Usina de Letras
Usina de Letras
250 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50577)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->7 de setembro -- 06/09/2011 - 11:49 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
7 de Setembro



Por José Geraldo Pimentel



O amigo acordou cedo e se preparou para a visita guiada que faria aos estúdios de uma emissora de TV. Vestia camisa de malha listrada, calça jeans e tênis; bem ao estilo “Zé Carioca”.



- Por que tanta elegância? Quis saber.



- Esta camisa minha mãe comprou numa loja em liquidação, em Copacabana. Custou apenas um real. (E riu). Só visto esta camisa em dias especiais. Ela costuma me dar sorte!



O brasileiro tem muito desta simplicidade. É grato e dá bastante valor às pequenas coisas.



O dia 7 de setembro é uma ocasião boa para se refletir sobre o apego às coisas mais simples, como o prazer de se viver num lugar, valorizar o seu espaço; e de repente, notar que a terra onde se vive é a sua pátria. Uma pátria representada por uma vila perdida no interior do estado, um lugarejo às margens de um rio, uma grande metrópole; e, por miserável que seja, até o abrigo debaixo de um viaduto, ou o casebre plantado no alto de um morro. É aonde vivemos! O nosso espaço onde podemos estar ao lado dos amigos. A praça das noites de paqueras, dos desfiles de mulheres bonitas, dos casais apaixonados, de admirarmos o ancião e a velhinha que teimam em dar um exemplo de vitalidade, de encolher as pernas para não derrubar a criança que passa em louca disparada. O local de escutar em alto e bom som a música típica de nossa cidade. O ponto de encontro para a rodada de cerveja, a troca de farpas e de “consertar” o Brasil.



A pátria não é o lugar que escolhemos para nascer. O destino nos prega este privilégio. Só uns poucos a escolhem, porque a procuraram para dar continuidade aos seus sonhos, para dar guarida a sua família, e para continuar a viver.



Viver no Brasil é ser um favorecido pela natureza. Os nossos desencontros não chegam a causar tantos transtornos como os que se vêem em outros cantos do mundo. Deus tem sido generoso conosco!



O Brasil é uma terra de tão boa que chega a mexer com o caráter de seu povo. Somos compreensíveis, temos desprendimentos, sabemos respeitar; e nos abrimos, plenos, para o amor, para dar e receber! Distinguimo-nos por estes sentimentos nobres, demonstrando-os com naturalidade, quase sem o percebermos; transformando atos e fazeres em coisas boas; benéficas para as outras pessoas, e para nós mesmos.



Às vezes olhando para o nosso interior, percebemos que muitas coisas deixamos passar sem que prestássemos atenção. A distração nos encapsula num casulo, como se querendo nos justificar com uma desculpa esfarrapada: “Fazemos a nossa parte!” E será que é o bastante?



Aí reside o nosso pecado capital. Somos tolerantes além do limite. A ponto de não levarmos em conta o que as outras pessoas fazem ou deixam de fazer.



Fazemos vistas grossas, só para dizer que não fomos vencidos. E acabamos acobertando os desvios.



A omissão não deixa de ser uma forma de compactuar com o erro!



Não se pode calar, pela justificativa de não querer se incomodar, ou achar que não lhe cabe o direito de fiscalizar os mandos e desmandos de quem por dever funcional não deve prevaricar contra as instituições. A prática da cidadania pressupõe a responsabilidade no agir e no fiscalizar.



Acho que nesta data em que se comemora a independência do Brasil, deveríamos desembainhar a nossa espada de civismo e gritar:



“- Fora a ilegalidade, a descompostura, a inversão de valores, os abusos, a arrogância, a mentira! Exigimos justiça para todos, e em igualdade de condições. Cobramos o direito à vida, com moradia, transporte, saúde, educação e emprego. Respeitem-nos como cidadãos, não nos tolhendo a liberdade de expressão, da prática religiosa, da opção sexual!”



É o mínimo que devemos exigir de nossas autoridades, e de nós mesmos. Somos todos responsáveis por tudo e por todos!



Esse sentimento de viver em comunidade, respeitando e nos fazendo respeitar, é que torna o pedaço de chão onde vivemos, a verdadeira pátria de nossos sonhos! A pátria Brasil que está tão machucada e que não podemos abandoná-la!



Rio de Janeiro, 2 de setembro de 2005.





http://www.jgpimentel.com.br



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui