Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Os terríveis sobrinhos -- 01/09/2002 - 15:30 (Hilton Görresen) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
OS TERRíVEIS SOBRINHOS

Engraçado, nas histórias em quadrinhos os personagens não têm filhos, somente sobrinhos. Só nas historias de Walt Disney existem os sobrinhos do Pato Donald, os do Mickey e os do Zé Carioca. Sem falar nos sobrinhos dos Irmãos Metralha.
Se toquei no assunto foi para falar dos mais terríveis sobrinhos das HQ, os sobrinhos do Capitão. Eram filhos de dona Chucruts, a poderosa e ingênua matrona, e essa era casada com o capitão, então os dois terríveis deviam ser, no mínimo, enteados. Mas é a tal mania de sobrinhos...
Já completaram mais de um século, e até pouco tempo ainda eram publicados no Brasil, o que faz deles a mais antiga história em quadrinhos. Suas peripécias acontecem numa ilha tropical, onde convivem com uma tribo de indígenas e com variada espécie de animais, de fazer inveja a qualquer zoológico: leões, elefantes, cangurus, avestruzes, macacos etc. Compõem uma só família, formada pelo Capitão, o Coronel, Dona Chucruts, Dona Josefina (a professora solteirona), Lena, Lilico e os dois heróis. Ao Capitão e ao Coronel o lazer é algo proibido. Somente às escondidas conseguem alguns minutos para pescar, jogar cartas ou cochilar (sua principal "atividade"). E disso se aproveitam os dois endiabrados, levando a furiosa Dona Chucruts a pegá-los em flagrante.
Hans e Fritz (esse o nome dos capetinhas) representam a criança insubmissa aos padrões educacionais e familiares que se baseiam na autoridade do adulto. Em sua pele, as crianças, que somos nós, vingam-se do lado intolerante da educação familiar. Enfrentam adultos com a arma que possuem, a criatividade. Quem não desejou ser um desses capetas, com seu vidro de cola, ora grudando os fundilhos do Coronel na cadeira, ora vestindo um enorme macaco com as roupas do Capitão, não deixando surras e punições sem revide. Em nosso zoológico de animas sérios, não é com um vidro de cola na mão que podemos enfrentar os problemas... Ah! A liberdade desses sobrinhos centenários! .
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui