Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL ATUALIDADES – QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO 2011 -- 26/08/2011 - 07:41 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BRASIL ATUALIDADES – QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2011;

Compiladas por Edson Pereira Bueno Leal.







1 UNESP JULHO 2011 MINERAÇÃO NO BRASIL



No Brasil, as fontes históricas reafirmam a importância da atividade mineradora desde que os portugueses desembarcaram em Porto Seguro, Bahia. Sobre a mineração no Brasil, ao longo de sua trajetória, são feitas as seguintes afirmações:

I. Os portugueses priorizaram a procura dos metais ouro e prata, organizando bandeiras e entradas que desbravaram o interior.

II. Os depósitos de ouro somente foram encontrados no final do século XIX, em Minas Gerais, o que ratificou o teor da carta de Pero Vaz de Caminha.

III. A política mineral dos governos brasileiros, desde o Período Colonial, sempre privilegiou o comercio interno.

IV. A atual gestão dos recursos minerais brasileiros tem como base o fortalecimento da mineração geradora de renda e emprego.

(Cláudio Scliar. Mineração e Geodiversidade do planeta Terra, 2009. Adaptado.)

Estão corretas apenas as afirmações

a) I e IV. b) II e III. c) I, II e IV. d) I, III e IV. e) II, III e IV.



2 UNESP JULHO 2011 EDUCAÇÃO NO BRASIL



Parece notícia velha, mas a ciência e o ensino da ciência continuam sob ataque. No portal www.brasilescola.com há um texto de Rainer Sousa, da Equipe Brasil Escola, que discute a origem do homem. No final, o texto diz: “sendo um tema polêmico e inacabado, a origem do homem ainda será uma questão capaz de se desdobrar em outros debates. Cabe a cada um adotar, por critérios pessoais, a corrente explicativa que lhe parece plausível”. “Critérios pessoais” para decidir sobre a origem do homem? A religião como “corrente explicativa” sobre um tema científico, amplamente discutido e comprovado, dos fósseis à análise genética?

Como é possível essa afirmação de um educador, em pleno século 21, num portal que leva o nome do nosso país e se dedica ao ensino?

(Marcelo Gleiser. Folha de S.Paulo, 13.02.2011. Adaptado.)

O pensamento de Marcelo Gleiser e expresso por meio de uma

a) perspectiva conciliatória entre religião e ciência acerca da origem do homem.

b) abordagem do conflito entre criacionismo e evolucionismo sob um ponto de vista liberal, defendendo a liberdade individual para escolher qual adotar.

c) pressuposição de que a teoria da evolução das espécies de Charles Darwin e anacrônica e, portanto, inapropriada para explicar a origem do homem.

d) critica da posição adotada pela Equipe Brasil Escola, por seu teor de irracionalismo.

e) pressuposição segundo a qual, no que tange a origem do homem, os critérios subjetivos devem prevalecer sobre os critérios empíricos.



3 UNESP JULHO 2011 EDUCAÇÃO NO BRASIL



Crianças que passam o dia sob controle de pais, babás e professores, com a agenda lotada de atividades, agora têm também suas brincadeiras da hora de recreio dirigidas por adultos. Cada vez mais colégios particulares adotam o chamado “recreio dirigido”, na tentativa de resgatar formas saudáveis de brincar em grupos. Alguns educadores, porém, temem que a prática se torne mais uma maneira de controlar uma geração que já desfruta de pouca autonomia. Em uma das escolas, “o objetivo é melhorar a integração, desenvolver a autonomia”, diz a orientadora do colégio. Para uma antropóloga, esse tipo de proposta acaba podando a iniciativa das crianças. “Elas estão sempre sendo direcionadas, ficam esperando que alguém diga o que é

melhor fazer, perdem autonomia”.

(Luciana Alvarez. O Estado de S.Paulo, 13.02.2011. Adaptado.)

Sobre o texto, e correto afirmar:

a) Os profissionais da área pedagógica possuem critérios consensuais para definir os meios mais adequados para desenvolver a autonomia das crianças.

b) Os críticos do recreio dirigido apontam riscos de heteronímia, implícitos nessa pratica pedagógica.

c) A pratica adotada pelos colégios particulares pressupõe uma rígida demarcação entre atividades de aprendizagem e atividades lúdicas.

d) As escolas abordadas na reportagem evidenciam uma dedicação especializada nas dimensões intelectuais do processo de aprendizagem, em detrimento dos aspectos emocionais.

e) O recreio dirigido e criticado por alguns profissionais por seu teor de enfraquecimento da escola como instituição de controle.



4 FGV JULHO 2011 BRASIL DEMOGRAFIA



“Relatório do Banco Mundial (Bird) divulgado no dia 6 de abril, mostra que o Brasil envelhece muito mais rápido do que os paises desenvolvidos. De acordo com o levantamento, as nações ricas primeiro ficaram ricas; depois, velhas. O Brasil e outros emergentes estão ficando velhos antes de ficar ricos. Enquanto a Franca levou mais de um século para ter um aumento de 7% para 14% da população acima de 65 anos ou mais, o Brasil passara pelo mesmo processo em duas décadas, de 2011 a 2031.”

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,brasilesta ficando-velho-antes-de-ficar-rico-diz-bird,61690,0.htm

Sobre a atual dinâmica demográfica brasileira e as tendências projetadas para o futuro, assinale a alternativa correta:

a) Atualmente, a taxa de crescimento da população em idade de trabalhar e mais elevada que a taxa de crescimento da população de idosos e que a de crianças, o que configura uma situação de “bônus demográfico”.

b) Apesar das mudanças recentes, a taxa de crescimento da população de idosos ainda e mais baixa do que a taxa de crescimento da população total.

c) Como resultado da queda generalizada nas taxas de fecundidade, a população em idade escolar devera diminuir nos próximos decênios, garantindo a melhoria das condições de ensino em todos os níveis.

d) A expectativa de vida no Brasil e a mais elevada da América do Sul: por isso, a velocidade do envelhecimento da população do pais e maior do que a registrada no continente.

e) Ao contrario do que ocorreu nos paises europeus, no Brasil o processo de envelhecimento e simultâneo ao aumento das taxas de crescimento da população total.



5 FGV JULHO 2011 BELO MONTE



Em comunicado oficial enviado para o Itamaraty em 06/04/2011, a Organização dos Estados Americanos (OEA) solicitou a imediata suspensão do processo de licenciamento e das obras de construção do Complexo Hidrelétrico de Belo Monte, em Altamira (PA). Acerca deste comunicado e das circunstancias que o envolvem, assinale a alternativa correta:

a) A OEA sempre participa do processo de licenciamento das obras de infraestrutura realizadas na Amazônia Internacional, compartilhada por diversos paises sulamericanos.

b) O governo brasileiro acatou as solicitações da OEA, e, por causa disso, o cronograma de Belo Monte sofrera atrasos consideráveis.

c) O governo brasileiro considerou as solicitações uma ingerência indevida em assuntos nacionais, mas prometeu mudanças urgentes nas regras do licencia mento.

d) A consulta às comunidades atingidas pela construção de hidrelétricas não esta prevista na legislação brasileira, pois os estudos prévios obrigatórios estão focados na analise dos impactos ambientais.

e) De acordo com a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, o Complexo Hidrelétrico ameaça os direitos humanos das comunidades indígenas que vivem nas margens do Rio Xingu.





6 FGV JULHO 2011 NORDESTE ECONOMIA



Sobre a geografia econômica da Região Nordeste, considere as seguintes afirmações:

I. O Pólo Petroquímico de Camacari (BA), principal complexo industrial nordestino, integra o refino de petróleo, a petroquímica básica e a intermediaria.

II. A Ferrovia Transnordestina, uma das mais importantes obras do PAC, devera percorrer o trecho litorâneo que se estende entre os portos de Suape (PE) e Pecem (CE).

III. Entre os projetos em implantação no Complexo Industrial-Portuario de Suape (PE), destacam-se uma refinaria, um estaleiro e uma siderúrgica.

IV. A Região Metropolitana de Fortaleza destaca-se pela presença de industrias pouco intensivas em mao de obra, tais como têxteis e calcados.

Esta correto apenas o que se afirma em

a) I e II. b) II e III. c) I e III. d) III e IV. e) II e IV.





7 MACKENZIE JULHO DE 2.011 PRODUÇÃO DE SOJA - BRASIL



Produção de Soja – Brasil e principais estados produtores



Estado Média 1998

a 2000 Média 2001

a 2003 Média 2004

A 2006

Mato Grosso 7.825 11.400 15.958

Pará 7.419 9.721 9.691

Goiás 3.641 5,259 6.364

Rio G. Sul 5.232. 7.381 5.182

Mato G. Sul 2.535 3.491 3.718

Brasil 31.705 43.984 51.066

Em mil toneladas.

Fonte: IBGE – Produção Agrícola Municipal

O comportamento gráfico observado acima se deve

a) as melhores condições ambientais, principalmente no Cerrado, onde as condições naturais reduziram custos de correção de solos e outras medidas técnicas.

b) a necessidade de atender os maiores mercados consumidores do pais, pois se trata de um produto fundamental na alimentação nacional e com reduzida importância na pauta de exportações.

c) as combinações entre condições naturais favoráveis, como no Sul, e grandes incentivos governamentais do passado, que permitiram a expansão no Centro-Oeste principalmente.

d) a produção de biocombustiveis que utilizam a soja como matéria-prima, sobretudo o Biodiesel, que conta com mais de 40% na matriz energética brasileira.

e) a utilização de mao de obra de base familiar e tradicional, característica muito freqüente nesse tipo de cultivo.



8 FGV JULHO 2011 AGRICULTURA FAMILIAR



Nos termos da legislação em vigor, considera-se agricultor familiar àquele que pratica atividades no meio rural, atendendo, simultaneamente, aos seguintes requisitos:

I. não detenha, a qualquer titulo, área maior do que 4 (quatro) módulos fiscais;

II. utilize predominantemente mao de obra da própria família nas atividades econômicas do seu estabelecimento;

III . tenha renda familiar predominantemente originada de atividades econômicas vinculadas ao próprio estabelecimento;

IV. dirija seu estabelecimento com sua família.

IBGE: Censo Agropecuario 2006.

Sobre a estrutura produtiva da agricultura familiar no Brasil, assinale a alternativa correta:

a) A agricultura familiar e praticada em mais de 80% dos estabelecimentos rurais brasileiros.

b) A área media dos estabelecimentos rurais familiares e maior do que a área media dos estabelecimentos rurais não familiares.

c) A maior parte da produção nacional de soja provem de estabelecimentos rurais familiares.

d) Mais de 70% do pessoal ocupado na agropecuária brasileira trabalha em estabelecimentos classificados como não familiares.

e) A agricultura familiar responde por mais da metade da receita dos estabelecimentos agropecuários brasileiros.





9 FGV JULHO 2011 ENERGIA



Observe com atenção:

Oferta de Energia Especificação

Brasil OECD Mundo

1973 2009 1973 2007 1973 2007

Petróleo e derivados 45,6 37,9 52,5 37,3 46,1 34,0

Gás natural 0,4 8,8 19,0 23,7 16,0 20,9

Carvão mineral 3,1 4,8 22,6 20,9 24,5 26,5

Urânio 0,0 1,4 1,3 10,9 0,9 5,9

Hidráulica e eletricidade 6,1 15,2 2,1 2,0 1,8 2,2

Biomassa/ eolica/outras 44,8 32,0 2,5 5,2 10,7 10,5

Total (%) 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0

Total – milhões tep 82 244 3.724 5.433 6.115 12.029



Ministério das Minas e Energia, Resenha Energética Brasileira: exercício de 2009, p. 18.

Considerando a tabela e os seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta:

a) Em 2009, as fontes renováveis foram responsáveis por mais de metade da oferta interna de energia no Brasil.

b) Nos paises da OECD, a participação dos combustíveis fosseis na oferta interna de energia recuou 50% entre 1973 e 2007.

c) O recuo da participação do petróleo ocorrido entre 1973 e 2007 na OECD) e no mundo decorreu, principalmente, da adoção de políticas energéticas voltadas para a sustentabilidade ambiental.

d) Entre 1973 e 2009, houve recuo da participação de biomassa/eolica e outras na matriz energética brasileira devido, principalmente, a substituição da lenha por fontes mais eficientes de geração de energia.

e) O Brasil, mesmo sendo um dos maiores produtores mundiais de carvão, não figura entre os seus maiores consumidores.



10 UNESP JULHO 2011 HIDRELÉTRICAS NA AMAZÔNIA



O tabu das hidrelétricas na Amazônia

Segundo especialistas, o Brasil precisa de mais represas – inclusive na Amazônia – para evitar futuros afagues (...) e o maior empreendimento do Brasil nessa área é a usina hidrelétrica de Belo Monte, cuja construção enfrenta protestos ambientais. A rejeição às grandes barragens é produto de um histórico de erros no setor. (...) O símbolo desses enganos é a usina de Balbina, erguida nos anos 80 no rio Uatumã, no estado do Ama zonas. (...) Os

construtores inundaram a área sem retirar as árvores, que viraram um grotesco paliteiro. A madeira em putrefação atraiu nuvens de mosquitos para a região, matou os peixes e gera metano, um gás tóxico e responsável pelas mudanças climáticas (Época, 12.03.2011. Adaptado.)



Explique por que a não retirada das arvores levou a mortandade dos peixes e a produção de metano no lago de Balbina, e por que o metano e designado, no texto, como um gás responsável por mudanças climáticas.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui