Usina de Letras
Usina de Letras
165 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140796)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->D E S C O N T I N U I D A D E S -- 19/11/2003 - 21:48 (Marco Aurélio Bocaccio Piscitelli) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DESCONTINUIDADES


Frinchas, frestas, trincas, rachaduras, gretas, pelas quais passam coisas que não se vêem, que não se aguardam, que não se guardam, que atormentam. Por onde entram indagações e suspeitas se comprimem. E vedações, calafetagens não obtêm resultado com recurso algum. Desvios, agressões, transgressões. Traumas. Perdas. O que parecia inteiro, maciço, impermeável, impenetrável torna-se friável, perde coesão e segue sendo o que não era.

A estrutura trabalhou – rebatem os engenheiros. Ação do tempo. Seqüência infindável de dilatações/contrações, que se contorce para aplacar o craquelê inexorável. Tatuagens compõem emaranhados complexos de marcas não projetadas.

Em algum lugar que aponte para um nome, restam espaços que falam de ausências. No bar, o néon rabisca a escuridão e, de repente, perde luminosidade. Vaza gás do tubo de vidro. Ali, a marca da falta ressalta. É a palavra vazada. Como encosto de carro para cabeça, acomoda qualquer letra.

Interrupções, rupturas, rompimentos. Emendas, remendos, enxertos e transplantes. Roga-se e prorroga-se, mas chega a hora em que, mesmo sem quebrar, ou separarem-se os pedaços, perde-se a certidão de origem e as vias de restauração do original. Brechas surgem, e por elas incrustam-se as diferenças e as desavenças. Não fosse por um raio-x de olhar mais demorado, as estruturas passariam intactas. Como ossos quebrados e ainda alinhados parecem unidos e colados. No que foi contínuo, estabelecem-se fronteiras e limites, superfícies e espaços que não se entendem, módulos que agem a seu modo. Encaixes movem-se de mil modos para o acaso de um só estado de conjugação possível.

Por que lamentar, desesperar? Nada é mais igual. A suposta integridade é tão-só efeito – defeito? – de uma vista cansada, distraída no olhar de rotina, que não se prolonga. Pedaços não se fixam por permanecer em contato. Juntá-los para ver se aderem um ao outro, se cola o truque, se calam as dúvidas? Não, definitivamente, não. Impossível evitar a linha de uma costura, a partir da qual se multiplicam capilaridades vorazes de gozar a liberdade de expansão possível. Descendências, linhagens afastadas e emancipadas por mutação. Espaços exíguos, dotados de secretas passagens para visitantes estranhos e sorrateiras infiltrações oportunistas.

Asperezas do tempo solapam a construção do espaço monolítico. Ranhuras, fissuras e geometrias insuspeitadas vão paulatina e persistentemente impondo e recompondo o mapa das imagens fractais. O que antes vergava-se para não partir-se, parte-se agora para ceder à pressa e à pressão das tensões insuportáveis. Os fluxos não deslizam mais como antes. Tropeçam, caem, interrompem-se. Fazem força, passam, mas, passando, chegam a outro território, terra do outro ou de ninguém.

Absoluta ferocidade das forças desagregadoras desintegradoras! Não trabalham para a solidez; atuam impiedosamente no seu curso natural de decaimento aniquilador, impunes. Abastecem-se com a energia contingente do tempo e partem com a missão de colidir para partir e repartir. Chegam sempre na precisão do tempo que se consuma. Presteza de um tempo que não se perde. Tempo imemorial, que escreve suas impressões nos talhos dos seus entalhes.


Nov/2003 marcopiscitelli@bol.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui