Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Uma fábula para cabeças dialéticas -- 13/11/2002 - 01:08 (José Pedro Antunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Peter Bichsel nasceu aos 24.3.1935 em Lucerna, na Suíça, tendo crescido em Olten. Completada a formação pedagógica, foi professor primário até 1968. De 1974 até 1981, foi conselheiro pessoal do então senador Willy Ritschard. Entre 1972 e 1989, foi várias vezes 'writer in residence' e docente convidado em universidades americanas. Vive em Bellach (Cantão Solothurn).

'Eigentlich möchte Frau Blum den Milchmann kennenlernen' [Na verdade, a sra. Blum gostaria de conhecer o leiteiro], de 1964, foi sua primeira publicação e primeiro grande sucesso. Na tradição iniciada por Brecht, o título já se constitui, ele próprio, numa como que narrativa mínima. No caso, bem ao estilo de Bichsel, que retornaria a esse modelo inúmeras vezes em sua obra posterior, especialmente em 'Zur Stadt Paris' [À cidade de Paris], do início dos anos 90 [Cf., neste site, 'A arte de pintar paredes'].

Em estilo ainda mais enxuto, e com o mesmo êxito do primeiro lançamento, os contos de 'Kindergeschichte' [Histórias Infantis], de 1969, tratam do desejo de tomar as palavras ao pé da letra e de, com elas, provocar o mundo dos fatos, que insiste em nos dizer que a terra é redonda ('Die Erde ist rund') e que uma mesa é uma mesa ('Ein Tisch ist ein Tisch').

Nos anos 70 e 80, progressivamente, a atuação política e jornalística acabou por relegar sua produção propriamente literária a um segundo plano. Só em 'Der Busant', de 1985, tornamos a encontrar contos genuinamente bichselianos.

Com o êxito literário dos anos 60, Bichsel encerra a carreira de pedagogo, mas o conjunto de sua obra nos diz que ele, na verdade, nunca deixou de ser professor. Mesmo na aparente banalidade do cotidiano, é o que ele nos ensina, algo se produz, capaz de, pelo próprio fato de ser comunicável, atribuir um sentido à existência.
O texto que chega ao leitor da Modelo 19 foi amplamente veiculado pela internet, inserindo-se na extensa tradição da fábula de fundo moral. A busca de uma linguagem enxuta, clara e acessível a todos, independentemente de idade ou formação, eis algumas das razões que fizeram de Bichsel um escritor cultuado tanto pela crítica como por uma fiel legião de cabeças dialéticas. Num momento em que o mundo, perigosamente, avança no rumo da globalização, a tradição literária ressurge como guia, nos traz luz e alento, para, em nome de uma consciência narrativa, nos ensinar a pensar adiante.

____________________________________


Peter Bichsel
Wege Zum Fleiss


Als die Gazellen von den Löwen Mitbestimmung forderten, waren die Löwen dagegen. Es kommt noch so weit, daß die Gazellen bestimmen, wen wir fressen, sagten die Löwen. Sie beriefen sich auf eine unverdächtige Studie des WWF und sprachen von Wildpartnerschaft bei klarer Kompetenztrennung: Fressen auf der einen Seite, Gefressenwerden auf der anderen Seite. Denn', so sagten sie, es liegt doch auf der Hand, daß einer nicht zugleich etwas vom Gefressenwerden und vom Fressen versteht. Und den Entscheid, jemanden zu fressen, muß schnell und unabhängig gefaßt werden können.' Das leuchtete dann auch den Gazellen ein. Eigentlich haben sie recht', sagte eine Gazelle, denn schließlich fressen wir ja auch.' Aber nur Gras', sagte eine andere Gazelle. Ja, schon', sagte die erste, aber nur, weil wir Gazellen sind. Wenn wir Löwen wären, würden wir auch Gazellen fressen.' Richtig', sagten die Löwen.

__________________________


Peter Bichsel
Caminhos para a diligência
(Trad.: zé pedro antunes)


Quando as gazelas passaram a exigir o direito de co-determinação, os leões foram contra. 'Ainda chegaremos ao ponto', disseram os leões, 'de as gazelas determinarem a quem iremos devorar . Reportavam-se a um insuspeitado estudo da Wild World Foundation, falando em parceria selvagem com clara divisão de competências: de um lado devorar, de outro ser devorado. 'Pois está mais do que claro', assim eles diziam, 'ninguém pode, a um só tempo, entender de devorar e ser devorado. E a decisão de devorar precisa ser tomada com rapidez e independência'. Também às gazelas isso trouxe alguma clareza. 'Nesse ponto, eles têm razão', disse uma delas, 'pois devorar, afinal, nós também devoramos'. 'Mas somente relva', disse uma outra. 'Tudo bem', replicou a primeira, 'mas só por sermos quem somos. Fôssemos leões, também nós haveríamos de devorar gazelas'. 'Assim está correto', disseram os leões.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui