Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->IBOPE na Bahia: "indução criminosa".- -- 15/10/2002 - 22:51 (Quixote de La Mancha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
'Foi indução criminosa'

Auditoria no Ibope (carta de leitor de A Tarde)

Em nome da cidadania, em nome de todos os fundamentos éticos e morais, além dos institucionais, que se inspiram ou devem se inspirar naqueles princípios, faz-se necessária uma auditoria em toda a documentação do Ibope relativa às pesquisas eleitorais na Bahia. Repetidas vezes, em eleições anteriores, os índices apresentados por este instituto de pesquisa de opinião não coincidiram com o resultado de urnas. E (mero acaso) sempre favorecendo o grupo político que detém o poder em nosso Estado.

Foi assim nas eleições anteriores, inclusive nas municipais, especialmente em Salvador, quando abertas as urnas, em duas oportunidades, Nelson Pelegrino quase iria a segundo turno, enquanto o Ibope divulgava a eleição de Imbassahy no primeiro turno e de forma disparada.

Agora foi com a disputa majoritária (governo e senado). O candidato governista aparecia com índices acima de 50%, enquanto Wagner, candidato da coligação PT/PCdoB/PV, aparecia com apenas 18% dos votos válidos. Com a “abertura” das urnas, o candidato oposicionista dispara quase 40% na preferência do eleitorado. Foi margem de erro? Não. Foi indução criminosa para desestimular o eleitorado a votar na chapa oposicionista.

É necessário que os segmentos comprometidos com a democracia (e não só no discurso, mas, sobretudo, na ação) façam um verdadeiro levante para analisar, denunciar e exigir providências, dentro da legalidade, para que não sejamos nós, baianos, e a Bahia, berço histórico de tantos heróis libertários, vítimas constantes e continuadas do que há demais retrógrado e atrasado num país que, apesar dos avanços da resistência, continua retrógrado e atrasado. Vamos salvar, pelo menos, nossos filhos.

Tenho, decerto, como consolo que a banda boa da Bahia vai continuar resistindo.

Gerluis Paixão
(Vale dos Barris, Salvador-BA)


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui