Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Travessia Pelos Sertões de Goiás e Tocantins -- 29/08/2002 - 22:11 (Moura Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
UM SENHOR ENSAIO


Mário Ribeiro Martins*


FRANCISCO MIGUEL DE MOURA, Pós-Graduado em CRÍTICA DA ARTE E TEORIA DO ROMANCE, acaba de publicar o melhor livro sobre MOURA LIMA, o famoso escritor radicado no Tocantins.
Embora o título tenha me parecido quilométrico, especialmente considerando a exiguidade de espaço de que dispõe a imprensa escrita, quando resolve fazer alguma consideração, trata-se de um livro da melhor qualidade. E, que, certamente passará a fazer parte da nossa história literária, como o primeiro estudo acadêmico e sistematizado do Estado do Tocantins.
Seu título, como disse, é: “MOURA LIMA-DO ROMANCE AO CONTO-TRAVESSIA FECUNDA PELOS SERTÕES DE GOIÁS E TOCANTINS”. E ainda um sub-título, também extenso. Mas, com o mérito de situar, geograficamente, no contexto da Literatura Brasileira, a obra literária do escritor tocantinense.
O que importa, no entanto, é que a obra de Moura Lima foi regiamente estudada. Dificilmente um escritor brasileiro tem recebido estudos tão bem elaborados e específicos.
O trabalho abrange vários aspectos.
Começa com uma entrevista do escritor Moura Lima, publicada em diversos jornais e revistas, quando este recebeu da UBE, do Rio de Janeiro, em 2000, o “PRÊMIO MALBA TAHAN DE LITERATURA”. Percorre os caminhos da vida de Moura, através de uma síntese biográfica, muito bem produzida.
Passa a analisar, no Capítulo 1, a LINGUAGEM E O ESTILO, como Técnicas de Abordagem do Texto, mostrando a força literária de Moura Lima. Este capítulo é uma preciosidade e merece os melhores encômios.
No Capítulo 2, encontra-se “TEMÁTICA E PERSPECTIVA DE SERRA DOS PILÕES”, com uma descrição perfeita do que foi produzido por Moura Lima.
O Capítulo 3 coloca SERRA DOS PILÕES, como um romance de projeção nacional, a partir das observações de ilustres figuras da literatura brasileira, entre as quais, ASSIS BRASIL e CLOVIS MOURA.
O Capítulo 4 retrata a “COSMOVISÃO E ESTÍMULO PARA A RELEITURA”, incentivando estudantes e acadêmicos a elaborarem suas teses de Mestrado e Doutorado, com base na obra do festejado escritor tocantinense.
No Capítulo 5, a “ANÁLISE ESTRUTURAL DE CHÃO DAS CARABINAS” é uma obra-prima, focalizando aspectos interessantíssimos, entre os quais, a divulgação, até então não conhecida, do rumoroso massacre dos CAVALCANTES(BARBOSAS), em 1936, na Vila do Peixe, norte de Goiás, no hoje Estado do Tocantins.
No Capítulo 6, Francisco Miguel de Moura apresenta as “CARACTERÍSTICAS GERAIS DO ROMANCE”, referindo-se aos trabalhos produzidos por Moura Lima.
O Capítulo 7 apresenta as “COORDENADAS DA PROSA MOURIANA”, em termos de “FLEXIBILIDADE COMBINATÓRIA”.
No Capítulo 8, uma atenção especial é chamada para “O FOLCLORE COMO TRAÇO DA CULTURA ESPONTÂNEA”, em toda a obra de Moura Lima.
O Capítulo 9 é o último e nele são feitas “ALGUMAS CONCLUSÕES” e uma delas, talvez a mais importante, é a de que Moura Lima é FÉRTIL E ORIGINAL.
Na última parte do livro, teve Francisco Miguel de Moura o cuidado de selecionar textos da obra de Moura Lima, bem como uma fortuna crítica publicada em revistas e jornais por personalidades da cultura nacional, destacando-se Adrião Neto, Mendonça Teles, Assis Brasil e Clóvis Moura.
Adrião Neto aparece com o texto “TRILOGIA TOCANTINENSE”. José Mendonça Teles escreveu “A SAGA DO VEREDÃO”. Assis Brasil aparece com o texto “REGIONAL E ESTILO”. Clóvis Moura desenvolveu o tema “SERRA DOS PILÕES-UM ROMANCE DE GRANDEZA NACIONAL”.
Mas o ENSAIO sobre Moura Lima tem um aspecto especial que é a ORELHA DO LIVRO escrita por Aluysio Mendonça Sampaio, com o título “A CULTURA POPULAR E A ERUDITA NA OBRA DE MOURA LIMA”, um verdadeiro tratado produzido pelo Editor da Revista de Literatura Brasileira, em São Paulo.


*Mário Ribeiro Martins
é escritor e Procurador de Justiça.
(mariorm@terra.com.br)
Home Page: www.genetic.com.br/~mario
Caixa Postal, 90, Palmas, Tocantins, 77001-970.

adote esse autor adote esse texto envie este texto para um amigo veja outros textos deste autor




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui