Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->NOVOS RUMOS PARA AS LETRAS EM GURUPI -- 14/02/2012 - 21:46 (ZACARIAS MARTINS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


"Um marco na história da cultura de Gurupi”. A afirmação é a do escritor José Maciel de Brito, presidente da Academia Gurupiense de Letras (AGL), durante solenidade de inauguração da sede instituição, no dia 11 de fevereiro e que contou com a presença de intelectuais, autoridades e do público amante das letras. A sede da AGL está localizada à Av. Paraíba, 1940 - Centro - CEP: 77402-970 - Gurupi - TO. O e-mail é: agl-to@bol.com.br



O presidente da AGL disse que a inauguração é uma grande conquista para a classe artística da cidade e coloca Gurupi mais uma vez na vanguarda dos movimentos culturais no Tocantins.



“Em nossa instituição, professores, estudantes e a população em geral terão um contato mais direto com os integrantes da academia. Também estamos abertos para um proveitoso intercâmbio cultural’, afirmou Maciel, ressaltando que a sede da AGL passa a ser agora, também um local de referência da literatura gurupiense.





Sobre os projetos que da AGL pretende colocar em prática no decorrer deste ano, Maciel explica que a academia pretende uma maior proximidade com o poder público e com instituições privadas para a realização de parcerias, visando o fomento da atividade literária na cidade.



A realização do Festival Adão Ferreira de Poesia Falada, com a posterior publicação de uma antologia com os melhores trabalhos selecionados, também está no plano de ação da diretoria da AGL, informou o preside. Ele explicou, ainda, que a instituição está fazendo gestão junto à Reitoria do Centro Universitário Unirg, para que seja adotada, nos exames do vestibular, uma obra de autor de Gurupi de forma permanente.



“Temos muitos talentos literários em Gurupi e que precisam ser valorizados, principalmente, pelas instituições educacionais existentes na cidade”, enfatizou o presidente da AGL.



Para o mês de maio, a AGL pretende realizar um grande encontro com representantes de todas as Academias de Letras do Tocantins para se buscar formas de se desenvolver um trabalho conjunto, visando o fomento da atividade literária no Estado.



Trajetória

A Academia Gurupiense de Letras é a mais antiga instituição do gênero no interior tocantinense. Reconhecida como sendo de Utilidade Pública Municipal, a AGL foi fundada em 30 de novembro de 1999 por iniciativa dos escritores Zacarias Martins e Gilberto Correia da Silva. É uma entidade cultural, sem fins lucrativos, de caráter predominantemente literário, criada com o objetivo de congregar pessoas amantes das letras e intelectuais de todas as vertentes, bem como, propugnar por todos os meios ao seu alcance pela difusão, promoção e conservação evolutiva da cultura, incentivando sempre a criação literária.



Possui 40 cadeiras para os membros efetivos, das quais, 26 estão ocupadas. Também conta com o quadro de membros correspondentes, destinado a escritores que residem em outras localidades do Estado, do Brasil ou até mesmo do exterior. Dentre seus membros correspondentes estão o ex-governador de Alagoas, Divaldo Suruagy e o contista, crítico, biógrafo e um dos escritores mais publicados e conhecidos de Santa Catarina, Enéas Athanázio, além da escritora Thereza Freire Vieira, presidente da Academia de Letras de Taubaté (SP). No Tocantins, são membros correspondentes da AGL, os escritores Juarez Moreira Filho (Porto Nacional), Dourival Santiago (Paraíso do Tocantins), e Suely Rocha (Divinópolis do Tocantins), dentre outros.



Diretoria da AGL



Presidente: José Maciel de Brito

Vice-presidente: Eliosmar Veloso

Secretário-Executivo: Zacarias Martins

Tesoureira: Marilde de Almeida Gomes



Suplentes da Diretoria:

Ana Márcia Barros Sousa da Silva

José de Ribamar Alves dos Santos



Orador Oficial: Gilberto Correia da Silva



Conselho Fiscal – Titulares

Ednéa Amâncio da Silva Rezende

Marcus Tullius Cícero Barros Loureiro

Maria de Jesus Souza Lima



Conselho Fiscal – Suplentes

José Carlos Ribeiro da Silva

Deusderes Alves Acácio

João Gomes da Silva.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui