ADRIÃO NETO LANÇA PARANGOLÉ DURANTE BATE PAPO LITERÁRIO
Patrícia Andrade - jornalista
O escritor piauiense Adrião Neto irá lançar durante a 9º edição do Salão do Livro do Piauí o livro Parangolé. O lançamento acontecerá durante o Bate Papo Literário e o autor falará da obra que é um perfil histórico e indianista que retrata o cotidiano dos habitantes do litoral piauiense e a participação do Piauí no movimento separatista de 1822.
A obra que é uma reedição de Eterna Aliança, lançada há 10 anos atrás. A versão anterior retratava apenas a saga dos habitantes do extremo norte da Província. A nova edição “reescrita e turbinada” – como diz o autor, mantém o núcleo central da anterior, preservando as suas bases fundamentais e apresentando como novidade a valorização da vertente histórica e do aspecto linguistico, traduzindo o linguajar dos personagens menos instruídos para o legítimo nordestinês.
De acordo com Adrião Neto, a saga tem como marco inicial o ano de fixação dos primeiros pescadores em Amarração, egressos da região ribeirinha do Parnaíba, do Maranhão e do Ceará. Durante o seu curso, o enredo original embaralhou-se com alguns dos principais fatos da História do Piauí e do Brasil, ampliando o raio de ação do litoral para o restante da Província”, explica.
O design da capa é assinado por Wellington Araújo e conta com arte do artista plástico Márcio Azevedo, que traz um duelo de espada que é uma luta imaginária entre Simplício Dias e Fidié. O livro foi editado pela Editora Nova Aliança.