Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->VERBETE VIII -- 14/11/2003 - 01:04 (Adrião Neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
VERBETE DO LIVRO “VISÃO HISTÓRICA DA LITERATURA PIAUIENSE”, de Herculano Moraes, 4ª edição, tomo III.

DICIONARISTA BIOGRÁFICO – ADRIÃO NETO vem se revelando, nos últimos tempos, um dos mais incansáveis garimpeiros da literatura piauiense. Depois de rápidas incursões no plano da poesia, o escritor descobre a vocação para a pesquisa e já é significativa a sua participação na literatura do Estado, com livros de grande utilidade para pesquisadores, curiosos e estudantes. Dedicando-se à biografia dos autores de nossa história literária, em 1993 Adrião Neto edita o “Dicionário Biográfico Escritores Piauienses de Todos os Tempos. O sucesso da publicação levou-o à segunda edição (1995). Logo em seguida, o pesquisador publica: “Literatura Piauiense para Estudantes” (1996), com o objetivo de oferecer aos alunos das escolas piauienses uma fonte útil de pesquisa. Trabalho de fôlego, exigindo do autor infatigável dedicação.
ADRIÃO NETO nasceu a 19 de dezembro de 1951, em Lagoa do Camelo, município de Luís Correia (Piauí). Bacharel em Administração de Empresas, funcionário público federal. Dicionarista e poeta. Possui vasta fortuna crítica com citações de sua obra em vários Estados brasileiros. Foi o vencedor, em 1994, do Concurso Nacional e Internacional de Poesia, promovido pela Ordem Internacional das Ciências, das Artes, das Letras e da Cultura do Distrito Federal, conforme consta das anotações de sua bibliografia. Na opinião de Elmar Carvvalho, “Literatura Piauiense para Estudantes é, enfim, uma obra imprescindível e de extrema utilidade para todos aqueles que se interessem pela Literatura Piauiense”. Obras: PREFEITOS DE LUÍS CORREIA, 1977; CONHECENDO LUÍS CORREIA, 1987; ELO DE AMIZADE (em parceria com J. Nascimento), 1979; DICIONÁRIO BIOGRÁFICO ESCRITORES PIAUIENSES DE TODOS OS TEMPOS, 1993 e LITERATURA PIAUIENSE PARA ESTUDANTES, 1996.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui