Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62215 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Através da Burka -- 09/05/2004 - 20:26 (Flavia.s) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Um convite para assistir a um filme sem final feliz é Osama, do diretor afegão Siddiq Barmak. O drama das mulheres que tiveram seu país invadido pelos Talibã e foram obrigadas a submeterem-se as severas leis impostas por eles, é contado em 82 minutos, numa produção meio documentário dramático, marcando a chegada de mais uma das poucas cinematografias oriunda do Afeganistão.
História, política e audiovisual se encontraram quando o diretor Barmak teve a idéia de fazer o filme Osama. Durante o período em que ficou exilado no Paquistão o roteiro começou a ser escrito. Enquanto isso a região do Afeganistão estava sob o domínio dos Talibans, impondo severas leis. A partir do episódio do atentado terrorista de 11 de setembro de 2001 e a subseqüente guerra promovida pela coalizão liderada pelos Estados Unidos, o regime caiu.
O filme foi concluído em 2003 e foi rodado na capital de Cabul. A região montanhosa e deserta exibiu uma geografia da pobreza e o drama de seus habitantes, em especial das mulheres, que no filme foi protagonizado por uma viúva, a sua filha e a sua mãe. As três mulheres viviam isoladas dentro de casa, pois os homens da família morreram combatendo em guerra. Segundo o regime Talibã, as mulheres não podiam sair de casa ou trabalhar sem a companhia de um homem e deveriam andar sempre coberta com uma espécie de túnica que cobria todo o corpo, a burka. Nessas condições a mãe acaba por obrigar a filha a disfarça-se de menino e assim poder trabalhar para o sustento da família.
O clímax do filme, a partir deste momento, levam todos a tentar desvendar a trajetória da garota disfarçada, passando a se chamar Osama, criando uma expectativa dualista sobre o final do filme: a garota será descoberta, ou não?
O final mostra uma lógica surpreendente. O diretor utiliza-se de artifícios que exibe um enigma mais relacionado com o enfoque do filme, ou seja, a situação da mulher talibã, do que estratégias hollywoodianas de surpreender com algo inesperado, ou mesmo o “happy end”. Osama rendeu a Barmuk a indicação de melhor filme estrangeiro para o Oscar de 2004, mais o troféu ficou com Invasões Bárbaras, de Denys Arcand, que ironicamente teve o seu final feliz.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui