Usina de Letras
Usina de Letras
48 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O complexo de Botini -- 05/07/2011 - 16:00 (Jefferson Cassiano) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Vou repetir o que Oliviero Toscani já anunciou no título de seu livro: a publicidade é um cadáver que nos sorri. E está cada vez mais difícil sorrir de volta para ela.



A época é perfeita para constatar o óbito da criação publicitária. O natal escancara a falta de capacidade dos criadores para encontrar formas novas na estruturação do discurso de venda. Quando isso acontece e vemos o Papai Noel sofrendo para nos empurrar de tudo – de carros a títulos de capitalização – talvez fiquemos tentados a relembrar campanhas do século passado que ainda tinham o poder de nos encantar. Muita gente ficava no sofá esperando que o seu comercial preferido pintasse na tela. Quem, jovem  há mais tempo, não se lembra dos vídeos da Varig ou do Banco Nacional? Bons tempos?



Nem eram bons tempos. Talvez nós é que fôssemos mais ingênuos e aceitássemos o encantamento proposto pelas peças publicitárias, sem parar para pensar que aquilo tudo era só um jeito mais bonitinho de nos levar ao ato que sustenta o capitalismo: a compra de um produto ou serviço.  Naquela época, a publicidade já era um cadáver putrefato. A diferença é que existia uma preocupação maior por parte das agências (funerárias?) na maquiagem do bendito. As roupas do morto estavam sempre novas, o velório lotado de flores e incensos e o enterro era uma festa de gala. Tudo aparência: era um defunto, era um velório, era um enterro, era um ritual frio de venda. Mas era bonito até!



Na tosqueira absurda em que se transformou o intervalo comercial, a tentativa de enredar o consumidor está quase extinta. A proposta agora é assim: “é o seguinte, cambada, o produto é este, o preço é este. Compre logo. Se você não comprar, tem quem compre, véi!Ah, ah!”. Seguindo na analogia toscaniana, o defunto continua morto. Agora, no entanto, os agentes (agenciadores?) funerários estão nem aí para a maquiagem, para as flores, para os incensos e para qualquer estratégia de atenuação, via criatividade, do discurso de venda. É o Complexo de Botini, que leva a publicidade a repetir chata e infinitamente: compre, compre, compre. 



Não podemos reclamar que estamos sendo enganados. Antes, comprávamos cobertores, primeiramente, por achar que o jingle de tal marca era bárbaro. Como hoje o homem aprendeu a gostar de comprar, a propaganda está pouco interessada em dar outra cara para a voracidade do marketing.   Deixando o papel de publicitário de lado e assumindo o de consumidor, reclamo do reclame: já que é para me manipular em direção à compra, não seria possível uma manipulação que respeite a nossa inteligência e nos oferece algo além das ofertas imperdíveis, exclusivas, únicas, especiais? Já que a propaganda é inevitável, queremos ser iludidos com mais dignidade e algum bom gosto. E se der para abandonar os comercias com preços que voam pela tela, agradecemos mais.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui