Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50622)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Ensaiando uma Biografia do Cronista Alvarez -- 13/03/2003 - 03:03 (Silvio Alvarez) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Silvio Alvarez, nascido em 19 de março de 1966, segundo suas próprias palavras, é 'metropolitano, para ficar magro faltam uns vinte quilos a mais (58 Kg), cabelos grisalhos, barba de bode, uma coisa esquisita. Esporte? Badmington (o que é isso? Não se sabe! Parece ser chique!)'. Teve infância e adolescência normais ou quase normais. Enveredou pelo ‘showbiz’ desde garoto. Trabalhou durante quase treze anos em um grande clube paulistano – o Espéria: foi DJ, coordenador de eventos musicais, gerente de ‘night club’, criador de um ‘piano’s bar’, produtor de espetáculos, organizador de festinhas, domingueiras ‘teen’, ajudou a animar até aniversários.

Promoveu os novos valores de sua época: Skank, Negritude Júnior, Art Popular, Julian Marley, SPC e, de forma inédita, realizou a apresentação das escolas de samba Salgueiro, Padre Miguel e Rosas de Ouro, em clube fechado, para quase cinco mil pessoas...

Enfim teve uma vida comum pra quem vive na noite, da noite e para a noite.

Conheceu a depressão e, mais que depressa, pressionado, apressou-se em mudar para o interior. Mal sabia que residiria na boca de um vulcão - Joanópolis. A cidadezinha para a qual mudara tinha tanta atividade política que seus quase dez mil habitantes viviam sufocados pela tensão de ser “posição ou oposição”. Para completar o clima, fundou um jornal quinzenal independente – o “Jóia da Mantiqueira”! Resumo: semanas depois assessorava o Prefeito na divulgação da cidade que foi recém elevada a condição de Estância Turística (trabalho que rende frutos maduros e saborosos até hoje – sem total reconhecimento).

Com o término da gestão do prefeito contratante, como é comum nas prefeituras das cidades pequenas, médias e grandes, os contratados são descontratados! Sem emprego mas com excesso de trabalho não remunerado, completava sua falta de tempo com produções artísticas próprias. Ora pintando, ora colando! Até ficar sem horas para nada. Só orar!

Com muitas atividades, mas sem dinheiro, voltou para a Metrópole. Aprendeu que “qualidade de vida” pode ser sinônimo de falta de dinheiro. É bom, mas não enche barriga! E embora, ainda hoje, viva o papel do pobre interiorano recém chegado a cidade grande, com o apoio de velhos amigos, e muita - muita mesmo - determinação, auto-motivação e dom artístico potencial, já pode ser considerado um vencedor! “Silvio, o retorno!”

Em pouco tempo ocupou todo o seu tempo. Começou como artista plástico de colagem com exposições e oficinas realizadas no Terminal Rodoviário Tietê, Metrô, Novo Hotel Center Norte e Salas Culturais de diversas empresas públicas e privadas, além de ter seu trabalho internacionalmente difundido pela Revista Onde Comer, através de sua edição comemorativa de Janeiro/2002 (onde foi contracapa): http://www.revistaondecomer.com.br/capa20/index.htm

Usando sua extensa rede de contatos, foi atraído pelo excelente som da banda pop rock Yslauss (músicas Ilha Bela, Forró com Carne Seca, Charles e Vem ver, entre outras) e, como Assessor de Comunicações, passou a acompanhá-los na dura estrada das bandas iniciantes. Ouça as músicas do álbum do Yslauss no ‘site’ da RadiOhits: http://radiohits.ig.com.br/nw3root/bemvindo/nossoacervoporalbumdetalhes.asp?Album=Yslauss&Artista=Yslauss&R1=album. Fêz um excelente trabalho para o grupo! Inicialmente atendendo-o com ‘quase exclusividade’. Atualmente, como ‘frila’ (‘free lancer’).

Colunista semanal da Gazeta do Paraná (http://www.gazetadoparana.com.br), o maior jornal do estado, publicando suas crônicas às segundas-feiras, na Gazeta Biss, caderno de cultura e entretenimento do órgão informativo. Também tem ocupado espaços valiosos, como referência cultural, nos cadernos de literatura, música e entretenimento em jornais regionais: Jornais de Bairros Associados (Grupo Ronaldo Côrtes), Primeira Página de São Carlos, SP, O Imparcial de Aguaí, SP, Revistas Megazine (Ribeirão Preto, SP), Revista Onde Comer e na Coluna Metrópole Connection da Revista Fokus in Arte – distribuída em todo o território nacional.

Silvio Alvarez tem apoiado diversas atividades relacionadas ao entendimento, tratamento e cura da depressão – o mal moderno. Iniciou a divulgação de um grupo de discussão virtual, criado em Barcelona, Espanha, por outro artista brasileiro interessado no assunto: o fotógrafo e profissional de marketing - Roberto Ugoline. O grupo de discussão não foi bem sucedido mas ajudou Silvio a começar a mergulhar com mais determinação no potencial de comunicação oferecido pela internet. Um grande incentivo para deixar de ser um analfabeto digital e trabalhar para sua auto-inclusão no mundo tecnológico. Um exemplo de garra e vontade!

Além dos “agitos” no mundo real, Silvio tem colaborado para diversos ‘sites’ especializados em música, entre eles o Central da Música = http://www.centraldamusica.com.br/, o Busca MP3 = www.buscamp3.com.br, o Coluna NossoRock = http://www.rockermagazine.com.br, e, mais recentemente, o SongWeb = www.songweb.com.br.

Deve-se destacar que a grande realização de Silvio - sua auto-inclusão digital, através do seu “agora amigo” Genival (um computador pessoal cheio de manias, que também é personagem de suas crônicas) foi a duras penas e sem sua determinação em estudar e aprender, não teria ocorrido. Foram horas de telefonemas para amigos-instrutores e listas intermináveis de dúvidas de principiante.

Haja fôlego! Silvio também foi locutor de programas culturais e de motivação na Rádio Mundial FM de São Paulo, Capital, Rádio Líder de Guarulhos, SP e Rádio Imprensa FM! Considerando que (agora é informação pública, de segunda mão) ele é “gago”, quando fica nervoso, considero isto, mais uma de suas inúmeras vitórias.

Em Agosto/2003, teve publicado o primeiro número da série “Perdido na Metrópole” na Revista Possível número dois! Veja: www.revistapossivel.com.br Aquela revista que trouxe o Lula, em P&B, na capa. O site não é atualizado com a freqüência que o público gostaria mas com o tempo tudo se acerta. A revista (em papel) é muito interessante! Qualidade!

Neste projeto, Silvio teve a idéia de fazer uma ‘reuniãozinha’: o primeiro Encontro do Perdido na Metrópole para apresentar a revista aos leitores. Fez o evento na simpática Belle Revistaria, na Rua Barão de Tatuí, 55 - Santa Cecília, onde o proprietário (Sr. Batista) apoiou a iniciativa e recebeu os leitores mais fanáticos do “Perdido na Metrópole” (sim, porque tem que ser fanático para participar de lançamento de crônica em revista). Destacou-se nesta reunião a presença de Netinho (ex-Íncriveis) que é fã do Silvio!

Convidado pelo ‘site’ www.40graus.com, em Abril/2003, Silvio Alvarez realiza-se ao ser “colega” de coluna de Paulo Coelho (ou seja, Paul Rabbit agora é seu vizinho). Com excelente qualidade, o ‘site’ nipo-brasileiro publica as séries “Perdido na Metrópole” e “O Poder da Lagartixa”, além de comentários e críticas musicais de Silvio. Vez ou outra, na página principal (de abertura do site), lá estão os dois: o Cronista Alvarez e o Paul Rabbit! Note-se que muita gente famosa não tem o espaço que é oferecido ao Silvio! É o ilustre desconhecido na Metrópole. Perdido! Achado! Globalizado!

Mais recente é a grande surpresa oferecida aos fãs locais e internacionais quando sua entrevista de 25 minutos é divulgada pelo site http://www.netmusic.com.br (em Colunas), Uma versão em vídeo do Perdido na Metrópole! Adilsom (o rádio) tem participação especial, Mafalda (a geladeira) tem exibida sua intimidade e frieza. Epaminondas (o forno microondas) aparece como figurante,,, A descontração é a marca da entrevista. Só ficou faltando a gagueira do Silvio. Teve até sonoplastia de sirenes (reais e ao vivo – eram de bombeiros passando pelas proximidades da Avenida São João) enquanto Silvio falava de uma de suas crônicas da série Perdido na Metrópole! Coisas que Paulo Coelho explica! Ou melhor, não explica! Vale a pena assistir a crônica! Assistir a crônica? É... assistir! Êta tecnologia! Excelente qualidade em banda larga!

Aqui, no Usina de Letras (http://www.usinadeletras.com.br/exibelotextoautor.php?user=cronista) suas crônicas merecerão atenção especial, sem o destaque dos pagantes mas com todas as crônicas já publicadas. A série Perdido na Metrópole, o Discurso de Posse do Gilberto Gil, a série O Poder da Lagartixa e, para fazer volume, alguns artigos relacionados aos lançamentos musicais, novos talentos, eventos musicais e cartas enviadas a amigos! Pena que as ilustrações de Bruno César não possam ser saboreadas neste ‘site’.

Silvio continua escrevendo seu Curriculum Vitae diariamente. Repleto de realizações e de exemplos a serem seguidos. Determinação, força de vontade, superação de limites, trabalho, trabalho, trabalho...

Continuarei escrevendo seu histórico e luta, conforme suas crônicas continuarem a revelar sua intimidade.

_________________________________________________________________________

Correspondências para:

Silvio Alvarez
Av. São João, 1939 - Apto. 18
01211-100 São Paulo, SP

Telefone: 11 3661 3218
Celular: 11 9783 3527

E-mails: silvioalvarez@netmusic.com.br ou perdidonametropole@netmusic.com.br

_________________________________________________________________________

Escritor inédito e virtual
joanópolis@yahoo.com
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui