Usina de Letras
Usina de Letras
57 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62309 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10398)

Erótico (13576)

Frases (50697)

Humor (20046)

Infantil (5466)

Infanto Juvenil (4789)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140835)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6217)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Cavalos de fogo -- 30/08/2002 - 14:20 (Hilton Görresen) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CAVALOS DE FOGO

Os dois trabalham numa repartição pública. Pereira examina documentos, bate o carimbo, puxa somas. Silva, recostado na cadeira, começa a aparar as unhas. Pereira fuzila o colega com o olhar: não sei como você pode ficar assim. Se não queria nada com o batente, porque prestou concurso?
- E quem falou que vim aqui para trabalhar? Queria só um emprego, um encosto, morou? Não nasci para ser funcionário, meu negócio era ser compositor clássico.
- É... a empresa está cheia desses malucos. Já que você quer ser compositor, porque não batuca um pouco nos carimbos.
- E eu quero saber de carimbos? Olha, quero te mostrar a ópera que estou compondo - levanta-se Silva, animado. Chama-se "Cavalos de Fogo". Imagine um montão de cavalos brancos, envoltos em névoa. O chão cheio de folhas secas. Onde estão as folhas? ( Pega alguns documentos da mesa ... amassa-os e joga no chão). O nobre mocinho encontra a bela princesa e canta: laralilá... laraliló....
Ouvem barulho de passos. "Epa, vem alguém aí!"
Silva, então, apruma-se na cadeira e passa a batucar freneticamente na máquina de escrever. Quem entra na sala é o inspetor da empresa. Após depositar sua pasta numa mesa, observa os dois empregados. Depois, abre a gaveta de Pereira: quero ver como estão os serviços. Ahá! Tudo atrasado! O senhor é um relapso. Espelhe-se no seu colega aqui. Este, sim. Veja como trabalha. Este nasceu para ser funcionário público. Não nega ser sobrinho do senador Silva, acertei? Vou recomendá-lo para um cargo de chefia. E o senhor, seu Pereira, trate de trabalhar mais, senão o coloco à disposição da diretoria. E tomara que o transfiram para os confins do Amazonas.
O inspetor colhe a sua pesada pasta e deixa a sala bufando.
Silva larga imediatamente o que fingia estar fazendo e levanta-se:
- Voltando ao "Cavalos de Fogo"...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui