Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50670)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O GRÊMIO BELA BARTÓK -- 05/01/2012 - 15:01 (LUIZ CARLOS LESSA VINHOLES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


O GRÊMIO BELA BARTÓK



 L. C Vinholes



Desde de que foi criada a Escola Livre de Música de São Paulo, da Pró-Arte, nas classes de piano eram usadas as obras do compositor húngaro Bela Bartók (1881-1945), especialmente as seis peças da Microcosmos, escrita entre 1926 e 1939. Obra didática que não só introduzia o aluno às dificuldades técnicas da execução pianística mas, também, à uma nova linguagem sonora.



 



Estes trabalhos de Bartók eram apreciados pelos que estudavam piano nos diversos níveis e pelos alunos das demais matérias, atraídos que eram pela sonoridade e pela beleza de suas linhas melódicas e das suas construções harmônicas.



 



Para tornar possível a participação do corpo discente da Escola nas atividades nela realizadas e, ao mesmo tempo, aproveitar o entusiasmo de alguns dispostos a promover eventos que satisfizessem seus impulsos e objetivos, foi criado um grêmio bastante singular que logo foi batizado de Grêmio Bela Bartók, um verdadeiro denominador comum atendendo a todos.



 



Esse Grêmio era singular por não ter regulamento, não realizar reuniões administrativas periódicas, não exigir contribuição financeira mas primar por aceitar idéias e esforços daqueles dispostos a colaborar na promoção de eventos que dessem oportunidade de participação aos alunos mais adiantados, satisfizessem ao público que acompanhava e apoiava as atividades da Escola e fosse um cartão de visita nos contatos externos perante a comunidade paulista. Prova disse é o artigo[1]que o diretor da Escola escreveu sobre o encerramento da programação de 1954:



                                           O Grêmio Bela Bartók, entidade estudantil da Escola Livre de Música, que se destacou esse ano pela  realização de concertos cujos programas se caracterizaram por um nível alto e de real valor artístico, inaugura hoje o Festival de  Música.



O Festival consiste em cinco recitais dedicados aos compositores Paul Hindemith, Bela Bartók, M. Camargo Guarnieri e um concerto do Quarteto Municipal de Cordas, o qual terá a seu cargo a interpretação do “Quarteto em fá”, de Ravel, e do “Quarteto nº 4”, de Grazyna Bacewicz[2].



De interesse especial será, sem dúvida, o concerto dedicado à música medieval e pré- renascentista que se realizará no dia 1º de dezembro. O programa compreende obras vocais e instrumentais de compositores anônimos dos séculos XI e XV, de Ghirardello de Rirenze, Gilles Binchois, Guillaume Duffay, Oswald Von Wolkenstein, Francesco Landino, Guillaume de Machault, John Dunstable e Johannes Ockeghem.



O singular festival do Grêmio Bela Bartók porá em evidência, desta maneira, a afinidade de princípios estéticos que existe entre a música medieval e renascentista e determinadas correntes da música contemporânea. Além disso, os jovens estudantes renderão homenagem ao vulto mais importante da música folclórica Bela Bartók, representante de um realismo estético, amalgamador das tendências mais avançadas da música hodierna, assim como a Camargo Guarnieri, o representante da corrente nacionalista entre nós.



O magnífico Festival com que o Grêmio Bela Bartók encerra suas atividades deste ano merecerá, certamente, o interesse de todos que sabem apreciar música que se situe fora do classicismo e do romantismo.



 



Em um segundo artigo[3]sobre o Festival, Koellreutter registra que o Grêmio Bela Bartók, nas suas programações, agia com o apoio de instituições oficiais como é o caso da apresentação do Quarteto de Cordas Municipal da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de São Paulo: 



Durante o seu “Festival de Música” o Grêmio Bela Bartók apresentou, sob o patrocínio da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de São Paulo o ”Quarteto de Cordas Municipal”[4]....



 



As atividades do Grêmio Bela Bartók foram sempre divulgadas pelos jornais O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Folha da Tarde, A Gazeta e Correio Paulista, entre outros, uma vez que eram eventos de interesse público na vida artístico-musical da capital paulista. Apenas como subsídio, para dar uma idéia das atividades promovidas e patrocinadas pelo Grêmio, seguem algumas das informações coletadas, relativas ao período entre meados de maio de 1954 e meados de maio de 1957, registrados no Calendário Musical, da coluna Música, do jornal Diário de São Paulo[5]:



12.05.1954 - Sábado, 15 - Grêmio Bela Bartók - Mezzo soprano Britte-Marie Hertin (Brahms, Wolf, Debussy) - Folclore inglês - Escola Livre de Música - Rua Sergipe, 271, às 21h.



05.06.1954 - Sábado, 05 - Concerto de Música de Câmara - Apresentar-se-á, amanhã às 21h, na Escola Livre de Música, Rua Sergipe, 271, um recital a cargo de Anita Jacubowicz, pianista, e do Trio Bela Bartók, flauta, oboé e piano. Constam do programa a sonata em sol menor de Schumann e os Trios de Loeillet e de Purcell, em primeira audição. Esse recital é patrocinado pelo Grêmio Bela Bartók.



13.08.1954 - Gabrielle Dumaine. Dando início a série de audições do segundo semestre, o Grêmio Bela Bartók da Escola Livre de Música, à Rua Sergipe, 271, apresentará uma audição de canto a cargo de Gabrielle Dumaine, amanhã, às 21h. No programa constam obras de Ravel, Debussy, Moussorsky, Koellreutter, Schöenberg e Messiaen. Ao piano, Ney Salgado e Sandino Hohagen. Entrada franca.



14.08.1954 - Hoje, 14 - Grêmio Bela Bartók - Recital de música moderna - Soprano Gabrielle Dumaine - Escola Livre de Música, às 21h.



09.09.1954 - Sábado, 11 - Grêmio Bela Bartók - Origem da música russa - Conferencista prof. José Kliass - Escola Livre de Música, Rua Sergipe, 271, às 21h.



18.09.1954 - Hoje, 18 - Grêmio Bela Bartók - Piano: Juracy Motta Guimarães - Escola Livre de Música, às 21h.



29.09.1954 - Sábado, 02 - Grêmio Bela Bartók - Recital do Quarteto “Ars Nova” - Escola Livre de Música, Rua Sergipe 271, às 21h.



02.10.1954 - Hoje, 02 - Grêmio Bela Bartók - Recital do Quarteto “Ars Nova” - Escola Livre de Música, Rua Sergipe   271, às 21h.



06.11.1954 - Hoje, 06 - Grêmio Bela Bartók - Pianista Suzana Bandeira de Melo - Escola Livre de Música, Rua Sergipe 271, às 21h.



27.11.1954 - Hoje, 27 - Grêmio Bela Bartók - Audição a cargo de Maria Alice Schmidt (canto), Antonieta Moreira Leite e Maria de Lourdes Gregori (piano) - Escola Livre de Música, Rua Sergipe, 271, às 21h.



30.11.1954 - Amanhã, 01 - Grêmio Bela Bartók - Festival de Música Medieval e Pré-Renascentista - Escola Livre de Música, Rua Sergipe, 271, às 21h.



30.11.1954 - Quinta-feira, 02 - Grêmio Bela Bartók - Festival de Música Bela Bartók - Escola Livre de Música, Rua Sergipe, 271, às 21h.



30.11.1954 - Sexta-feira, 03 - Grêmio Bela Bartók - Departamento de Cultura - Quarteto de Cordas Municipal -   Discoteca Municipal, às 21h.



30.11.1954 - Sábado, 04 - Grêmio Bela Bartók - Festival de Música Camargo Guarnieri - Escola Livre de Música, Rua Sergipe, 271, às 21h.



26.03.1955 - Sábado, 26 - Grêmio Bela Bartók - Recital de música grega - Escola Livre de Música, Rua Sergipe, 271, às 21h.



30.03.1955 - Sexta-feira, 01 - Grêmio Bela Bartók - Concerto de aniversário da Escola Livre de Música - Rua Sergipe, 271, às 21h.



26.04.1955 - Sábado, 30 - Grêmio Bela Bartók - Problemas do ensino musical: a improvisação - Conferencista: prof. Fritz Joede - Escola Livre de Música, Rua Sergipe, 271, às 21h.



26.04.1955 - Sexta-feira, 02 - Grêmio Bela Bartók - Orquestra de Câmara de Munich. Regente: Christoph Stepp - Teatro Santana, às 21h.



20.05.1955 - Amanhã, 21 - Grêmio Bela Bartók - Gilberto Tinetti (piano) - Escola Livre de Música,Rua Sergipe, 271, às 21h.



02.06.1955 - Sábado, 04 - Grêmio Bela Bartók - Clara Swerner (piano) - Escola Livre de Música, Rua Sergipe, 271, às 21h.



19.09.1956 - Domingo, 23 - Grêmio Bela Bartók - Uma nova tentativa de estruturação musical; conferencista: L. C. Vinholes - Seminários de Música Pró -Arte, Rua Sergipe, 271, às 21h.



26.09.1956 - Domingo, 30 - Grêmio Bela Bartók - Uma nova tentativa de estruturação musical: problemas estético-musicais - Conferencista: L. C. Vinholes - Seminários de Música Pró-Arte, às 21h.



26.09.1956 - Domingo, 07 - Grêmio Bela Bartók - Uma nova tentativa de estruturação musical: elasticidade dos seus princípios e aplicação à música eletrônica - Conferencista: L. C. Vinholes - Seminários de Música    Pró-Arte, às 21h.



21.10.1956 - Domingo, 28 - Música de Câmara - Leonard Righi (clarineta), Conrad Bernhard (piano) - Seminários de Música Pró-Arte, às 21h.



04.12.1956 - Hoje, 04 - Grêmio Bela Bartók - 2º Recital do Festival 1956 - Música Inglesa - Seminários de Música Pró-Arte, Rua Sergipe, 271, às 21h.



04.12.1956- Amanhã, 05 - Grêmio Bela Bartók - 3º Recital do Festival 1956 - Música de Câmara - S.M.P.A., às 21h.



04.12.1956- Quinta-feira, 06 - Grêmio Bela Bartók - 4º Recital do Festival 1956 - Música Antiga Japonesa - S.M.P.A., às 21h.



04.12.1956-  Sexta-feira, 07 - Grêmio Bela Bartók - 5º Recital do Festival 1956 - Música Contemporânea - S.M.P.A., às 21h.



04.12.1956- Sábado, 07 - Grêmio Bela Bartók - 6º Recital do Festival 1956 - Música Medieval e Pré-Renascentista - S.M.P.A., às 21h.



04.04.1957- Sábado, 06 - Grêmio Bela Bartók - Hans Graf (pianista) - Seminários de Música, Rua Sergipe, 271, às 21h.



04.05.1957- Hoje, 04 - Grêmio Bela Bartók - Obra de Paul Hindemith para piano, em primeira audição - pianista dr. George Kuhlmann - Seminários de Música, rua  Sergipe, às 21h.



11.05.1957- Amanhã, 12 - Grêmio Bela Bartók - Música de Câmara - Angelo Pestana (fagote) e Conrad Bernhard (piano), Rua Sergipe, 271, às 17h.



 




 






[1]Publicado sob o título Festival de Música, no Diário de São Paulo, em 30.11.1954, na seção Música, p3/9.





[2]Nascida em 1909 e falecida em 1969, foi violinista e segunda compositora polonesa reconhecida mundialmente depois de sua conterrânea Maria Agata Szmmanowska (1789-1831).





[3]Publicado sob o título Grêmio Bela Bartók no Diário de São Paulo, em 27.12.1957, na seção Música, p.3/11.





[4]Faziam parte do Quarteto de Cordas Municipal Gino Alfonsi, Alexandre Schaffman (violinos), Johannes Oelsner (viola) e Calixto Corazza, sendo Schaffman e Oelsner membros do corpo docente da Escola Livre de Música.





[5]Os nomes dos professores e alunos participantes estão em itálico.




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 10Exibido 861 vezesFale com o autor