Usina de Letras
Usina de Letras
276 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50577)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A miséria da sociologia -- 31/08/2011 - 11:02 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Onde, afinal, estaria a Sociologia cuja "miséria" aqui se aponta?



 



CTRL + Clique para seguir o link">http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz2908201103.htm



 



 



666699">666699">A MISÉRIA DA SOCIOLOGIA - 666699">Vinicius Mo666699">ta - CTRL + Clique para seguir o link">666699" title="mailto:vinimota@uol.com.br
CTRL + Clique para seguir o link">vinimota@uol.com.br



666699">São Paulo, segunda-feira, 29 de agosto de 2011 



666699" face="Verdana" size="2"> 



666699">666699">Foi majoritária, como apontou a ombudsman Suzana Singer, a manifestação de leitores da Folha no papel e na internet de apoio à Polícia, por conta de reportagens que traziam indícios de abuso de violência de PMs paulistas.



0000ff">0000ff">Nem os leitores da Folha são, todos ou em sua maioria, sociólogos, nem fazer reportagens é objetivo da Sociologia – reportagens por vezes se demonstram apenas como a "miséria" do Jornalismo.



 



666699">O teor de muitas mensagens tocava no lugar-comum de que bandidos não merecem salvaguardas legais. Estariam justificadas ações como a emboscada e a morte de assaltantes de caixas eletrônicos.



0000ff">Discutir a lei de talião não cabe à Sociologia – ao que se saiba, ela já se faz presente no Código de Hamurabi – Babilônia. Pode, portanto, ter sido discutida desde mais ou menos o ano de 1.700 aC. A Sociologia é bem mais nova. Muito, muito, mesmo, mais nova.  



 



666699">Ondas de manifestações de leitores, sobretudo na internet, podem induzir ao engano. O meio facilita a mobilização de pequenas correntes de opinião, que acabam ganhando visibilidade desproporcional.



0000ff">Nem ondas de manifestações são provocadas pela Sociologia, nem induzir alguém ao engano ou mobilizar correntes de opinião, pequenas, médias ou grandes, ganhem elas visibilidade proporcional ou desproporcional, será o objetivo da Sociologia – tanto uma coisa quanto as outras duas são, em geral, um efeito da "miséria" da má Política que se reflete na "miséria" da má Estatística.



 



666699">Mas há reiteradas provas de que a opinião pública, mesmo em fatia mais instruída representada pelo leitorado deste jornal, não mais engole acriticamente a cantilena dos direitos humanos.



0000ff">Prestigiar ou não, acriticamente ou não, a cantilena dos Direitos Humanos ou qualquer outra cantilena semelhante ou diferente não é função da Sociologia – é somente função da falta de conhecimento e/ou falta do que fazer.



 



666699">Talvez porque defensores dos direitos humanos se mantenham atados a preconceitos teóricos descolados da realidade.



0000ff">Preconceitos teóricos descolados da realidade não são Sociologia – são a "miséria" dos preconceitos teóricos descolados da realidade.



 



666699">666699">O primeiro deles encara o crime como um fenômeno preponderantemente social, e não individual. Se alguém delinquiu, em especial se for pobre, é porque um feixe de determinações sociais, econômicas e culturais o levou a esse ato. Antes de tornar-se algoz, foi vítima. A responsabilidade individual deve ser relativizada, de acordo com esse esquema ideológico. Já se o autor do crime pertence à chamada "elite branca", como no caso de atropelamentos recentes, perdeu o direito ao atenuante "social". Responsabilização nele.



666699">0000ff">Se o criminoso será considerado algoz ou vítima ou se contará com a consideração de atenuantes sociais ou não, nada disso é Sociologia – tudo isso é Direito, ou é a "miséria" do Direito ou, no máximo, essa discussão pertencerá aos quadros do Serviço Social, que não é, tampouco, Sociologia, nem dela chega perto.



 



666699">O segundo preconceito estabelece que cadeia, polícia e justiça criminal compõem a trinca do demônio da opressão estatal. São os operadores de um dispositivo perverso cujo objetivo é padronizar o comportamento da sociedade e reprimir revoltas latentes. Evitar a revolução social, enfim.



0000ff">Nenhum “demônio da opressão estatal” foi criado pela Sociologia – se o Estado é considerado como um “demônio” por alguém, isso se deve à "miséria" da má Filosofia que se reflete na "miséria" da má Antropologia que muita gente ignorante considera ser a mesma coisa que Sociologia, mas definitivamente não é. Muito menos evitar ou promover qualquer "revolução" é tarefa sociológica ou estará ao alcance de qualquer sociólogo que leve, de fato, a sério a sua própria função social. E quem não a levar a sério, poderá ser qualquer coisa, um sociólogo não poderá ser.  



 



666699">Se o pensamento acadêmico-ongueiro dos direitos humanos não revir seus pressupostos, vai pregar, cada vez mais, para o deserto.



0000ff">0000ff">A criação de ONGs não se inclui entre os trabalhos intelectuais exigidos pela Sociologia e os pressupostos ongueiros que permitem e amparam a criação de ONGs não fazem parte do quadro disciplinar da Sociologia. 



 



0000ff">0000ff">Então, onde, afinal, estaria a Sociologia cuja "miséria" aqui se aponta?



0000ff">0000ff">Se o pensamento acadêmico não começar a procurar querer saber o que é, de fato, Sociologia, se não permitir, de fato, que esta Disciplina seja considerada como aquilo que, de fato, ela é, e se não permitir que ela sirva, de fato, ao que deve servir, os Jornalistas - porque não o saberão - pregarão apenas para os idiotas.   



0000ff">VaniaLCintra


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui