Usina de Letras
Usina de Letras
35 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140829)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL REPÚBLICA – QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2011 -- 25/08/2011 - 07:47 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


BRASIL REPÚBLICA – QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2011;

Compiladas por Edson Pereira Bueno Leal.









1 MACKENZIE JULHO DE 2.011 PARTIDO REPUBLICANO



“Os anseios democráticos e os ideais patrióticos contidos na crítica à monarquia e na propaganda republicana tiveram que aguardar outras oportunidades.

Eles foram colocados sob controle ou mesmo suprimidos Policarpo Quaresma, personagem de um romance de Lima Barreto, é o símbolo dos ideais não realizados do republicanismo e teve um triste fim.”

NADAI, Elza e NEVES, Joana, História do Brasil

O texto refere-se a

a) participação do Partido Republicano e sua preocupação em contar com o envolvimento de toda a sociedade brasileira na construção de um novo regime político.

b) concepção, por parte dos chamados “republicanos revolucionários”, de que a republica somente se instalaria a partir de um movimento envolvendo apenas as elites militares.

c) ideologia presente no movimento republicano que acreditava que a sociedade brasileira somente se modificaria por meio de uma agitação revolucionaria.

d) mudança verificada no processo histórico brasileiro com o advento da republica que, se não alteraram as bases sociais, ao menos modificou completamente nosso modelo econômico.

e) permanência das mesmas bases de organização social do período monárquico, mantendo as classes populares afastadas da participação política, restrita apenas a uma reduzida elite nacional.





2 FATEC JULHO 2011 REPÚBLICA VELHA INDÚSTRIA



Em 1907 foi realizado o primeiro levantamento geral da indústria no Brasil, indicando a existência de 3 258 empresas. Treze anos mais tarde, o Censo Industrial apontava a existência de 13 336 empresas.

Acerca do expressivo crescimento da indústria brasileira, nesse período, é correto afirmar que

a) foi promovido graças aos incentivos fiscais e à abertura do mercado a capitais estrangeiros, com a finalidade de acelerar o crescimento econômico do país, mediante a implantação de indústrias de bens de consumo duráveis.

b) foi resultado da política de “saneamento” econômico promovida por Campos Sales, marcada pelo combate à inflação, pela renegociação da dívida externa, pela redução dos gastos, pelo aumento de impostos e pela valorização da moeda.

c) resultou de uma política industrializante, marcada pelos investimentos públicos dirigidos para o desenvolvimento da indústria de base e pela ação reguladora do Estado, que procurou regulamentar o mercado de

trabalho urbano e limitar determinadas importações.

d) significou o sucesso da reforma financeira promovida por Washington Luís, pois a desvalorização da moeda e a política sistemática de baixo câmbio causaram o encarecimento dos produtos importados, abrindo espaço para o desenvolvimento da indústria nacional.

e) foi um surto industrial caracterizado pela substituição de importações de bens de consumo não duráveis, propiciado pela disponibilizarão de capitais da economia agroexportadora e favorecido por alterações

no mercado internacional, durante a 1.ª Guerra Mundial.





3 UNESP JULHO 2011 GREVE 1917





(...) 2.º Que seja respeitado do modo mais absoluto o direito de associação para os trabalhadores;

3.º Que nenhum operário seja dispensado por haver participado ativa e ostensivamente no movimento grevista;

4.º Que seja abolida de fato a exploração do trabalho dos menores de 14 anos nas fábricas;

(... ) 6.º Que seja abolido o trabalho noturno das mulheres;

7.º Aumento de 35% nos salários inferiores a 5$000 e de 25% para os mais elevados; (...)

10.º Jornada de oito horas (...)

(O que reclamam os operários. A Plebe, 21.07.1917. Apud Paulo Sergio Pinheiro e Michael Hall.

A classe operária no Brasil, 1889-1930 – Documentos, 1979.)

As reivindicações dos participantes da greve geral de 1917, em São Paulo, indicam que

a) os governos da Primeira Republica aceitavam os movimentos sociais, permitindo o convívio harmonioso e democrático entre as classes sociais.

b) o Brasil não dispunha de legislação trabalhista e as condições de vida e trabalho dos operários eram, na maioria dos casos, ruins.

c) os trabalhadores já haviam conquistado o direito pleno de associação e de greve, mas ainda se submetiam a longas jornadas diárias de trabalho.

d) o Estado assumia o papel de intermediário nas negociações trabalhistas, mantendo neutralidade diante de conflitos sociais.

e) os sindicatos operários eram rigorosamente proibidos, devendo os trabalhadores reivindicar aumentos salariais diretamente aos patrões.





4 UNESP JULHO 2011 MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 1932



O movimento constitucionalista de 1932, em São Paulo, pode ser interpretado como uma

a) tentativa de impedir o avanço de projetos políticos radicais de direita no pais.

b) disputa entre grupos sociais hegemônicos no Brasil desde o final do século XIX.

c) reação da oligarquia paulista frente às medidas socialistas tomadas pelo governo de Getulio Vargas.

d) mobilização popular contra o poder da elite cafeeira que dominava o pais.

e) defesa dos interesses econômicos dos estados do sudeste brasileiro contra a hegemonia nordestina.



5 UNESP JULHO 2011 BRASIL 1967



(...)O sol se reparte em crimes

Espaçonaves guerrilhas

Em cardinales bonitas

Eu vou (...)

Em caras de presidentes

Em grandes beijos de amor

Em dentes, pernas, bandeiras

Bomba e Brigitte Bardot... (...)

Ela nem sabe ate pensei

Em cantar na televisão

O sol e tão bonito

Eu vou...

(Caetano Veloso. Alegria, alegria, 1967.)

A letra da canção de Caetano Veloso, apresentada no III Festival da Musica Popular Brasileira, em 1967, faz varias alusões ao contexto da época. Entre elas, podemos citar

a) a revalorização da família e do ensino religioso na educação dos jovens brasileiros.

b) o processo de abertura política e o fim do longo período de governos militares.

c) a queda do presidente João Goulart e a ameaça comunista que pairava sobre o Brasil.

d) o crescimento da importância dos meios de comunicação de massa e as tensões políticas na América Latina.

e) a perseguição a opositores do regime militar e a decretação do Ato Institucional n.o 5.





6 MACKENZIE JULHO DE 2.011 BRASIL JÂNIO E COLLOR



As fotos acima são, respectivamente, de dois ex-presidentes que governaram o Brasil, Jânio Quadros (1960-1961) e Fernando Collor de Melo (1990-1992). Alem do fato de terem sido flagrados em imagem publica, sob um mesmo angulo, suas trajetórias políticas no pais afixem -

taram aspectos semelhantes, a saber:

a) Jânio, assim como Collor, era um líder populista que conseguiu reunir os votos absolutos da classe e dos setores operários, em detrimento dos interesses dos demais grupos sociais.

b) O presidente alagoano Collor de Melo também foi filiado ao PDC (Partido Democrata Cristão), partido que lançou a candidatura de Jânio, vitoriosa em 1960.

c) Para que fossem vitoriosos em suas campanhas políticas, os dois políticos recorreram de forte marketing político e de apoio irrestrito de todas as emissoras de televisão da época.

d) Em ambos os casos, o discurso político focou, sobretudo, na promessa de combate à corrupção, na moralização política e na renovação social.

e) Em grande parte, o sucesso eleitoral dos candidatos se deveu ao estilo político marcado pela conciliação e pelo dialogo entre os demais partidos políticos presentes na vida nacional.





7 FGV JULHO 2011 BRASIL REPÚBLICA



“Desde a independência, as instituições colegiadas e as assembléias, tanto a assembléia nacional como as câmaras municipais, configuram-se como lugares privilegiados de conciliação entre as diferentes oligarquias regionais. No decorrer de quase dois séculos de historia nacional, passando por todas as ditaduras e pelos diversos regimes constitucionais, pelas guerras e pelas insurreições, o pais não conheceu mais do que uma

quinzena de anos de interrupção das atividades parlamentares (...) Embocam-se aqui os traços históricos originais que marcam o autoritarismo brasileiro: a pratica de um jogo parlamentar restrito que permite a conciliação das elites, excluindo as camadas populares dos centros de

decisão (...).”

ALENCASTRO, L.F. “O fardo dos bacharéis”. Revista Novos Estudos Cebrap, 19, 1987, pp. 69-70.

Assinale a alternativa que confirma as idéias do autor:

a) Apos o AI-5 de dezembro de 1968, o Congresso Nacional foi fechado e permaneceu inativo ate 1978, quando foram realizadas eleições para o Senado e para a Câmara dos Deputados.

b) Sob o regime republicano, o maior período de interrupção das atividades parlamentares ocorreu durante o Estado Novo, sistema político dirigido por Getulio Vargas, entre 1937 e 1945.

c) A principal marca da historia brasileira e a freqüente quebra da normalidade institucional seguida de longos períodos de controle do Executivo sobre o Legislativo.

d) Durante o período regencial, entre 1831 e 1840, as atividades parlamentares foram suspensas, e as decisões políticas passaram a ser exclusividade do Poder Executivo.

e) As instancias parlamentares deixaram de ser espaços privilegiados para a conciliação das elites brasileiras com o fim da ditadura militar em 1985.







8 FATEC JULHO 2011 ECONOMIA BRASILEIRA



Atualmente, a China é uma grande parceira comercial do Brasil. No entanto, apontam-se alguns problemas no intercâmbio entre os dois países. Um dos problemas é que nosso país exporta

a) minérios, como ferro, cobre e urânio, e importa tecnologia para a produção de transgênicos, o que aumenta o nosso déficit comercial.

b) produtos básicos, como soja, carne e laticínios, e importa produtos como aviões e implementos agrícolas de alto valor agregado.

c) commodities com baixo valor agregado e importa bens manufaturados que ameaçam promover a desindustrialização nacional.

d) carvão e xisto betuminoso, que são pouco valorizados internacionalmente, e importa bens de alta tecnologia, aumentando a nossa dependência econômica.

e) bens de consumo não duráveis, como café solúvel, e importa tecnologia do setor farmacêutico e de informática, o que prejudica a indústria nacional.



9 FGV JULHO 2011 BRASIL SISTEMAS ELEITORAIS



Sobre os sistemas eleitorais para votação de deputados e vereadores que estão sendo discutidos pelo Congresso Nacional no contexto da Reforma Política, leia as seguintes afirmações:

I. No sistema distrital, os estados e as cidades são divididos em distritos, e cada candidato pode receber votos apenas no distrito em que nasceu.

II. No sistema proporcional, as cadeiras são divididas de acordo com a votação dos partidos e das coligações.

III. No sistema de lista partidária, o eleitor vota apenas nos partidos, que estabelecem uma lista preordenada de seus candidatos.

Esta correto o que se afirma em

a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) II e III, apenas. d) II, apenas. e) I, II e III.



10 UNESP JULHO 2011 PORTINARI



No Rio de Janeiro, é recuperada, desde o início deste mês, uma das mais importantes obras de arte do Brasil. Os painéis Guerra e Paz, do pintor Cândido Portinari, são compostos de duas imensas pinturas a óleo sobre madeira compensada que totalizam 280 metros quadrados. Finalizadas em 1956, as pinturas foram doadas no ano seguinte à Organização das Nações

Unidas (ONU), em Nova Iorque, para que o mundo apreciasse o significado da paz, segundo o compreendia o artista. No local, é possível observar também objetos pessoais do pintor, seus pincéis, óculos, blocos de rascunhos, cartas e documentos. Essas foram ferramentas utilizadas por Portinari para representar seu engajamento na luta mundial pela pacificação entre as nações. Guerra e Paz é fruto de um século massacrado por dois conflitos mundiais.

(Carta Capital, 23.02.2011. Adaptado.)

Essas pinturas foram finalizadas e doadas a ONU durante

a) o governo de Getulio Vargas.

b) a Semana de Arte Moderna.

c) o governo de Juscelino Kubitschek.

d) o final da Guerra Fria.

e) o governo de Eurico Gaspar Dutra.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui