Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50477)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->BENEFÍCIOS DA SABEDORAIA -- 16/10/2003 - 13:43 (ADELMARIO SAMPAIO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BENEFÍCIOS DA SABEDORAIA


Quando o insensato viu os benefícios dos quais gozavam os amantes da Sabedoria, correu também para abraçá-la e acariciá-la. Mas um instante depois já estavam se afastando, assustado com a sua rudez e sentindo ainda na boca, o gosto azedo do beijo roubado, e o amargor desse fruto que à distância parecia doce a seus olhos, na boca dos outros.
Porque a amada Sabedoria, é uma pedra leve e preciosa para os seus amados, mas pesada a todos os outros que não lhe são afins, e esmaga com seu peso, a esses estranhos se insistem em tocá-la.
Pois a princípio, a Amada se faz pesada a todos, e assim separa num instante os que são e os que não são, atraindo uns, e afugentando outros, para viverem eternamente a distância que lhes é própria.
Mas aos seus, a Amada envolve com seus braços, que aos estranhos parecem pesadas correntes, que para nós se transformam asas, e ao invés de prender, nos faz voar e divisar horizontes cada vez mais claros e lindos, embora longínquos.
E somos conduzidos aos caminhos suaves e desejáveis aos nossos corações, e visitamos assim o que há de mais elevado nesse caminho de vida e mais vida...
Porque aquele que entende os gestos da Sabedoria, percebe logo que o que pareciam cadeias, são abraços gostosos. O que era um peso, é a leveza num disfarce. O que parecia pobreza, é a riqueza escondida em baús feios aos olhos da carne. E o que parecia uma agonia, é a euforia de uma alma que aprendeu a esconder a alegria camuflada...

**
Adelmario Sampaio
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui