Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ATUALIDADES GERAL – VESTIBULARES DEZ. 2011 E JAN. -- 13/02/2012 - 08:04 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ATUALIDADES GERAL – VESTIBULARES DEZEMBRO 2011 E JANEIRO DE 2012 . Compilados por Edson Pereira Bueno Leal









1. UNESP 2012 CIÊNCIA



A ciência moderna tem maior poder explicativo, permite previsões mais seguras e assegura tecnologias e aplicações mais eficazes. Não há dúvida de que a explicação científica sobre a natureza da chuva comporta usos

que a explicação indígena não comporta, como facilitar prognósticos meteorológicos ou a instalação de sistemas de irrigação. Para a ciência moderna, a Lua é um satélite que descreve uma órbita elíptica em torno da Terra, cuja distância mínima do nosso planeta é cerca de 360 mil quilômetros, e que tem raio de 1 736 quilômetros. Para os gregos, era Selene, filha de Hyprion, irmã de Hélios, amante de Endymion e Pan, e percorria o céu numa carruagem de prata. Tenho mais simpatia pela explicação dos gregos, mas devo reconhecer que a teoria moderna permite prever os eclipses da Lua e até desembarcar na Lua, façanha dificilmente concebível para uma cultura que continuasse aceitando a explicação mitológica. Os astronautas da NASA encontraram na superfície do nosso satélite as montanhas observadas por Galileu, mas não encontraram nem Selene nem sua carruagem de prata. Para o bem ou para o mal as teorias científicas modernas são válidas, o que não ocorre com as teorias alternativas. (Sergio Paulo Rouanet, filosofo brasileiro, 1993. Adaptado.)

Cite o nome dos dois diferentes tipos de conhecimento comentados no texto e explique duas diferenças entre eles.





2 ENEM 2011 PODER POLÍTICO



Os três tipos de poder representam três diversos tipos de motivações: no poder tradicional, o motivo da obediência e a crença na sacralidade da pessoa do soberano; no poder racional, o motivo da obediência deriva da crença na racionalidade do comportamento conforme a lei; no poder carismático, deriva da crença nos dotes extraordinários do chefe.

BOBBIO, N. Estado, Governo, Sociedade: para uma teoria geral da política. São Paulo: Paz e Terra. 1999 (adaptado)

O texto apresenta três tipos de poder que podem ser identificados em momentos históricos distintos. Identifique o período em que a obediência esteve associada predominantemente ao poder carismático:

a) Republica Federalista Norte-Americana.

b) Republica Fascista Italiana no século XX.

c) Monarquia Teocrática do Egito Antigo.

d) Monarquia Absoluta Francesa no século XVII.

e) Monarquia Constitucional Brasileira no século XIX.



3 UNICAMP 2012 CIDADANIA



A noção de cidadania gerada pela visão liberal a partir do século XVIII foi uma resposta do Estado às reivindicações da sociedade, e levou à institucionalização dos direitos civis, direitos políticos e direitos sociais. Mais contemporaneamente, a noção de cidadania redefine a idéia de direitos. O ponto de partida é a concepção de um direito a ter direitos e inclui a criação de novos direitos que emergem de lutas específicas.

a) O que são direitos civis e direitos sociais?

b) Dentre as “novas” gerações de direitos no contexto da cidadania, pode-se falar nos direitos difusos e coletivos e até em direitos bio-éticos. Dê dois exemplos desses direitos da nova geração.





4 ENEM 2011 ÉTICA



O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com o Bruzundanga (corrompida nação fictícia de Lima Barreto).

FRAGA, P. Ninguém é inocente. Folha de S. Paulo, 4 out. 2009 (adaptado).

O distanciamento entre “reconhecer” e “cumprir” efetivamente o que é moral constituiu uma ambigüidade inerente ao humano, porque as normas morais são

a) decorrentes da vontade divina e, por esse motivo, utópicas.

b) parâmetros idealizados, cujo cumprimento é destituído de obrigação.

c) amplas e vão além da capacidade de o indivíduo conseguir cumpri-las integralmente.

d) criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei à qual deve se submeter.

e) cumpridas por aqueles que se dedicavam inteiramente a observar as normais jurídicas.





5 ENEM 2011 CONSUMISMO



Como os combustíveis energéticos, as tecnologias da informação são, hoje em dia, indispensáveis em todos os setores econômicos. Através delas, um maior numero de produtores e capaz de inovar e a obsolescência de bens e serviços se acelera. Longe de estender a vida útil dos equipamentos e a sua capacidade de reparação, o ciclo de vida desses produtos diminui, resultando em maior necessidade de matéria-prima para a fabricação de novos.

GROSSARD. C. Le Monde Diplomatique Brasil. Ano 3, n.o 36. 2010 (adaptado)

A postura consumista de nossa sociedade indica a crescente produção de lixo, principalmente nas áreas urbanas, o que, associado a modos incorretos de deposição,

a) provoca a contaminação do solo e do lençol freático, ocasionando assim graves problemas socioambientais, que se adensarão com a continuidade da cultura do consumo desenfreado.

b) produz efeitos perversos nos ecossistemas, que são sanados por cadeias de organismos decompositores que assumem o papel de eliminadores dos resíduos depositados em lixões.

c) multiplica o numero de lixões a céu aberto, considerados atualmente a ferramenta capaz de resolver de forma simplificada e barata o problema de deposição de resíduos nas grandes cidades.

d) estimula o empreendedorismo social, visto que um grande numero de pessoas, os catadores, tem livre acesso aos lixões, sendo assim incluídos na cadeia produtiva dos resíduos tecnológicos.

e) possibilita a ampliação da quantidade de rejeitos que podem ser destinados a associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, financiados por instituições da sociedade civil ou pelo poder publico.



6 ENEM 2011 QUALIDADE DE VIDA



O professor Paulo Saldiva pedala 6 quilômetros em 22 minutos de casa para o trabalho, todos os dias. Nunca foi atingido por um carro. Mesmo assim, e vitima diária do transito de São Paulo: a cada minuto sobre a bicicleta, seus pulmões são envenenados com 3,3 microgramas de poluição particulada – poeira, fumaça, fuligem, partículas de metal em suspensão, sulfatos, nitratos, carbono, compostos orgânicos e outras substancias nocivas.

Escobar, H. Sem Ar. O Estado de São Paulo. Ago. 2008.

A população de uma metrópole brasileira que vive nas mesmas condições socioambientais das do professor citado no texto apresentara uma tendência de

a) ampliação da taxa de fecundidade.

b) diminuição da expectativa de vida.

c) elevação do crescimento vegetativo.

d) aumento na participação relativa de idosos.

e) redução na proporção de jovens na sociedade.





7 ENEM 2011 DEMOCRACIA E INFORMAÇÃO



Texto I

A ação democrática consiste em todos tomarem parte do processo decisório sobre aquilo que terá conseqüências na vida de toda a coletividade. GALLO, S. ET al. Ética e Cidadania. Caminhos da Filosofia.

Campinas: Papirus, 1997 (adaptado)

Texto II

E necessário que haja liberdade de expressão, fiscalização sobre órgãos governamentais e acesso por parte da população as informações trazidas a publico pela imprensa.

Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br.

Acesso em: 24 abr 2010.

Partindo da perspectiva de democracia apresentada no Texto I, os meios de comunicação, de acordo com o Texto II, assumem um papel relevante na sociedade por

a) orientarem os cidadãos na compra dos bens necessários a sua sobrevivência e bem-estar.

b) fornecerem informações que fomentam o debate político na esfera publica.

c) apresentarem aos cidadãos a versão oficial dos fatos

d) propiciarem o entretenimento, aspecto relevante para conscientização política.

e) promoverem a unidade cultural, por meio das transmissões esportivas.







8 ENEM 2011 TELEVISÃO E SER HUMANO



Um volume imenso de pesquisas tem sido produzido para tentar avaliar os efeitos dos programas de televisão. A maioria desses estudos diz respeito as crianças – o que e bastante compreensível pela quantidade de tempo que elas passam em frente ao aparelho e pelas possíveis implicações desse comportamento para a socialização. Dois dos tópicos mais pesquisados são o impacto da televisão no âmbito do crime e da violência e a natureza das noticias exibidas na televisão.

GIDDENS. A Sociologia. Porto Alegre: Artmed. 2005.

O texto indica que existe uma significativa produção cientifica sobre os impactos socioculturais da televisão na vida do ser humano. E as crianças, em particular, são as mais vulneráveis a essas influencias, porque

a) codificam informações transmitidas nos programas infantis por meio da observação.

b) adquirem conhecimentos variados que incentivam o processo de interação social.

c) interiorizam padrões de comportamento e papeis sociais com menor visão critica.

d) observam formas de convivência social baseadas na tolerância e no respeito.

e) apreendem modelos de sociedade pautados na observância das leis.





9 ENEM 2011 COMUNICAÇÃO HOJE



Estamos testemunhando o reverso da tendência histórica da assalariação do trabalho e socialização da produção, que foi a característica predominante da era industrial. A nova organização social e econômica baseada nas tecnologias da informação visa a administração descentralizadora, trabalho individualizante e mercados personalizados. As novas tecnologias da informação possibilitam, ao mesmo tempo, a descentralização das tarefas e sua coordenação em rede interativa de comunicação em tempo real, seja entre continentes, seja entre os andares do mesmo edifício.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2006 (adaptado)

No contexto descrito, as sociedades vivenciam mudanças constantes nas ferramentas de comunicação que afetam os processos produtivos nas empresas. Na esfera do trabalho, tais mudanças tem provocado

a) o aprofundamento dos vínculos dos operários com as linhas de montagem sob influencia dos modelos orientais de gestão.

b) o aumento das formas de tele trabalho como solução de larga escala para o problema do desemprego crônico.

c) o avanço do trabalho flexível e da terceirização como respostas as demandas por inovação e com vistas a mobilidade dos investimentos.

d) a autonomizacao crescente das maquinas e computadores em substituição ao trabalho dos especialistas técnicos e gestores.

e) o fortalecimento do dialogo entre operários, gerentes, executivos e clientes com a garantia de harmonização das relações de trabalho.



10 FATEC 2012 INTERNET



A comunicação via internet, especialmente nos bate papos, possibilitou um novo canal de comunicação entre as pessoas, e o Brasil tem se consolidado como um mercado de elevada utilização de sites sociais. Em agosto de 2011, do total de 61,2 milhões de pessoas com acesso a internet no trabalho ou em domicílios, 45,4 milhões foram usuários ativos.

Fonte: NetView – IBOPE Nielsen Online (http://www.ibope.com.br/calandraWeb/CalandraRedirect?temp=6& proj=PortalIbope&pub=T&nome=home_materia&db=caldb&docid=

C2A2CAE41B62E75E83257907000E04F Acesso em: 13.09.2011. Adaptado)

*Usuário ativo e a pessoa com 2 anos ou mais de idade que acessou a

Internet pelo menos uma vez em agosto.

De acordo com as informações do texto e do gráfico, analise as afirmações:

I. Considerando somente os usuários ativos em domicílios, entre agosto de 2010 e agosto de 2011, houve um aumento de 15%, aproximadamente.

II. Considerando somente os usuários ativos no trabalho , entre agosto de 2010 e agosto de 2011, houve um aumento de 10%.

III. Em agosto de 2011, do total de 61,2 milhões de pessoas com acesso no trabalho ou em domicílios, 15,8 milhões não foram usuários ativos.

E correto o que se afirma em

a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e III, apenas d) II e III, apenas. e) I, II e III.





11 FATEC 2012 INTERNET



Analise o gráfico a seguir.



1. China 179,7 2. US 163,3 3. Japan 60,0 4. Germany 37,0

5. Reino Unido 36,7 6. France 34,0 7. Índia 32,1 8. Rússia 27,0

9. Brazil 27,7 10.South Corea 27,2 11. Canadá 21,8 12. Italy 20,8

13. Spain 17,9 14. México 12,5 15. Netherlands 11,8.



As informações do gráfico sobre usuários da internet permitem afirmar que

a) os três países com maior numero de usuários são os mais democráticos.

b) os seis países com maior numero de usuários são, predominantemente, países centrais.

c) o continente africano tem representantes entre os quinze países mais populosos do mundo.

d) os cinco países com maior numero de usuários correspondem aos países mais populosos do mundo.

e) os três países com maior numero de usuários são países de industrialização mais antiga.





12 ENEM 2011 CHERNOBYL



O acidente nuclear de Chernobyl revela brutalmente os limites dos poderes tecnico-cientificos da humanidade e as “marchas-a-re” que a “natureza” nos pode reservar. E evidente que uma gestão mais coletiva se impõe para orientar as ciências e as técnicas em direção a finalidades mais humanas.

GUATTARI, F. As três ecologias. São Paulo. Papirus, 1995 (adaptado).

O texto trata do aparato tecnico-cientifico e suas conseqüências para a humanidade, propondo que esse desenvolvimento

a) defina seus projetos a partir dos interesses coletivos.

b) guie-se por interesses econômicos, prescritos pela lógica do mercado.

c) priorize a evolução da tecnologia, se apropriando da natureza.

d) promova a separação entre natureza e sociedade tecnológica.

e) tenha gestão própria, com o objetivo de melhor apropriação da natureza.





13 ENEM 2011 TECNOLOGIA E TRABALHO



A introdução de novas tecnologias desencadeou uma serie de efeitos sociais que afetaram os trabalhadores e sua organização. O uso de novas tecnologias trouxe a diminuição do trabalho necessário que se traduz na economia liquida do tempo de trabalho, uma vez que, com a presença da automação microeletrônica, começou a ocorrer a diminuição dos coletivos operários e uma mudança na organização dos processos de trabalho.

Revista Eletrônica de Geografia Y Ciencias Sociales. Universidad de Barcelona. N.° 170(9). 1 ago, 2004.

A utilização de novas tecnologias tem causado inúmeras alterações no mundo do trabalho. Essas mudanças são observadas em um modelo de produção caracterizado

a) pelo uso intensivo do trabalho manual para desenvolver produtos autênticos e personalizados.

b) pelo ingresso tardio das mulheres no mercado de trabalho no setor industrial.

c) pela participação ativa das empresas e dos próprios trabalhadores no processo de qualificação laboral.

d) pelo aumento na oferta de vagas para trabalhadores especializados em funções repetitivas.

e) pela manutenção de estoques de larga escala em função da alta produtividade.



14 MACKENZIE 2012



Flagrantes mostram roupas da Zara sendo fabricadas por escravos

O quadro encontrado pelos agentes do poder público, e acompanhado pela Repórter Brasil, incluía contratatações completamente ilegais, trabalho infantil, condições degradantes, jornadas exaustivas de até 16h diárias e cerceamento de liberdade (seja pela cobrança e desconto irregular de dívidas dos salários, o truck system, seja pela proibição de deixar o local de trabalho sem prévia autorização). Apesar do clima de medo entre as vítimas, um dos trabalhadores explorados confirmou que só conseguia sair da casa com a autorização do dono da oficina, só concedida em casos urgentes, como quando levou seu filho ao médico (...)

As vítimas libertadas pela fiscalização foram aliciadas na Bolívia e no Peru. (...) Em busca de melhores condições de vida, deixam os seus países rumo ao “sonho brasileiro”. (http://noticias.uol.com.br)

O conteúdo da reportagem tem relação com a questão do trabalho no mundo contemporâneo e

a) ocorre apenas em países subdesenvolvidos, fato que justifica a opção de instalação da empresa mencionada no Brasil.

b) caracteriza a exploração de trabalhadores em condições desumanas, seja em países ricos ou pobres, no que se convencionou chamar de “precarização do trabalho”.

c) tem se tornado cada vez menos freqüente, pois o processo de Globalização tem permitido o combate desse fenômeno em todos os países do mundo.

d) não ocorre na Europa e na América do Norte, regiões onde os imigrantes são tratados segundo o respeito às leis trabalhistas, em países cujos governos igualam o tratamento entre trabalhadores nativos e estrangeiros.

e) envolve apenas trabalhadores estrangeiros em áreas urbanas do Brasil, não se verificando condições desse tipo de superexploração do trabalho nas áreas rurais.



15 UNESP 2012 1 FASE ÁRTICO



O Ártico está na mídia

Notícias da região do Ártico levantam dados sobre a corrida ao petróleo em suas águas. Nações reclamam parte das riquezas sob o fundo do Oceano Glacial Ártico, enquanto o aquecimento global expõe áreas antes cobertas por gelo, pois a extensão do gelo marítimo no Ártico diminuiu por volta de 14% desde os anos 1970. A mídia destacou que os russos instalaram sua bandeira em turfa submarina e que a guarda costeira americana mapeou o mar de Bering.

(Jessa Gamble. Scientific American Brasil. ed. N.° 4, 2009. Kirstin Dow e Thomas E. Downing. O Atlas da Mudança Climática, 2007. Adaptados.)

Sobre o assunto tratado no texto, pode-se afirmar que:

a) os direitos aos recursos localizados no assoalho submarino são definidos com a colocação de bandeiras, como no período de colonização das fronteiras.

b) as regras que possibilitam reivindicar os recursos dos leitos submarinos vem da Convenção da ONU sobre o Direito do Mar.

c) ha um acordo entre os países que circulam o Ártico – Rússia, Canadá, Estados Unidos, China e Inglaterra –para explorar os recursos marinhos.

d) com o degelo do Ártico, a navegação e a exploração de minérios não serão beneficiadas e o meio ambiente não sofrera impacto.

e) a Convenção da ONU sobre o Direito do Mar possibilita a todas as nações costeiras terem direitos econômicos iguais sobre o Ártico.







16 UNICAMP 2012 ALIMENTOS E MEIO AMBIENTE



O mundo chegou a sete bilhões de pessoas em 2011. Nossa espécie já ocupa tanto espaço, com plantações, cidades, estradas, poluição e lixo que, para alguns cientistas, entramos em um novo período geológico, o Antropoceno. As atividades humanas já seriam a força mais relevante para moldar a superfície da Terra. Alimentar e dar conforto a toda essa gente pode exaurir os recursos naturais.

(Adaptado “O planeta dos humanos”. Revista Época, Especial População, 06/jun/2011, p. 87.)

a) Aponte duas explicações para a maior disponibilidade de alimentos nas décadas recentes, situação nunca antes existente na história humana.

b) Considerando a sustentabilidade ambiental, quais seriam os principais desafios para alimentar e dar conforto a todos os seres humanos?







17 UNESP 2012 1 FASE ESTADO E RELIGIÃO



Texto 1

A proibição do véu islâmico, que cobre todo o rosto, aprovada pelo Senado francês, é um passo certo. Essa proibição não tem nada a ver com intolerância ou mesmo cerceamento da liberdade de praticar uma religião. O véu integral, seja o niqab ou a burca, é um obstáculo de primeira ordem à integração, que não pode ser tolerado em uma sociedade européia aberta. O véu integral não é parte da liberdade religiosa, mas apenas instrumento da tradição, usado para privar as mulheres de suas personalidades e autonomia. A separação entre a Igreja e o Estado, na Europa, é uma grande conquista do Iluminismo.

(Bernd Riegert. Deutsche Welle. Adaptado.)

Texto 2

Há algo de profundamente cínico na lei francesa que proíbe mulheres de portar indumentárias como a burca e o niqab. Primeiro, essa lei nada tem a ver com a laicidade do Estado. Na verdade, o Estado laico é aquele indiferente à religiosidade da sociedade. Tal distância significa duas coisas: as leis não serão influenciadas pela religião e o Estado não legisla sobre práticas e costumes religiosos.No entanto, não cabe ao Estado dizer que uma roupa é signo de opressão. Até porque a opressão é algo que só pode ser enunciado na primeira pessoa do singular (“Eu me sinto oprimido”), e não na terceira pessoa (“Você está

oprimido, mesmo que não saiba ou não tenha coragem de dizer. Vim libertá-lo”).

(Vladimir Safatle. Folha de S.Paulo, 26.04.2011. Adaptado.)

Da leitura dos textos, pode-se inferir corretamente que:

a) Os dois autores recorrem a argumentos de natureza religiosa para abordar o tema da proibição da burca na Franca.

b) Os dois textos condenam a separação entre Estado e religião na sociedade burguesa.

c) Embora expressem pontos de vista opostos, os dois textos apoiam-se em argumentos de natureza liberal.

d) Para os dois autores, o tema da proibição da burca e exclusivamente jurídico.

e) Os dois autores consideram a proibição da burca um ato autoritário por parte do Estado.







18 UNESP 2012 1 FASE CULTURA – CENTROS ARTÍSTICOS



Os centros artísticos, na verdade, poderiam ser definidos como lugares caracterizados pela presença de um número razoável de artistas e de grupos significativos de consumidores, que por motivações variadas — glorificação familiar ou individual, desejo de hegemonia ou ânsia de salvação eterna — estão dispostos a investir em obras de arte uma parte das suas riquezas. Este último ponto implica, evidentemente, que o centro seja um lugar ao qual afluem quantidades consideráveis de recursos eventualmente destinados à produção artística. Além disso, poderá ser dotado de instituições de tutela, formação e promoção de artistas, bem como de distribuição das obras. Por fim, terá um público muito mais vasto que o dos consumidores propriamente ditos: um público não homogêneo, certamente (...).

(Carlo Ginzburg. A micro-história e outros ensaios, 1991.)

Os “centros artísticos” descritos no texto podem ser identificados

a) nos mosteiros medievais, onde se valorizava especialmente a arte sacra.

b) nas cidades modernas, onde floresceu o Renascimento cultural.

c) nos centros urbanos romanos, onde predominava a escultura gótica.

d) nas cidades-estados gregas, onde o estilo dórico era hegemônico.

e) nos castelos senhoriais, onde prevalecia a arquitetura românica.







19 UNESP 2012 SAÚDE



Leia o trecho da entrevista com um medico epidemiologista.

Folha – Não é contraditório um epidemiologista questionar o conceito de risco?

Luis David Castiel – Tem também um lado opressivo que me incomoda. Uma dimensão moralista, que rotula as pessoas que se expõem ao risco como displicentes e que, portanto, merecem ser punidas [pela doença], se acontecer o evento ao qual estão se expondo. Estamos à

mercê dessa prescrição constante que a gente tem que seguir. Na hora em que você traz para perto a ameaça, tem que fazer uma gestão cotidiana dela. Não há como, você teria que controlar todos os riscos possíveis e os impossíveis de se imaginar. É a riscofobia.

Folha – Há um meio do caminho entre a fobia e o autocuidado?

Luis David Castiel – A pessoa tem que puxar o freio de emergência quando achar necessário, decidir até que ponto vai conseguir acompanhar todos os ditames da saúde. (…) Na saúde, a vigilância constante, o excesso de exames criou uma nova categoria: a pessoa não está doente, mas não é saudável. Está sob risco.

(Folha de S.Paulo, 11.04.2011. Adaptado.)

Assinale a alternativa que contempla adequadamente a opinião do medico, sob o ponto de vista filosófico.

a) Para o medico Luis Castiel, os imperativos da ciência, se adotados como norma absoluta na avaliação dos comportamentos individuais, podem causar sofrimento emocional.

b) Para o medico, os comportamentos individuais devem ser submetidos a padrões científicos de controle.

c) A risco fobia abordada na entrevista decorre da displicência dos indivíduos em atenderem aos ditames da saúde e da boa forma.

d) Na entrevista, o medico defende a autonomia individual como padrão absoluto para a avaliação de comportamentos de risco.

e) Para o medico, a gestão cotidiana dos riscos depende diretamente da vigilância constante no campo da saúde.



20 UNESP 2012 1 FASE ONGs



Leia o trecho da entrevista com um ex-presidente dos Estados Unidos.

Veja – Lucro rima com ONG?

Bill Clinton – Sim. Queremos que os investidores tenham lucro. Não existe incompatibilidade. Sem lucro, as operações de microcrédito tendem a não ser sustentáveis. É preciso, porém, que a busca do lucro seja alinhada a objetivos sociais. (…) No nosso caso, recebemos 20 milhões de dólares do milionário mexicano Carlos Slim e do não menos rico Frank Giustra, do Canadá, para emprestar a pequenos empreendedores do Haiti. Eles vão ter lucro nessas operações, mas já se comprometeram a reinvesti-lo nos mesmos moldes. (Veja, 22.06.2011. Adaptado.)

Assinale a alternativa que corresponde ao pensamento econômico expresso no texto.

a) O pensamento do ex-presidente reflete concepções próprias de uma economia socialista, caracterizada por forte intervenção e planificação por parte do Estado.

b) Para o ex-presidente, os problemas sociais devem ser resolvidos pelos próprios países, sem o apoio de ajudas externas.

c) Na concepção do ex-presidente, organizações não-governamentais

devem ser entidades sem fins lucrativos.

d) O ex-presidente defende princípios não liberais na área econômica.

e) Para Bill Clinton, os problemas sociais podem ser resolvidos no interior da lógica da economia capitalista.







21 FGV ECONOMIA 2012 AGRICULTURA MUNDIAL



No final de 2007 e inicio de 2008, a provisão de alimentos estava apertada e os preços dos grãos subiram drasticamente. Alguns dos principais produtores reduziram as exportações para manter o custo nacional sob controle.[...] Foi então que, em 2008, Arábia Saudita, China e Coréia do Sul começaram a comprar ou arrendar terra em outros países, particularmente na África, mas

também na America Latina e no Sudeste da Ásia, a fim de produzir alimentos para si.

(www.ecodebate.com.br/2011/10/25/nos-limites-da-terra--entrevista-com-lester-brown. Adaptado)

Sobre o fato descrito no texto, pode-se afirmar que

a) vários países da África, como a Etiópia e o Sudão, proibiram a ocupação de estrangeiros em suas terras, como medida de proteção as suas respectivas populações.

b) essa e uma situação temporária, pois os países com agricultura avançada tem condições de aumentar a produtividade agrícola e suprir os mercados mundiais.

c) o problema dos suprimentos alimentares para muitos países esta a cargo da FAO, órgão da ONU voltado para as questões agrícolas.

d) a busca de áreas agricultáveis, em nível internacional, representa o traçado de uma nova geopolítica relacionada a escassez de terras e alimentos.

e) a probabilidade de se atender as necessidades alimentares de toda a população do globo parece cada vez mais próxima devido a expansão das áreas agrícolas.





22 UNICAMP 2012 AGRICULTURA DOS EUA



Considerando o território norte-americano após a 2.ª Guerra Mundial, o chamado Sunbelt, que abrange os Estados da Califórnia, Arizona, Texas, Novo México, Luisiana e Flórida, se destacou pelo dinamismo de sua economia.

a) Aponte as principais características econômicas do Sunbelt americano.

b) Indique duas características da agricultura norteamericana moderna.







23 FGV ECONOMIA 2012 FERTILIDADE



O declínio da fertilidade no mundo e surpreendente. Em 1970, o índice de fertilidade total era de 4,45 e a família típica no mundo tinha quatro ou cinco filhos. Hoje e de 2,435 em todo o mundo, e menor em alguns lugares surpreendentes. O índice de Bangladesh e de 2,16, uma queda de 50% em 20 anos. A fertilidade no Ira caiu de 7, em 1984, para 1,9, em 2006. Grande parte da Europa e do Extremo Oriente tem índices de fertilidade abaixo dos

níveis de reposição. (Carta Capital, 02.11.2011)

A queda da fertilidade em um pais é responsável por novos arranjos demográficos, dentre eles

a) o forte aumento das taxas de urbanização.

b) a emergência de padrões de vida mais elevados.

c) a mudança na composição etária da população.

d) o aumento da expectativa de vida.

e) a estabilização da densidade demográfica.



24 FGV 2012 DEMOGRAFIA



O texto abaixo menciona três fatores que movem os fluxos migratórios internacionais.

“Ao contrário do que diz o senso comum, as migrações são regulares e permanentes. E majoritariamente legais: hipermidiatizadas, as migrações clandestinas são estatisticamente ínfimas. [...] Como no caso do movimento de urbanização, mesmo se fatores políticos (guerras, conflitos civis) forçam a emigração, são os fatores econômicos que continuam sendo o motor principal. A demografia propriamente dita é um terceiro fator de migração.”

Fonte: Gérard-François Dumont. Mitos da População Mundial. 01/07/2011.

Disponível em http://diplomatique.uol.com.br/artigo.php?id=961

Embora a maior parte das migrações contemporâneas ocorra por uma combinação entre os fatores mencionados, eles possuem características próprias. Sintetize essas características, utilizando, pelo menos, um exemplo para cada caso.

a) Fatores econômicos.

b) Fatores políticos.

c) Fatores demográficos.







25 FATEC 2012 CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO



Antes do século 20, nenhum ser humano tinha vivido o suficiente para testemunhar uma duplicação da população mundial, mas hoje há pessoas que a viram triplicar. Em algum momento no fim de 2011, segundo a Divisão de População das Nações Unidas, seremos 7 bilhões de pessoas.

(http://viajeaqui.abril.com.br/ national-geographic/edicao- 130/população-mundial-7-bilhões-613876.sthml Acesso em: 07.09.2011)

Assinale a alternativa que completa o texto anterior.

a) O crescimento da população devera se refletir no processo de urbanização que poderá atingir 3/4 da população mundial em 2015.

b) As maiores contribuições para o crescimento demográfico vem dos países que estão na fase inicial da transição demográfica.

c) Os principais responsáveis pelo crescimento populacional são os países que conseguiram reduzir as taxas de analfabetismo.

d) O crescimento demográfico anunciado permitira uma distribuição mais homogênea da população pelo espaço terrestre.

e) O aumento a população esperado desmistifica a crença de que os países desenvolvidos apresentam baixas taxas de fertilidade.



26 ENEM 2011 MIGRAÇÕES TRANSNACIONAIS



As migrações transnacionais, intensificadas e generalizadas nas ultimas décadas do século XX, expressam aspectos particularmente importantes da problemática racial, visto como dilema também mundial. Deslocam-se indivíduos, famílias e coletividades para lugares próximos e distantes, envolvendo mudanças mais ou menos drásticas nas condições de vida e trabalho, em padrões e valores socioculturais. Deslocam-se para sociedades semelhantes ou radicalmente distintas, algumas vezes compreendendo culturas ou mesmo civilizações totalmente diversas.

IANNI. O. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1996.

A mobilidade populacional da segunda metade do século XX teve um papel importante na formação social e econômica de diversos estados nacionais. Uma razão para os movimentos migratórios nas ultimas décadas e uma política migratória atual dos países desenvolvidos são

a) a busca de oportunidades de trabalho e o aumento de barreiras contra a imigração.

b) a necessidade de qualificação profissional e a abertura das fronteiras para os imigrantes.

c) o desenvolvimento de projetos de pesquisa e o acautelamento dos bens dos imigrantes.

d) a expansão da fronteira agrícola e a expulsão dos imigrantes qualificados.

e) a fuga decorrente de conflitos políticos e o fortalecimento de políticas sociais.



27 PUC SP 2012 URBANIZAÇÃO



“A cidade tem sido sempre o lugar da liberdade, um lugar de refugio para os pobres e desenraizados. E para minorias de todos os tipos, que encontraram proteção na cidade […] A diversidade de origem e uma constante da população das cidades. A cidade tem sido com freqüência

o espaço da coexistência e da mestiçagem. Isso não foi produzido sem dor e dificuldades. Porem, tem gerado sempre conseqüências positivas para as áreas urbanas e para o desenvolvimento da cultura em geral. Sempre nas cidades essa diversidade tem sido maior que nas áreas rurais e, maior nas grandes cidades do que nas pequenas.

E tudo isso em todas as épocas, países e cultura.”

(Horacio CAPEL. Los inmigrantes en la ciudad. Crecimiento econômico, innovacion y conflicto social [Os imigrantes na cidade. Crescimento econômico, inovacao e conflito social] In: Scripta Nova. Revista Electronica de Geografia y Ciencias Sociales. Barcelona: Universidad de Barcelona, N.o 3, 1 de mayo de 1997,

http://www.ub.es/geocrit/sn-3.htm, acesso em 11 de outubro de

2011, tradução nossa)

Considerando o texto, e correto afirmar que

a) e da natureza das grandes cidades a diversidade cultural e étnica, visto que não ha grandes populações urbanas homogêneas, já que as cidades, em razão de suas múltiplas atividades e possibilidades, tem um

poder de atração bastante abrangente.

b) grandes cidades, quanto mais desenvolvidas, notabilizam-se por terem populações homogêneas do ponto de vista étnico e cultural, isso porque ha dificuldades para o desenvolvimento, quando se depende de relações entre pessoas muito diferentes.

c) a generosidade na recepção de imigrantes e uma condição que as cidades modernas perderam, na Europa, e também no Brasil, em vista dos encargos que os imigrantes impõem, sem retorno econômico equivalente.

d) as inevitáveis dificuldades de convivência nas cidades entre os imigrantes e os nativos agravam-se quando a imigração e estrangeira, pois se nacional ela e recebida sem preconceitos, como ocorre na metrópole de São Paulo.

e) o fenômeno migratório gerou nas cidades modernas muita riqueza econômica e cultural, mas atualmente isso não mais ocorre, pois a fase original de povoamento das grandes cidades já foi completada e atualmente elas não comportam novos contingentes populacionais.



28 ENEM 2011 ILHA DE CALOR



O fenômeno de ilha de calor e o exemplo mais marcante da modificação das condições iniciais do clima pelo processo de urbanização, caracterizado pela modificação do solo e pelo calor antropogênico, o qual inclui todas as atividades humanas inerentes a sua vida na cidade.

BARBOSA. R. V. R. Áreas verdes e qualidade térmica em ambientes urbanos. estudo em micro climas em Maceió. São Paulo. Edusp. 2005.

O texto exemplifica uma importante alteração

socioambiental, comum aos centros urbanos. A maximização desse fenômeno ocorre

a) pela reconstrução dos leitos originais dos cursos d’água antes canalizados.

b) pela recomposição de áreas verdes nas áreas centrais dos centros urbanos.

c) pelo uso de materiais com alta capacidade de reflexão no topo dos edifícios.

d) pelo processo de impermeabilização do solo nas áreas centrais das cidades.

e) pela construção de vias expressas e gerenciamento de trafego terrestre.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui