Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50631)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140807)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6191)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->O que é arte? -- 07/08/2002 - 17:22 (Lorenzo Giuliano Ferrari) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O que é arte?

Princípios da arte

No seu mais básico significado a palavra arte denomina capacidade, habilidade. Sua origem latina “ars” demonstra bem esse significado e seu equivalente germânico “kunst” ser capaz, também o faz.
Arte é toda a maneira de expressão do mundo, portanto inclui-se além da arquitetura, pintura, escultura a linguagem, a fala o raciocínio.
O artista é aquele que sintetiza o mundo, o que escolhe o material, faz, constrói apartir de seus sonhos e sentimentos. O trabalho de arte é a única vitória do homem contra o tempo, é a cristalização do momento, é a ligação do passado com futuro, uma ponte entre experiências individuais e universais. Quanto mais larga e comprida a ponte mais ela chega ao infinito.

Imaginação

É o principal substantivo do artista. Ele do nada faz uma imagem, dá vida, ao caos organiza. Arte neste sentido seria uma linguagem de imagens e símbolos no qual o homem mostra seus conceitos de ordem em termos de percepção não tanto conceituação. O artista interpreta o mundo intensificando, dramatizando, individualizando de todas as maneiras, físicas, sociais e espirituais. A arte como processo criativo envolve ambos artistas e observador.
Nem tudo é feito por profissionais. Quando conversamos, nos vestimos, qualquer coisa que fazemos estamos individualizando o mundo, imaginado nosso mundo como artistas que somos.

Criação

Experiências individuais existem em cada mente humana. Através de sentidos o artista revela sua concepção da relação dele com o mundo. Através destes sentidos ele pergunta sobre a vida, procura entender suas impressões confusas. Através deste processo de exteriorização ele procura entender a si próprio e se fazer entender. Portanto quando um artista imagina alguma coisa, ele cria um mundo ficção, joga toda aquela sua carga interior de situações, cenários, eventos, coisas e cria concretamente uma forma que é conhecida como um trabalho de arte.

Num plano mais filosófico a arte esta em dois planos, concreto e abstrato, no grau de materialidade ou espiritualidade, na sua aspiração do belo, sublime ou na sua pura existência no tempo e espaço.

A arte veio se modificando.
Os primeiros exemplos vieram dos homens das cavernas que retratavam seus medos com seu dia a dia, espíritos e expressavam o que sentiam.
Depois vieram os egípcios que mostraram costumes, preocupações com a forma no espaço.
Os clássicos. Preocupação do homem com o mundo. O homem deveria ser perfeito. Ser o centro do Universo.
Foi ai que apareceu as preocupações de proporção, moderação, balanço, ordem e facilidade de leitura. Tudo deveria estar em equilíbrio.
Os orientais com a preocupação da forma, com as cores e o espaço. Mais com a forma geométrica do que com o homem.
Medieval. Preocupavam-se apenas com Deus, retratação de Deus na terra.
Renascença. A volta do cientificismo, o ideal clássico com nova roupagem.
Romantismo com o foco para as novas imagens ao homem.
Expressionismo, Cubismo, Dadaísmo, Futurismo, Arte Abstrata, Surrealismo. Todos os ismos da época moderna. O homem entra com a imaginação, técnica e criação para criar situações irreais. A preocupação com o novo, irreal, imaginário.

Enfim resumir-se- a na frase francesa “Art est art”

Lorenzo, 08/11/2000
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui