Usina de Letras
Usina de Letras
272 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Lula impressiona diplomatas -- 29/08/2002 - 09:07 (Quixote de La Mancha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lula impressiona em reunião com 88 diplomatas dos cinco continentes
28/08 • 15:04
WWW.PROGRAMALULA.COM.BR

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reuniu-se nesta terça-feira (27), em Brasília, com 88 diplomatas de várias partes do mundo, que saíram impressionados com as propostas do PT. Em quatro reuniões distintas, Lula apresentou sua proposta de política externa a representantes das Américas, da União Européia, da Ásia, da África e da Oceania. Após o encontro, os diplomatas ressaltaram o preparo e a originalidade das idéias do petista.

Os encontros -que chamaram a atenção pelo grande número de diplomatas recebidos num só dia- marcaram o compromisso do Programa de Governo Lula com a construção do Mercosul e serviram para esclarecer propostas do PT para o comércio exterior e política internacional.

'Ele causou boa impressão. É um político de verdade e está bem articulado', afirmou a embaixadora da Dinamarca, Anita Hugau, cujo país preside atualmente a União Européia.

A maratona de encontros começou com café da manhã na Embaixada da Argentina. Além do anfitrião, estiveram presentes os embaixadores da Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. Lula acentuou a necessidade fortalecer o Mercosul e encaminhar negociações conjuntas com outros blocos econômicos, como a Comunidade Européia, a Alca (Área de Livre Comércio das Américas), a Comunidade Andina de Nações e o Mercado Comum Centro- Americano. A conclusão dos embaixadores presentes reforça a posição de não negociar individualmente a formação da Alca, como pretendem os Estados Unidos.

Acompanharam Lula o presidente do PT, José Dirceu, o candidato a vice, senador José Alencar, o coordenador do Programa de Governo, Antonio Palocci, o secretário municipal de Cultura de São Paulo, Marco Aurélio Garcia, e o candidato do PT ao Governo do DF, deputado Geraldo Magela.

Banco Regional
O candidato do PT também se comprometeu, caso seja eleito, em lutar pela criação de um banco de desenvolvimento regional para apoiar as negociações do Mercosul. Pelo Brasil, o BNDES, segundo Lula, poderia cumprir papel importante nessa integração.

Terrorismo
O Encontro com os Embaixadores das Américas, em seguida, reuniu representantes de 18 países. Narcotráfico e terrorismo foram destaque. Lula enfatizou a condenação sobre qualquer forma de terrorismo e lembrou que o Brasil, atualmente, vive a suspeita de que o dinheiro do narcotráfico e do crime organizado financia a tentativa de cassar a candidatura do governador do Acre, o petista Jorge Viana.

Na reunião seguinte, Lula debateu com quinze embaixadores europeus a relação comercial com o velho continente. O candidato do PT reafirmou posição de apoio à proposta oficial do Brasil, que defende acordo de curto prazo com esse mercado, mas não aceita condição feita pela União Européia. O bloco europeu exige acerto sobre regras de negociação mesmo antes de definir uma política agrícola permanente, ponto que Lula considera fundamental.

A última reunião envolveu 51 diplomatas da África, Ásia, Europa e Oceania. O encontro serviu para que Lula e sua equipe respondessem a questionamentos sobre a proposta de comércio exterior e política internacional. Lula ressaltou seu apoio incondicional à livre determinação dos povos e enfatizou a necessidade de ampliar as relações com os países da comunidade árabe.

WWW.PROGRAMALULA.COM.BR
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui