Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140796)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->DICIONÁRIO BIOG. VIRTUAL DE ESCRITORES PIAUIENSES - O a R -- 28/03/2004 - 19:13 (Adrião Neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



DICIONÁRIO BIOGRÁFICO VIRTUAL DE ESCRITORES PIAUIENSES

PARTE VI – LETRAS O a R (Rios, Werton...)


AVISO AOS NAVEGANTES



Gratificado com o sucesso do DICIONÁRIO BIOGRÁFICO ESCRITORES PIAUIENSES DE TODOS OS TEMPOS (duas edições: 1993 e 1995) e do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE ESCRITORES BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS (duas edições: 1998 e 1999), que nos deram reconhecimento e notoriedade, em nível local e nacional, apresentamos, aos internautas, o DICIONÁRIO BIOGRÁFICO VIRTUAL DE ESCRITORES PIAUIENSES, a ser editado com o título de GRANDE DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE ESCRITORES PIAUIENSES.

Este novo DICIONÁRIO é como se fosse a continuação do DICIONÁRIO BIOGRÁFICO ESCRITORES PIAUIENSES DE TODOS OS TEMPOS e como tal, tem como principal objetivo fazer uma catalogação geral dos nossos escritores, mas não é fácil. Muitos não colaboram, omitindo os seus dados nas suas próprias obras, dificultando assim o trabalho dos biógrafos. E outros, ao serem solicitados para fornecerem os seus currículos, não atendem e quando, por culpa própria, não são incluídos na obra, como aconteceu nas edições anteriores do Dicionário Piauiense, ainda se acham no direito de reclamar.

No entanto, como o principal objetivo deste DICIONÁRIO é fazer a catalogação dos escritores piauienses do passado e do presente, esperamos contar com o apoio e a participação de todos, tanto na divulgação do trabalho, como no fornecimento de informações (próprias e de outras pessoas) para que a obra seja menos omissa e mais completa possível.

Em virtude de seu tamanho para utilização na INTERNET, o DICIONÁRIO foi subdividido em oito partes, conforme veremos a seguir.

As sugestões, as retificações, as atualizações e os pedidos de inclusão de novos escritores devem ser encaminhados para ADRIÃO NETO – Rua Lucídio Freitas, 653, CEP.: 64.003-120 – Teresina, PI, ou adriaojneto@hotmail.com (Outros contatos: (0**86) 9986-0573 e 3213-1529).

Para encontrar os demais ESCRITORES incluídos neste DICIONÁRIO, acesse:
http://www.usinadeletras.com.br (Clic em Autores, Clic em Adrião Neto, Veja Ensaios, Clic em Dicionário Virtual...).

ADRIÃO NETO – Dicionarista biográfico, historiador, antologista, poeta e romancista. Autor de várias obras, destacando-se “Dicionário Biográfico Escritores Piauienses de Todos os Tempos” (1993 e 1995), “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998 e 1999), “Literatura Piauiense para Estudantes” (dez edições); “Geografia e História do Piauí para Estudantes – da Pré-História à Atualidade’’ (várias edições) e “A Epopéia do Jenipapo” (2005 e 2006). Além dessas importantes obras Adrião Neto também é o autor da idéia da inclusão da data histórica da Batalha do Jenipapo (13 de março de 1823) na Bandeira do Piauí – Sugestão devidamente viabilizada pela Assembléia Legislativa (Lei nº 5.507, de 17 de novembro de 2005, de iniciativa do Deputado Homero Castelo Branco).

Teresina, Piauí, Brasil, março de 2004.

(1ª atualização geral: abril de 2007)



O



OLIVEIRA, Agripino – n. 1884 - Teresina (PI), f. 1967 - Teresina (PI). Professor e gramático. Instalou e dirigiu o DSP - Departamento do Serviço Público do Estado. Foi professor de Inglês e Diretor do Liceu Piauiense. Foi um dos fundadores e um dos primeiros presidentes do Clube dos Diários de Teresina. Bibliografia: "Duas Palavras Sobre Verbos Ingleses" (1924).

OLIVEIRA, Alberto Adelino de - n. 29-11-1929 – Novo Oriente (CE). Filho de Adelino Correia do Nascimento e Diolinda Ferreira de Oliveira. Poeta e cantador. Radicado no Piauí. Reside em Mons. Gil. Conhecido com Baixa Fria. Participou de várias cantorias. Foi incluído na “Antologia dos Cantadores e Poetas Populares do Piauí” (2006), organizada por Joames.

OLIVEIRA, Alexandre Meneses Cavalcante – n. 07-09-1990 – Piiripiri (PI). Filho de José Luís Cavalcante Oliveira e Maria dos Remédios Meneses. Poeta. Estudante do Ensino Médio. Participou da antologia “Poetas de Piripiri” (2008), organizada por Cléa Rezende Neves de Melo e Eliane da Silva César.

OLIVEIRA, Antônio Félix de (II) – n. 11-05-1950 – Piripiri (PI). Filho de Antonino Félix de Oliveira e Francisca da Silva Resende Oliveira. Poeta e professor. Licenciado em Letras-Português, pela Universidade Federal do Piauí e Bacharel em Direito, pela Universidade Estadual do Piauí. Bancário, aposentado do Banco do Brasil. Participou da antologia “Poetas de Piripiri” (2008), organizada por Cléa Rezende Neves de Melo e Eliane da Silva César. Participou da antologia “Poetas de Piripiri” (2008), organizada por Cléa Rezende Neves de Melo e Eliane da Silva César.

OLIVEIRA, Antônia Naira de Oliveira – n. 20-04-1990 - Localidade Lagoa do Sucuruju, município de Pedro II (PI). Filha de Lauro Medeiros da Silva e Maria Emília de Oliveira. Poetisa. Adota o pseudônimo de Árian. Estudante da Ecoescola Tomás Kempis. Participou da coletânea “Poesia e Prosa na Terra da Opala” volumes 1 e 3 (2005 e 2007), organizada por Raimundo Silva.

OLIVEIRA, Antônio Alves de – Escritor cognominado de Arnaldo. Autor do livro de tema religioso “O Verdadeiro Amigo e a Eterna Luz”, editado em 1998. Infelizmente, em prejuízo da divulgação do próprio autor e da sua produção literária, a obra não traz dados biográficos.

OLIVEIRA, Antônio Luís da Silva – n. 17-01-1969 - Teresina (PI). Filho de Gonçalo Alves de Oliveira e Maria José da Silva Oliveira. Poeta e contista. Participa do Movimento de Jovens, de movimentos pastorais e da diretoria da Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários do Piauí. Participou de alguns concursos literários. Em 1989, foi classificado em 2º lugar no concurso de poesia promovido pelo Liceu Piauiense e em 1991, ficou em 2º lugar no Concurso de Redação do CCEP. Elabora o jornal da FAMCC. Bibliografia: “Tempos de Solidão” (1993), poemas, “Memória de uma Viagem” (1994), poemas e contos, “Amor de Poesia” (1995), poemas, “Compreensão das Coisas” (1996), poemas, “História da Vila Bandeirantes” (1997), história, “Variedades” (1997), poemas, “Contos Trágicos” (1999), contos, e outros.

OLIVEIRA, Antônio Uchoa de – n. 30-10-1972 – Pedro II (PI). Filho de Antônio Alves de Oliveira e Maria de Jesus Uchoa. Licenciado em Letras e Matemática, pela Universidade Estadual do Piauí. Pós-Graduado em Lingüística, pela Faculdade Santo Agostinho, em Teresina. Especialista em Matemática, pela Universidade Federal do Piauí. Professor, músico e político. Leciona na rede estadual e municipal de ensino. Exerceu o magistério como professor substituto da UESPI, núcleo de Pedro II. Dirigiu a Escola Normal Angelina Mendes Borges. Foi um dos fundadores e presidente da Rádio FM Matões. Elegeu-se a vereador de sua terra natal. Participou da coletânea “Poesia e Prosa na Terra da Opala”, volumes 3 (2007), organizada por Raimundo Silva. É co-autor do Hino de Nossa Senhora da Conceição, em parceria com Hernaldo Monteiro.

OLIVEIRA, Aureliano dos Santos – n. 15-12-1952 – Timon (MA). Filho de Raimundo de Sousa Oliveira e Ana Alves dos Santos. Participa de programas de rádios, cantorias e festivais, inclusive no programa “Brasil Caboclo”. Foi incluído na “Antologia dos Cantadores e Poetas Populares do Piauí” (2006), organizada por Joames.

OLIVEIRA, Benedito Costa de – n. 01-02-1939 - Augusto Severo (RN). Poeta, contista e bancário aposentado. Foi classificado no I Concurso de Contos “Osman Lins”. Sócio da UBE/PI. Foi um dos fundadores do Grupo Arte e Cultura “O Aprendiz Cultural”, de União. Bibliografia: “Matota, o Profeta da Morte”, cordel; “A Busca”, conto premiado no concurso “Osman Lins”. Colaborador da Revista “De Repente”.

OLIVEIRA, Djalma Batista de – n. 22-09-1960 - Anísio de Abreu (PI). Filho de José Batista de Oliveira e Maria das Dores de Oliveira. Bacharel em Comunicação Social com graduação em Jornalismo (UFPI). Fez Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade Federal do Piauí. Trabalhou nos jornais Diário do Povo, O Dia, Da Manhã e na Assessoria de Comunicação do então Deputado Estadual Wellington Dias. Atualmente (2005) trabalho no jornal Meio Norte e na Assessoria de Comunicação da Deputada Flora Izabel. Membro da UBE/PI. Participou da coletânea "Poesia Teresinense Hoje" (1988), organizada por Adrião Neto.

OLIVEIRA, Edgar Tito de – Piauiense, natural da cidade de Campo Maior, faleceido em Teresina no ano de 1977. Professor. Lecionou Matemática e Desenho nas principais escolas de Teresina por mais de quarenta anos. Dirigiu o Liceu Piauiense. Bibliografia: "Os Complexos Sob Forma a+Li" (1945). Comentário: Exerceu o magistério com muita competência, dignidade e rigidez. (Wilson Carvalho Gonçalves, in "Dicionário Histórico-Biográfico Piauiense", 1993).

OLIVEIRA, Elisabeth (Maria Elisabeth Rego Oliveira) – n. 02-02-1960 - Rio de Janeiro (RJ). Filha de Aristóteles Lopes Oliveira e Maria José Augusta Rego. Poetisa e militar. Inicialmente, assinava como Beth Rego. Escreve poesia desde os doze anos. Pinta nas horas vagas. Sargento reformado da Marinha do Brasil (2º SG-CAF-Ref.). Única participante da categoria de poesia da 1ª Expo-Arte Cicume Rio/RJ. Filiada ao Sindicato dos Escritores do Rio/RJ, a UBE/PI e a AME/MA. Formada em Pedagogia pela UFPI, estudou na UFRJ e na UFMA. Em 1996, com o livro “Ofício da Palavra”, obteve o 1º lugar na categoria poesia no Concurso Literário da Fundação Cultural Mons. Chaves (Prefeitura Municipal de Teresina, PI). É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1999), de Adirão Neto. Participou da “Antologia Internacional Del’Secchi”, vol. VII (1998); do livro “1º Encontro de Escritores” (1998); da “XII Antologia de Poetas e Escritores do Brasil”(1998); da “Antologia 1º Prêmio Artístico e Literário Missões”(1998) e da coletânea “Passarela de Escritores” (1997), organizada por Adrião Neto e Antenor Rego Filho.

OLIVEIRA, Evandro Cosme de – n. 28-09-1953 - Teresina (PI). Filho de Cosme Alves de Oliveira e Maria de Lourdes Soares de Oliveira. Poeta e empresário. Formado em Administração de Empresas. Diretor-presidente do Império das Bombas. Presidiu o CDL - Clube dos Diretores Lojistas de Teresina. Membro da UBE/PI. Bibliografia: "Sombras de Mim" (1988). Comentário: Na exegese de uma poética socialmente compromissada com o seu tempo, registra as angústias humanas, as preocupações e os anseios de uma sociedade que tem gerado injustiças que aniquilam o homem na sua estrutura moral, na conjuntura social, na sua constituição humana. (Herculano Moraes, in "Visão Histórica da Literatura Piauiense", 3ª edição, 1991).

OLIVEIRA, Felipe Mendes de – Veja: MENDES, Felipe

OLIVEIRA, Felisberto Júlio de – n. 29-10-1952 - Valença do Piauí (PI). Militar, poeta cordelista e improvisador conhecido como Feliz. Pertence ao Sindicato dos Cantadores, Poetas e Cordelistas do Estado do Piauí. Bibliografia: "O Brasil Desgovernado não é o que o Povo Quer"; "Quer Saber o Que é o Bêbado, Não Beba, Preste Atenção" e outros folhetos.

OLIVEIRA, Francisco Borges de – Veja: Borges, Chico

OLIVEIRA, Ísis Maria Pereira Baião de – Veja: BAIÃO, Ísis

OLIVEIRA, Joaquim Gomes de – n. 06-11-1927 - Corrente (PI). Poeta e contabilista. Radicado na cidade de Gurupi, Tocantins. Em 1984, participou com poemas no livro "Comboio", publicado em Goiânia (GO).

OLIVEIRA, Joaquim Mendes de – n. 11-02-1900 - Picos (PI), f. 11-02-1996 - Teresina (PI). Filho de Martinho Mendes de Moura e Isabel Maria de Oliveira. Órfão de mãe, em tenra idade, passou a sua infância entre as fazendas Condado, Fradinho e Brejo, sob os cuidados do pai e dos irmãos mais velhos. Depois foi morar com o seu tio, padre Felipe, em São João do Piauí e depois em Paulistana. Adulto, mudou-se para Simplício Mendes, onde foi comerciante e proprietário rural. Foi lá também, onde exerceu os cargos de Conselheiro Municipal e de Prefeito Municipal (nomeado). Bibliografia: “Família Mendes” , memória.

OLIVEIRA, Joaquim Pereira de – n. 27-05-1937 - Lugar “Cajazeiras”, Campo Maior (PI). Filho de João Pereira de Oliveira e de Lisarda Olímpia de Oliveira. Bancário, memorialista e empresário. Saiu do Piauí em 1972 e desde então reside em Brasília. Bacharel em Ciências Contábeis (1981). Há mais de duas décadas dedica-se ao estudo de Tecnologia da Informática. Exerceu o cargo de Gerente de Projetos no GRUPO BANCORBRÁS, em Brasília, onde atuou nas áreas de Modelagem de Processos e Desenho Lógico de Sistemas. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto. Bibliograia:“Estrelas no Chão – Memórias”; Editor; “Estrelas no Chõa – Memórias – Volume II” e um livro de poema narrando um passeio ao pantanal, com um grupo de amigos.

OLIVEIRA, João Cavalcante de – n. 23-02-1941 - Palmeirais (PI). Geólogo. Tem especialização em Engenharia de Perfuração e pós-graduação em Geologia Avançada. Foi geólogo do Departamento Nacional de Produção Mineral. Trabalha na CPRM. Exerceu o cargo de Diretor Geral do Instituto Geológico Wilhelm Kegel e de Presidente da Associação Profissional dos Geólogos do Piauí. Bibliografia: “Estudos Hidrogeológicos dos Municípios de Cristino Castro e Eliseu Martins”; “Estudos dos Garimpos de Cassiterita da Província Estanífera de Rondônia”; “Levantamentos Geológicos das Regiões Inhamuns, Pio IX e Fronteiras”; “Estudos dos Jazimentos de Fosfatos do Piauí”; “Estudos Sobre Opalas de Pedro II”; “Levantamento do Potencial de Minerais do Grupo da Platina na Bacia Geológica do Parnaíba” e outros.

OLIVEIRA, Joel Genuíno de – n. 1906 - Campo Maior (PI), f. 1969 - Teresina (PI). Poeta, pesquisador, jornalista e paremiólogo. Tinha por hobby colecionar publicações piauienses. Era membro da Sociedade Parnaibana de Expansão Cultural. Participava ativamente da vida cultural do Piauí. Mantinha, num dos jornais de Teresina, a coluna "Águas Passadas...", onde tratava de história, política, fatos pitorescos entre outros assuntos. Assinava-se também como Job Vial. Bibliografia: “Governos do Piauí” e "O Piauí no Congresso Nacional", monografia. Foi incluído na "Antologia de Sonetos Piauienses” (1972), de Félix Aires. Colaborou no "Almanaque da Parnaíba", onde, entre outras coisas, publicou "Parnaíba Através dos Tempos - Origem e Fundação".

OLIVEIRA, Josafá Gonçalves de – n. 03-01-1929 – Novo Oriente (CE). Filho de Francisco Gonçalves de Oliveira e Venvinda Soares da Silva. Poeta repentista. Radicado no Piauí, desde muito jovem. Faz apresentações em cantorias, praças, programas de rádio e festivais. Em parceria com o poeta Vicente Evangelista viajou por várias cidades do Piauí e Maranhão, cantando e divulgando a poesia popular. É autor do folheto “As Aventuras de um Vaqueiro na Pega de um Boi Valente”. Foi incluído na “Antologia dos Cantadores e Poetas Populares do Piauí” (2006), organizada por Joames.

OLIVEIRA, José Ribamar – n. 26-07-1921 - Porto da Imaculada Conceição de Marruás, atual Porto (PI), f. 23-10-1995-Brasília (DF). Filho de Antônio Carvalho de Oliveira e Honorina Veras de Oliveira. Contista e romancista. Bacharel em Direito, pela Faculdade de Direito do Piauí. Foi Promotor Público no Estado do Maranhão, onde foi aprovado em concurso para o cargo de Juiz de Direito, mas deixou de assumir a magistratura em face de ter se transferido para Brasília para servir no Departamento Federal de Segurança do Ministério da Justiça, atual Polícia Federal, de onde foi delegado. Foi um dos fundadores do Clube dos Novos. Pertenceu à UBE/PI, à Academia Piauiense de Letras, à Associação Nacional de Escritores e à Academia de Letras do Vale do Longá. Bibliografia: "Porto da Imaculada Conceição de Marruás" (1979); "João Burundanga" (1980); "Um Rio de Águas Barrentas" (1989) e "A Guerra do Jenipapo" (1993), todos romances.

OLIVEIRA, José Rodrigues de – (Dezinho) – n. 16-01-1956 - Periquito, município de Regeneração (PI). Poeta e compositor radicado em Elesbão Veloso. Bibliografia: "O Poeta e a Natureza" (2005) e "Procurando a Paz" (2008).

OLIVEIRA, Lourival (Lourival Oliveira e Silva) – n. 02-04-1939 – Piripiri (PI). Filho de Herondino de Oliveira e Silva e Maria Sales. Formado em Química e Filosofia.
Professor, poeta e militar. Oficial do exército. Professor universitário de Química. Tem habilitação em Controle Estatístico de Processos, Química Analítica e Processos Químicos Industriais. Participou da antologia dos poetas dos Anos Dourados, do livro: "Piripiri, á Sombra de Buganvílias e Madressilvas" (2007), da escritora Cléa Rezende Neves de Melo. Tem várias poesias e crônicas inéditas para uma próxima publicação.

OLIVEIRA, Luís Carlos de (Luís Carlos de Oliveira Silva) – n. 01-05-1958 - Luzilândia (PI). Filho de Raimundo de Araújo Silva e Maria José de Oliveira Silva. Poeta, jornalista e líder de movimento popular. Membro da UBE/PI. Trabalha no jornal "O Dia". Exerceu o cargo de Assessor de Imprensa da Secretaria de Trabalho e Ação Social. Presidiu o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí. Participou de "Poesia Teresinense Hoje" (1988), pesquisa sobre o movimento estudantil no Piauí.

OLIVEIRA, José de Anchieta Mendes de – Veja: MENDES, Anchieta

OLIVEIRA, José Maria de – n. 05-02-1944 - Campo Maior (PI). Poeta, cordelista e radialista. Autodidata. Proprietário rural. Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Tem vários folhetos publicados.

OLIVEIRA, Luiz Filho de (Luiz Francisco de Oliveira Filho) – maio de 1968 – Campo Maior (PI). Professor e poeta. Graduado em Licenciatura Plena em Letras, pela Universidade Federal do Piauí. Professor da rede particular de ensino. Participou do Concurso de Poesia Antero de Quental, promovido dentro do II Festival de Inverno de Itajubá Tcncnópolis, em Minas Gerais e por ter sido classificado foi incluindo em antologia. Bibliografia: "BardoAmar", editado em 2003 (classificado em segundo lugar no concurso de poesia Prêmio Torquato Neto, promovido pela FUNDEC) e “Onde Humano” (2009), poemas.

OLIVEIRA, Macário Galdino de – n. 01-04-1943 – Ceará. Advogado militante, contista e político. Foi Delegado da DEMEC/PI e Secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí. Bibliografia: "Um Caso de Polícia", contos.

OLIVEIRA, Marcos Antônio Vilarinho Gomes de – n. 02-06-1957 - Teresina (PI). Jornalista e contista. Tem curso de Jornalismo, pela Universidade Católica de Pernambuco. Participou do Concurso de Contos "João Pinheiro" e foi incluído no livro "Outros Contos Piauienses" (1984).

OLIVEIRA, Maria Amélia Freitas Mendes de – n. 21-04-1944 - Oeiras (PI), f. 08-07-1995 - Teresina (PI). Professora e historiadora. Professora do Departamento de História e Geografia da FUFPI. Fez pós-graduação, pela Universidade Federal de Pernambuco. Bibliografia: "A Balaiada no Piauí" (1985).

OLIVEIRA, Maria do Carmo – Poetisa parnaibana radicada no Rio de Janeiro. Bibliografia: “Recado” (1981), poemas. Tem outro livro de poemas editado. Lamentavelmente, em prejuízo da divulgação do próprio autor e de sua atividade literária, a obra não apresenta dados biográficos.

OLIVEIRA, Maria Cristina de Moraes Souza – n. 27-10-1935 - Parnaíba (PI). Filha de Joaz Rabelo de Sousa e Joana Moraes de Sousa (Jeanete). Professora universitária. Licenciada em Pedagogia. Pós-graduada em Administração Organizacional e em Literatura Piauiense. Ex-diretora da Escola Normal "Francisco Correia" e da Secretaria Municipal da Educação, de Parnaíba. Pertence à Academia Parnaibana de Letras. Professora da Universidade Federal do Piauí, no Campos "Reis Veloso", em Parnaíba. Foi vice-reitora da Universidade Estadual do Piauí. Colaborou em vários periódicos, entre os quais: “Raios de Luz”, “Educação”, “Folha da Normalista” e “Folha Universitária”. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto. Bibliografia: "Fragmentos do Cotidiano" (1991); “Francisco, o Médico, o Político, o Administrador” (1992); “Parnaíba: Das Primeiras Escolas aos Cursos Universitários” (1993) e “Filosofando, Poetizando, Falando” (1998) e outros.

OLIVEIRA, Maria José (Mazé) – Natural de Campo Maior (PI). Filha de Elias e Maria Teresa Oliveira. Professora e historiadora. Pesquisadora das áreas de história e geografia. Formada em Pedagogia. Cursa Geografia na Universidade Federal do Piauí. Autora de uma apostila de História e Geografia elaborado com o material utilizado em suas aulas no Instituto Dom Barreto. A referida apostila passou a ser recomendada aos alunos e, posteriormente, foi transformada em livro sob o título de "Piauí Através da História e da Geografia" (2008).

OLIVEIRA, Marylu Alves de – n. 31-12-1980 – Água Branca (PI). Professora e pesquisadora. Formada em Licenciatura Plena em História, pela Universidade Federal do Piauí. Cursa Mestrado em História, pela Universidade Federal do Piauí. Ministrou aula em escolas da rede particular em Teresina. Em 2006, foi premiada no o concurso “Novos Autores “ da Fundação Municipal Monsenhor Chaves. Com o texto: "Considerações sobre o Discurso Anticomunista no Jornal O Dia " participou da segunda parte da coletânea: "Encruzilhadas da História: Rádio e Memória" (2007), organizada pelos historiadores Alcides Nascimento e Francisco Santiago Jr. Seu texto foi incluído na parte intitulada: "História, Comunicação e Metodologia". A obra, elaborada por sete historiadores, reúne uma gama de informações sobre a influência do rádio na sociedade piauiense. Participou também da coletânea “História e Historiografia” (2007), organizada por Alcides Nascimento e Ronaldo Vainfas. Tem vários trabalhos publicados e apresentados em congressos e simpósio regionais e nacionais.

OLIVEIRA, Miguel Soares de – Poeta e cronista parnaibano. Foi bancário e jogador de futebol. Pertenceu ao Grêmio Coelho Neto. Foi incluído na "Antologia de Sonetos Piauienses” (1972), de Félix Aires. Lamentavelmente, em prejuízo da divulgação do próprio autor e de sua atividade literária, a obra não apresenta dados biográficos.

OLIVEIRA, Noé Mendes de – Veja: MENDES, Noé

OLIVEIRA, Onesíforo – Veja: ZITO

OLIVEIRA, Osvaldo Lemos de – Veja: LEMOS, Osvaldo

OLIVEIRA, Paulo Roberto – n. 08-06-1950 - Santa Bárbara de Tarumirim, Engenheiro Caldas (MG). Professor, gramático, contista, cronista e jornalista. Advogado. Agente Fiscal de Tributos do Estado do Piauí. Fundou, em Teresina, o Curso Paulo Roberto e o Colégio Paulo Roberto. Bibliografia: "O Conto no Piauí"; "Manual de Solecismos"; "Vícios de Redação" e "Português Total", didáticos. Tem inédito: "Filhos Proparoxítonos", contos e crônicas.

OLIVEIRA, Raimundo Ferreira de – n. 04-08-1949 - José de Freitas (PI). Escritor e evangélico. Foi vereador de Igarapé Grande-MA e serventuário da Justiça. Ministro evangélico. Bibliografia: "Como Estudar e Interpretar a Bíblia"; "Seitas e Heresias, Sinal dos Tempos"; "As Grandes Doutrinas da Bíblia"; "A Doutrina Pentecostal, Hoje" e outros na área de educação religiosa.

OLIVEIRA, Raimundo Lourismar – n. 05-04-1969 – Teresna (PI). Poeta e professor. Cursa química na UFPI. Logrou o 1º lugar no I Concurso de Poesia do Centro Acadêmico da FUFPI. Fez parte de um Grupo de Discussão Literária. Professor do ensino Fundamental e Médio, em Teresina. Participou da coletânea “Baião de Todos” (1996), organizada por Cineas Santos.

OLIVEIRA, Rosa de Araújo S. C. e – n. 22-08-1961 – Picos (PI). Poetisa e comerciante. Sócia fundadora da União Picoense de Escritores. Participou da “Antologia Upeana I” (2005), editada pela União Picoense de Escritores.

OLIVEIRA, Sérgio Nóbrega de – Crítico literário, escritor e jornalista, natural de Luís Correia (PI). Formado em Direito e em Jornalismo. Fez curso na área de Administração de Empresas. Exerceu importantes cargos no Banco do Brasil e na administração pública federal. Crítico literário do “Diário de Notícias”, do “Jornal do Comércio” e do “Boletim Bibliográfico Brasileiro”, do Rio de Janeiro. Bibliografia: “Trinta Anos de Literatura de Jorge Amado”, co-autoria. Detentor de títulos e prêmios nacionais e internacionais.

OLIVEIRA, Sílvio Mendes de – Veja: MENDES, Sílvio

OLIVEIRA, Valdivino Tito de – n. 29-05-1873 - Campo Maior (PI), f. 01-12-1925 - Teresina (PI). Poeta, jornalista e orador. Formado em Direito, pela Faculdade de Direito de Recife (PE). Secretário e membro do Conselho Municipal de Campo Maior (1890-1892). Foi Procurador da República no Piauí. Colaborou com a imprensa de Teresina e de Campo Maior. Bibliografia: "Ação Rescisória"; “Prescrição da Ação Penal” e “Jurisprudência Causídica". Foi incluído na “Antologia de Sonetos Piauienses” (1972), organizada por Félix Aires.

OLIVEIRA, Valdomiro – Administrador de Empresas e publicitário. Consultor de vendas e de empresas do Piauí e do Maranhão. No início de sua vida profissional trabalhou como radialista e como vendedor. Foi diretor de empresa de rádio e gerente comercial de indústria de bebidas. Bibliografia: “Vendedor Passo a Passo”.

OLIVEIRA, Vanessa Andrade de – n. 19-09-1991 – Teresina (PI). Filha do Dr. Haroldo Boavista de Oliveira. Poetisa e estudante secundarista. Em 2006, quando lançou seu livro de poemas cursava o ensino médio no Educandário Santa Maria Goretti. Bibliografia: “Poemas & Pensamentos” (2006), prefáciado por Haroldo Boavista de Oliveira.

OLIVEIRA, Zaqueu Moreira de – n. 10-04-1937 – Jerumenha (PI). Filho de José Joaquim (J.J.de Oliveira Filho) e de Zilda Moreira de Oliveira. Pastor evangélico, professor e conferencista de renome nacional e internacional. Bacharelou-se em Teologia, pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, em Recife. Licenciou-se em História, pela Universidade Federal de Pernambuco. Fez Mestrado em Teologia (Th. M), e Doutorado em Filosofia (Ph. D), no Seminário do Sul, no Texas, nos Estados Unidos, defendendo, respectivamente as teses: “Factors Contributing to Baptist Growth in Pernambuco, 1886-1965” e “The Persecution of Brazilian Baptists and its Influence on Their Development”. Especializou-se em Educação, pela Universidade Federal do Pará. Foi professor e reitor do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, Professor e Reitor do Seminário Teológico Batista Equatorial, em Belém do Pará. Lecionou em outras instituições de ensino superior. É membro da Ordem dos Ministros Batistas de Pernambuco e de outras instituições. Durante muito tempo, foi Pastor da Igreja Batista em Pernambuco, no Ceará e no Pará. Atualmente(2005), é Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação em Teologia, do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, no Recife. Deixou a batina e casou-se. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico Regional do Brasil”, de Mário Ribeiro Martins (publicado na Internet). Bibliografia: “Perseguidos, mas não Desamparados” (1999), “Ousadia e Desafios da Educação Teológica” (2002), “Espiritualidade – Ontem, Hoje e Sempre” (2002), “De Coração Para Coração” (2001), “Imposição de Mãos...Mulheres Pastoras” (2001), “Liberdade e Exclusivismo” (1997), “Breve História dos Batistas em Pernambuco” (1973), “História do Cristianismo em Esboço” (1998), “Messianismo Pentecostal” (1997), “Reflexões Sobre o Homem” (1974), “Meditações Sobre o Ministério” (1999), “Sejamos Mordomos de Cristo” (1997) e “Perfil Histórico da Educação Teológica Batista no Brasil” (texto publicado na internet).

OLIVEIRA FILHO, Severino Gomes de – Veja: BUIM

OLIVEIRA NETO, Carlos Ferreira de – n. 18-02-1907 - São Raimundo Nonato (PI), f. 26-11-1983 – Teresina (PI). Poeta e jornalista. Bacharel em Direito. Membro fundador da Associação Piauiense de Imprensa. Pertenceu à Academia Parnaibana de Letras. Participou do corpo redacional da Revista "Voz do Estudante", editada pelo Grêmio Literário "Da Costa e Silva". Bibliografia: "Ícaro"; "O Azar de um Funcionário Público Poeta"; "Árias Sonoras"; "Últimas Árias"; "Ressurreição"; "Festival de Amor"; "Miscelânea Poética" e outros. Foi incluído na "Antologia de Sonetos Piauienses” (1992), de Félix Aires e no livro “Aspectos da Literatura Piauiense” (1993), de Alcenor Candeira Filho.

OLIVEIRA NETO, Cícero Cristino de – Veja: CRISTINO, Cícero

OMMATI, Fides Angélica de Castro Veloso Mendes – Veja: ANGÉLICA, Fides

OMMATI, José Emílio Medauar – n. 1977 - Teresina (PI). Filho de José Emílio Ommati e Fides Angélica de Castro Veloso Mendes Ommati. Bacharel em Direito, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Direito Constitucional, pela Faculdade de Direito da UFMG. Defendeu a dissertação “O Princípio Constitucional da Igualdade no Marco do Paradigma do Estado Democrático de Direito”, obtendo nota máxima, perante a banca examinadora. Foi Coordenador das Revistas de Graduação e Pós-Graduação do Centro Acadêmico Afonso Pena (CAAP). Como professor de várias disciplinas da área do Direito, lecionou na Faculdade de Ciências Jurídicas de Diamantina (MG), no Instituto Camilo Filho e na Escola Superior de Advocacia do Piauí. Proferiu palestras na Academia Piauiense de Letras, no OAB/PI e na Escola Superior de Advocacia do Piauí. Bibliografia: “Paradigmas Constitucionais e a Inconstitucionalidade das Leis” – Editora Sérgio Antônio Fabris – Abril de 2003. Escreveu vários artigos destacando-se “As Novas Técnicas de Reprodução Humana à Luz dos Princípios Constitucionais”, “Admirável Mundo Novo”,“A Constituição Suíça” e “Bioética: Origens, Características e Fundamentos”.

OSÓRIO, José de Ávila Miranda – Poeta parnaibana falecido em sua terra natal no ano de 1881. Morreu muito jovem, antes de concluir o curso que fazia na Escola Central do Rio de Janeiro. Foi incluído no livro “Literatura Piauiense - Escorço Histórico” (1994), de João Pinheiro. Bibliografia: "Primeiras Estrofes" (1875) e "Cantinhos de Dor" (1879).



P


PACHECO, Álvaro dos Santos – n. 26-11-1933 - Jaicós (PI). Filho de Benedito Pacheco e Ana Santos Pacheco. Advogado, poeta, jornalista, contista e cronista. Editor e empresário. Foi redator do Jornal do Brasil e Diretor da Eletrobrás. Arrebatou o Prêmio Nacional Pen Club do Brasil (1985). Está presente no livro “A Poesia Piauiense no Século XX”, organizado por Assis Brasil. Como suplente de senador, assumiu a vaga de Hugo Napoleão. Pertence à Academia Piauiense de Letras. Consta do livro “Literatura Piauiense para Estudantes”, de Adrião Neto. Bibliografia: "Os Instantes e os Gestos” (1958); "Pasto da Solidão" (1965); "Margem Rio Mundo" (1966); "O Sonho dos Cavalos Selvagens" (1967); "A Força Humana" (1970); "A Matéria do Sonho" (1971); “Tempo Integral” (1973); "O Homem de Pedra" (1975); “Itinerário” (1984); "Balada do Nadador do Infinito"(1985); "Seleção de Poemas" (1984); "Geometria dos Ventos" (1992); “Epifacinia das Estrelas para Galileu Galilei” (2003) e outros. Comentário: Um poeta contemporâneo vanguardista dividido entre a província e o mundo. (Luís Romero, in “Literatura Piauiense”, 1994, apostila).
 



PACHECO, A. V. (Antonio Vasconcelos Pacheco) nasceu no dia 01 de março de 1950 no lugar Capiberibe, município de Cocal – PI, filho de Tristão Pacheco e Maria e Vasconcelos Pacheco. Cursou as primeiras letras em Cocal, indo para Parnaíba com 12 anos para cursar o Exame de Admissão, que hoje corresponde ao quarto ano do ensino fundamental. No ano seguinte, foi para Teresina iniciar o curso ginasial no Seminário Sagrado Coração de Jesus. Por motivo de saúde, voltou logo para Cocal e no ano seguinte, 1964, foi para Parnaíba, onde iniciou o curso ginasial no Ginásio Sã Luiz Gonzaga. Em 1966 transferiu-se para o Colégio Estadual Lima Rebelo onde concluiu o ginásio e o científico. Trabalhando em Teresina, formou-se em Direito, sendo inscrito na OAB/PI.Durante o período em que esteve em Parnaíba, fez parte do Grupo de Teatro do SESC. Concluído o ensino médio, voltou para Cocal onde exerceu o mandato de vereador por duas vezes, sendo que no segundo mandato, renunciou para assumir o emprego na Caixa Econômica Federal, em Teresina. Trabalhou dos Correios e atualmente está na CAIXA. Voltado para o mundo cultural, é o autor do Hino de Cocal. Participou de vários concursos literários, tendo obtido o terceiro lugar no concurso de poesia da APCEF/PI no ano de 2003 e a segunda e a terceira colocação no concurso de contos, também no mesmo ano. Em 2001, obteve o segundo lugar no VI Concurso de Poesia da APCEF/PI e o primeiro lugar em 2002, com o poema Fome. Participou do Concurso de Contos João Pinheiro, tendo os seus trabalhos sido incluídos no livro Outros Contos Piauienses. Publicou contos e poesias nos sites www.poesias.omelhordaweb.com.bre www.recantodasletras.com.br. Membro da Academia Piauiense de Poesia, ocupa a cadeira nº 24, que tem como patrono Raimundo Nonato Alves de Lima, mais conhecido como RAL. Colocação no concurso de contos, também no mesmo ano. Em 2001, obteve o segundo lugar no VI Concurso de Poesia da APCEF/PI e o primeiro lugar em 2002, com o poema Fome. Participou do Concurso de Contos João Pinheiro, tendo os seus trabalhos sido incluídos no livro Outros Contos Piauienses. Publicou contos e poesias nos sites www.poesias.omelhordaweb.com.bre www.recantodasletras.com.br. Membro da Academia Piauiense de Poesia, ocupa a cadeira nº 24, que tem como patrono Raimundo Nonato Alves de Lima, mais conhecido como RAL. Recentemente publicou o livro CANTOS DAS NOITES DE ESTIO  (2016), contendo poemas e contos.




PACHECO, Cláudio (Cláudio Pacheco Brasil) – n. 11-05-1909 - Campo Maior (PI), f. 14-03-1993 - Teresina (PI). Filho de Vicente Pacheco e Inês da Costa Araújo Pacheco. Advogado, professor, político, jurista, jornalista, tratadista, historiador e romancista. Foi deputado estadual e suplente de senador pelo Piauí. Pertenceu ao Tribunal Regional Eleitoral. Foi assessor parlamentar da Presidência da República, Conselheiro da Delegação do Brasil na Assembléia Geral da ONU, 1957. Dirigiu a Carteira de Colonização e consultor jurídico do Banco do Brasil. Fundou e presidiu a Associação Piauiense de Imprensa. Atuou como redator dos jornais: “Rio Jornal”, “Diário do Rio”, “A Manhã” e “O Jornal”, todos do Rio. Colaborou com o “Almanaque da Parnaíba” e com outros periódicos do Piauí. Membro da Academia Piauiense de Letras. Bibliografia: “História do Banco do Brasil”, 5 volumes; “Luzes e Água na Planície”, poesia; “As Pedras Ficaram Magras”, romance; “Tratado das Constituições Brasileiras”, 14 volumes; “Novo Tratado das Constituições Brasileiras” (1990) e “Roda Viva” (1992), romance.

PACHECO, Edison dos Santos – Romancista teresinense radicado em Brasília. Bibliografia: "Benedita - A Pureza que Emergiu do Lado", romance editado em 1983, com o cenário urbano de Teresina. Lamentavelmente, em prejuízo da divulgação do próprio autor e de sua atividade literária, a obra não apresenta dados biográficos.

PACHECO, Dom Felipe Conduru – n. 18-07-1892 - São Bento dos Peris (MA), f. 01-10-1972 - São Luís (MA). Historiador, poeta e jornalista. Em 1941 sagrou-se bispo de Ilhéus (BA). Em 1946, assumiu o bispado da Diocese de Parnaíba, onde permaneceu até 1959. Criou o Seminário Maior de Parnaíba e as paróquias de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Cocal, São Miguel e Matias Olímpio e a paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Porto. Faleceu no Maranhão, mas os seus restos mortais foram transladados para Parnaíba, onde se encontram na Catedral de Nossa Senhora das Graças. Grande orador sacro. É patrono de uma das Cadeiras da Academia Parnaibana de Letras. Bibliografia: "História Eclesiástica do Maranhão". Entre outros trabalhos, publicou também poemas.

PACHECO, Félix (José Félix Alves Pacheco) – n. 02-08-1879 - Teresina (PI), f. 06-12-1935 - Rio (RJ). Filho de Gabriel Luís Ferreira e Maria Benedita Cândida da Conceição Pacheco. Político, poeta e jornalista. Foi Ministro do Exterior, Senador da República e Deputado Federal. Fundou e dirigiu o Gabinete de Identificação e Estatística do então Distrito Federal, conhecido, atualmente, por Instituto Félix Pacheco. Pertenceu às Academias Brasileira e Piauiense de Letras, ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e à Sociedade de Geografia. Bibliografia: "Chicotadas" (1897), versos; "O Publicista da Regência"; "Via Crucis" (1900); "Mors Amor" (1904); "Poesias" (1914); "Inesita" (1915); "Eu, só eu..." (1917); "O Perdão da Taba Verde" (1919); "Lírios Brancos" (1919); "Estos e Pausas" (1920); "Em Louvor de Paulo Barreto" (1922); "Poesia" (1927); "Aliança de Prata" (1933); "Marta"; "No Limiar do Outono"; "Descendo a Encosta" e outros, inclusive traduções. Foi incluído na “Antologia de Sonetos Piauienses” (1972), na coletânea “Os Mais Lindos Sonetos Piauienses” (1940), ambas organizadas por Félix Aires e no livro “A Poesia Piauiense no Século XX” (1995), de Assis Brasil.

PACHECO, José de Castro – Veja: PERY, Lily

PACHECO, José Ribamar – n. 29-06-1924 - Floriano (PI), f. 04-09-1958 - Morrinhos, atual Demerval Lobão (PI). Advogado, cronista e jornalista. Pertenceu à Associação Piauiense de Imprensa. Acompanhava, em campanha eleitoral, Demerval Lobão e Marcos Parentes, candidatos ao Governo do Estado e ao Senado, respectivamente, quando foi envolvido num acidente automobilístico que ceifou mais de dez vidas e que passou para a história como o "Desastre Rodoviário da Cruz do Cassaco". Seu nome batiza uma das principais avenidas de sua terra natal. Bibliografia: "Fragmentos" e "Crônicas Soltas".

PACHECO, José Teixeira – n. 01-08-1956 - Regeneração (PI). Filho de Manoel Alves Pacheco e Isabel Teixeira Paixão. Professor, ator e diretor de teatro. Tem Licenciatura Plena em Filosofia. Cursou várias cadeiras de Teologia. Tem curso de Folclore Nordestino, Improvisação e Interpretação com Máscara. Professor de Filosofia e de Psicologia do Centro Educacional de Brasília. Foi assistente de diretoria do jornal "Diário do Povo". Trabalhou no Mappin, de São Paulo. Colaborou com o jornal de Regeneração "A Voz da Vila". Membro da União Brasileira de Escritores do Piauí. É filiado ao Sindicato dos Escritores do Distrito Federal. Bibliografia: "Carocha e Adelaide" (1991), infanto-juvenil; "Supremacia de um Amor" (1994), romance, e "Amigos de Guadalupe" (1994), infanto- juvenil. Em 1994, com o poema "Ruanda, Liberdade já!”, foi classificado em 5º lugar no concurso de poesia da ASEFE-DF.

PACHECO, Sigefredo – n. 1904 - Campo Maior (PI), f. 1980 - Campo Maior (PI). Médico e político. Formado no Rio. Foi prefeito de Campo Maior, deputado federal e senador da República. Bibliografia: "Política Piauiense" (1948). Comentário: Fez da medicina um verdadeiro sacerdócio, exercendo-a com muito zelo, competência e solidariedade humana. Granjeou renome e fama não só no Piauí, como nos Estados limítrofes. A política foi o campo de grande projeção da capacidade de liderança de Sigefredo Pacheco. (Wilson Carvalho Gonçalves, in “Dicionário Histórico-Biográfico Piauiense”, 2ª edição, 1993).

PACHICA (Francisca Alves de Andrade) – n. 05-04-1952 - Localidade Todos os Santos, município de Pedro II, atual Milton Brandão (PI). Filha de Álvaro Peres de Andrade e Júlia Maria de Andrade. Estudou em sua terra natal e em Teresina. Atualmente (2005), cursa Teologia e Pedagogia, na FETEB – Faculdade de Teologia do Brasil. Professora. Lecionou em escolas de Castelo do Piauí, Milton Brandão e Pedro II. Participou da “Antologia de Pedro II” (2002), organizada pelo Des. Tomaz Gomes Campelo e da coletânea “Poesia e Prosa na Terra da Opala”, volumes 1, 2 e 3 (2005, 2006 e 2007), organizada por Raimundo Silva.

PAIXÃO, Júlio – n. 1884 - Alagoinha (BA). Aos 12 anos de idade, passou a residir em São Raimundo Nonato (PI), onde se tornou amigo do poeta Napoleão Ribeiro Soares e ingressou na atividade comercial. Dedicando-se assiduamente aos estudos, aprofundou-se na matemática e conseguiu aprendeu português, latim, francês e inglês. Poeta popular, tem um dos seus poemas editados do livro “O Piauí na Poesia Popular” (1975), de Félix Aires.

PAIXÃO, Maria do Socorro Santos Leal – Pedagoga. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Professora do Departamento de Fundamentos da Educação do Centro de Ciências da Educação da UFPI, nas áreas de Psicologia da Educação, Alfabetização e Educação Especial. Temas de estudo: leitura e escrita, dificuldades de aprendizagem; necessidades educativas especiais e inclusão escolar. Participou da coletânea “Psicologia da Educação” (Edufpi, 2004), coordenada por Ana Valéria Marques Fortes Lustosa e Maria Vilani Cosme de Carvalho.

PAIVA, Adalgisa (Adalgisa Paiva Silva) – n. 1888 - Teresina (PI), f. 1977 - Teresina (PI). Professora, pianista, escritora e compositora. Formada em Canto Orfeônico, pelo Instituto Nacional de Canto Orfeônico, dirigido por Vila-Lobos. Foi professora da Escola Normal de Teresina e do Liceu Piauiense. Bibliografia: "Caravana dos Reis", peça teatral.

PAIVA, Licurgo José Henrique de – n. 18-03-1842 - Oeiras (PI), f. 1887 - Jerumenha (PI). Filho do tenente-coronel Miguel Henrique de Paiva e Carolina Joaquina Bento. Poeta, dramaturgo, jornalista e boêmio. Estudou no Liceu Piauiense e foi mandado para Recife para ultimar os preparatórios e matricular-se na Faculdade de Direito. Em 1866, ainda como estudante do curso preparatório, lançou o livro “Flores da Noite”. O trabalho recebeu comentários elogiosos de Tobias Barreto. Do dia para a noite o jovem poeta galgou os píncaros da fama literária, passando a conviver com grandes expressões culturais da Veneza Brasileira. Licurgo se envaideceu e, enveredando para a boemia, abandonou os estudos. Desgostoso com a atitude do filho, o pai o trouxe de volta. Dirigiu “A Província do Piauí” e colaborou em vários outros jornais de sua época. Patrono da Cadeira 10 da Academia Piauiense de Letras. Foi o introdutor do romantismo no Piauí. Foi incluído na "Antologia de Sonetos Piauienses” (1972), organizada por Félix Aires e no livro didático “Literatura Piauiense para Estudantes” (várias edições), de Adrião Neto. Bibliografia: "Flores da Noite" (1866), poemas. Encenou "Quedas Fatais", deixando-o inédito, juntamente com "Vôos e Quedas".

PAMPLONA, Amauri (Amauri Gonçalves Pamplona Machado) – n. 11-06-1942 - Rio (RJ). Engenheiro mecânico. Poeta hai-kaista. Membro da UBE/PI. Participou da coletânea "Poesia Teresinense Hoje" (1988). Tem inédita uma vasta obra poética e em quadrinhos.



PANO, Zé do – Piauiense, natural de Marvão, atual Castelo do Piauí. Poeta popular, violeiro e repentista. Por ser um dos mais conceituados alfaiates da região, o seu nome foi substituído pela alcunha de Zé do Pano. Alguns dos seus inúmeros improvisos foram transcritos na coletânea “O Piauí na poesia popular” (1975), de Félix Aires, que por sua vez já os transcreveu de um trabalho escrito por José Almeida Rodrigues, publicado em 1905, no “Almanaque do Rio Grande do Sul”.
 



PARAGUASSU, José (José Paraguassu Martins Cronemberger Reis) – n. 06-03-1955 – Floriano (PI). Poeta, compositor e músico. Em 1978, conquistou o primeiro lugar no concurso de músicas carnavalescas, em Floriano, e em 1996, uma de suas composições (letra e música) foi classificada entre as cinco melhores que foram representar Floriano no final do festival de músicas inéditas do Sesc, em Parnaíba. Participou de corais. Foi incluído na “Pequena Antologia Poética de Floriano” (1998), organizada por Lourdinha Lopes. Na primeira edição da Revista Fonte (Floriano-PI) teve também uma poesia sua publicada. Em 2006 venceu em primeiro lugar com uma música de sua autoria o Mostra SESC Piauí de Música em Floriano – PI. A mesma música ficou em 2º lugar no festival de música do Armazém Paraíba em Floriano –PI. Paraíba Pop Star). Membro da ALBEARTES – Academia de Letras e Belas Artes de Floriano e vale do Parnaiba. Uma poesia de sua autoria Chora Sertanejo foi publicada no site WWW.correiodonorte.com.br Tem poesias e música publicada no site WWW.becodospoetas.com.br





PARAGUASSU, Moisés (Moisés Rodrigues de Sousa) – n. 04-07-1939 - Corrente (PI). Poeta e professor. Advogado. Licenciado em Letras. Bacharel em Direito. Reside em Brasília desde 1961. Inspetor de Saúde, diretor da Divisão de Fiscalização e chefe da Inspetoria de Saúde de Taguatinga. Bibliografia: “Cidade Adormecida” (1987).

PARANAGUÁ, Augusto Weguelin Nogueira – n. 1899 - Corrente (PI). Filho de Joaquim Nogueira Paranaguá. Neto do Cônsul da Suíça Augusto Weguelin, de quem herdou o nome. Político e escritor. Formado em Agronomia, pela Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos. Foi deputado estadual e secretário de agricultura do Estado do Piauí. Bibliografia: “Sinos Bradam e Grilos Surgem em Parnaguá” (1954) e "De Jacaré a Grilo" (1985), romance narrando a história da Sesmaria de Jacaré, nos sertões de Paranaguá.

PARANAGUÁ, Correntino Nogueira – Natural de Corrente (PI), onde também faleceu no ano de 1994. Filho de Joaquim Nogueira Paranaguá. Médico de vários hospitais do Rio de Janeiro, tendo sido inclusive diretor de um deles. Pertenceu à Sociedade Brasileira de Geografia. Bibliografia: "Terra de um Paladino" (1980), focalizando entre outras coisas, a figura do coronel Abílio Wolney, que invadiu várias cidades do Sul do Piauí.

PARANAGUÁ, Evandro – Advogado, jornalista militante e cronista político natural de Correente (PI). Radicado em Brasília. Bibliografia: "A Barraca e a Formiga" (1978), publicado em Brasília, com o prefácio de Carlos Castelo Branco. Lamentavelmente, em prejuízo da divulgação do próprio autor e de sua atividade literária, a obra não apresenta dados biográficos.

PARANAGUÁ, Joaquim Nogueira – n. 01-01-1855 - Corrente (PI), f. 01-01-1926 - Corrente (PI). Médico, político e escritor. Foi deputado federal por três legislaturas, senador da República e vice-governador do Estado do Piauí. Assumiu eventualmente o Governo do Estado por mais de dois meses. Foi membro da Sociedade Brasileira de Geografia. Bibliografia: "Composição do Sangue", tese de Doutorado; “O Que Deve Saber um Menino de 12 Anos" (1916); "Higiene Social" (1919); "Carta aos Piauienses" (1919); "As Reformas Ortográficas"; "O Fumo e Seus Efeitos no Organismo Humano"; "Do Rio de Janeiro ao Piauí pelo Interior do País" (1905) e "Os Liberianos". Escreveu também sobre educação sexual e sobre as lendas do sul do Estado.

PARANAGUÁ, Marquês (João Lustosa da Cunha Paranaguá) – n. 21-08-1821 - Fazenda Brejo do Mocambo, Freguesia de N. S. do Livramento, depois Vila de Paranaguá, f. 09-02-1912 - Rio (RJ). Filho de José da Cunha Lustosa e Inácia Antônia dos Reis Lustosa. Político e magistrado. Formado em Direito. Exerceu vários cargos na magistratura. Foi deputado, senador, ministro da Guerra, do Império, da Fazenda e dos Estrangeiros. Presidiu o Conselho de Ministros. Dirigiu a Sociedade Geográfica do Rio de Janeiro e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Bibliografia: "Reorganização do Exército"; "Eleição Para um Senador"; "A Fonte e a Causa da Riqueza"; "A Esperança" e outros.

PARDAL (Gerardo Carvalho Frota) – n. 1957 - Campo Maior (PI). Poeta cordelista. Graduado em Filosofia Pura. Especializado em Tecnologia Educacional, em nível de pós-graduação “Lato senso”. Formado em Comunicação Social. Em 1994, foi classificado entre os doze primeiros colocados do Prêmio de Literatura de Cordel do Ceará, promovido pelo Governo do Estado, com 120 concorrentes. Os trabalhos vencedores foram editados pelo Governo do Estado. É um dos fundadores do CCCORDEL, em Fortaleza (CE). Bibliografia: “Francisco do Povo – Ontem e Hoje” (1987), “Guerra dos Bárbaros” e “A Voz que Canta o Sertão”. Tem vários outros trabalhos publicados.

PARDO (II), Conde do Rio (Tomaz Joaquim Pereira Valente) – n. 1790 - Porto (Portugal), f. 30-08-1849 - Rio (RJ). Poeta, político e militar. General do Exército Português, reformado como Marechal de Campo. Foi Ministro da Guerra e Comandante das Forças Imperiais. Governou as Províncias de Santa Catarina, Minas e Piauí. Foi incluído na "Antologia de Sonetos Piauienses” (1972), de Félix Aires, com o soneto intitulado de "O Soneto".

PARENTE, Emerson Santos – Magistrado e escritor piauiense. Bibliografia: "De Vaqueiro a Desembargador" (1991), livro de memórias editado no Rio de Janeiro. Lamentavelmente, em prejuízo da divulgação do próprio autor e de sua atividade literária, a obra não apresenta dados biográficos.

PARENTE, Honório Portela – n. 03-05-1882 - Colônia de São Pedro, atual Floriano (PI), f. 30-06-1909 - Caxias (MA). Filho de Honório Parente e Ursulina Portela Parente. Médico e escritor. Trabalhou no Hospital Santa Isabel, de Salvador. Como jornalista, militou no periódico maçônico “A Luz”. É patrono de uma das Cadeiras da Academia Piauiense de Letras. Bibliografia: "Vacina e Vacinação contra a Varíola" (1906).

PARENTE, Temis Gomes – n. 26-09-1959 - Gilbués (PI). Filha de Ancelon Barreira Parente e Antônia Gomes Parente. Professora e escritora. Tem graduação em Licenciatura Plena em História, pela UFPI (1983); Especialização em Histórica Econômica do Brasil, pela Faculdade de Patrocínio (MG, 1992); Mestrado em História do Norte e Nordeste (1996), Doutora em História, pela Universidade Federal de Pernambuco. Participou de vários outros cursos e oficinas e de vários congressos, encontros e seminários, inclusive do I Seminário “História do Tocantins”, onde apresentou o trabalho “O Ouro como Fonte de Atraso”. Professora da rede oficial de ensino e da Fundação Universidade do Tocantins, desde 1992. Foi assessora do Departamento de Assistência ao Estudante, da Secretaria de Educação do Estado do Piauí. É coordenadora do projeto de aprimoramento em História do Tocantins para os professores da rede oficial de ensino. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1999), de Adirão Neto. Bibliografia: “Resistência em um Universo de Pobreza: Norte de Goiás – 1749-1800”, dissertação de mestrado; “O Cotidiano das Mulheres do Antigo Norte de Goiás no Final do Século XIX”, tese de doutorado; “Fundamentos Históricos do Estado do Tocantins” (1999). Colaborou com a coletânea “Contando a História do Tocantins”, organizada por Odair Girandin. Tem vários artigos publicados na imprensa do Tocantins.

PARENTES, Isaías José de Melo – n. 22-01-1948 - Piracuruca (PI). Filho de José Arimatéia S. Parentes e Maria do Carmo Ximenes. Poeta e professor. Diretor da Escola Normal de Piracuruca. Bibliografia: “Poesia em Família” (1997) e “Poesia Nossa de Cada Dia” (1997). Participou da “Antologia Del’Secchi” (1996) e da coletânea “Cantando a Vida” (1995), escrita em parceria com Marisa de Sousa Parentes, Maria do Carmo Silva, Amália Sales Tavares Carvalho, Vicência Paula Coelho da Silva, Cléa Sales Tavares, Rita de Cássia Arcanjo Magalhães, João Alberto de Carvalho Machado, Iria Célia Ribeiro Magalhães Fontenele, Aila Maria de Sampaio Machado, Manoel Francisco da Silva, Iran de Brito Machado, Diana Magalhães, José Miguel, João Pereira, Antônio de Pádua Coutinho, Ana Célia, Léo, Minéia Maria dos Santos, Apolinário, Carminha Silva, Maria Antônia de Sousa e Erison Silva.

PARQUE, Venâncio do (Francisco das Chagas Venâncio) – n. 19-03-1952 - Teresina (PI), f. 08-11-2002 - Teresina (PI). Professor, poeta, contista, compositor, teatrólogo, radialista e ator. Trabalhou na Rádio Difusora de Teresina. Criador do Festival de Música do Parque Piauí. Primeiro colocado no Concurso Torquato Neto, com a poesia “Tragédia do Barrocão”, onde descreve o velório do poeta tropicalista. Foi professor da rede oficial de ensino. Bibliografia: "Via Crucis, verso e prosa"; "Saci Pererê e João Sem Nome X Índios Fura-fura", peça infantil; "Escola Modelo", peça infantil; "De Frente Pro Crime", peça, e "Papai Noel de Araque", peça infantil.

PASSOS, Artur de Araújo – n. 03-08-1882 - Jerumenha (PI), f. 1977 - Teresina (PI). Filho de Raimundo Nonato de Araújo e Maria Madalena de Araújo Passos. Político, jornalista, historiador, cronista e folclorista. Militou na imprensa de Teresina. Foi secretário particular do interventor Vitorino Correia e Chefe de Gabinete Civil do Palácio de Karnak. Foi prefeito de sua terra natal e vereador de Teresina. Pertenceu à Academia Piauiense de Letras. Bibliografia: "História do Município"; "Lendas e Narrativas"; "Nas Ribas do Gurguéia" (1973); "Roteiro Histórico do Município de Guadalupe"; "Lendas e Fatos" (1964); "Folclore Piauiense" (1945); "História, Economia e Lendas"; "Esboço de Um Perfil", sobre Higino Cunha e "Abdias Neves - Homens e Fatos de Sua Época".

PASSOS, Astrolábio – n. 18-12-1864 - Jerumenha (PI), f. 14-08-1926 - Manaus (AM). Filho de Honório José de Passos e Maria Isaura de Sousa. Médico, político e professor universitário. Fez curso de especialização em Ginecologia e Obstetrícia nos hospitais de Paris, Viena e Berlim. Foi deputado estadual, diretor do Instituto Benjamin Constant, do Museu Botânico de Manaus e da Universidade do Amazonas, da qual foi um dos fundadores. Também foi co-fundador da Sociedade de Medicina e Farmácia do Amazonas. Bibliografia: "A Terapêutica da Antispirina"; “Traços Biográficos de João Alfredo de Freitas”.

PASSOS, Caio – n. 18-04-1909 - Viçosa (CE), f. 11-12-1988 - Parnaíba (PI). Historiador, biógrafo, cronista, jornalista e folclorista. Pertenceu à Academia Parnaibana de Letras, à Sociedade Parnaibana de Expansão Cultural e à Associação Parnaibana de Imprensa. Assinava a coluna "Baú Velho", nos jornais "Tribuna da Parnaíba" e "Norte do Piauí", onde publicou cerca de duzentas crônicas biográficas, históricas e folclóricas. Bibliografia: "Monsenhor Carneiro - Sua Vida, Sua Obra" (1981) e "Cada Rua, Sua História - Parnaíba" (1982). Deixou inédito e inacabado: "Na Passarela da Poesia", estudo biográfico e literário de quarenta poetas selecionados pelo autor. Comentário: Caio Passos é legítima expressão de cultura intelectual. Jornalista, pesquisador, historiador, conferencista. Sua palavra empolga o ouvinte pela pureza do estilo e elevação do assunto. (Raul Furtado Bacelar, in Jornalistas Opinam, "Cada Rua, Sua História - Parnaíba", 1982).

PASSOS, Mônica de Siqueira Freire – n. 1988 - Teresina (PI). Filha de Fernando Freire Passos e Lília Passos. Contista. Estudante do Colégio das Irmãs. Autora do livro “Carrosel de Contos” (2000), com ilustrações de José Ribamar Santos Costa Júnior e prefácio do professor Fabiano de Cristo Rios Nogueira.

PASSOS, Virgílio Vieira – n. 25-09-1951 – Castelo do Piauí (PI). Filho de Antônio Vieira Passos e Francisca Vieira Passos. Poeta popular e violeiro. Participa de cantorias, shows e de outros eventos do gênero. Já cantou em parceria com o poeta Pedro Costa. Foi incluído na “Antologia dos Cantadores e Poetas Populares do Piauí” (2006), organizada por Joames.

PAULA, António Neto de – n. 28-05-1939 - Lisboa (Portugal). Professor, historiador e conferencista. É um apaixonado pelo Brasil, notadamente pelo Piauí. Dentre os cursos que compõem o seu vasto currículo, destacam-se o Mestrado em História do Brasil e as Especializações em Arqueologia e em História da Arte. Além de professor, António é um exímio pesquisador. Há muito tempo dedica-se ao estudo e à investigação da História Piauiense do Período Colonial. Em sua árdua tarefa de investigação, pesquisou nos arquivos da Torre do Tombo, da Biblioteca Nacional de Lisboa, no Arquivo Histórico Ultramarino Português e nos arquivos do Brasil, especialmente do Piauí, de Pernambuco, da Bahia, do Maranhão, do Pará e do Rio de Janeiro. Conhece o Piauí de ponta a ponta e visitou alguns dos pontos históricos a que faz referência, inclusive os vestígios de fábrica de manteiga e queijo das Fazendas Nacionais. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto. Bibliografia: “Os Alimentos Transportados pela Armada de Pedro Álvares Cabral Segundo a Carta de Pero Vaz de Caminha” (2000); “A Carreira Marítima Parnaíba - Lisboa” (2001). Tem inédito um trabalho sobre a Capitania de São José do Piauhy - A História do Piauí Colonial (1657 - 1822). É colaborador e correspondente, em Portugal, da Revista “De Repente”, editada em Teresina, PI, por Pedro Costa.

PAULO, Erivan Santos de – n. 13-04-1986 – Piripiri (PI). Filho de Evandro Alves de Paulo e Zilda Lopes dos Santos. Estudou na Unidade Escolar Judith Alves Santana, em sua terra natal. Poeta e fotógrafo. Colaborou com o jornal Visão. Participou da antologia “Poetas de Piripiri” (2008), organizada por Cléa Rezende Neves de Melo e Eliane da Silva César.

PAULO, Kátia (Helena Kátia Costa Paulo) – n. 1954 – São João do Piauí (PI). Poetisa, artista plástica e estilista piauiense. Cursou Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco. Fez pós-graduação em Tecnologia Educacional na PUC-RJ. Trabalhou na criação de figurinos para shows de Elba Ramalho e para alguns seriados da Rede Globo de Televisão. Bibliografia: "Só Riso na Vidraça" (1989). Seu livro conquistou o Prêmio Mauro Faustino de Poesia. Participou da antologia poética "Poesia Teresinense Hoje" (1988). Lamentavelmente, em prejuízo da divulgação da própria autora e de sua atividade literária, a obra não apresenta dados biográficos.

PAULA, Pedro (Pedro Nogueira Pereira) – n. 08-07-1931 - Pimenteiras (PI). Político, poeta cordelista e historiador. Estudou no Ginásio Leão XIII e no Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Fortaleza, CE. Cursou o científico no Liceu Piauiense e no Colégio São Francisco de Sales. Foi provisionado em Ciências Estatística, pelo Conselho Regional de Estatística. Foi o primeiro prefeito do município de Pimenteiras. Em 1954, ingressou no IBGE, onde exerceu vários cargos. Bibliografia: “Pimenteiras – Sua História, Suas Famílias” (1998). Tem trabalhos publicados na revista “De Repente”, entre os quais: “Tudo em P”; “Rosa da Inglaterra” e “Glosando as Notícias”. Participou da coletânea “Biblioteca de Cordel IV” (1998), publicada pela Fundação Cultural Mons. Chaves.

PAZ, Daniel – n. 13-10-1885 - Teresina (PI), f. 16-07-1935 - Teresina (PI). Poeta, jornalista e magistrado. Foi Juiz federal substituto no Maranhão, Promotor Público em Parnaíba e Floriano. Foi, ainda, Procurador Geral do Estado do Piauí. Bibliografia: “Biografia de Artur Pedreira” (1902). Participou da “Antologia de Sonetos Piauienses” (1972), organizada por Félix Aires, onde está inserido o seu soneto "Caminho do Céu".

PAZ, Elza – n. 15-11-1922 - Timon (MA). Professora. Formada em Pedagogia, pela Universidade Federal do Piauí. Lecionou no Instituto de Educação Antonino Freire e em outras escolas de Teresina. Trabalhou no Promunicípio e no Departamento de 1º grau da Secretaria da Educação do Estado do Piauí. Bibliografia: “Vivendo a Vida” - livro didático, 2ª série do 1º grau, em parceria com Angelita Etelvina de Amorim, Vidalina, Sônia Maria e Maria Dagmar Carvalho.

PAZ, Firmino Ferreira – n. 1912 - Teresina (PI), f. 29-05-1991 - Brasília (DF). Magistrado e jurista. Formado em Direito. Promotor Público. Procurador do Estado. Professor de Direito. Procurador Geral do Distrito Federal. Subprocurador e Procurador Geral da República. Ministro do Tribunal Superior Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal. Bibliografia: "Incidência de Regra Jurídica" (1988).

PAZ, Helimar Pereira da – n. 17-10-1975 - Ribeiro Gonçalves (PI). Filha de Horácio Ribeiro da Paz e Maria da Cruz Pereira da Paz. Poetisa. Estudante do Curso de Letras / Português, da Universidade Estadual do Piauí, no Campus de Uruçuí. Trabalha na Secretaria Municipal de Assistência Social de Baixa Grande do Ribeiro. Sócia da União Brasileira de Escritores do Piauí. Bibliografia: “Em Sintonia com o Amor” (s/d), poemas.

PAZ, José de Almeida – n. 08-04-1924 - Campo Maior (PI), f. 07-09-1967 - Campo Maior (PI). Advogado e poeta. Foi agente do IBGE em sua terra natal. Participou da "Antologia de Sonetos Piauienses” (1972), de Félix Aires, com o soneto "Relógio".

PEDRO, Antônio (Antônio Pedro de Almeida Neto) – n. 25-02-1971 - Batalha (PI). Filho de Carlos Magno de Almeida e Rubenita Castro Viana Almeida. Formado em Direito. Cursou Bacharelado em Segurança Pública, na Universidade Estadual do Piauí, Especialização em Direito Processual, pela Universidade Federal de Santa Catarina e Especialização em Educação em Direitos Humanos, pela Universidade Federal do Piauí. Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/PI e da Academia de Letras da Região de Sete Cidades. Poeta, contista e fotógrafo amador, engajado no resgate dos valores culturais de sua terra. É Verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto. Bibliografia: “Inacabados – A Poesia de José Nicodemos” (1997), organização e edição; “Momentos Felizes – Ensaio Sobre a Vida do Maior Músico do Piauí” (1999), ambos editados com o apoio da Academia de Letras do Vale do Longá. Participou da coletânea “Passarela de Escritores”(1997), org. por Adrião Neto e Antenor Rego Filho.

PELLIZZI, Hector Omar – n. 16-03-1953 - Junin de Buenos Aires (Argentina). Filho de Hector Omar Pellizzi e Elza Angélica Cuesta de Pellizzi. Poeta e jornalista. Radicado no Brasil desde 1980. Dirigiu a página cultural "Idéias e Letras", do jornal Correio do Piauí. Foi membro da Comissão Normativa da Lei A. Tito Filho de incentivo cultural. Fez parte da diretoria da UBE/PI. Em 1993, com o texto "Um Camarada Chamado Paulo", foi classificado no concurso de texto teatral "Jônatas Batista". Bibliografia: “Por Caminhos de Pássaros" (1980); "Entre el Recuerdo y la Nostalgia" (1981); "Pequenos Poemas Bilingues" (1982); "Com as Janelas Abertas" (1985); "América Indignada" (1986), com o poeta Juarez Correia; "A Palavra Nua" (1991), todos poemas, e "A Guerra da Boa Vista e Outras Histórias" (1992 e 1994). Participou da antologia de poemas "Sinfonia en Sol Mayor" (1994).

PENA, Belisário Augusto de Oliveira – n. 29-11-1868 - Barbacena (MG), f. 08-11-1939 - Rio (RJ). Formado em Medicina. Dedicou-se ao combate da febre amarela e ao estudo da bionomia do Aedes-egypti. Bibliografia: “Afrânio versus Afrânio” (1922); “Saúde e Trabalho” (1924); “O Clamor da Verdade” (1921); “O Problema da Lepra”, etc. Em co-autoria com Artur Neiva, publicou: “Viagem Científica pelo N. da Bahia, SE de Pernambuco, S. do Piauí e N. e S. de Goiás” (1916).

PEQUENO, Humberto – Poeta, ator e artista teresinense. Técnico de Enfermagem. Trabalhou como socorrista em navios da Marinha do Brasil, onde percorreu todo o país de norte a sul. Fez vários trabalhos teatrais, sendo instrutor de oficinas de iniciação teatral. Participou de vários trabalhos nos palcos piauienses. Presidiu a Federação de Teatro do Piauí. Bibliografia: “Mar de Rosas” (2006), editado com os recursos da Lei A. Tito Filho.

PEREIRA, Alacídio Franco – n. 30-01-1975 - São Julião (PI). Poeta. Cursou Direito, na Universidade Federal do Piauí. Segundo ele próprio, o seu interesse pela literatura equivale ao gosto de Raul Seixas pelo Esoterismo. Bibliografia: “Lucidez e Ilusões”, poemas, e “Ávidas Noites Mortas”, poemas.

PEREIRA, Ana Flávia da Silva – n. 1997 - Oeiras (PI). Filha de Ailton Pereira e Noêmia Gonçalves da Silva Pereira. Poetisa. Aluna do Colégio Paulo Freire. Bibliografia: “Poetisando nas Nuvens” (2008), livro de poemas, lançado no Espaço Cultural Café Oeiras.

PEREIRA, Antônio Alves – n. 08-08-1987 – Açude dos Dandouras, Pedro II, localidade atualmente pertencente ao município de Milton Brandão (PI). Filho de Raimundo Nonato Alves e Francisca Andrade. Participou da coletânea “Poesia e Prosa na Terra da Opala” volumes 2 e 3 (2006 e 2007), organizada por Raimundo Silva.

PEREIRA, Antônio Sampaio – Veja: SAMPAIO, A.

PEREIRA, Chico (Francisco das Chagas Pereira da Silva) – n. 11-08-1918 - Campo Maior (PI), f. 08-04-1985 - Rio (RJ). Filho do Coronel Isaías Pereira da Silva e Antônia Cardoso Pereira da Silva. Dramaturgo, contista e crítico teatral. Formado em Biblioteconomia. Trabalhou cerca de 30 anos na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Escreveu para várias revistas e suplementos literários do Rio, entre os quais o "Diário Carioca". Sua peça "Chapéu de Sebo", que teve seu enredo baseado num caso verídico ocorrido em Campo Maior, esteve durante muito tempo em cartaz, em Berlim, na Alemanha. Bibliografia: “Lázaro”; "O Desejado"; "Romance do Vilela"; "Cristo Proclamado" (1975); "Chão de Penitentes" (1975); "Chapéu de Sebo"; “O Reino do Mar Sem Fim”; “A Nova Helena”; “Raimunda Pinto, Sim Senhor”; “O Vaso Suspirado”; “Diário Carioca” e outros, totalizando cerca de 23 peças. Participou da "Antologia de Contos Brasileiros", organizada por Graciliano Ramos. Comentário: Antecipou-se à sua época, escrevendo um teatro moderno e altamente avançado, quando as produções de então eram todas conservadoras. (Tarciso Prado, in "Lembrando Chico Pereira", Revista "Cadernos de Teresina", agosto de 1988).

PEREIRA, Constantino da Costa – Romancista piauiense. Formado em Direito, em 1882. Foi Promotor Público na capital paraibana. Está presente no livro “Literatura Piauiense - escorço histórico” (1994), de João Pinheiro. Bibliografia: "A Namoradeira", romance, "Tesouradas Acadêmicas", comédia e “Os Artistas Improvisados” (1881), comédia.

PEREIRA, Dídimo de Castro – Veja: CASTRO, Dídimo de

PEREIRA, Edgar – n. 27-02-1926 - Fronteiras (PI). Médico e escritor. Formado pela Faculdade de Medicina, da Universidade Federal de Pernambuco. Pós-Graduado em Auditoria de Saúde, pela UNIMED / Gama Filho. Foi médico do HGV, do Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência de Teresina. Chefiou o Serviço Médico do DNCS. Dirigiu o Hospital Psiquiátrico Areolino de Abreu, a Interclí – Plano de Saúde. Foi Auditor médico do INAMPS e do SUS. Dirigiu a Auditoria Interna do Hospital São Marcos. Bibliografia: "Macambira em Floração" (1988); "Fronteiras do Meu Sertão" (1989) e "Sanduínas e Outras: História ao Meu Modo” e monografias, destacando-se “Pequena História de um Grande Hospital”, sobre o hospital São Marcos. Participou da “Antologia Escritores”, Volumes I e III (2000 e 2004), organizada por Tomaz Gomes Campelo.

PEREIRA, Eliúde Maria – n. 18-11-1978 - Pedro II (PI). Filha de Raimundo Alves Pereira e Isabel Maria Pereira. Poetisa. Cursou o ensino médio em sua terra natal. Participou da Antologia de Pedro II (2002), organizada pelo Des. Tomaz Gomes Campelo.

PEREIRA, Francisca Raimunda da Silva – n. Araioses (MA). Professora e contista. Graduada e pós-graduada em Letras-Português, pela Universidade Estadual do Piauí. Atua no magistério dedicando-se ao ensino de educação infantil e fundamental, em Parnaíba, onde reside desde 1979. Bibliografia: “As Vogais do Mundo Infantil” (2007), apresentado pelo professor Iweltman Mendes e ilustrado por Cristhyanne Barbosa Veras. A obra reúne contos onde cada uma das cinco vogais é tratada além de temas transversais. As últimas páginas apresentam sugestões de atividades com
Músicas, noções de higiene e encartes para colorir.

PEREIRA, Francisco Agamenon – n. 07-08-1964 – Povoado Santa Isabel, município de Teresina (PI). Filho de Manuel Alves Nonato e Eva Ângela Maria da Conceição. Poeta popular e repentista. Faz apresentações em programas de rádios, praças, cantorias e festivais. Gravou vários CDs. Foi incluído na “Antologia dos Cantadores e Poetas Populares do Piauí” (2006), organizada por Joames.

PEREIRA, Francelino (Francelino Pereira Santos) – n. 02-07-1921 - Angical do Piauí (PI). Professor e político. Bacharel em Direito. Foi vereador em Belo Horizonte, deputado federal por duas legislaturas e governador de Minas Gerais, Estado, por onde também, exerceu mandato de senador. Dirigiu o Instituto Municipal de Administração e Ciências Contábeis. Foi vice-presidente do Banco do Brasil e do Banco de Investimentos S.A. Foi agraciado com a medalha do mérito Conselheiro Saraiva, da Prefeitura Municipal de Teresina. É membro da Academia Mineira de Letras. Bibliografia: “As Tensões Humanas na Empresa Capitalista” (1958), tese; “Milton Campos - Um Homem de Influência” (1972); “Nordeste, um Desafio Brasileiro”; “Uma Nova Consciência Ecológica e de Lazer” (1981); “Autonomia do Poder Delegado”; “Belo Horizonte, um Marco de Grande Metrópole”; “Minas, Unidade Dinâmica da Federação” ; “Ouro Preto, Monumento do Mundo”; “O Papel do Direito na Democracia” e “A Vivência Harmônica dos Poderes” (1982).

PEREIRA, Hélio Soares – n. 30-03-1946 - Teresina (PI). Filho de Antônio Oseas de Miranda Pereira e Francisca Soares Pereira. Poeta e professor. Formado em Letras (Português/Latim). Fez pós-graduação em Moderna Literatura Brasileira e Metodologia e a Didática do Ensino (Latu-Sensu). Foi Delegado de Polícia, no Piauí. Professor da Fundação Educacional do Distrito Federal. Membro do Sindicato dos Escritores de Brasília, da UBE/SP e da Academia Taguatinguense de Letras. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1999), de Adrião Neto. Bibliografia: "Onde o Horizonte vem Esconder-se" (1982); "Poesia com Chantily" (1993); "Carícias que as Mãos e os Lábios Tecem" (1993); "Eclipse das Mentes (1998); "No Laço da Opressão"(1984 e 1998) e "Para que não Reste o Silêncio" (2008), poemas. Participou de várias antologias, dentre elas: “Antologia de Poetas de Brasília” (1985), “Poetas Brasileiros de Hoje” (1986); “Escritores Brasileiros” (1986); “Literatura Brasileira” (1986); “Poetas Brasileiros” (1987) e “Valores Literários do Brasil (1987); do álbum poético "Postais da Cidade Verde" (1988); “Diamante para Amante” (1988); “Antologia Escritores da UBE/PI” (2003); "Passarela de Escritores" (1997), organizada por Adrião Neto e Antenor Rego Filho, e da "Geografia Poética do Distrito Federal" (2007), organizada por Ronaldo Alves Mousinho.

PEREIRA, Ida de Freitas Dias – n. 11-04-1913 - Floriano (PI). Escritora evangélica. Pedagoga. Foi delegada do IAPI e superintendente da Regional no Piauí do ex-INPS. Bibliografia: "Pedras Lapidadas", 3 volumes; "Apelos que Desafiam"; "A Missionária que Abriu Caminhos"; "Mordomia, uma Tarefa Minha" e 12 folhetos sobre Milagres de Jesus.

PEREIRA, José Eduardo – n. 18-11-1929 - Realengo (RJ), f. 05-08-1993 - Teresina (PI). Filho de João Eduardo Pereira e Elisa Eduardo. Professor, jornalista e escritor. Formado em Direito e em Letras Neolatinas. Foi Secretário de Justiça e Segurança Pública, Secretário de Comunicação Social e Advogado Geral do Estado do Piauí. Pertenceu à Academia Piauiense de Letras e à Academia Piauiense de Letras Jurídicas. Bibliografia: "Pareceres do Advogado Geral do Estado" (1976); "Ementário de Jurisprudência do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí" - Tomos I e II - Anos 1961/1965 (1972), Anos 1966/1968 (1987) "Temas Agrários" (1970); "Curso de Legislação Tributária Municipal” (1966); "A Criação do Município de Olho D água Grande" (1985); "Domingos Mourão - A Nova Denominação do Município de Olho D água Grande" (1985); "Pedro II e Domingos Mourão" (1987); "O Monumento da Cruz do Cassaco" (1991); "O Solar da Estrela Marrom" e outros.

PEREIRA, José Reis – Professor piauiense. Licenciado em Letras, pela Faculdade Católica de Filosofia do Piauí. Tem Curso de Mestrado, pela PUC/RJ. É Professor de Lingüística, do Departamento de Letras do CCHL, da Universidade Federal do Piauí. Foi Secretário Municipal de Educação de Teresina durante duas gestões. Posteriormente, assumiu a Presidência da Fundação Cultural Monsenhor Chaves. Bibliografia: “Sintaxe Cultural” (2001), editado pelo MEC, em parceria com a Universidade Federal do Piauí.

PEREIRA, Judson Barros – Veja: BARROS, Judson

PEREIRA, Luciana de Lima – n. 07-10-1980. Professora. Pós-graduada em História, pela Universidade Federal do Piauí. Com o texto: “MEB-PI e a Luta da Igreja Católica pela (Re)Conquista da Sociedade Piauiense" participou da primeira parte da coletânea: "Encruzilhadas da História: Rádio e Memória" (2007), organizada pelos historiadores Alcides Nascimento e Francisco Santiago Jr. Seu texto foi incluído na parte intitulada: "Rádio e História no Piauí". A obra, elaborada por sete historiadores, reúne uma gama de informações sobre a influência do rádio na sociedade piauiense.

PEREIRA, Maria Ismênia Reis – Professora e poetisa. Fez Mestrado em Letras – Língua Portuguesa, pela Universidade Federal da Paraíba. Cursou a Escola Nordestina de Biodança, em Fortaleza. No ano de 1991, desenvolveu uma oficina, associando vivência de Biodança e técnicas de produção de textos, resultando na monografia de titulação em Biodança, intitulada “Do Movimento Corporal à Criação de Texto”. Atualmente, é coordenadora do Curso de Letras da UFPI. Foi classificada em primeiro lugar, na categoria poesia, do Concurso Novos Autores, promovido em 1999, pela Fundação Cultural Mons. Chaves. Bibliografia: “O Rio e o Tempo” (2000).

PEREIRA, Maria Natividade Portela – Veja: NATI

PEREIRA, Matutina Ribeiro Vasconcelos – Mestra em Administração, pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Administração Universitária pela Universidade Estadual do Ceará. Bacharel em Administração de Empresas. Professora universitária. Coordenadora do Curso de Administração de Empresas e do Curso de Especialização em Gestão Empresarial da Universidade Estadual do Piauí. Co-autora da coletânea “Perspectiva Organizacional – Uma Abordagem Humanística e Mercadológica” (2004).

PEREIRA, Pedro Gonçalves – n. 19-10-1916 - Beneditinos (PI), f. 1994-Teresina (PI). Filho de Gonçalves Alves Pereira e Raimunda Joaquina de Oliveira. Poeta cordelista e militar. Oficial reformado no posto de 2º tenente da PM/PI. Foi Delegado de Polícia em Pimenteiras e Inspetor em Nazaré do Piauí. Bibliografia: "A Fome da Era Atômica"; "ABC da Inflação"; "O Casamento do Grilo com a Barata"; Tem inéditos: "O Homem na Lua", "A Viagem Calamitosa" , "A Visão da Lagoa Encantada" e outros cordéis.

PEREIRA, Pedro Nogueira – Veja: PAULA, Pedro

PEREIRA, Raimundo (Raimundo Pereira da Silva) – n. 04-10-1960 - Boca da Mata, José de Freitas (PI), f. 07-10-2006 – Rio de Janeiro (RJ). Filho de Pedro Barbosa da Silva e Maria das Dores Pereira (Dona Losa). Cantor lírico e ativista homossexual. Iniciou sua atividade artística cantando no coral da Escola Técnica Federal do Piauí, tendo como regente o maestro Fred Marroquim. Participou de inúmeros programas de televisão do Brasil e do exterior, inclusive na CNN e na BBC, de Londres. Milita pelos direito da cidadania homossexual. Atualmente (2004), é presidente do grupo gay Atobá. Faz trabalho social com crianças e jovens das comunidades carentes do Rio de Janeiro. Bibliografia: “Guia de Bares, Saunas, Boates e Locais de Pegação para Homossexuais em Todo o País” (1995). O livro teve tanta repercussão que foi divulgado no Programa “Jô Onze e Meia”, do SBT, do dia 02-05-1995, e na revista “Isto É”, de 10-05-1995. Através da ghost writer Cristina Tojero, produziu o livro “Muito Prazer: Sirva-se Raimundo Pereira Confidencial!” (2004), memória.

PEREIRA, Raimundo Nonato – n. 26-06-1957 – Piripiri (PI). Filho de Marcos Gonçalves Pereira e Cleonice Melo Bezerra Pereira. Médico, professor e escritor. Especialista em Saúde da Família, pela Universidade Federal do Piauí. Ex-funcionário do Banco do Brasil, onde exerceu vários cargos. Fundador e Coordenador do GRUTESP – Grupo de Teatro Educativo em Saúde Pública, em Piripiri, PI. Autor de textos teatrais, poemas, discursos e paródia. Bibliografia: “Arte Popular na Educação em Saúde” (2008), poesia.

PEREIRA, Vicente Luís – n. 05-04-1959 - Pedro II (PI). Filho de Patrocínio Luís Pereira e Isabel Rosa dos Santos. Poeta. Cursou o segundo grau no Liceu Piauiense, em Teresina. Participou da “Antologia de Pedro II” (2002), organizada pelo Des. Tomaz Gomes Campelo.

PEREIRA FILHO, Ataualpa Antônio – n. 07-07-1959 - Teresina, PI. Filho de Ataualpa Antonio Pereira e Maria do Carmo Costa Pereira. Formado em Letras, com habilitação em Português e Literatura. Fez Especialização em Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, e Fundamentação Lingüística para a Elaboração de Material Didático, pela UFRJ. Poeta e professor. Leciona no Centro de Estudo Supletivo de Petrópolis, na Escola Ana Mohammed, no Liceu Cordolino Ambrósio e no Centro Educacional Maurício Barroso. Membro da Academia Brasileira de Poesia Casa Raul de Leoni e da Academia Petropolitana de Letras.Bibliografia: “Um Vazio em um Espaço de Vida”; “Palavra” e “Amolador”. Participou das antologias poéticas: “O Filho do Sol” e “Partida”.

PERY, Lily (José de Castro Pacheco) – n. 16-05-l887 - Viçosa (CE), f. 1941 - Viçosa (CE). Poeta popular. Residiu em Piripiri e em Parnaíba. Foi agente fiscal do Imposto de Consumo. É patrono de uma das Cadeiras da Academia Parnaibana de Letras. Colaborou com o “Almanaque da Parnaíba”. Bibliografia: "Mané Burro", livro de versos populares. Foi incluído na "Antologia de Sonetos Piauienses” (1972), organizada Félix Aires e na antologia poética “A Poesia Parnaibana” (2001), organizada por Adrião Neto.

PESSOA, Edson Mourão – n. 25-07-1922 – Barro Duro (PI). Militar e poeta cordelista. É autor de vários cordéis, dentre eles: “Pisando os Calos Secos”; “Um Caçador Corajoso”; “Frases de um Cururu”; “O Romeiro Inocente” e “Um Sonho com os Bichos”. Foi incluído na “Antologia dos Cantadores e Poetas Populares do Piauí” (2006), organizada por Joames.

PESSOA, Maria Lídia Medeiros de – n. 13-05-1955 - Teresina (PI). Professora e pesquisadora. Licenciada em Ciências Sociais. Fez Especialização e Mestrado em Antropologia Social. Professora da UFPI e pesquisadora, fundadora e coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre a Criança e Adolescência. Escreveu e defendeu a tese “O Lúdico: Brincadeiras de Meninas e Meninos Trabalhadores em Olarias no Bairro São Joaquim em Teresina-PI” (1992).

PESSOA, Robertônio Santos – n. 20-11-1964 - Teresina (PI). Filho de Antônio Martini Pessoa e Maria Amélia Pessoa. Professor. Graduado em Filosofia e em Direito. Mestre em Direito do Trabalho. Fez curso de especialização em Droit Compare, na Faculté des Affaires Internacionales, na França. Procurador da Fazenda Nacional e professor da Universidade Federal do Piauí. Conselheiro da OAB/PI, Membro da Comissão de Controle do Estado, do Conselho Federal da OAB e professor da Escola Superior de Advocacia. Foi advogado de vários sindicatos. Membro da União Brasileira de Escritores do Piauí. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto. Bibliografia: “Sindicalismo no Setor Público” (1995); “Influência da Planta Básica de Valores na Modificação da Base de Cálculo do IPTU” (in Revista OAB/PI, ano I, nº 1, 1992). Publicou vários artigos sobre termos jurídicos, na imprensa local. Defendeu a tese “O Direito Coletivo do Trabalho e os Servidores Públicos”. Escreveu o livro “Curso de Direito Administrativo”.

PESTANA, B. (Benedito Pestana) – n. 20-05-1884 - Altos (PI), f. 30-03-1965 - Teresina (PI). Poeta e jornalista. Formado em Farmácia, pela Faculdade do Recife, onde desempenhou essa função e a de telegrafista, atividades que também desenvolveu no Rio de Janeiro. Exerceu, ainda, o cargo de fiscal dos Correios e Telégrafos. Sócio fundador do Clube Literário 12 de Outubro, do qual foi vice-presidente e orador. Colaborou com vários jornais de sua época, entre os quais: “O Norte” e “Andorinha”. Foi incluído na "Antologia de Sonetos Piauienses” (1972), de Félix Aires, com o soneto "Lágrima". Comentário: É considerado o “Pai do jornalismo Altoense”, porquanto, lançou, em 22 de abril de 1902, o primeiro órgão informativo de Altos, jornal ‘A Tesoura’, manuscrito e de linha literária, crítica e noticiosa (Carlos Alberto Dias).

PESSIS, Ane-Marie – Antropóloga francesa. Fez estudos de Pré-História e doutorado em Antropologia Visual, pela Universidade de Paris. Integra a Missão Franco-Brasileira do Piauí. Presidiu e foi Diretora Científica da Fundação Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, da Universidade Federal de Pernambuco e pesquisadora especializada na área dos registros rupestres pré-históricos. Bibliografia: “Serra da Capivara” (2003). A obra retrata a pré-história no contexto piauiense e universal, abordando a arte rupestre de modo universal, mostrando a sua função nas sociedades pré-históricas, exemplificando com os acervos da Serra da Capivara.

PETIT, R. (Raimundo de Araújo Chagas) – n. 14-03-1891 - Belém (PA), f. 03-07-1969 - Sorocaba (SP). Filho de Raimundo da Silva Chagas e Maria Araújo Vaz. Poeta, trovador, teatrólogo e jornalista. Chegou muito jovem ao Piauí. Residiu em Parnaíba. Foi Inspetor Técnico de Ensino Primário. Sócio-correspondente do Cenáculo Piauiense de Letras. Era o braço forte de Bembem, no Almanaque da Parnaíba. Na gestão do prefeito Ademar Neves, exerceu o cargo de Secretário da Prefeitura Municipal de Parnaíba. É patrono de uma das Cadeiras da Academia Parnaibana de Letras. Bibliografia: “Ante os Abismos da Vida” (1924), poemas; “Livro de Miss Piauí” (1929), poemas; “Nortadas” (1937), poemas; “Chuta, Meu Bem”, peça; “Noite Sertaneja”, peça; “Caiçara”, peça. Autor do Hino da Parnaíba e de diálogos e comédias. Participou da “Antologia de Sonetos Piauienses” (1972) e da coletânea “O Piauí na Poesia Popular” (1975), ambas de Félix Aires. Consta, também, da coletânea “Trovadores do Brasil”, de Aparício Fernandes, sob o pseudônimo de Tapajós Araújo, da coletânea “A Poesia Piauiense no Século XX” (1995), de Assis Brasil” e da Antologia Poética “A Poesia Parnaibana” (2001), organizada por Adrião Neto. Deixou vários trabalhos inéditos.

PIAUÍ, Francelino (Francelino de Sousa Araújo) – n. 08-07-1920 - Inhuma (PI), f. 04-08-1981 - Campinas (SP). Formado em Filologia Portuguesa e Sociologia Educacional. Empresário, escritor e jornalista. Foi membro da Academia Campinense de Letras, do Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas. Era Sócio Correspondente do Instituto Histórico de Oeiras. Bibliografia: “Chegue-se Mais a Deus”; “Negro na Cultura Brasileira”; “Homem e Poluição”; “Vida e Felicidade”; “Sarapatel”; “Privilégio de Ser Homem”; “A Maior Vitória do Homem”.

PIAUÍ, Jonas (Jonas Pereira da Silva) – n. 07-11-1956 - Valença do Piauí (PI). Filho de João Pereira da Silva e Benedita Maria da Silva. Produtor cultural e professor. Licenciado em Letras Português/Literatura. Produziu e apresentou o Programa Livro nas Escolas, patrocinado pela Fundação Cultural do Piauí e Projeto Petrônio Portela. Em agosto de 1995, foi nomeado pelo Governo do Estado como membro do Conselho Estadual de Entorpecentes, e em maio de 1998, foi empossado como membro do Conselho Municipal de Cultura de Teresina, PI. Membro da União Brasileira de Escritores do Piauí e da Academia de Letras da Confederação Valenciana. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto. Bibliografia: “O Cantinho do Poeta” (1997), poemas.

PIAUÍ, Lázaro do (Lázaro José da Silva) – n. 10-04-1954 - Teresina (PI). Cantor, compositor e contista. Tecnólogo em Programação e Planejamento Administrativo. Graduado em Economia, pela Universidade Federal do Piauí. Participou do Projeto Pixinguinha. Gravou vários CD’s. É um dos cantores piauienses de maior sucesso da atualidade. Apresentou-se em programas de televisão em nível nacional. Foi diretor de uma Rádio de Teresina. Participou do Concurso de Contos "João Pinheiro" e foi incluído na coletânea "Novos Contos Piauienses" (1984), com o conto "Bicho Doméstico".

PIMENTEL, Antônio Galas – n. 21-07-1951 - Tutóia (MA). Professor, jornalista, radialista, poeta e cronista. Reside em Parnaíba, onde exerceu as funções de professor da rede estadual de ensino, jornalista e radialista. Colaborou com os jornais Folha do Litoral e Norte do Piauí. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1999), de Adirão Neto. Redigia diariamente "A Crônica da Cidade", veiculada através da Rádio Educadora. Servidor aposentado, do Banco do Brasil. Participou da “Coletânea de Escritores Brasileiros Contemporâneos em Prosa e Verso” (1999), organizada por Adirão Neto.

PIMENTEL, Valderez Cavalcante – n. 10-05-1954 - Floriano (PI). Filha de Amadeu Olímpio Cavalcante e Júlia Marques Cavalcante. Professora e historiadora. Licenciada em História. Tem especialização em História da Cultura, pela PUC/RS, onde, também, concluiu o curso de pós-graduação em Mestrado em História da Cultura - área de concentração - Cultura Brasileira. Professora da FUFPI. Chefiou o Departamento de Geografia e História do Centro de Ciências Humanas e Letras, da Universidade Federal do Piauí. Bibliografia: "Aculturação do Imigrante Sírio no Piauí" (1986), estudo do caso. Realizou outras pesquisas.

PINAGÉ, Rodrigues – Poeta maranhense. Residia em Parnaíba, onde se dedicava à atividade comercial. Colaborava sistematicamente com o Almanaque da Parnaíba. Na edição de 1925, publicou os sonetos “Olhos”, “Cabelos”, “Mãos”, “Lábios” e “Seios”, sob o título geral de “Vogais Sem Valor”.

PINHEIRO, Aristides Silva – n. 01-09-1957 - Pedro II (PI). Filho de Avelino Pinheiro dos Santos e Teresinha de Jesus Silva Pinheiro. Bacharel em Direito e Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Ceará. Promotor de Justiça de 4ª Entrância. Procurador da Justiça Militar do Estado do Piauí. Membro do Conselho Penitenciário do Estado. Foi agraciado com a Medalha do Mérito Militar, outorgada pela PM/PI. Participou da “Antologia de Pedro II” (2002), organizada por Tomaz Gomes Campelo e da coletânea “Poesia e Prosa na Terra da Opala”, volumes 1 e 3 (2005 e 2007), organizada por Raimundo Silva.

PINHEIRA, Áurea da Paz - Historiadora. Graduada em História. Especialista em História Antiga e Medieval, pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/MG. Mestra em História e Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Departamento de Geografia e História da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de História: ensino e pesquisa, memória e patrimônio cultural. Coordenadora do Curso de Graduação em História da UFPI, Membro do Colegiado do Mestrado Acadêmico em História do Brasil da UFPI, Diretora da Seção Piauí da ANPUH Associação Nacional de História e líder do Diretório de Pesquisa Memória, Ensino e Patrimônio Cultural [CNPq]. Atualmente (2009) coordena o projeto História e Patrimônio Cultural no Brasil, contemplado com o Prêmio Mídia Livre/Ministério da Cultura, por meio das Secretarias de Cidadania Cultural (SCC) e de Articulação Institucional (SAI). Bibliografia: “As Ciladas do Inimigo - As Tensões entre clericais e anticlericais no Piauí nas duas primeiras décadas do século XX” (2001); “Celebrações / Celebrations” (2009); Organizou os livros "Cidade, História e Memória" (2005); "Cultura, Sociedade e Cidades" e "Paisagens Educativas: saberes, experiências e práticas" (2007). Diretora do documentário etnográfico "Congos: ritmo e devoção" [2009]. Coordenou o INRC - Inventário Nacional de Referências Culturais da Arte Santeira Piauí/Ministério da Cultura/IPHAN.

PINHEIRO, Celso – n. 24-11-1887 - Barras (PI), f. 29-06-1950 - Teresina (PI). Filho do Tenente-coronel João José Pinheiro e Raimunda Lina Pinheiro. Poeta, cronista, jornalista e conferencista. Sua produção literária atinge cerca de quatro mil sonetos. Sua fertilidade poética deu-lhe a cognominação de "milionário do verso". Pertenceu à Academia Piauiense de Letras. Bibliografia: "Almas Irmãs", co-autoria; "Flor Incógnita"; "Poesias" e "Trapos de Jornal". Foi incluído na “Antologia de Sonetos Piauienses” (1972) e na coletânea “Os Mais Lindos Sonetos Piauienses” (1940), ambas organizadas por Félix Aires, na coletânea “Caminheiros da Sensibilidade” (1966) e na “Antologia Poética Piauiense” (1998), ambas organizadas por J. Miguel de Matos e no livro “A Poesia Piauiense no Século XX” (1995), de Assis Brasil. Comentário: Pela originalidade de concepção, profundeza de sentido, expressividade, harmonia e outros requisitos essenciais, uma poesia, um só poema pode imortalizar o poeta. (...) Não seria exagero afirmar que qualquer poesia de Celso Pinheiro lhe assegura imortalidade poética. (Hardi Filho, in "Poesia e Dor no Simbolismo de Celso Pinheiro", 1988).

PINHEIRO, Breno – n. 1899 - Barras (PI), f. 1957 - Rio (RJ). Filho do Tenente-coronel João José Pinheiro e Raimunda Lina Pinheiro. Jornalista, poeta e cronista. Fundou e dirigiu, em Piracicaba, SP, a revista de letras "Sala de Espera". Presidiu o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo. Pertenceu à Academia Piauiense de Letras. Foi incluído na “Antologia da Academia Piauiense de Letras” (2000), organizada por Wilson Carvalho Gonçalves.

PINHEIRO, Fred (Fred Pinheiro Dias da Cunha) – n. 25-08-1925 - Teresina (PI). Escritor e jornalista. Reside no Rio de Janeiro. Trabalhou, durante muito tempo, como redator nos departamentos jornalísticos de várias emissoras, dentre as quais da Rádio Nacional e Rádio Jornal do Brasil onde, também, exerceu a função de secretário de redação. Fez parte do Grupo Literário "Alfa-Ômega". Integra a Geração de 45 quando, juntamente com o poeta Fernando Ferreira de Lacerda, dirigiu a revista literária "Orfeu. Bibliografia: “Prisma”(1955), poemas. Participou das Antologias “Panorama da Nova Poesia Brasileira”(1951); “Anthologie de la Nouvelle Poesie Brésilienne”(1954), org. por Tavares Bastos, Paris, França; “Antologia da Nova Poesia Brasileira”, org. por Da Costa e Silva Filho, Lisboa, Portugal e da “Antologia de Sonetos Piauienses” (1972), organizada por Félix Aires.

PINHEIRO, Hermes Dias – n. 05-01-1911 - Caracol (PI), f. 30-12-1985 - Teresina (PI) Filho de Aristóteles Dias Pinheiro e Idalina Dias Pinheiro. Poeta e jornalista. Juntamente com José de Arimathéa Tito Filho e um grupo de jornalista, fundou, em 1953, a Associação Profissional dos Jornalistas do Estado do Piauí, exercendo o cargo de 2º tesoureiro. Como jornalista, escreveu para os jornais Estado do Piauí, Folha da Manhã e no Jornal do Comércio, de Teresina. Dentre seus poemas, destacam-se “Saudade de Caracol” e “Ser Maçom” . Hermes Pinheiro é patrono da cadeira 27, do quadro de sócios correspondentes da Academia de Letras da Região de Sete Cidades. Sua vida e sua obra foram retratadas no livro “Hermes Dias Pinheiro, poeta e jornalista”(1998), de José Alves Fortes Filho.

PINHEIRO, João – n. 16-05-1877 - Barras (PI), f. 19-07-1946 - Rio (RJ). Filho do Tenente-coronel João José Pinheiro e Raimunda Lina Pinheiro. Contista, jornalista, folclorista, poeta, romancista e professor. Formado em Odontologia. Foi diretor e professor de Português do Liceu Piauiense. Exerceu o cargo de Diretor de Instrução Pública do Estado do Piauí. Foi um dos primeiros pesquisadores da literatura, dos costumes e do folclore piauienses. Pertenceu à Academia Piauiense de Letras. É patrono da Cadeira nº 4 da Academia de Letras do Vale do Longá. Foi um dos fundadores do Instituto Histórico e Geográfico Piauiense. Bibliografia: "Solar dos Sonhos" (1921), poesias; "Flósculos"; "Redenção”; “À Toa..." (1913); "Fogo de Palha"; "Páginas de Antanho"; "Literatura Piauiense - escorço histórico" (1937 e 1995) e "Falenas e Sílfides", em parceria com José Luís Batista. Foi incluído na “Antologia de Sonetos Piauienses” (1972) e na coletânea “Os Mais Lindos Sonetos Piauienses” (1940), ambas organizadas por Félix Aires. Comentário: Delicado ficcionista. Traça com vivacidade o gênero difícil do conto, sua especialidade, colorindo com o encanto da fantasia e da frase tersa múltiplos aspectos e episódios históricos, inéditos, da vida social urbana e sertaneja piauiense (Edison Cunha).

PINHEIRO, João José – Maranhense, da Antiga Vila do Rosário. Faleceu em Teresina no ano de 1901, onde residia. Filho do coronel José Joaquim Pinheiro, que durante muitos anos foi administrador dos Correios do Piauí. Advogado provisionado, militar, poeta, jornalista, político e professor. Foi Conselheiro Municipal e Presidente da edilidade barrense. Exerceu os cargos de Secretário de Governo. Elegeu-se a Deputado Provincial pelo Piauí. Era professor de Português do Liceu Piauiense e um dos redatores do Almanaque Piauiense. O historiador literário João Pinheiro, filho do nosso biografado, transcreveu um dos seus poemas no livro “Literatura Piauiense – Escorço Histórico”, reeditado em 1994, pela Fundação Cultural Mons. Chaves.

PINHEIRO, Lauro – n. 1832 - Teresina (PI), f. 1919 - Porto Murtinho (AM). Poeta e professor. Dirigiu o Ginásio Murtinhense. Foi Promotor Público em Corumbá. Autor de produções poéticas esparsas. Foi incluído na "Antologia de Sonetos Piauienses”, de Félix Aires (1972), com o soneto "Contraste".

PINHEIRO, Rui (Rui Pinheiro Forges) – n. 14-01-1929 - Ribeiro Gonçalves (PI), f. 05-02-2002 - Fortaleza (CE). Filho de Cícero Borges de Medeiros e Carmosina Pinheiro Borges. Técnico em Contabilidade, pela Escola Técnica de Comércio do Ceará, em Fortaleza, onde residiu. Escritor e bancário aposentado. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1999), de Adrião Neto. Bibliografia: “Israel – Povo de Deus” e “A Lei de Moisés – Uma Profecia Cumprida” (esgotado). Tem trabalho publicado na revista “De Repente”. Deixou inédito o “Pequeno Vocabulário Bíblico”.

PINHEIRO Tobias (Tobias de Sousa Pinheiro Filho) – n. 04-07-1926 - Brejo (MA). Residiu e estudou em Teresina (PI), onde iniciou carreira literária e constituiu família. Titular da Academia Brasileira de Trova, cadeira que tem como patrono o poeta piauiense Da Costa e Silva. Membro de várias instituições culturais, destacando-se a Academia Carioca de Letras, Academia Brasileira de Literatura e União Brasileira de Escritores. Presidiu a Federação das Academias de Letras do Brasil (1994-1995). Jornalista de grande atividade na imprensa carioca. Foi editor chefe do Diário de Notícias, onde trabalhou durante 20 anos. Além de redator chefe por duas vezes do Jornal do Brasil, foi redator de O Globo, O Dia, Última Hora, e Jornal do Comércio. Exerceu o cargo de Conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa e de Diretor do Lions Clube Rio de Janeiro – Ipanema. Bibliografia: "Intermezzo" (1950); "Vinho Amargo"; "Doce Tortura"; "Menino do Bandolim"; "Os Outros"; "Jóias de Ouro Preto” e outros.

PINHEIRO FILHO, Celso – n. 17-11-1914 - Teresina (PI), f. 23-02-1974 - Teresina (PI). Filho do poeta Celso Pinheiro e Liduina Mendes Frasão. Advogado, político, militar e escritor. Revolucionário. Foi governador interino do Distrito Federal; prefeito de Teresina e prefeito de Porto Velho. Pertenceu à Academia Piauiense de Letras, ao Instituto Histórico e Geográfico Piauiense. Bibliografia: "História da Imprensa no Piauí" (1973) e "Estudo sobre Hermínio e Theodoro Castelo Branco e Coriolano de Sousa Lima". Deixou inédito a "História da Polícia Militar do Piauí", atualizada pela filha Lina Celso e publicada com o título "Soldados de Tiradentes" (1975).

PINHO, Barros (José Maria Barros de Pinho) – n. 25-05-1939 - Teresina (PI). Filho de Antônio Bezerra Pinho e Ana Maria de Pinho. Político, professor, poeta e contista. Formado em Administração de Empresas. Foi Vereador e Prefeito de Fortaleza, Secretário de Cultura do Ceará e Deputado Estadual pelo Ceará, por duas legislaturas. Presidiu a Comissão de Sistematização da Constituinte do Ceará. Membro da Academia Cearense de Letras. Bibliografia: "Planisfério" (1969), poemas; “Natal de Barro Lunar" (1970), poemas; "Quatro Figuras do Céu" (1970), poemas e outros. Participou das coletâneas "Piauí: Terra, História e Literatura" (1980), organizada por Francisco Miguel de Moura; "Postais da Cidade Verde" (1988) e da "Antologia de Contistas Novos". Comentário: Expressa numa linguagem popular e num ritmo fluente, a poesia de Barros Pinho questiona a realidade típica de nossa época, se afirma como uma forte testemunha do intelectual identificado com o seu mundo. (Pedro Lira, citado in "Visão Histórica da Literatura Piauiense", 3ª edição, 1991).

PINTO, Francisco Olivam Mota – Piauiense, natural de Teresina. Radialista e contista. Fez teatro, produziu espetáculos, participou de grupos de jovens. Residiu em Portugal, onde exerceu a profissão de radialista. Bibliografia: “Labirinto” (1999). Com o conto “Dionite”, obteve o 1ª lugar no Concurso Nacional de Contos e Romances, promovido pela Direção Geral dos Serviços Prisionais, de Portugal, em dezembro de 1994.

PINTO, João de Deus Gonçalves – n. 16-03-1951 - Luzilândia (PI). Professor e contista. Formado em Letras, pela Universidade Federal da Paraíba. Professor da rede oficial do Estado do Amazonas. Foi classificado no concurso de contos "João Pinheiro", patrocinado pela então Secretaria de Cultura do Estado do Piauí. Colaborou na "Revista Cirandinha", na "Revista de Ficção", do Rio, e no “Suplemento Literário”, do Amazonas. Bibliografia: "Luzes Esvaídas" (1991), publicado pelo Projeto Petrônio Portela, e “O Ditador da Terra do Sol” (2002). Participou de "A Nova Ficção Paraibana" (1979), antologia de contos, e de "Outros Contos Piauienses" (1986). Tem inédito "Navegando a Cafua dos Loucos".

PINTO, João Vieira – n. 25-11-1879 - Parnaíba (PI), f. 26-08-1952 - Recife (PE). Poeta, jornalista, orador e político. De formação liberal. Elegeu-se deputado estadual, destacando-se no parlamento como um dos maiores defensores da construção do porto marítimo de Luís Correia. Colaborador do Almanaque da Parnaíba e de vários periódicos do Piauí. Bibliografia: "Nortista" (1901), poemas. Foi incluído na "Antologia de Sonetos Piauienses” (1972), de Félix Aires. Deixou várias publicações esparsas.

PINTO, Manoel Felício – n. 15-01-1896 - Codó (MA), f. 04-02-1989 - Teresina (PI). Magistrado, poeta e jornalista. Foi Juiz de Direito em várias comarcas do interior do Piauí. Desembargador e presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. Pertenceu à Associação Parnaibana de Letras e à Academia Piauiense de Letras. Bibliografia: "Frutos Verdes e Floresta Lírica" e "Jardim de Minhas Flores" (1988). Publicou, também, ensaios e críticas. Foi incluído na “Antologia de Sonetos Piauienses “ (1972), de Félix Aires. Deixou inéditos: "A Punhalada Pelas Costas"; "O Poder Judiciário no Piauí"; "Paisagens Históricas e Literárias"; "O Brasil e Seus Estados" e "Decisões Judiciais".

PINTO, Valério Neto Chaves – Veja: CHAVES, Valério

PIOÍ, Doca (Augustinho Moura Assunção) – n. 16-12-1915 - Parnaíba (PI), f. 1938 - Rio (RJ). Poeta popular e contista. Realizou os estudos primários na escola de Dona Maroca, que se tornou conhecida por ter sido a professora de Humberto de Campos. Em 1938, recebeu Menção Honrosa no concurso de contos da revista “Carioca”, com “Um Conto do Vigário”. Foi incluído na “Antologia de Sonetos Piauienses” (1972) e na coletânea “O Piauí na Poesia Popular” (1975), ambos de Félix Aires.

PIRAJÁ, Alcântara Lindberg – n. 23-03-1944 - Fortaleza (CE). Escritor, jornalista, radialista e novelista. Produtor e chefe do Departamento de Jornalismo da TV Ceará. A convite de Valter Alencar, veio para Teresina para implantar a TV Rádio Clube. Colaborou com a "Gazeta de Notícias", de Fortaleza. Trabalhou como repórter nas rádios Dragão do Mar e Assunção. Bibliografia: "A Maldição do Serrote Verde" (1963), novela; "Corações em Agonia" (1964), novela; "O Mistério do Casarão" (1965), novela; "Crispim" (1978), lenda piauiense; "Enfermeiros Improvisados" (1965), teatro; "O Reino da Liberdade" (1972), literatura infantil; "A Organização" (1979) e "A Invasão da Floresta" (1981), literatura infantil. Participou da coletânea “Piauí: Terra, História e Literatura” (1980), organizada por Francisco Miguel de Moura.

PIRES, Ana Beatriz Castelo Branco – Brasiliense, radicada em Parnaíba (PI). Poetisa e contadora. Formada em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Piauí – Campus Ministro Reis Veloso, em Parnaíba. Industriária. Participou da coletânea “Pedagogiando a Poesia” (1993).

PIRES, Dirno (Dirno Jurandir Pires Ferreira) – n. 07-09-1926 - Rio de Janeiro (RJ), f. 15-06-2001 - Rio de Janeiro (RJ). Político, jornalista e professor. Formado em Direito e em Ciência Políticas e Econômicas. De tradicional família piauiense. Foi deputado federal pelo Piauí. Foi diretor presidente do Diário de Brasília. Presidiu a agência de notícias Transpress. Foi professor da Faculdade de Economia do Rio de Janeiro e diretor comercial da Rede Ferroviária Federal. Bibliografia: “Fatalismo Econômico” (1956) e “Economia dos Transportes” (1969).

PIRES, Franklin – n. 11-08-1976 - José de Freitas (PI). Licenciado em Letras pela Universidade Estadual do Piauí e em Jornalismo, pela Universidade Federal do Piauí. Ator, diretor e dramaturgo. Em 2002, foi classificado em 1º e em 2º lugar no Concurso de Dramaturgia – Prêmio “Jônathas Baptista”, promovido pela Fundação Cultural do Piauí - FUNDAC. A peça de sua autoria “Happy Birthday”, também foi premiada no concurso literário promovido pela Fundação Cultural do Piauí. Bibliografia: “Trikini Show” e “Narciso Solitário” (obra premiada pela FUNDAC, editada em 2005). Dramaturgia do autor: “As Rainhas do Balaco Baco”; “A Comédia dos Pequenos Dramas Humanos”; “Os Monólogos do Ânus”; “As Aventuras de Nono” e “TV Zona”.

PIRES, José Nelson de Carvalho – n. 1925 – Barras (PI). Filho de Nelson Pires Alves e Adalgisa de Carvalho Pires Alves. Professor e pecuarista. Com apenas 11 anos de idade, foi deslocado da Fazenda Esperança para estudar e trabalhar em Parnaíba, onde foi professor de várias escolas de ensino médio e da Universidade Federal do Piauí. Presidiu a Cooperativa Delta, de laticínios, de Parnaíba. Bibliografia: “Conversando com Meus Filhos para os Meus Netos” e “Parnaíba que Eu Vi” (2005).

PIRES, Luís de Sousa – n. 13-04-1951 - Floriano (PI). Filho de Deocleciano Alves Pires e Ester de Sousa Pires. Formado em Comunicação Social, com Especialização em Jornalismo, pela Universidade Federal de Goiás. Membro da Associação Goiana de Imprensa. Dirigiu o Clube dos Repórteres Políticos de Goiás. Tornou-se produtor e apresentador do programa de entrevistas e debates “Grandes Encontros” na Televisão Brasil Central de Goiás. Na área da comunicação, dentre outros cargos foi, ainda, chefe do departamento de jornalismo da Rádio Brasil Central e da Rádio Clube de Goiânia. Fundou jornais e apresentou programas de TV em Palmas, Tocantins. É membro da Academia Tocantinense de Letras. Bibliografia: “Pelo Estado do Tocantins”.

PIRES, Magno (Magno Pires, Alves Filho) – n. 27-12-194 - Batalha (PI). Filho de Magno Pires Alves e Maria do Rego Lages Alves. Escritor, professor e jornalista. Formado em Direito e em Administração de Empresas. Foi advogado e assessor jurídico de várias empresas do Nordeste. É Assistente Jurídico aposentado da Advocacia Geral da União. Foi diretor-adjunto e diretor-técnico do Escritório do Governo do Piauí no Recife em vários governos. Exerceu os cargos de Subsecretário de Estado da Administração do Piauí (1995 a 1998) e Secretário de Estado da Administração do Piauí (1998 a 2002), no primeiro e segundo Governo Mão Santa. Membro da Academia Piauiense de Letras, da Academia de Letras do Vale do Longá e da Academia de Letras da Região de Sete Cidades. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto. Bibliografia: “O Piauí no Nordeste” (1977); “Tratamento Diferenciado para o Piauí” (1977); “Ministro Petrônio Portela” (1983); “Promessas e Protestos” (1985); “Transição com Transição” e outros. É colaborador da imprensa do Piauí e de Pernambuco, onde tem vários artigos publicados.

PIRES, José Torres – n. 11-09-1910 - Parnaíba (PI). Diplomado em Medicina, pela Faculdade da Bahia. Médico, professor catedrático e químico. É verbete do livro “Brasil e os Brasileiros de Hoje”, vol. II, de Afrânio Coutinho e do “Dicionário de Médicos Escritores – Bio-Bibliografia”, de Paulo Berger. Bibliografia: “Problemas da Química”.

PIRES, Maria Nazaret de Carvalho – Nasceu da Fazenda Esperança, no município de Barras de Marataoan (PI). Filha de Nelson Pires Alves e Adalgisa de Carvalho Pires Alves.
Professora e pesquisadora. Lecionou na rede oficial de ensino, da cidade de Parnaíba, onde vivia desde criança. É co-autora do livro “Piauí: Estudos Regionais do 2º Grau” (1988), escrito em parceria com a professora Maria da Penha Fontes e Silva.

PITA, Lourinaldo da Rocha – n. 13-11-1967 - Simplício Mendes (PI) Filho de Lourival da Rocha Pita e Maria do Socorro Pita Araújo. Radialista, professor e poeta. Sócio-Fundador da Associação de Letras e Artes de Simplício Mendes (ALEARTES), da qual foi Diretor Cultural e Social. Bibliografia: “Versos Tortos” (2002), poemas.

PITA JÚNIOR, Lourival – n. 17-02-1964 – Simplício Mendes (PI). Filho de Lourival da Rocha Pita e Maria do Socorro Pita Araújo. Cursou Pedagogia. Cursa Filosofia e Administração, pela Universidade Federal do Piauí. Servidor público municipal de Teresina. Bibliografia: “Jesus Cristo Segundo Augusto Cury” (s/d); “Pensamentário” (s/d) e “Pare! Medite! – Pensamentos, Mensagens e Histórias que Poderiam Mudar Sua Vida” (2006).

POMPEU, José Guilherme Férrer – Filho de Luciano e Gláucia Pompeu. Mestre e Doutor em Odontologia. Professor Doutor do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Piauí. Bibliografia: “O Orientador de Bolso – Recomendações para a Elaboração de Trabalhos Acadêmicos” (2003), trabalho elaborado com a colaboração de Isaac Vasconcelos de Araújo, Joab Ferreira Carvalho, Juliano Coutinho Ramos e Marcos Rogério Giannini.

PONTE, Ailton Vasconcelos – n. 17-03-1978 - Parnaíba (PI). Filho de Temístocles Frederico da Ponte e Maria Célia Vasconcelos Ponte. Cursou Licenciatura Plena em Letras (Português / Literatura) e Bacharelado em Ciências Jurídicas (Direito), ambos pela Universidade Estadual do Piauí. Participou de Jornadas, Palestras e Seminários. Membro da Fundação Assis Brasil, do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba e da Comissão Pró 19 de Outubro. Bibliografia: “O Tombamento Municipal e sua Relevância para Parnaíba” (2004). É autor do “Panegírico à Memória de Temístocles Frederico da Ponte, Patrono da Cadeira nº 25 do IHGP” e de vários artigos.

PONTES, Francisco Rodrigues – n. 04-06-1969 – Frecherinha (CE). Filho de Isaías Ribeiro Pontes e Neuza Ribeiro Pontes. Violeiro. Radicado no Piauí há muitos anos. Conhecido com Francildo. Fez dupla com Raimundo Brito. Canta em praças, residências e festivais de violeiros. Foi incluído na “Antologia dos Cantadores e Poetas Populares do Piauí” (2006), organizada por Joames.

PONTES FILHO, Lourival – n. 20-10-1955 - Esperantina (PI). Poeta, professor e comerciante. Tem Licenciatura Plena em Agropecuária. Leciona na rede oficial de ensino. Bibliografia: "Rememorando I e II". Foi incluído na coletânea “Lítero-Musical Princesa do Longá” (1991), organizada por Valdemir Miranda.

PORTELA, Eustáquio (Eustáquio Portela Nunes Filho) – n. 10-06-1929 - Valença do Piauí (PI). Filho de Eustáquio Portela Nunes e Maria Ferreira de Deus Nunes. Médico, escritor e professor. Médico psiquiatra do Serviço Nacional de Doenças Mentais. Membro titular da Academia Nacional de Medicina. Conferencista. Presidiu a Federação das Associações Psicanalistas da América Latina. Pertence à Academia Piauiense de Letras. Bibliografia: "Obsessão e Delírio: Neurose e Psicose"; "Fundamentos da Psiquiatria"; "Lobotomia em Pacientes Esquizofrênicos"; "Técnicas do Sono Prolongado em Psiquiatria"; "O Sentido do Tempo no Homem"; "Investigação com a Dietilamina do Ácido Lisérgico"; "A Direção Fenomenológica em Psiquiatria"; "Motivação da Escolha da Carreira Médica"; "Sobre Delírios"; "Dinâmica de um Caso de Neurose Obsessiva"; "Conceito de Psiquiatria"; "O Médico, Seu Paciente e a Doença"; "Problemas Psicológicos na Patologia Respiratória"; "Incentivo ao Matricídio"; "Mania"; "O Ensino em Saúde Mental"; "Lei e Maconha"; "Um Século de Freud"; "Enseñanza de la Salud Mental en las Escuelas de Medicina de la América Latina"; "Enseñanza de la Psiquiatria y Salud Mental" e outros trabalhos.

PORTELA, Francisco – n. 22-07-1833 - Oeiras (PI), f. 22-12-1913 - Rio (RJ). Médico, político e jornalista. Foi o primeiro governador do Estado do Rio de Janeiro, após a proclamação da República. Deputado federal por duas legislaturas e senador da República. Bibliografia: "Poetas Campistas"; "Da Loucura em Geral"; "Competência da Filosofia" e outros trabalhos de natureza científica.

PORTELA FILHO, Petrônio – n. 20-09-1955 - Teresina (PI). Economista e pesquisador. Pertenceu ao Instituto de Planejamento Econômico e Social. Fez curso de Especialização em Planejamento e Desenvolvimento Regional. Fez Doutorado pela Universidade de Campinas. Bibliografia: "A Moratória Soberana, a Alternativa do confronto Externo: Seus Custos, Perspectivas e Mitos".

PORTELA NETO, Acilino Pereira – n. 25-06-1983 - Teresina (PI). Filho de Carlos Eugênio Martins Portela e Maria do Socorro Morais dos Santos Portela. Fisioterapeuta e poeta. Estudou nos Colégios Pituchinha, Santa Helena e Diocesano. Em 2001, com os poemas "O amanhã não morreu" de sua autoria e "Três Almas", escrito em parceria com Alexsandro e Viceleno Filho, destacou-se no 2º Sarau Literário promovido por sua escola. Bibliografia: "As Mil e uma Faces de um Espelho" (2002), poemas.

PORTELADA, Arleni – n. 24-05-1949 – Teresina (PI). Filha de Flávio da Silva Portelada e Maria Neusa da Silva Portelada. Escritora, poetisa, jornalista e produtora cultural. Sócia efetiva da Associação Cearense de Imprensa, membro da Academia Feminina de Letras e da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará. Exerceu a função de locutora e apresentadora de auditório do programa infantil “Clube do Bom Companheiro”, apresentado na Rádio Difusora de Teresina. Foi a primeira apresentadora de televisão piauiense. Produziu e apresentou os telejornais da Rádio Clube, canal 4. Na década de 80, produziu e apresentou um programa radiofônico, em Fortaleza, CE, abordando a temática feminina, classificado como o melhor programa jornalístico do gênero, o que lhe valeu o título de Mulher Destaque no Anuário Cearense e o prêmio José Lima Verde, concedido pela Prefeitura de Fortaleza. Foi secretária da presidência do Jornal O Povo e diretora executiva da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão. Produziu e gravou o programa “Mais Uma de Ser Mulher”. Trabalhou na “TV Ceará” como apresentadora de módulos pedagógicos pelo projeto de telecomunicações. Produziu e apresentou pela Rádio Universitária de Fortaleza, o programa cultural “Poesia ao Por do Sol”. Participou de vários movimentos culturais. Exerceu a vice-presidência do Clube dos Poetas Populares da Casa de Juvenal Galeno. É co-autora do livro “Hóspedes de Auri”.

PORTO, Carlos Eugênio – n. 1913 - Santa Rita (PB), f. 1980 - Rio (RJ). Médico e historiador. Formado em Medicina, pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializou-se em Higiene e Saúde Pública e Epidemiologia. Excursionou pelo interior do Piauí. Pertenceu à Academia Piauiense de Letras. Era sócio da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária, Academia Paulista de Medicina, Associação Piauiense de Medicina e da Sociedade Brasileira de Higiene. Bibliografia: "Roteiro do Piauí" (1994, reedição), história. Publicou cerca de trinta e cinco trabalhos científicos.

PORTO, Wilton (José Wilton de Magalhães Porto) – n. 13-10-1951 - São João do Piauí (PI). Poeta, professor, dramaturgo e jornalista. Professor da rede oficial de ensino, em Parnaíba. Pertence à Academia Parnaibana de Letras e ao Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba. Colabora com a imprensa parnaibana. Bibliografia: "Eu, a Poesia e o Século"; "Em Nome dos Cruciferários"; "Se Pudéssemos Gritar"; "40 Minutos Entre o Céu e o Inferno" e “O Curtidor de Peles” (2008), prosa – poema. Participou dos livros "Poesia do Campus" e "Poemarít(i)mos".

PRADO, Suzy (Susana Maura Ximenes Prado) – n. 15-02-1969 - Teresina (PI). Filha de Antônio Ximenes Prado e Arlinda Ximenes. Poetisa, jornalista e repórter. Formada em Comunicação Social (jornalismo). Trabalhou como redatora do "Jornal da Manhã" e do "Diário do Povo", como produtora, apresentadora e repórter da TV Antena 10 e da antiga TV Timon. Foi apresentadora e repórter da TV Pioneira. Trabalhou na Assessoria de Comunicação da UESPI. Membro da União Brasileira de Escritores do Piauí-UBE/PI. Sócia da Agência Brasil de Publicidade. Participou da antologia "Poesia Piauiense Hoje" (1988) e de outras publicações da UBE. Tem uma coleção de poemas inéditos.

PRADO, Tarciso – n. 29-06-1938 - Ibiapina (CE). Filho de Vicente Nascimento Prado e Maria de Lourdes Linhares Prado. Bancário, ator e contista. Servidor aposentado do Banco do Brasil. Começou a fazer teatro na União dos Moços Católicos. Estreou na peça “A Canção Dentro do Pão”. Foi escolhido como o melhor ator de 1964. Juntamente com Gomes Campos e Santana e Silva, formou a tríade de maior influência do teatro piauiense. Criou o “Grupo de Teatro de Amadores do Piauí” - TAP. Integrou o Grupo de Teatro Estudantil Teresinense - TESTE, como um dos seus diretores. Dirigiu o Teatro 4 de Setembro. Foi um dos fundadores do CLIP - Círculo Literário Piauiense. Escreveu a peça: “O Auto da Fraternidade” (1970). Participou do livro de contos “Tudo é Melhor que Nada” (1974). Atuou como ator do filme “Crispim”, de Douglas Denis.

PRADO, Wil (Wilcrisson Sobral Feitosa Prado) – n. 03-07-1952 - Teresina (PI). Poeta e contista. Técnico em Estudos e Pesquisas. Colaborou com a imprensa local. Reside em Brasília. Foi premiado em concurso literário. Bibliografia: “Esbarros”, em parceria com Salomão Sousa e “Esbarros 2”, em parceria com Ronaldo Alexandre, ambos editados em Brasília. Participou das coletâneas “Ô de Casa”, contos; “Em Canto Cerrado” (1979) e “Canto Candango” (1980), ambas organizadas por Salomão Sousa.

PRAEIRO, Walderson Wangley Veloso – n. 27-05-1977 - Jaicós (PI). Filho de Osael Dias Praeiro e Efigênia Maria Veloso Praeiro. Professor, radialista, poeta e compositor. Bibliografia: “Explosão de Pensamentos” (2004), poemas.

PRATA, Zé da (José Fernandes de Carvalho, também conhecido com Zé Caboclo) – n. 01-06-1871 - Distrito de Prata – Altos (PI), f. 14-03-1945 - Canto Alegre – Altos (PI). Violeiro, poeta popular, trovador e repentista. Tocava sanfona com rara facilidade e tinha o hábito de cantar nas festas. Foi um dos repentistas mais respeitados de sua época. Era lavrador, funcionário da Prefeitura de Altos e escrivão da Coletoria Estadual, em Altos. Foi incluído na “Antologia de Sonetos Piauienses” (1972) e na coletânea “O Piauí na Poesia Popular” (1975), ambos de Félix Aires. O poeta e jornalista Zózimo Tavares publicou um livreto retratando sua vida e sua obra. Comentário: Poeta do mais fino lavor, grande repentista piauiense e o primeiro poeta desta terra de São José. Deixou uma importante obra que permanece viva apenas na tradição oral. Mesmo sem ter tido grande instrução, de uma forma espontânea e inteligente, criticou e satirizou os principais acontecimentos da época em que viveu. (Carlos Alberto Dias, in notas biográficas de José Fernandes de Carvalho, Altos, 01-06-1993).

PRAZERES, Eduardo (Eduardo Prazeres Fonseca) – n. 31-01-1977 - Teresina (PI). Filho de Antônio Albuquerque Fonseca e Maria Aparecida Prazeres. Poeta e profissional de vendas. Trabalhou no Grupo Claudino. Bibliografia: “Reflexos do Nada”, s/d., poemas. É autor dos cordéis“ Chegamos ao Terceiro Milênio” (2001); “O Manifesto de um Cidadão Político”; “A Luta Contra os Preconceitos Raciais” e “Batalha do Jenipapo – Heroísmo Patriótico em Terras do Piauí”.



Q


QUEIROZ, José Afonso Mesquita – n. 07-11-1965 - Esperantina (PI). Filha de Félix Cardoso de Queiroz e Joaquina Mesquita Queiroz. Crítico, poeta, contista e cartunista. Tem publicações esparsas. Bibliografia: "O Sol da Liberdade" (1984). Participou da coletânea lítero musical “Princesa do Longá" (1991).

QUEIROZ, Ezequias da Costa – n. 12-10-1961 - Esperantina (PI). Poeta. Técnico em Eletromecânica. Bacharel em Letras, pela Universidade Federal de Rondônia. Pertence ao Clube de Literatura de Rondônia, à Academia Internacional de Literatura e Jurisprudência e a várias outras entidades congêneres. Colabora com vários jornais de Rondônia. Fundador e editor do jornal alternativo "Opus Cultural”. Às vezes, assina como Zeca Domingos ilva. Bibliografia: "Navalha a Quatro Tempos". Participou de vários livros, dentre os quais: "Antologia Poética de Cidades Brasileiras" (1985); "Nova Poesia Brasileira" (1986); "Escritores Brasileiros" (1986) e do livro "Arte e Literatura" (1994). Elabora uma monografia sobre literatura regional de Rondônia, com a temática "O amor em Vespasiano Ramos".




 






QUEIROZ, José Afonso Mesquita – n.07-11-1965 – Esperantina-PI). Filho de Félix Cardoso de Queiroz e Joaquina Mesquita Queiroz. Estudioso, poeta, contista, picleiro e tradutor. Iniciante em algumas outras atividades intelectuais, como a música, fotografia e pintura. Colaborou com vários jornais piauienses na década de 1980, sendo editor de cultura de um desses, o “Jornal do Piauí”, onde publicou textos de gêneros diversos. Bibliografia: “O Sol da Liberdade” (poesias – 1984) e “Cláudia, a maldita” (contos – 1996). Quer ser jornalista profissional e em 2013 republicou o seu livro de poesias, com edição revista e melhorada.




QUEIROZ, Possidônio Nunes de – n. 17-05-1906 - Oeiras (PI), f. 1996 - Oeiras. Filho de Raimundo Nunes de Queiroz e Francisca Soares Queiroz. Professor, historiador, cronista, músico e compositor. Advogado provisionado. Foi professor de várias gerações de oeirenses. Foi um dos fundadores, Secretário e Presidente do Instituto Histórico de Oeiras. Co-fundador do jornal "O Cometa", onde, durante muito tempo, manteve a coluna "História de Oeiras". Tem várias composições musicais. Publicou crônicas na revista do Instituto Histórico de Oeiras, no jornal "O Dia" e na revista "Cadernos de Teresina". Foi um exímio flautista. Participou da coletânea "Crônicas de Sempre” (1995), de Adrião Neto. A Fundação Cultural Monsenhor Chaves preparou um CD com suas valsas. Comentário: ... o brilho de sua inteligência privilegiada despontou mesmo no manejar da língua portuguesa, na literatura, na matemática e na história, nas quais aparece como um mestre autêntico da melhor e maior categoria. (Clementino Moura, in "Possidônio - uma glória de Oeiras", revista do I.H.O. nº 13, 1993).

QUEIROZ, Teresinha de Jesus Mesquita – n. 31-08-1955 - Esperantina (PI). Filha de Félix Cardoso de Queiroz e Joaquina Mesquita Queiroz. Formação acadêmica: Licenciatura Plena em História e Bacharelado em Ciências Econômicas (UFPI), Mestrado em História do Brasil, na área de História Econômica (UFPR), com dissertação defendida sob o título “A Importância da Borracha de Maniçoba na Economia do Piauí: 1900 – 1920”, Doutorado em História Social (USP), com tese defendida sob o título “Os Literatos e a República: Clodoaldo Freitas, Higino Cunha e as Tiranias do Tempo”. Professora dos cursos de Graduação, Especialização e de Mestrado da Universidade Federal do Piauí. Professora orientadora de Dissertação e de Monografia de vários alunos dos cursos de pós-graduação. Integrou várias comissões e participou de várias bancas examinadoras de monografias e de defesa de dissertação de mestrado e teses de doutorado. Proferiu várias palestras e participou de vários eventos científicos, com apresentação de trabalhos. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto. Bibliografia: (livros e folhetos): “Economia Piauiense: Da Pecuária ao Extrativismo” (1993 e 1998); "A Importância da Borracha da Maniçoba na Economia do Piauí 1900-1920" (1993); "Os Literatos e a República: Clodoaldo Freitas, Higino Cunha e as Tiranias do Tempo" (1994 e 1996); “Notáveis e Obscuros: Higino Cunha e Sua Obra” (1995); “História, literatura, sociabilidades” (1998) e “Do Singular ao Plural” (2006). Tem vários outros trabalhos publicados. Comentário: Teresinha Queiroz se afirma pela competência magisterial e pela dedicação à pesquisa de que é, seu novo livro, definitivo e consagrador testemunha. (Dagoberto Carvalho Jr., in revista "Cadernos de Teresina", abril de 1995).

QUELUZ, Marquês de (João Severiano Maciel da Costa) – Batizado em 07-05-1769 - Mariana (MG), f. 19-01-1833 - Rio (RJ). Político, magistrado e escritor. Desembargador pelo Rio de Janeiro. Senador pelo Piauí e Ministro do Império, Ministro dos Negócios Estrangeiros, Conselheiro de Estado e Presidente da Província da Bahia. Bibliografia: “Ode à Morte” e “Reflexões”.

QUEIROZ, Virgílio (José Virgílio Madeira Martins Queiroz) – n. 25-02-1955 - Amarante (PI). Filho de Odilo de Sousa Queiroz e Maristela Madeira Martins Queiroz. Poeta, professor, teatrólogo, radialista e agitador cultural. Licenciado em História. Membro da União Brasileira de Escritores do Piauí-UBE/PI. Professor da rede estadual de ensino. Foi Secretário de Cultura de Amarante. Bibliografia: "Revelações", poemas e prosa; "Alto Longá em Versos", cordel, e "Quem Foi que Disse que Política é Séria". Autor das peças teatrais: "Deserto, Consciência Desértica" e "A Lavoura de Sarva, história do Cavalo Piancó".

QUESSADA, Ana Maria – Participou, em 1985, do V Concurso de Contos "João Pinheiro". Foi incluída, em 1986, na coletânea “Outros Contos Piauienses” (1986), com o conto "Redemoinho". Lamentavelmente, em prejuízo da divulgação do próprio autor e de sua atividade literária, a obra não apresenta dados biográficos.


R

RABELO, Francisco das Chagas – n. 18-08-1959 - Lagoa do Sítio (PI). Professor e poeta. Geógrafo, formado pela Universidade Federal do Piauí. Fez Especialização em nível de Pós-Graduação em Pesquisa para o Ensino de Geografia, pela UFPI. Foi chefe do setor de Museologia do Museu do Piauí, Coordenador das Casas de Cultura e Museus do Estado do Piauí, Diretor do Colégio Estadual Pires de Castro e Coordenador Geral do Colégio Dinâmico, em Teresina. Professor do período especial, da Universidade Estadual do Piauí. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto. Bibliografia: “O Piauí” (3º edição, 2001), apostila. Tem trabalhos publicados na Revista Cadernos de Teresina e na Revista De Repente, dentre os quais: “A Participação do Piauí na Independência do Brasil”, Tem inédito: "Minha Terra, Minha Gente”.

RABELO, José de Anchieta – n. 16-09-1956 - Simplício Mendes (PI). Filho de Lourenço Rabelo de Sepúlveda e Isabel Maria da Conceição. Pastor evangélico. Membro da União Brasileira de Escritores do Piauí. Bibliografia: “Um Ministério Eficaz” (1999). Tem inéditos: “O Cristão e a Oração” e outros.

RAIMUNDO, Antônio (Antônio Raimundo da Silva) – n. 04-09-1967 – Alto Longá (PI). Filho de Sérgio Félix da Silva e Francisca Maria da Silva. Poeta popular e repentista. Participou de vários festivais realizados no Piauí, Ceará, Pernambuco. Gravou CDs com Antônio Gomes, Raimundo Brito e com outros cantadores. É co-autor do cordel “Brasil de Hoje”. Foi incluído na “Antologia dos Cantadores e Poetas Populares do Piauí” (2006), organizada por Joames.

RAIOL, Ubirajara – n. 01-10-1924 - São Luís (MA). Poeta, jornalista, filólogo, teatrólogo e professor. Foi vereador e professor em São Luís. Ingressando no Banco do Brasil, residiu em Parnaíba, onde colaborou na imprensa local e iniciou suas produções literárias. Bibliografia: "Português em 10 lições"; "Cristais da Vida"; "A Nova Ortografia"; "Canção da Gramática" e outros.

RAL (Raimundo Nonato Alves de Lima) – n. 31-07-1956 - Montes Claros (MG). Poeta e jornalista. Trabalhou no jornal “Diário do Povo”. Servidor da Fundação Cultural Mons. Chaves. Membro da UBE/PI. Bibliografia: "Canção Permanente" e “Além da Vertigem” (1995). Participou das coletâneas "Aviso Prévio"; "O Rio"; "Andarilhos da Palavra" e “Baião de Todos” (1996), organizado por Cineas Santos.

RAMOS, Antônio de Pádua Franco – n. 05-02-1935 – Parnaíba (PI). Economista. Exerceu elevadas funções no Governo do Estado, entre as quais, foi Secretário de Governo, Secretário de Planejamento e presidente do Banco do Estado do Piauí. Pertence à Academia Parnaibana de Letras. Bibliografia: "Ancoradouro Marítimo do Piauí: Contexto Econômico e Social" e “Gilberto Freire". Colabora no “Almanaque da Parnaíba”.

RAMOS, Carla (Carla Margarida de Maria Bahury de Sousa Ramos) – n. 12-04-1961 - Teresina (PI). Poetisa, pianista e cantora. Sócia da UBE/PI. Foi incluída na coletânea "Poesia Teresinense Hoje" (1988), editada pela Fundação Cultural Mons. Chaves.

RAMOS, Clara de Assis Meireles – n. 04-05-1955 - Parnaíba (PI). Filha do poeta Clóvis Ramos e irmã da poetisa Esmeralda Branco Meireles Ramos. Bibliografia: "Botão de Rosa" (1960); "Cravo Vermelho"; "Estrelinha Rutilante"; "Peixinhos Dourados”; “Horizonte Dourado" (1963), reunidos num só volume e "A Flor Impera Sobre o Tempo" (1971). Participou da "Antologia de Sonetos Piauienses” (1972), de Félix Aires.

RAMOS, Emília Cristina Cavalcanti – Florianense. Poetisa e bancária. Graduada em Psicologia. Fez curso de especialização em medicina Oriental (Fufpi / Centro Cultural Osaka). Funcionária do Banco do Brasil, lotada no Sesec, em Teresina. Desde muito cedo, demonstrou gosto por escritos, especialmente pela poesia. Participou da “Pequena Antologia Poética de Floriano” (1998), organizada por Lourdinha Lopes.

RAMOS, Francisco Ferreira – Médico neurologista piauiense formado em 1961, pela Universidade do Brasil. Tem Pós-Graduação em Neurocirurgia, pelo Instituto de Neurologia de Porto Alegre, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Clínica Médica, pela Academia Nacional de Medicina-Faculdade de Medicina da UFRJ / Faculdade de Medicina da Universidade da Guanabara / American Colleger of Physucans (1968). Fez Curso de Educação Médica continuada no Brasil e no exterior, inclusive na Alemanha e na França. Foi o pioneiro da Neurocirurgia no Piauí. Participou de reuniões e congressos realizados no Brasil e no exterior. Professor da Universidade Federal do Piauí. Foi Diretor-Geral do Hospital Getúlio Vargas por quatro vezes. Chefiou o Departamento de Medicina Especializada da UFPI. Bibliografia: “Memorial do Hospital Getúlio Vargas” (2003) e outros.

RAMOS, Graça – n. 11-10-1960 – Parnaíba (PI). Filha de José Nicodemos Alves Ramos e Maria das Graças Costa Ramos. Jornalista, radicada em Brasília. Mestra em Literatura, pela UnB. Doutora em História da Arte, pela Universidade de Barcelona. Trabalhou em vários jornais e revistas. Colabora com o caderno Pensar, do jornal Correio Braziliense. Bibliografia: “Ironia à Brasileira” (Paulicéia). É co-autora de “Três Décadas de Imprensa em Brasília”. Em parceria com Francisco Galeno publicou “Casa do Sabor”, voltado ao público infantil. “Parnaíba de A a Z Guia Afetivo” (2008), organizado por José de Nicodemos Alves Ramos.

RAMOS, José Ildefonso de Sousa – n. 28-09-1812 - Baependi (MG), f. 24-07-1883 - Rio (RJ). Filho de Tomé Venâncio Ramos e Ana Leonor de Sousa. Graduado em Direito, pela tradicional Faculdade de Direito de São Paulo. Foi Ministro de Estado, Deputado Federal e Senador, por várias Províncias. Presidiu as Províncias do Piauí, Minas Gerais, Paraíba e Pernambuco. Foi contemplado com os títulos de Barão de Três Barras e Visconde de Jaguari 2º. Bibliografia: “Breve Notícia sobre o Império do Brasil”. Foi incluído na “Antologia de Sonetos Piauienses” (1972), de Félix Aires.

RAMOS, José de Nicodemos Alves – n. 25-05-1928 – Esperantina (PI). Formado em Direito, pela antiga Faculdade Federal de Direito do Piauí. Operador do Direito, professor, escritor e jornalista. Foi Procurador da Fazendo do Estado em Teresina e Parnaíba. Lecionou na Escola Normal Francisco Correia, no Colégio Estadual Lima Rebelo e na Escola Técnica de Comércio, na cidade de Parnaíba, onde também exerceu as funções de Promotor Público e Delegado Geral de Polícia. Fez parte da Associação Parnaibana de Imprensa. Editou a Revista da Parnaíba. Aprovado para o Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios radicou-se em Brasília. Exerceu, por duas vezes, a Procuradoria Geral do órgão, onde atuou como Promotor e Corregedor Geral. Integrou o Colégio de Procuradores de Brasília e deu aula de Direito Civil II no Centro Universitário de Brasília. Bibliografia: “Parnaíba de A a Z Guia Afetivo” (2008), com a participação de 14 convidados. A obra bilíngüe (Português/Inglês), foi ilustrada por Francisco Galeno, artista plástico do Morro da Mariana.

RAMOS, José Ribamar Rodrigues – n. 19-03-1914 - São João dos Patos (MA). Escritor, poeta e jornalista. Viveu em Teresina por longo tempo, onde fez vida literária e trabalhou na imprensa local. Servidor do Banco do Brasil, radicado no Rio de Janeiro desde 1952. Bibliografia: "O Infante Perpétuo"; “Os Menores e Outros" e "Rosa Temporã". Foi incluído na "Antologia de Sonetos Piauienses” (1972), de Félix Aires. Figura nos livros "A Intelectualidade Maranhense", de Clóvis Ramos, e em "O Maranhão dá Poetas", de Valdemar Cavalcante.

RAMOS, Júlio – n. 22-03-1892 - Teresina (PI), f. 30-09-1935 - Teresina (PI). Poeta e jornalista. Formado em Farmácia, pela Universidade Federal do Amazonas. Ocupou cargos públicos no Acre, no Maranhão e no Rio de Janeiro. Foi incluído na "Antologia de Sonetos Piauienses” (1972) de Félix Aires, com o soneto "Bendito Sejas". Deixou inédito o livro de poemas "Visões Panteísticas".

RAMOS, Márcia Costa – n. 24-01-1962 – Parnaíba (PI). Filha de José Nicodemos Alves Ramos e Maria das Graças Costa Ramos. Formada em Direito pela Universidade do Distrito Federal (UDF). Especialista em Direitos Humanos – curso promovido pela Universidade de Brasília / Ministério Público do Distrito Federal e Territórios / Essex. Graduada em História pelo Centro Universitário de Brasília. Freqüentou curso de hotelaria na Suíça. Funcionária Pública Federal. Participou do livro-álbum: “Parnaíba de A a Z Guia Afetivo” (2008), organizado por José de Nicodemos Alves Ramos.

RAMOS, Maria das Graças Costa – n. 14-01-1930 – Buriti dos Lopes (PI). Estudou no Colégio Nossa Senhora das Graças, em Parnaíba. Funcionária pública aposentada. Trabalhou nos Ministérios do Transporte, Planejamento e no Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios. Participou do livro-álbum: “Parnaíba de A a Z Guia Afetivo” (2008), organizado por José de Nicodemos Alves Ramos.

RAMOS, Maria do Socorro Santana – Veja: SANTANA, Socorro

RAMOS, Marília Costa – n. 28-10-1956 – Parnaíba (PI). Filha de José Nicodemos Alves Ramos e Maria das Graças Costa Ramos. Psicóloga formada pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Terapia Familiar Sistêmica e em Psicologia Judiciária. Funcionária pública do Distrito Federal. Assessora técnica do Centro de Atendimento Juvenil Especializado, que lida com adolescentes em conflito com a Lei. Participou do livro-álbum: “Parnaíba de A a Z Guia Afetivo” (2008), organizado por José de Nicodemos Alves Ramos.

RAMOS, Ramsés (Ramsés Bahury de Sousa Ramos) – n. 28-12-1962 - Teresina (PI), f. 20-09-1998 - Moscou (Rússia). Poeta, músico, compositor, crítico de arte, diretor teatral, tradutor e jornalista. Formado em Direito, pela Universidade Federal do Piauí. Membro da União Brasileira de Escritores do Piauí. Em 1984, foi eleito intelectual do ano e em 1985, foi escolhido para representar o Piauí no Encontro Internacional da Juventude, realizado na Rússia. Trabalhou na Federação Nacional dos Jornalistas, em Brasília, e na Organização Internacional dos Jornalistas, em Praga (República Tcheca) e Madri (Espanha). Trabalhou como assessor na ONU, no Departamento de Relações Internacionais e foi chefe de Cerimonial e Relações Internacionais do Superior Tribunal de Justiça. Autor da série (conto e piano) sobre as nove guerrilhas brasileiras. Estava compondo a ópera Cabeça de Cuia. Bibliografia: "Percurso do Verbo". Participou das coletâneas "Dois Gumes"; "Dança do Caos"; "Envelope de Poesia"; "Postais da Cidade Verde" (1988), e “Baião de Todos” (1996), organizado por Cineas Santos. Traduziu “Flores da Relva”, do poeta americano Walt Whitman.

RAMOS FILHO, Cazimiro Távora – Veja: TÁVORA, Cassy

RANASSIL (Raimundo Nonato da Silva) – Piauinse, natural da cidade de Picos. Poeta, violeiro e contista. Comerciário, servidor da Representação Bezerra, em Picos. Participou de vários festivais de violeiros. Bibliografia: “A Solidão” (1982), poesias; “Não Vejo o Oásis” e “As Mentiras de Cazé e Gogó”, contos folclóricos.

RAPOSO, Pe. Fernando Cascón – n. 29-10-1934 - Arzúa, Província de La Coruña (Galícia, Espanha). Padre, professor e historiador. Ordenou-se sacerdote em Santiago de Compostela, no dia 22 de março de 1958. Foi professor do Colégio Dom Inocêncio, em São Raimundo Nonato e diretor do Ginásio São José de Corrente. Atuou no Rio, em São Paulo e em Brasília. Reside em Bom Jesus, no Sul do Piauí, onde é Reitor do Seminário Menor Diocesano - Instituto Padre Zúmel. Atualmente (2004), é vigário da Paróquia de Bom Jesus da Boa Sentença, em Bom Jesus, PI. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto. Bibliografia: “Cantos Sacros”; “50 Anos de Mercedários”; “Novena de Nossa Senhora das Mercês”; “História Eclesiástica da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia - Piauí - Brasil” e “História da Paróquia de Bom Jesus da Boa Sentença” (2004). Participou da Coletânea “Passarela de Escritores”(1997), organizada por Adrião Neto e Antenor Rego.

RAPOSO, Luís Torres – n. 10-12-1898 - Miguel Alves (PI), f. 13-06-1930 - Teresina (PI). Poeta e jornalista. Em Parnaíba, fundou o Grêmio Lítero-Dramático Jonas da Silva. Trabalhou no Telégrafo Nacional. Pertenceu ao Cenáculo Piauiense de Letras. Autor de poemas, conferências e publicações esparsas na imprensa piauiense. Foi incluído na "Antologia de Sonetos Piauienses”, de Félix Aires (1972), com o soneto "Delírio".

RAPOSO FILHO, Alvacir – n. 1950 - Teresina (PI). Médico e poeta. Formado em Medicina, pela UFPE. É Oftalmologista, com pós-graduação (Mestrado e Doutorado). Professor da UFPE e da Faculdade de Ciências Médicas da UPE. Presidiu a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - regional de Pernambuco (92/93) e a Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (96/97). Membro efetivo da Academia Recifense de Letras. Detém várias premiações, entre as quais “Prêmio Nacional SOBRAMES, de poesia, 1991; Prêmio Moura Mota - Poesia (Prêmio Literário do Estado de Pernambuco - FUNDARPE, 1992 e 1993);Prêmio Literário da Academia Pernambucana de Letras - poesia (1993); Prêmio Eugênio Coimbra Júnior - Poesia - (Prêmio literário da Cidade de Recife), 1995 e Prêmio de Poesia da Academia Pernambucana de Letras, 1995. Bibliografia: “A Resistência e a Natividade” e “A Casa do Vinho” (1993); “O Galo de Metal” e “Rua dos Arcos” (1994 e 1995); “O Discurso do Rei” (1995). Participou do livro “Poemas de Sal e Sol - II Antologia de Poetas Nordestinos e Contemporâneos” (1999).

REBELO, Emília Maria de Carvalho Gonçalves – n. 31-05-1941 - Oeiras (PI). Filha de Walburg Ribeiro Gonçalves e Ana do Espírito Santo de Carvalho Gonçalves. Professora e pesquisadora. Licenciada em Geografia. Tem curso de aperfeiçoamento em Geografia do Piauí. Fez Mestrado em Educação: área de concentração - Educação e Sociedade. Professora do Departamento de Geografia e História da Universidade Federal do Piauí. Bibliografia: "PIAUÍ - Tempo e espaço: Estudos Sociais, 3ª série do 1º grau de ensino" (1992), em parceria com Iracilde Maria de Moura Fé Lima e Maria Cecília Silva de Almeida Nunes. Trabalha na elaboração do livro didático de Estudos Regionais "Piauí", para o 2º grau.

REBELO, Frederico (Frederico Antônio Rebelo Torres) – n. 17-07-1972 - Miguel Alves (PI). Contador. Formado pela Universidade Federal do Piauí. Poeta, cronista e radialista. Colaborador do jornal “O Dia” e apresentador de programa radiofônico na “Rádio Tapuio” de Miguel Alves. Presidiu a Academia de Letras da Região do Vale do Longá. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto. Bibliografia: “Páginas Abertas: Um Relato aos 22 Anos” (1994). Tem vários trabalhos inéditos.

REBELO, José Pires de Lima – n. 24-10-1885 - Barras (PI), f. 1940 - Rio (RJ). Filho de Patriotino Gomes Rebelo e Antônia Pires Rebelo. Professor e advogado. Fixando-se em Parnaíba, dedicou-se ao magistério e à advocacia. Exerceu as funções de Comissário da Borracha, Comissário do Piauí na Comissão de Nova Iorque, Administrador dos Correios no Piauí e Diretor de Instrução em Parnaíba, onde foi cognominado "preceptor da Parnaíba". Bibliografia: "A Cera de Carnaúba"; "Relatório da Borracha"; "Pró-Piauí"; "O Comércio do Rio Parnaíba e o Porto de Amarração" e outros.

REGO, Aloízio Napoleão de Freitas – Veja: NAPOLEÃO, Aloízio

REGO, Ana Clélia Basílio Napoleão do – n. 21-02-1936 - Teresina (PI). Filha de Adolfo Costa Basílio da Silva e Pedrina Brito Basílio da Silva. Poetisa, contista e cronista. Licenciada em Filosofia. Servidora autárquica aposentada. Escreve contos, crônicas e poemas para os jornais de Teresina desde 1960. Membro da UBE/PI, da FEPI e da Academia de Letras e Belas Artes de Floriano e do Vale do Parnaíba. Participou do concurso literário promovido pela Ordem Internacional das Ciências, das Artes, das Letras e da Cultura (Brasília); concurso literário Lucídio Freitas (1994), promovido pela Fundação Cultural do Piauí. Bibliografia: "Uma Mensagem para Você – Mensagem de Fé e Otimismo", "O Oitão – Teresina, Anos 50" e "O Morro da Pedreira de Fulgêncio" (1994), ficção, “Simples Folhas de Papel”, poemas. Participou das coletâneas: "Escritores Brasileiros" (1987 e 1988), "Poetas Brasileiros de Hoje" (1991), “Crônicas de Sempre” (1995), organizada por Adrião Neto, e “Passarela de Escritores” (1997), organizada por Adrião Neto e Antenor Rego Filho.

REGO, Ana Regina (Ana Regina Barros Rego Leal) – n. 09-05-1967 - Picos (PI). Filha de José Rego Leal e Francisca Maria de Barros Rego Leal. Formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Piauí (1996). Mestra em Comunicação e Cultura, pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Fez curso de Extensão em Administração de Marketing, pela Fundação Getúlio Vargas/RJ. Professora dos cursos de Pós-Graduação da UFPI, do CEUT, do Instituto Camilo Fillho. Gerente Regional de Marketing e Comunicação, e Assessora de Imprensa da Caixa Econômica Federal. Coordenou a implantação do Curso de Jornalismo da Faculdade Santo Agostinho. Em 2001, conquistou o Prêmio Cidade de Teresina, promovido pela Fundação Cultural Mons. Chaves e em 2003, conquistou menção honrosa, concurso de romance “Fontes Ibiapina”, promovido pela Fundação Cultural do Piauí. Bibliografia: “Imprensa Piauiense – Atuação Política Social no Século XIX’ (2000); Mídia e Cultura no Piauí, in: “Apontamentos para a História Cultural do Piauí. Teresina: FUNDAPI, 2003, e outros. Apresentou trabalhos em congressos realizados no Brasil e no exterior.

REGO, Antenor (Antenor de Castro Rego Filho) – n. 18-05-1939 - Barras (PI). Filho de Antenor de Castro Rego e Zila Fernandes do Rego. Historiador e cronista. Residiu no Rio de Janeiro, onde foi editorialista do jornal “O Semanário”, redator, chefe de redação e assistente da diretoria da ASAPRESS, agência noticiosa que cobria e distribuía as notícias dos principais acontecimentos políticos do país. Exerceu a função de assessor de comunicação da campanha do Mal. Henrique Lotte, candidato à presidência da República em 1960, percorrendo todo o território nacional em companhia do mesmo. Retornando a sua terra natal, ingressa na política partidária onde se elegeu vice-prefeito. Mudando-se para Teresina, passa a ser empresário. Foi um dos fundadores da Academia de Letras do Vale do Longa (ALVAL), e do Instituto Histórico de Barras. Durante sua gestão como presidente da ALVAL durante três mandatos consecutivos, empreendeu grande luta pela sede própria da Academia, conseguindo um prédio na principal praça da cidade de Barras, inaugurando-a em janeiro de 1995. Presidiu também o Instituto Histórico de Barras. Detém a Medalha do Mérito Cultural “Lucídio Freitas”, outorgada pela Academia Piauiense de Letras. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto. Bibliografia: Jacurutu” (1995), crônicas e “Barras, História e Saudade” (2007), história.

REGO, Benedito Martins Napoleão do – Veja: NAPOLEÃO, Martins

REGO, Benício de Jesus – n.13-12-1972 - União (PI). Filho de Gregório Rodrigues dos Santos e Maria do Amparo Cunha Rego. Fez os cursos médios de pedagogia e de Técnico em Contabilidade, em sua terra natal. É graduado em Tecnologia, pela Universidade Federal do Piauí. Professor de ensino religioso, em Teresina. Bibliografia: “Vozes da Alma” (2000), poemas.

REGO, Beth – Veja: OLIVEIRA, Elisabeth

REGO, Erton Nei do – n. 11-09-1902 - União (PI), f. 02-07-1984 - Teresina (PI). Advogado provisionado, poeta, professor e escritor. Foi tabelião em Miguel Alves, onde, também, exerceu o magistério. Bibliografia: "Família Rego Monteiro, Genealogia".

REGO, Fernando de Deus – n. 06-06-1980 – Picos (PI). Poeta e artesão. Membro fundador da União Picoense de Escritores. Participou da “Antologia Upeana I” (2005), editada pela União Picoense de Escritores.

REGO, Hugo Napoleão do – Veja: NAPOLEÃO (I), Hugo

REGO, José Ângelo de Moraes – n. 1825 - Oeiras (PI). Militar. Herói da Guerra do Paraguai. Em 1890, foi reformado no posto de Marechal do Exército. Cavalheiro da Ordem de São Bento. Oficial da Ordem da Rosa. Foi condecorado com a Medalha da Campanha do Paraguai. Bibliografia: "Presídio de Fernando de Noronha".

REGO, José Expedito de Carvalho – n. 01-06-1928 - Oeiras (PI), f. 31-03-2000 - Floriano (PI). Filho de Assuero César Rego e Carmen de Carvalho Rego. Poeta e romancista. Formado em Medicina, pela Universidade Federal da Bahia. Agente do INSS, em Floriano. Foi diretor do Posto de Higiene de Oeiras e o primeiro diretor do Hospital Deolindo Couto, de Oeiras. Sócio fundador e membro da primeira diretoria do Instituto Histórico de Oeiras. Pertenceu à Academia Piauiense de Letras. Fundou e dirigiu o jornal "O Cometa”. Em 1993, com o romance "Vida em Contraste", foi contemplado com o prêmio "Wady Moisés Said", outorgado pela Academia Piauiense de Letras. Bibliografia: "Né de Sousa", romance histórico biográfico, que depois foi rebatizado com o nome de "Vaqueiro e Visconde"; "Malhadinha", romance; "Vida em Contraste", romance. Foi incluído na “Antologia de Sonetos Piauienses” (1972), organizada por Félix Aires, no livro “Caminheiros da Sensibilidade” (1967), organizado por J. Miguel de Matos e na coletânea "Crônicas de Sempre” (1995), de Adrião Neto. Comentário: ... onde mais se nota a grandeza da arte de José Expedito Rego é na habilidade como ele traça e tece a urdidura de seu romance. Há como que um fio condutor permeando todo o livro. Seus episódios circunstanciais, as reflexões e atitudes de seus personagens - tudo é montado como uma perfeita engrenagem, onde todas as peças se ajustam...(Elmar Carvalho, in "Expedito Rego – A Insustentável Leveza de Um Peso-Pesado", revista do Instituto Histórico de Oeiras, nº 13, 1993).

REGO, Maria do Carmo Rebelo – n. 25-12-1924 - Miguel Alves (PI). Genealogista. Professora aposentada da rede oficial de ensino. Foi professora, diretora e supervisora da Unidade Escolar Mariano Mendes, em sua terra natal. Bibliografia: “Histórico da Família Rego”(1995).

REGO, Maria do Perpétuo Socorro Neiva Nunes do – Piauiense, natural de Picos. Professora. Licenciada em Letras. Especialista em Linguística. Professora de Literatura Portuguesa, do Departamento de Letras da Universidade Federal do Piauí. Lecionou na rede estadual de ensino. Bibliografia: "O Curso de Letras da UFPI: Um Fio da FAPI" (1991), co-autoria. Participou da organização das seguintes obras: “Poemas” (1989, 2ª edição), de Ovídio Saraiva de Carvalho e Silva, atualização ortográfica e estudo introdutório; “Ataliba, o Vaqueiro” (1994, 2ª edição), de Francisco Gil Castelo Branco, organização das origens e estudo introdutório, e “Da Costa e Silva e a Crítica Literária” (1985), organização da fortuna crítica e estudo introdutório.

REGO, Minício de Jesus – n. 13-12-1972 - União (PI). Cursou Contabilidade e Pedagogia, em nível de 2º grau, em sua cidade natal. Licenciatura em Teologia, pela Universidade Federal do Piauí. É agente censitário do IBGE, agente comunitário de saúde e professor de ensino religioso. Bibliografia: “Vozes da Alma” (2000).

REGO, Moura (Raimundo Moura Rego) – n. 23-06-1911 - Matões (MA), f. 12-03-1988 - Rio (RJ). Professor, músico, poeta, romancista e jornalista. Formado em Direito. Foi professor da Escola Técnica Federal do Piauí. Exerceu o cargo de Agente Fiscal do Consumo e a Assessoria do Ministério da Fazenda. Pertenceu ao Cenáculo Piauiense de Letras, à Arcádia dos Novos, à Caterva e à Academia Piauiense de Letras. Bibliografia: "Ascensão de Sonhos" (1936); "Trovas" (1942); "Gritos Perdidos" (1944); "Contracontos" (1979); "As Mamoranas Estão Florindo" (1985); "Em Surdina" e "Notas Fora da Pauta". Foi incluído na "Antologia de Sonetos Piauienses”, (1972), de Félix Aires.

REGO, Paulo Rogério – n. 05-11-1963 - União (PI). Filho de Gregório Rodrigues dos Santos e Maria do Amparo Cunha Rego. Poeta e professor. Estudou na Unidade Escolar Fenelon Castelo Branco, na Unidade Escolar Filinto Rego e na Unidade Escolar Marcos Parente, onde concluíu o segundo grau. Formado em Letras/Português, pela Universidade Federal do Piauí. Participou de quase todos os concursos de poesias, em sua terra natal, saindo como vencedor de alguns, dando destaque para dois de seus trabalho literários “Brasileiro e Brasileira” e “Choro Ecológico”. Bibliografia: “Um Pedaço de Mim” (1998), poemas. Tem inédito: “Coisas da Natureza”.

REGO, Tasso Fortes do – Político, escritor e jornalista, natural de União (PI). Formado em Direito. Foi intendente de União, deputado à Assembléia Constituinte e Legislativa do Piauí, Promotor Público, Procurador da Justiça, diretor do Instituto de Criminalística do Piauí e Procurador da República na Bahia. Colaborou com o jornal "O Dia". Bibliografia: "Varões Ilustres"; "Fragmentos Dispersos" (1989); "Síntese Biográfica" e "Artigos e Discursos".

REGO NETO, Hugo Napoleão do – Veja: NAPOLEÃO (II), Hugo

REGO SOBRINHO, Luiz do – n. 23-01-1965 - Teresina (PI). Filho de José de Ribamar Rego e Luiza Maria da Conceição Rego. Poeta, contista e radialista. Membro da União Brasileira de Escritores do Piauí. Reside em José de Freitas, onde lançou o jornal “El Grito” e mantém, em parceria com Lucílio Avelino, o programa “Zé Povim e Zé Ignorantim”, veiculado através da Rádio Livramento AM. Bibliografia: “Sombras da Vida” (2001). Tem trabalhos publicados na imprensa de Teresina.

REGUINHO (Francisco José do Rego Castro) – n. 26-11-1869 - Lagoa da Caiçara, Esperantina (PI), f. 16-03-1947 - Lugar Amargosa, Esperantina (PI). Filho de Francisco José do Rego Castro e Rosa Lina Castelo Branco. Militar, poeta, agropecuarista. Foi suplente de Juiz Distrital e Delegado de Polícia. No final da vida, Reguinho destruiu quase toda a sua produção poética. Em 1990, Valdemir Miranda e Maria Gesualda Pereira Castro reuniram no livro “Lamentos” o que restou de sua produção literária.

REIS, Abdoral – n. 23-09-1912 - Floriano (PI). Militar. Serviu no 25º BC. Poeta, professor, boêmio, seresteiro e cantor. Formou, por muito tempo, um trio de serenata com Demerval Gonçalves e Antônio Carlos Barreto. Está presente no livro “Dossiê de Fonseca”, de seu colega de boemia Antônio Carlos Barreto. Bibliografia: "Princípios de Inspirações" (1923), poemas; "Retalhos da Alma", poemas, e "Retalhos do Coração", poemas.

REIS, Antônio Tenório dos – n. 11-06-1950 - Valença do Piauí (PI). Filho de Manoel Tenório Filho e Benedita Ferreira dos Reis. Poeta e bancário. Estudou em sua terra natal, em Oeiras e em Teresina. Cursou a Escola de Formação de Sargentos da Polícia Militar do Piauí. Exerceu a função de Comissário de Polícia. Trabalhou na Secretaria da Fazenda do Estado como Auxiliar Tributário. Em maio de 1979, ingressou no Banco do Brasil. Trabalhou em várias cidades, inclusive em Teresina, onde exerceu suas funções no CESEC e na Agência Central. Atualmente (2004), trabalha na Agência Asa Sul 507, em Brasília. Bibliografia: “A Voz dos Sentimentos em Poesias e Versos” (s/d), poemas.

REIS, Carlos Rubem Campos – n. 28-12-1958 - Oeiras (PI). Filho de Benedito de Macedo Reis e Aldenora Nogueira Campos. Animador cultural, professor e cronista. Formado em Direito, pela Universidade Federal do Ceará. Promotor de Justiça. Juntamente com Aécio Nordman, Marcos Antônio, Virgílio Rego, Joana Elisabete e Gutemberg Rocha, fundou e editou o jornal alternativo “O Vírus”. Pertence ao Instituto Histórico de Oeiras. Coordenou e editou os livros “Arte & Tormento”, de Nogueira Tapeti; “Sonetos e Retalhos”, de Gerson Campos e “O Livro do Centenário de Isaías Coelho”. Organizou o livro “Noturno de Oeiras”, de Elmar Carvalho. Escreve crônicas para o jornal “O Dia” e para a “Revista do Instituto Histórico de Oeiras”. Participou da coletânea “Crônicas de Sempre” (1995), de Adrião Neto. Presidiu o Instituto Histórico de Oeiras.

REIS, Edson dos Santos – n. 06-01-1965 - Teresina (PI). Dramaturgo, ator e iluminador. Freqüentou o curso de Direito, na Universidade Federal do Piauí. Servidor da Fundação Cultural Mons. Chaves. Em 1993, com o texto “O Sequestro do Palhaço Chiquita”, foi premiado em 1º lugar no Concurso de Dramaturgia “Jônatas Batista” e em 1994, foi classificado em 3º lugar, no mesmo concurso, com o texto “O Delegado e o Jagunço”, sendo que o primeiro deles foi editado na revista “Presença”, de 1993.

REIS, Genésio Lima dos – n. 1945 - Floriano (PI). Professor, cronista e contista. Doutor em Matemática. Professor de Matemática e Geometria do Instituto de Matemática e Física, da Universidade Federal de Goiás. É verbete dos livros “Estudos Literáios de Autores Goianos”, “Escritores de Goiás” e “Dicionário Biobiblográfico de Goiás” (1999), todos de Mário Ribeiro Martins. É membro da Associação dos Docentes da UFG. Bibliografia: "Geometria Analítica” (1945), em parceria com Valdir Vilmar da Silva.

REIS, José Paraguassu Martins Cronemberger – Veja: PARAGUASSU, José

REIS, Luís Gonzaga Marques dos – n. 04-04-1948 - São Francisco do Piauí (PI), então município de Oeiras. Filho de Crispiniano (Crispim) Marques dos Reis e Eva de Souza Reis (Miúda). Passou a infância no interior de São João dos Patos. Professor, bancário, agricultor. Licenciado em Letras, pela Universidade Estadual do Maranhão. Estudou em Barão de Grajaú, Floriano, São Paulo, Colatina (ES). Funcionário do Banco do Brasil. Trabalhou em São João dos Patos, Floriano, Itaueira, Ribeiro Gonçalves, Balsas, Bacabal. Caixa Executivo. Membro da ALBEARTES. Bibliografia : “O Repentista” (2002), ), mistura de romance com poesia. Colabora com o jornal Voz de Floriano. Um dos Criadores do grupo “Letra Viva”, em Balsas do Maranhão. Professor da rede pública estadual do Maranhão, por concurso público.

REIS, Maria Gomes Figueiredo dos – Veja: FIGUEIREDO, Maria

REIS, Moisés (Moisés Ângelo de Moura Reis) – n. 13-02-1946 - Oeiras (PI). Filho de Hipólito Constâncio de Moura. Poeta e cronista. Bacharel em Direito. Trabalhou no Banco do Nordeste. Dirigiu o grupo empresarial Mafrense. Presidiu o Banco do Estado do Piauí. Foi Secretário da Fazenda no governo Freitas Neto e Deputado Estadual. Tem trabalhos literários publicados na imprensa da capital e na “Revista do Instituto Histórico de Oeiras”. Bibliografia: “Com Olhos de Argos” (1999), crônicas.

REIS, Osvaldo – n. 30-12-1936 - Floriano (PI). Político e memorialista. Empresário e agropecuarista. Deputado Federal, eleito e reeleito, pelo Estado do Tocantins. No ano de 1990, foi nomeado como Interventor da Prefeitura Municipal de Araguaia (TO). É verbete dos livros de Mário Ribeiro Martins. Bibliografia: “Memória Política”.

REIS, Pedro Cláudio de Moura – n. 07-10-1941 - Oeiras (PI). Filho de Hipólito Constâncio de Moura. Romancista e contista. Exerceu as funções de Diretor Presidente da Rádio Serra da Capivara e do jornal “O Porta Voz”. Em 1969, foi classificado em 1º lugar no concurso literário promovido pela União Piauiense de Estudantes Secundaristas. Bibliografia: “Nem a Morte os Separa”, romance e “Uma Estória Puxa Outra” (1994), contos.

REIS, Raimundo José dos – n. 09-01-1934 - Picos (PI). Advogado, poeta, contista e jornalista. Tem curso de Observação Industrial, realizado nos Estados Unidos, México e Canadá. Foi promotor em Minas e exerceu importantes cargos no Piauí. Integrou o Movimento de Renovação Cultural. Participou do livro "Novos Contos Piauienses" (1984) e tem inédito um livro de poemas e alguns contos.

REIS, Robert Jaques dos – n. 27-07-1942 - Teresina (PI). Filho de Edmundo Torres dos Reis e Mirtes Jaques dos Reis. Poeta, contista e romancista. Membro da UBE/PI. Bibliografia: “Pedaços” (1989), contos; “Encontros D’almas” (1979), poesia e “Virgindade” (1979), romance.

REIS, Ricardo (Ricardo José da Silva Reis Neto) – n. 27-02-1961 – Campo Maior (PI). Filho de Edmundo dos Reis Neto e Luzia da Cunha Silva Reis. Formado em Economia, pela UNIFOR e em Direito, pela UFPI. Poeta, músico e compositor. Policial civil do Distrito Federal. Participou de vários concursos literários, dentre os quais mencionamos: 1º lugar, no “VI Concurso Literário da SEUCAM”, promovido pela AUCAM; 1º lugar no “I Concurso de Poesia Chico Pereira”, promovido pela AUCAM; 1º lugar no concurso “Celso Pinheiro”, promovido pela Academia de Letras do Vale do Longá; 1º lugar no “Concurso de Poesia sobre o Açude de Campo Maior”, promovido pelo Jornal “O Dia”, Sucursal de Campo Maior. Classificou-se como finalista do Festival de Música, realizado pela AUCAM, em 1990 e em 2º lugar da versão 1996, do referido festival. Obteve o 5º lugar do “IV Festival de Inverno da Bahia”, realizado em Vitória da Conquista, tendo como prêmio a inclusão de sua música em disco, juntamente com todos os demais classificados. Bibliografia: “O Alvorecer da Liberdade” (s/d), poesia.

RESENDE, Adauto Coelho de – n. 1906 - Piripiri (PI). Filho de Nelson Coelho de Resende e Carlota Amélia de Resende. Médico pediatra. Professor universitário. Delegado oficial do Estado do Piauí na primeira Conferência Nacional de Proteção à Maternidade e à Infância, realizada no Rio de Janeiro. Médico da Inspetoria de Higiene Infantil. Diretor do conjunto de clínicas especializadas do Instituto Fernandes Figueira. Fundador da Clínica Infantil Ana Maria Dale, em Araras (SP). Chefiou o Serviço Médico do Trabalho de Extensão da Tijuca. Escreveu roteiros e dirigiu filmes de caráter educativo sobre problemas da criança. Bibliografia: "Organização de Ambulatório-Modelo"; "Tratamento do Pé-Torto Equino-Varo Congênito, Sem Intervenção Sangrenta", tese, e mais de 60 trabalhos sobre pediatria e puericultura, entre outros temas.

RESENDE, Antônio de Freitas – n. 30-10-1935 - Piripiri (PI). Magistrado e professor. Filho de João de Freitas Resende e Maria da Graça Freitas Resende. Formado pela antiga Faculdade de Direito do Piauí. Foi Promotor Público de Esperantina e Juiz de Direito das Comarcas de Campo Maior, Alto Longá, Castelo do Piauí, Oeiras e Teresina, de onde passou ao cargo de Desembargador, por antiguidade, ocupando uma das duas vagas criadas pela Constituição Estadual de 1989. É professor da Escola Superior de Magistratura. Exerceu a vice-presidência e, posteriormente, o cargo de Corregedor Geral do Tribunal de Justiça do Piauí. É verbete dos livros “Sua Excelência o Egrégio” (1998, 3ª edição), de Arimatéa Tito Filho e de “Memórias de Piripiri” (1996), de Cléa Resende Neves de Melo. É autor dos seguintes trabalhos: “Diocese de Campo Maior” – histórico (publicado em 10-06-1977); “A Violência” (1978); “Ligeiras Considerações Sobre o Prenome das Pessoas” (in Revista Judiciária, vol. XII) e “A Condenação em Honorários de Advogados em Mandado de Segurança”.

RESENDE, Antônio Francisco de – n. 1928 - Piripiri (PI). Filho de Hamilton Coelho de Resende e Adelina Ferreira de Resende. Magistrado. Atuou como advogado e promotor público de Aquirás. Foi juiz de direito em Pio IX, Batalha, Pedro II e Castelo do Piauí. Exerceu o cargo de assessor técnico da Delegacia Federal do Tribunal de Contas e da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará. Sócio-proprietário do Colégio “Christus”. É verbete dos livros “Piripiri” (1972), de Judith Santana e “Memórias de Piripiri” (1996), de Cléa Rezende Neves de Melo. Bibliografia: “Natureza Jurídica do Contrato de Trabalho” (1957).

RESENDE, Espedito de Freitas – n. 22-10-1922 - Piripiri (PI), f. 21-02-1981 - Roma (Itália). Filho de Cassiano Coelho de Resende e Benetida de Aguiar Freitas Resende. Diplomata. Bacharel em Direito. Formado em Diplomacia, pelo Instituto Rio Branco. Serviu em Assunção, Buenos Aires, Roma, Chile e em Bruxelas. Faleceu no cargo de embaixador junto ao Vaticano. Foi graças a ele, que o Papa João Paulo II, concordou em fazer uma escala em Teresina, durante sua viagem ao Brasil. Bibliografia: “Piauí” (1976), Coleção Nosso Brasil, da Editora Bloch Educação.

RESENDE, Francisco das Chagas – n. 28-10-1929 - Piripiri (PI). Formado em Ciências Políticas e Econômicas, no Rio de Janeiro. Trabalhou no Banco e no Banco Central, onde foi auxiliar e secretário de gabinete do presidente e assessor econômico da presidência, exercendo, ainda, o cargo de assessor econômico da presidência do Conselho Monetário Nacional. Participou do Conselho Superior das Caixas Econômicas e de vários grupos de trabalho nos Bancos do Brasil e Central. Bibliografia: "Ciclo de Conferências, Comércio do Café"; “Moeda, crédito, comércio internacional e câmbio”.

RESENDE, J. A. de Araújo – Poeta teresinense, residente fora do Estado do Piauí. Bibliografia: "As Quadrinhas de José" (1978). Lamentavelmente, em prejuízo da divulgação do próprio autor e de sua atividade literária, a obra não apresenta dados biográficos.

RESENDE, José Ferreira de Sousa – n. 20-07-1929 - Loreto (MA). Filho de Enéas Ferreira de Sousa Resende e Maria Teresa de Jesus Rocha. Ex-comerciante e fazendeiro em Araguaina, Tocantins. Sentindo a necessidade de deixar para os seus descendentes a história de sua família, fez a atualização, a ampliação e a 3ª edição, em 1999, do livro “Dados Genealógicos da Família Rocha”, publicada em 1ª edição em 1954, por Sebastião Martins de Araújo Costa e em 2ª edição, por Moacyr Sipaúba da Rocha, que em 1985, fez algumas atualizações e a ampliou.

RESENDE, Juliana Araújo – n. 23-01-1990 – Teresina (PI). Filha de Omar de Andrade Rezende Filho e Vílnia Lúcia Araújo Rezende. Estudante universitária do Curso de Direito. Participou da antologia “Poetas de Piripiri” (2008), organizada por Cléa Rezende Neves de Melo e Eliane da Silva César.

RESENDE, Murilo Ferreira – n. 26-05-1930 - Piripiri (PI). Filho de Hamilton Coelho de Resende e Adelina Ferreira de Resende. Graduado em Engenharia Civil. Fez o Curso de Formação Básica: Engenheiro Civil, pela Universidade do Paraná. Tem vários cursos de extensão e especialização. Professor do Curso de Engenharia da Universidade Federal do Ceará. Foi suplente de senador e exerceu dois mandatos de deputado federal pelo Piauí. Exerceu várias atividades parlamentares, dentre as quais, o cargo de presidente da Comissão de Transporte da Câmara dos Deputados. Exerceu importantes cargos públicos, inclusive o de Secretário de Obras e Serviços Públicos do Estado do Piauí. Dentre outras honrarias, foi condecorado com a Medalha do Mérito Rodoviário (SP-ARB). Bibliografia: “Curso de Solo-Cimento”, “Método de Dimensionamento dos Pavimentos”, “Tratamentos superficiais”, “Revestimento com Areia-Asfalto”, “Drenagem Superficial e Profunda” e diversas apostilas para as aulas da cadeira de pavimentação.

RESENDE, Nílson do Monte – n. 1927- Piripiri (PI). Filho de Acelino Coelho de Resende e Maria Bandeira de Resende. Bacharel em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade do Brasil (1958). Cursou Administração de Empresas, na Fundação Getúlio Vargas. Tem especialização em Direito Comercial e de Família. Presidiu o Centro Acadêmico e o Diretório Central de Estudantes, da Universidade do Brasil e a União Metropolitana dos Estudantes. Dirigiu o jornal “A Crítica” e a revista “A Época”. Romancista. Bibliografia: "Quando Nem Sempre a Morte Vence - Episódio da Guerra do Pé-de-Curica" (1989), romance que, segundo a crítica, "coloca o Piauí no mapa da melhor ficção brasileira".

RESENDE, Simplício Coelho de – n. 01-04-1841 - Piripiri (PI), f. 17-02-1915 - Manaus (AM). Filho de Simplício Coelho de Resende e Rosa Lina de Castelo Branco. Político, professor, magistrado, jornalista e parlamentar. Formado pela Faculdade de Direito de Recife. Foi Promotor Público e Juiz Municipal no interior do Estado. Lecionou no Liceu Piauiense. Foi deputado provincial e deputado geral pelo Piauí. Dirigiu a Faculdade de Direito do Amazonas. Colaborou com vários jornais. É patrono de uma das Cadeiras da Academia Piauiense de Letras. Bibliografia: "Epítome Eleitoral" e outros.

RESSAN, Riase (Maria do Socorro Santos Soares) – n. 13-02-1950 - Teresina (PI). Poetisa e professora. Formada em Educação Artística. Reside em Brasília desde 1965, onde é professora. Colaborou em periódicos. Bibliografia: “Estrela Ainda Não” (1985). Participou dos livros “Diamante para Amantes” (1988) e “Canções a Quatro Mãos” (1991).

RIBAS, Cléber Raniére – Professor, Poeta e ensaísta. Bibliografia: “Os Cactos de Lakatus” (2003), poemas. Em 2003, com o livro “Erza Pound – As Máscaras Doutrinárias do Esteta”. Foi classificado em 2º lugar no concurso de ensaio promovido pela Fundação Cultural do Piauí. Infelizmente, em prejuízo da divulgação do próprio autor e da sua produção literária, a obra não traz dados biográficos.

RIBEIRO, Francigelda – n. 1971 - Teresina (PI). Professora e poetisa. Licenciada em Letras, pela Universidade Estadual do Piauí. Faz Mestrado. Lecionou em várias escolas da capital, dentre as quais, Escola Santa Helena, Colégio Diocesano e Colégio Certo. Bibliografia: “Estrada Virgem” (1997), poemas. Fez uma análise da obra de Assis Brasil.

RIBEIRO, Gileno Pontes – n. 25-03-1984 - Esperantina (PI). Filho de Jorge Meneses Ribeiro e Eliane de Sampaio Pontes Ribeiro. Ingressou na Universidade Estadual do Piauí cursando Biologia e Geografia: Bibliografia: ”Um Eu Desmembrado – O Verme X O Feto” (2004), lançado no 3º Salão do Livro do Piauí – SALIPI.

RIBEIRO, José Maria Soares – n. 19-07-1923 - São Francisco (MA), f. 02-07-1994 - Teresina (PI). Filho de Gonçalo Ribeiro da Silva e Senhorinha Soares de Carvalho Ribeiro. Biógrafo, bancário e jornalista. Formado em Direito, pela então Faculdade de Direito do Piauí. Foi gerente do Banco do Brasil em São João dos Patos, Barra do Corda e em Corrente. Como alto servidor do Banco do Brasil, exerceu, também, as funções de inspetor e de advogado substituto. Foi coordenador da Defensoria Pública, na Secretaria de Justiça do Estado do Piauí. Pertenceu à Academia Piauiense de Letras. Bibliografia: "Elogio da Sombra" (1990).

RIBEIRO, José Ribamar – Veja: ZEMAGÃO

RIBEIRO, Maria da Penha Vieira – n. 11-11-1955 - Fronteiras (PI). Filha de Joaquim A. Vieira e Jolvina Andrelina Vieira. Professora, poeta, cronista e teatróloga. Habilitada em História. Pós-graduada em Planejamento Educacional e em Estudos Sociais. É professora do Núcleo da UESPI de Fronteiras. Bibliografia: “Sombras do Passado” (1995); “Memórias de Mim” (1996); “Lágrimas que Banham o Mundo” (1988), todos de poemas. Participou da coletânea “Poetas do Cariri 86” (1986).

RIBEIRO, Manoel Paes – n. 16-01-1935 - Campo Alegre de Lourdes (BA). Professor, romancista e contista. Formado em Direito. Estudou em São Raimundo Nonato, em Teresina e em Brasília. Para sobreviver, trabalhou como padeiro, tropeiro, lenhador, lavrador, varredor, jardineiro e servente de mesa. Pertence ao Sindicato dos Escritores do Distrito Federal e à Associação Nacional dos Escritores. Bibliografia: "Um Menino do Mato" (1971), contos; “O Professor de Casamento” (1977), romance; “Um Menino do Mato que Driblou a Seca” (1983); “O Mapa da Mina” (1984); “Planejamento Familiar Urgente” (1991) e “O Bicho Homem Esse Covarde” (1992). Participou de várias coletâneas.

RIBEIRO, Maria Adélia Atem – n. 29-03-1949 - Floriano (PI). Graduada em Administração de Empresas, pela Federação das Faculdades Celso Lisboa, do Rio de Janeiro. Desenvolve atividades como administradora desde 1980, na Secretaria de Agricultura Abastecimento e Recursos Hídricos, em Teresina, PI, tendo ocupado os cargos de chefia. Trabalha no Centro Regional de Desenvolvimento Agropecuário, em sua terra natal. Participou da “Pequena Antologia Poética de Floriano” (1998), organizada por Lourdinha Lopes.

RIBEIRO, Lina Celso Pinheiro – n. 19-08-1945 - Rio (RJ). Professora universitária. Tem Licenciatura Plena em Letras e Aperfeiçoamento em Literatura. Foi superintendente do Complexo Escolar Zona Norte I. Pertenceu ao Conselho Estadual de Cultura. Sócia da UBE/PI. Bibliografia: "Soldados de Tiradentes" (atualização e conclusão da obra do pai, sobre a Polícia Militar).

RIBEIRO, Pedro Mendes – n. 29-06-1931 – Baixão dos Ribeiros, município de Monsenhor Gil (PI). Filho de Manoel Ribeiro Soares e Filomena Mendes Ribeiro. Professor, poeta, violeiro, repentista, jornalista e radialista. Formado em Filosofia. Professor da Universidade Federal do Piauí. Foi vereador de Teresina e Vice-prefeito de Demerval Lobão. Fundou e preside por vários mandatos a Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí – AVIPOP, que desde a sua fundação, ocorrida em 15-10-1977, já organizou dezenas de festivais de violeiros, com participantes de todo o Norte e Nordeste e até de outros Estados. Trabalhou na “Rádio Pioneira” de Teresina. Diretor proprietário da “Rádio Ribeirão” de Demerval Lobão. Foi Delegado da Sunab no Estado do Piauí. Membro da UBE/PI e da Academia de Letras dos Repentistas do Brasil. É Verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto. Bibliografia: "Segredos do Repente" (1977), “Nos Caminhos do Repente”, “Casa do Cantador” (1995); “Bodas de Prata no Repente” (1999); “Mané Xudu” e outros. Foi incluído na “Antologia de Cantadores e Poetas Populares do Piauí” (2006), de Joames.

RIBEIRO, Pedro da Silva – n. 14-02-1930 - Guadalupe (PI). Filho de Horácio da Silva Ribeiro e Maria de Sá Ribeiro. Professor, contista e romancista. Formado em Direito, Filosofia e História. Foi Analista de Finanças e Controle Externo do TCU. É membro da Associação Nacional de Escritores e da Academia Piauiense de Letras. Bibliografia: "Sol Poente" (1987), contos; "Vento Geral" (1982) romance, e "A Divisa" (1993), romance – obra com a qual Pedro S. Ribeiro completa a trilogia sobre a saga política e cultural da região do Médio Parnaíba Piauiense.

RIBEIRO, Raimundo da Costa – n. 19-05-1926 - Piracuruca (PI). Poeta, contista e jornalista. Formado em Direito. Foi orador oficial do Centro Cultural "Lima Rebelo", diretor do jornal "A Flâmula" e redator-chefe da revista "Zodíaco". Foi locutor da Rádio Difusora de Teresina. Pertenceu à Associação Piauiense de Letras. Trabalhou como fiscal do Ministério do Trabalho. No Distrito Federal, integrou o movimento modernista e colaborou na revista "Ronda". Bibliografia: "Bacanal dos Deuses" (1982).

RIBEIRO, Roberto Lopes – Veja: LOPES, Mons. Roberto

RIBEIRO, Sebastião Alves – n. 07-07-1980 - Teresina (PI). Filho de Washington Luís de Sousa Ribeiro e Maria do Rosário Alves Pereira Ribeiro. Poeta. Cursou o ensino fundamental e curso de Administração de Empresas na Fundação Bradesco. Estudou Pedagogia no Colégio Pinheiro Machado e Tecnologia Ambiental, no CEFET. Membro da União dos Escritores do Itararé – UEI. Bibliografia: “Novas Formas de Pensar” (1998) e “No Meio da Gente”, s/d. Participou da “Antologia Urbana” (2000), editada pela UEI.

RIBEIRO, Theddy (Raimundo Ribeiro e Silva) – n. 30-10-1938- Cascavel (CE). Filho de Fernando Lopes e Silva Sobrinho e Maria do Carmo Ribeiro e Silva. Formado em Direito, pela Faculdade de Direito do Piauí (Turma: “Coelho Rodrigues”). Radialista e jornalista. Trabalhou nas rádios “Clube” e “Difusora” de Teresina. Escreveu para os jornais “O Povo” (de Fortaleza, CE), “O Estado”, “Meio Norte” e “Diário do Povo” (de Teresina). É titular da coluna “Fórum Íntimo”, no Diário do Povo. Foi servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, ali exercendo os cargos mais elevados da estrutura do Poder Judiciário, dentre eles os de Secretário Geral do TJ e o de Secretário da Corregedoria Geral da Justiça. Atualmente (2005), exerce as funções de Chefe de Plenário, da Assembléia Legislativa do Estado do Piauí. Membro da União Brasileira de Escritores do Piauí e da Academia Maçônica de Letras do Estado do Piauí. Participou dos livros: “Depoimentos Maçônicos”; “Noções de Organização Judiciária do Estado do Piauí”. Organizou o livro “Desembargador Fernando Lopes Sobrinho: Cem Anos de Humanismo”, em homenagem ao centenário de nascimento do seu pai, lançado pelo Tribunal de Justiça e pela Academia Piauiense de Letras.

RIBEIRO, Totó (Raimundo Antunes Ribeiro) – n. 29-03-1907 - Manaus (AM), f. 21-09 - 1992 - Campo Maior (PI). Político, jornalista e teatrólogo. Movimentou o Teatro Amador de Floriano e de Campo Maior. Sócio fundador da Associação dos Amigos da Cultura de Campo Maior. Foi vereador de Floriano e de Campo Maior. Foi um dos fundadores do jornal “O Labor” e do jornal “O Operário”, da cidade de Floriano. Fundador do jornal “A Luta”, de Campo Maior, onde, também, dirigiu os jornais “A Voz do Jenipapo” e “O Tombador”. Bibliografia: “Homenagens a Quatro Missionárias da Instrução” (1942), plaquete editada pela Gráfica Excelsior.

RIBEIRO FILHO, João Pedro de Sousa – n. 11-06-1967 - Piracuruca (PI). Poeta. Formado em Letras, pela Universidade Estadual do Piauí. Bibliografia: "Ecos" (1991), poemas.

RIBEIRO JÚNIOR, Jocelino – Poeta. Em 1969, foi classificado em 2º lugar no Concurso de Poesias promovido pela Casa Mater. Bibliografia; "A Sós" (1969). Lamentavelmente, em prejuízo da divulgação do próprio autor e de sua atividade literária, a obra não apresenta dados biográficos.

RIBEIRO NETO, José – n. 14-01-1935 - Barras (PI). Filho de Raimundo Ribeiro Paz e Maria Rosa de Melo. Poeta, cordelista e militar de carreira. Ingressou na Polícia Militar do Piauí em 1960. Dois anos depois, fez o curso de cabo. Em 1969, foi promovido para o posto de 1º sargento. Em 1971, concluiu o curso Científico (Curso Médio). Seis anos depois foi promovido ao posto de sub-tenente e, em 1985, foi declarado ao posto de 2º tenente. Em 1987, foi transferido para a reserva remunerada. Bibliografia: “Uma Idéia com Sete Temas Diferentes” (2004), poemas. É co-autor de outro livro de poemas, editado em 2005. Foi incluído na “Antologia de Cantadores e Poetas Populares do Piauí” (2006), de Joames.

RIEDEL, Liana Sousa – n. 11-03-1980 - Teresina (PI), f. 2000 - Teresina (PI). Poetisa. Segundo Herculano Moraes, em março de 1998, no seu primeiro mês de faculdade, ao realizar uma cirurgia para tratamento de sinusite, constatou-se um câncer. Retornou ao curso de Psicologia no ano seguinte, mas não resistiu à doença. Bibliografia: “Dizer Adeus... Jamais” (2001), poemas. Edição póstuma.

RIOS, Werton (Werton Francisco Rios da Costa Sobrinho) – n. 10-02-1974 - Teresina (PI). Filho de Carlos Alberto da Costa e Domingas da Silva Rios Costa. Professor, poeta, cronista e quadrinhista. Formado em História e Geografia, pela Universidade Estadual do Piauí. Escreveu várias crônicas para o Suplemento Grande Dirceu, do jornal Correio do Piauí (1998) e assinou a coluna “Caleidoscópio”. Autor premiado em concursos literários do SESC, UFS e ETFPI. Membro da União Brasileira de Escritores do Piauí, da Associação de Quadrinista e Aficcionados. Membro fundador e primeiro presidente da União dos Escritores do Itararé. É Verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1999), de Adrião Neto. Bibliografia: “Na Periferia do Tempo” (1995), poemas e “Inversos” (1997), poemas. Participou das antologias: “Composições Literárias” (ETFPI, 1997), Antologia do concurso de poesia falada do Norte-Nordeste (UFS, 1995) e Antologia dos 30 melhores da UESPI (1999). Editou um livro de Geografia Geral.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui