lista, entregue duas cópias feitas por você acompanhadas do comprovante do seu depósito. Entregue a lista às pessoas de sua inteira confiança e de responsabilidade, pois se a corrente for interrompida você nada receberá.
RESULTADO: quando seu nome alcançar o primeiro lugar, você receberá a importância de CR$ 2.048.000,00 é só passar na Caderneta de Poupança ou conta-corrente que mencionou na lista e conferir o saldo após aproximadamente 30 dias. Se você não demorar mais de 5 dias para encaminhar as listas, você começará a receber o dinheiro antes de 30 dias.
NOME BANCO OPERAÇÃO AGÊNCIA CONTA CIDADE
ATENÇÂO: Só receba a lista se o repassador apresentar o depósito no nome da primeira pessoas da lista dele. É um bom negócio, não interrompa.
BOA SORTE!


Registramos, também, nessa linha econômica, o uso das correntes para a obtenção de objetos, tais como, calcinhas, panos de pratos, etc.


Clube dos Panos de Pratos

Você está convidada a participar do Clube dos Panos de Pratos. Você dá um pano de prato a quem lhe deu esta cópia, no prazo de 5 dias. Passe 6 cópias a 6 amigas. O resultado da brincadeira é que você dá 1 e recebe 6. Não pare a brincadeira. Mostre seu espírito de humor.


Tomamos conhecimento, ainda do uso das correntes como meio de intercâmbio cultural: correntes de poesias, livros, selos e poesias.


Finalizando este trabalho, apresentamos uma corrente humorística e que exprime a criatividade popular em sua espontaneidade e irreverência. Trata-se da




Super-corrente

Esta corrente foi feita para (homens) cansados e esgotados, como você. Não é necessário dinheiro. Mande 5 (cinco) cópias desta para 5 (cinco) amigos na mesma situação sua e que sejam de sua inteira confiança.
Em seguida, empacote sua mulher e envie para o 1º da lista, acrescentando o seu nome em último lugar.
Quando o seu nome estiver em 1º lugar, você receberá 16.478 mulheres e algumas delas poderão ser interessantíssimas!
Não quebre a corrente. Um sujeito quebrou a corrente e recebeu a própria mulher de volta!
Um conhecido meu já recebeu 18 mulheres. No velório, via-se nos seus lábios um sorriso nunca visto durante sua vida...



Publicado pela Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ,
na série FOLCLORE, nº 143, em fevereiro/1984.




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui