Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->STAGIFLATION -- 09/08/2011 - 18:53 (EDVALDO FERNANDES DE ANDRADE) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Stagflation, ou estagflação, foi um termo usado na década de 70, criado pelo então primeiro ministro da Inglaterra, Harold Wilson, para caracterizar uma combinação de recessão e inflação que ocorreu durante a crise econômica que assolou o mundo naquele período. Esta bizarra associação foi um fenômeno raro, que não constava nos compêndios da teoria econômica. Primeiro veio a recessão, pela diminuição das atividades econômicas, com forte aumento dos índices de desemprego. Depois a inflação, pelo superaquecimento das economias dos países desenvolvidos, diante do baixo preço do petróleo, com a conseqüente excessiva expansão da demanda, levando a pressões inflacionárias. E novamente a recessão, agora inversamente, pelo aumento do preço do petróleo, imposto pelos países produtores do ouro negro. Na atual conjuntura porque passa o mundo, e na hipótese de uma recessão, os preços dos nossos produtos de exportação (commodities) cairão, diminuindo o nível das nossas exportações. Só para os Estados Unidos exportamos 14% da totalidade do nosso comércio com o resto do mundo. Caso o dólar reaja e atinja taxas mais altas, os produtos importados ficarão mais caros (inversamente do que ocorria) e, com efeito, poderemos ter taxas de inflação maiores. Este é o perigo e uma nova “estagflação”, que esperamos não venha ocorrer.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui