Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->MÁRIO RIBEIRO MARTINS - UM DOS MAIS NOTÁVEIS DICIONARISTAS -- 25/11/2004 - 09:01 (Adrião Neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
MÁRIO RIBEIRO MARTINS – UM DOS MAIS NOTÁVEIS DICIONARISTAS BIOGRÁFICOS E HOMENS DE LETRAS DO PAÍS

Adrião Neto*


Baiano de Ipupiara – região da deslumbrante e encantadora Chapada Diamantina –, o professor, jurista e escritor Mário Ribeiro Martins, possuidor de invejável currículo e de sólida cultura humanística, é Bacharel e Mestre em Teologia, Licenciado em Filosofia Pura, Bacharel em Ciências Sociais e Direito. Especializou-se na área de Sociologia e Educação, no Instituto Hispânico de Madri, e em Administração Pública na Escola Nacional de Alcalá de Henares, ambos na Espanha.

Voltando ao Brasil, passa a residir em Recife, onde, dentre outras atividades, dedica-se às letras, ao magistério e ao ministério evangélico; escreve algumas de suas obras; torna-se Pastor e elege-se Presidente da Ordem dos Ministros Batistas de Pernambuco.

Após mais de dez anos de relevantes serviços prestados ao Estado de Pernambuco, transfere-se para Anápolis, Goiás, onde dá prosseguimento ao seu desiderato de escritor, professor e evangélico.

Posteriormente, mediante concurso público, de provas e títulos, torna-se Promotor de Justiça do Estado de Goiás.

Vinte anos mais tarde, aposenta-se como Procurador de Justiça. A partir de então, passa a dedicar-se exclusivamente às Letras. Destaca-se como exímio pesquisador de reconhecido mérito, tornando-se respeitado autor de vasta e variada obra nos campos das Literatura, da Sociologia, da Filosofia, da História e do Ensaio Biográfico. E graças ao seu talento, esforço e abnegação, consagra-se como um dos mais notáveis dicionaristas biográficos e homens de letras da atualidade.

Como polígrafo que é, Mário Ribeiro Martins, torna-se membro efetivo, honorário e correspondente de inúmeras instituições culturais do Brasil e do exterior, dentre as quais evidenciamos: Academia Goiana de Letras, União Brasileira de Escritores, Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, Academia Tocantinense de Letras, Academia de Letras do Estado do Rio de Janeiro, Academia Pernambucana de Letras e Artes, Academia Evangélica de Letras do Brasil, Club des Intellectuels Français, International Academy of Letters of England e Intenational Writers and Artists Association of United States.

Da sua prolífera vertente literária brotam obras monumentais de inestimável valor, tendo como carro-chefe os compêndios de ensaios biográficos, constituídos pelas seguintes publicações: “Jornalistas, Poetas e Escritores de Anápolis”, “Escritores Goianos”, “Estudos Literários de Autores Goianos”, “Dicionário Biobibliográfico de Goiás”, “Dicionário Biobibliográfico do Tocantins” (editados tipograficamente) e “Dicionário Biobibliográfico Regional do Brasil” (publicado na Internet). Dentre outras, destacamos também: “Gilberto Freyre – O Ex-Protestante”, “Sociologia da Comunidade”, “Esboço de Sociologia”, “História das Idéias Radicais no Brasil”, “Correntes Migratórias do Brasil”, “Sociologia Geral & Especial”, “Filosofia da Ciência” e “Coronelismo no Antigo Fundão de Brotas”.

Os seus dicionários e demais publicações da área biográfica – importantes fontes de pesquisa – estão entre os mais completos e valiosos bancos de dados do gênero, constituindo-se num dos principais repositários da bibliografia nacional e num enorme manancial de informações, que muito tem contribuído para o resgate dos valores do passado, para a catalogação e mapeamento cultural, bem como, para a divulgação dos escritores do presente que militam em todos os quadrantes do país, especialmente nos Estados de Goiás e Tocantins.

Pelo inestimável valor e magnitude de sua gigantesca obra, Mário Ribeiro Martins tem lugar garantido na honrosa galeria dos maiores escritores e homens de letras do Brasil.

Com a construção desta obra, de colossal importância para a Literatura Nacional, Mário Ribeiro Martins – um dos mais notáveis dicionaristas biográficos e homens de letras do país –, pode e deve ser considerado como o Sacramento Bleker da Literatura Brasileira.






















_________________
* Adrião Neto – Dicionarista biográfico, historiador, poeta e romancista. Autor de várias obras.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui