Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Acerca de Sobre Natural - mscx -- 01/10/2002 - 21:52 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Análise do Livro: Sobre Natural: Autor: Aloysio Alfredo Silva: Edições Correio Fraterno. São Bernardo do Campo-SP. 1a. edição. 1996. 186 pg.
Por: Maria do Socorro Cardoso Xavier

Aloysio Alfredo Silva: um nome expressivo da literatura brasileira. Participou de 25 entidades culturais do país e do exterior, foi membro efetivo da Academia de Letras de Juiz de Fora e outras.
Vencedor de vários concursos literários a nível nacional, quer em prosa, quer em verso. Autor dos livros: Os Vilões do Templo (1985); Gênios ou Ingênuos (1983-1988); As Águas Sagradas de todos os tempos (1984); Os Cometas e as Estrelas de Belém (1985);Sou Mineiro Uai (1994) e IX Anos de Trova (1994).
Foi atuante no mundo espírita, como escritor, expositor doutrinário e a frente de cargos no centro espírita Paz e Fraternidade, de Juiz de Fora. Dedicou-se sobremaneira à pesquisa e investigação dos fenômenos espíritas em geral.
SOBRE NATURAL, do insigne escritor mineiro é obra de reconhecido mérito, não só pelo estilo conciso, mas pela temática filosófico-espiritualista, que inunda de sabedoria 86 páginas e 36 capítulos. Após exaustiva pesquisa dos fenômenos parapsicológicos e realidade espiritual, - expressos nos ricos e quase inacreditáveis depoimentos contidos nos capítulos (bicorporeidade, clarividência, curas psíquicas, desdobramentos, levitação, materialização, perispírito, psicofonia, psicografia, pneumatofonia, pneumatografia, precocidade, premonição, psipictografia, xenoglossia)
Fenômenos que deixa o leitor perplexo pelo realismo e ineditismo dos fatos ocorridos no decorrer da história humana de todos os tempos. Com este livro, o escritor ofereceu ao público, uma magnífica e inusitada obra espírita e não espírita, para crédulos e céticos. Escrita com equilíbrio, beleza, profundidade e amplidão de conhecimentos.
Concatena os fatos psíquicos de forma convincente, sob uma narrativa agradável e impressionante no campo do espiritismo universal – que cresce dia a dia, mediante as verdades resgatadas no extra-terreno, no qual o homem se familiariza com os insondáveis mistérios que há entre o céu e a terra.
O próprio título do livro bastante sugestivo, Sobre Natural indica que tais fenômenos não são tão sobrenaturais assim, e sim naturais. Decorre do físico+psíquico+potencialidades da mente humana – pouco pesquisados, portanto pouco conhecidos. Dimensões transcendentais emanadas da própria contingência humana. Tão misteriosa quão belíssima e humaníssima doutrina espírita! Nos arrepia os cabelos e enternece nossas almas. É um viajar nas estrelas, um rasgar de véu, pára enxergarmos “o outro lado da vida’ – além do meramente material, “terra a terra”, mesquinho e egoístico.
O livro penetra labirintos indecifráveis, libera exemplos, depoimentos extraordínários que nos deixa atônitos. Físico e metafísico em metamorfose.
O escritor Aloysio Alfredo Silva, ora espírito, de aguda inteligência e substancial cultura: sagrada e profana – legou-nos através desta obra genial e imorredoura, informações e experiências riquíssimas, de forma não dogmática.
Poucos reúnem tantas qualidades e habilidades literárias para nos pôr a par de tantas verdades – ditas sob linguagem translúcida, numa percepção profunda e abrangente da cultura humana e do unverso espírita. Dominou um glossário à epistemologia aqui tratada, campo semântico bem delineado. Dirimiu dúvidas, separando o joio do trigo. Obra fartamente documentada.
É sem dúvida um tratado de sabedoria humana-espírita, no qual cotejou ricas passagens bíblicas com os ensinamentos sábios do evangelho Kardecista. Narra fenômenos psíquicos os mais diversificados, ocorridos até com pessoas céticas. Longe de maniqueísmo, a doutrina espírita abre-se para uma futura epistemologia fecunda – na qual cientistas de grande respeitabilidade, têm despertado e refletido sobre os fenômenos no mundo.
Vida e morte fundem-se numa continuidade transcendental, num eterno fluxo de aperfeiçoamento espiritual e ético. O livro extrapola,- axiologia espírita, transcendendo limitada visão humna desumana, para uma dimensão incomensuràvelmente ampla – que haveremos em futuro atingir. unidos: Ciência e espiritualismos poder-se-à atingir a verdade. Como diz o autor: “ o livro intercâmbio entre encarnados e desencarnados é verdadeiro”. Assim a história testemunhou: Albert Einstein, Abraão Lincoln, Alfred Musset, Nietzche, Goethe, Santa Teresa d’Ávila, os magos Baltazar, Gaspar e Melquior, o maestro Carlos Gomes, Euclides da Cunha, Rui Barbosa, Guimarães Rosa e inúmeros outros personagens dotados de faculdades extra-sensoriais.
Para encerrar queremos destacar esta passagem sábia do autor, no livro em apreço: “ A morte deixará de ser um mistério. Os desencarnados se farão vistos e ouvidos com toda naturalidade. A mediunidade será um recurso a mais para o bem estar, saúde, paz e solidariedade entre os povos. Isto é questão de tempo. A morte será vencida por ser vista como simples mudança de plano ou troca de vestimenta para a alma”.
Enfim o livro Sobre Natural forma uma síntese universal, dando uma nova dimensão a vida e nos leva a indagar: quem somos, para que viemos, para onde vamos? Este magnífico livro, mereceria uma douta apreciação crítica, pois esta que ora o resenha, o fez empírica e intuitivamente – eis que admiradora da doutrina espírita, empolgou-se com a leitura, elaborando então este texto. Vale a pena ser lido Sobre Natural – e para maior mérito, foi editado com o autor em vida, com fins beneficentes.




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui