Usina de Letras
Usina de Letras
85 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62240 )

Cartas ( 21334)

Contos (13265)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10368)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20031)

Infantil (5436)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6194)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Todo mundo quer ser genial -- 28/08/2004 - 20:24 (Paulo Eduardo Gonçalves) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Todo mundo quer ser genial, e muitos acreditam que com trabalho, esforço e dedicação, podem chegar lá.

Só que as coisas não são bem assim, o conceito de genialidade é controverso, e por mais longe que se possa chegar esforçando-se, isso não muda o fato de que houve esforço.

Não entendeu?

Para ilustrar usarei exemplos do cinema, porque sou uma criatura que assiste e sempre assistiu muita televisão.

Os filmes 'Mentes que brilham' e 'Gênio indomável' tem em comum personagens principais extremamente inteligentes, cujas habilidades intelectuais lhes acarretam tanto dissabores quanto satisfações.

Dentre as várias características em comum compartilhadas por estes personagens, aquela que a meu ver define a verdadeira genialidade é a extrema facilidade com que ambos apreendem conceitos que a maioria levaria muito tempo tentando decifrar, e que mesmo assim, seriam assimilados por poucos.

Tanto o piá com cara de rato quanto quanto o personagem de Matt Damon aprendem apenas observando, sem esforço ou estudo. A genialidade poderia então ser considerada um olhar sobre mundo. Um olhar que poucos tem, mas que muitos se esforçam por adquirir, com resultados por vezes proveitosos.

Dois exemplos me ocorrem, agora retirados da literatura. Em 'Musashi' de Eiji Yoshykawa, o personagem título é retratado como um homem obstinado em busca da perfeição na arte de esgrimir, tão bem sucedido que ao fim do livro vence Sasaki Kojiro, descrito como um espadachim genial, cuja habilidade deriva mais de uma aptidão natural que de um constante esforço por superação.

Já na história 'A fronteira do fim do mundo', de Robert E. Howard, quando o barco em que remam os colonos incumbidos de avisar o vilarejo sobre o iminente ataque picto é atacado por estes, todos são surpreendidos e mortos, a exceção do cimério Conan. Isto porque, segundo nos é narrado, os colonos vieram de terras civilizadas e foram forçados a aprender a ser selvagens para sobreviver à região inóspita, enquanto que o cimério,mais do que um selvagem nato, é o mais selvagem dentre os selvagens.

Alguém já disse que 'é preciso talento para reconhecer o gênio', ou coisa que o valha, e esta é uma afirmação elucidativa que por certo ajudará a quem desejar entender certos fenômenos ocorridos na usina e no mundo.

Finalizando, ainda com ditados e citações, lembre-se que se 'o sucesso é constituído de 99% de esforço e 1% de talento', você pode morrer de trabalhar, mas sem o 1% que faz a diferença, ainda assim será um fracassado...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui