Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140829)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->GABARITOS – VESTIBULARES DEZ 2011 E JAN 2012 -- 24/02/2012 - 08:49 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos





GABARITOS – VESTIBULARES DEZEMBRO 2011 E JANEIRO DE 2012 . Compilados por Edson Pereira Bueno Leal



HISTÓRIA ANTIGA



Resolução 1

a) O poema épico inspirado na guerra de Tróia é a Ilíada , de autoria atribuída a Homero e cujo nome deriva de Ílion , nome dado pelos gregos à cidade de Tróia .

b) A poesia épica inclui divindades e o fato histórico elementos ocorridos , embora possam ser ampliados . Ambos tem como base um evento real .



2 A 3 A 4 C 5 D



HISTÓRIA MEDIEVAL



1 B



Resolução 2

a) As “invasões” causaram terror e angústia inicialmente como relatado . Mas os europeus acabaram por integrar os normandos e com isso as relações econômicas se ampliaram para as regiões de origem dos normandos , os países nórdicos , estimulando o crescimento econômico .

b) A situação contemporânea está relacionada à crise econômica pela qual passa a Europa com elevado desemprego em alguns países , associado ao fato de ocorrer entrada ilegal de imigrantes de países da África e da Ásia , daí a medidas de restrição à imigração estrangeira e mesmo de aspectos culturais devido á formação de comunidades fechadas dos países de origem .



3 A 4 A



RESPOSTA ESPERADA DA UNICAMP 5

 



A) Identificar diferença entre lavrador e mercador. Segundo o texto, para exercer o ofício de mercador era necessário adquirir algum tipo de instrução – como saber calcular e dominar habilidades como o estabelecimento de relações de comércio . O lavrador, por sua vez, ficava preso à terra e vivia como servo.

b) Fortalecimento dos burgos e surgimento de um novo grupo social, a burguesia; o incremento das relações comerciais entre feudo e cidades; o surgimento de feiras, casas bancárias e corporações de ofício e a retomada do comércio de especiarias com o Oriente .



6 D 7 C 8 D 9 E 10 E



HISTÓRIA MODERNA



1B





RESPOSTA ESPERADA DA UNICAMP 2



Estratégias espanholas: uso de tecnologia; superioridade bélica; alianças com grupos indígenas locais e as epidemias . Estratégias indígenas : superioridade numérica; conhecimento do território; a sabotagem e a incorporação de práticas utilizadas pelos espanhóis .



3 D 4 C 5 A 6 B 7 C 8 E 9 B 10 C



Resolução 11



Para Descartes há uma dualidade entre a res cogitans e a res extensa . As duas não tem relação entre si, são totalmente diferentes . O texto de Zibia Gasparetto apresenta uma concepção espírita pela qual a matéria , o corpo físico está intimamente relacionado com a dimensão espiritual , ambas interagem . Para estabilidade no corpo é preciso estabilidade no espírito . Ou seja , ambas as concepções assinalam a dualidade entre matéria e espírito , mas na concepção cartesiana estas duas dimensões não tem nenhuma relação entre si, enquanto na concepção espírita elas estão intimamente relacionadas .



12 D



Resolução 13



a) Não significou , foi uma nova forma política utilizada pela nobreza para manter sua posição de domínio sobre as massas camponesas e urbanas.

b) O grupo social dominante nos quadros do Estado absolutista é a nobreza que manteve-se sua posição de dominação , controlando o Estado Absolutista na opinião do autor .,

c) O Estado absolutista se caracterizou entre outras características pelo absolutismo e pelo mercantilismo .





14 E



Resolução 15



Thomas Hobbes é um filósofo que defendeu a teoria do absolutismo . Para ele conforme o texto os homens viviam em um estado de natureza , onde predominava a “guerra de todos contra todos” e para resolver esta situação e permitir a vida em sociedade os homens seriam levados a estabelecer contratos entre si , porém por intermédio do qual renunciaram a seus direitos a tudo para entregá-los a um soberano , capaz de promover a paz, mas não seria submetido a nenhuma lei , ou seja seria o Estado Absolutista, justificado por princípios naturais não teológicos , o quem seria o “absolutismo sem teologia”.





16 A  17 A 18 B 19 C



Resolução 20



A canção menciona os “quebradores de máquinas ou “luddistas” grupo de agiu quebrando máquinas durante a Revolução Industrial na Inglaterra , segundo alguns historiados eram “rebeldes ingênuos” pois lutavam contra um processo de industrialização que era irreversível , a expansão do capitalismo , o avanço da tecnologia . Partiam de um pressuposto errado de que as máquinas iam acabar com os empregos dos artesãos , quando na verdade , a industrialização representou uma substancial alteração no mercado de trabalho. Para alguns historiadores podem ser considerados “revolucionários conscientes” no sentido de que eram contra o capitalismo , visão consolidada pelas interpretações de Marx e Engels.





HISTÓRIA SÉCULO XIX





1 B 2 A 3 D 4 D





Resolução 5



a) Segundo o autor , a Revolução Industrial Inglesa foi fundamental para as transformações econômicas que revolucionaram a produção e os transportes a partir do século XIX, porém as transformações políticas e ideológicas ocorreram com a Revolução Francesa cujos ideais se espalharam pelo mundo.

b) Foi com a Revolução Francesa que a idéia de “cidadão” surgiu no cenário político, com a “Declaração dos Direitos do Homem”, em contraposição ao Estado Absolutista .

c) A Independência dos Estados Unidos já sofreu a influência dos ideais franceses e a Independência da América Latina sofreu influência direta dos fatos ocorridos na França.





6 C



Resolução 7



a) No século XVI a dominação européia ocorreu pelo estabelecimento de feitorias e pelo trabalho escravo, no contexto da exploração colonial . No século XIX os europeus fizeram uma partilha do continente africano e ocuparam efetivamente áreas da região no contexto da expansão imperial do capitalismo.

b) A partilha da África por critérios europeus resultou na formação de Estados pós-descolonização com imensas diferenças étnicas , gerando conflitos internos que levaram a longas guerras civis , destruição e miséria.







Resolução 8



a) O texto expressa algumas das idéias de Marx e Engels , no chamado materialismo dialético , que coloca o capitalismo como um Modo de Produção baseado na exploração do proletariado pela burguesia , uma concepção dialética da sociedade , baseada na luta de classes , e que seria resolvida pela revolta do proletariado , como condição indispensável para o surgimento de uma sociedade igualitária , sem classes.

Para Freud , “o pai da psicanálise” esta concepção não tem relação com a realidade do psiquismo humano pois parte do pressuposto de uma “bondade natural” do home que não existe . Para ele o ser humano é portador de conflitos interiores naturais entre os vários componentes da personalidade , O id , o Ego e o Superego . Ou seja a hostilidade humana tem como razões a natureza psicológica do homem e não a propriedade privada como assinalam Marx e Engels .



9 A







HISTÓRIA SÉCULO XX E XXI







1 A



RESPOSTA ESPERADA DA UNICAMP 2



A)Com a participação russa na Primeira Guerra Mundial ocorreram transformações no regime político, econômico e social do país. As perdas ocasionadas pela guerra proporcionaram o questionamento do poder absoluto dos czares e da condição econômica e social ( inflação, fome, greves) , criando condições para a eclosão da Revolução de 1917.

b) Revolução socialista previa o fim da propriedade privada; a nacionalização dos bens de produção; a reforma agrária; a vanguarda do partido bolchevique , o Estado como representante do povo e a retirada da Rússia da Primeira Guerra.





3 D 4 C 5 E 6 C 7 A 8 B 9 C 10 D 11 E 12 A 13 D 14 D 15 A



Resolução 16



1968 foi um ano em que ocorreu o surgimento de diversos movimentos sociais em vários países, com intensa mobilização da juventude , principalmente universitária, expressando uma rebeldia face aos valores da sociedade capitalista, com especificidades em determinados países . Nos EUA a oposição de concentrou contra a participação na Guerra do Vietnã , além da crítica ao racismo . Na França uma rebelião de estudantes universitários com críticas generalizadas aos valores capitalistas . No Brasil ocorreram manifestações contra a ditadura . Todos estes movimentos surgiram de forma “espontânea”, ou seja sem uma coordenação e sem articulações políticas .







17 B 18 D 19 E 20 C 21 E 22 B 23 B 24 D 25 E



Resolução 26



A) A chamada “Primavera Árabe refere-se a uma série de revoltas em países árabes especialmente a partir de dezembro de 2010 , demonstrando uma surpreendente manifestação da população destes países contra regimes ditatórias, repressão política , desemprego e falta de perspectivas sociais . A existência da Internet e das redes sociais revelou uma nova e eficaz forma de comunicação e mobilização social . O movimento levou à queda de governos por exemplo no Egito e na Líbia e a uma revolta popular na Síria que permanece indefinida.

b) O país criado foi o Sudão do Sul , desmembrado do Sudão após plebiscito feito em janeiro de 2011, após longo período de guerra civil . Trata-se de país extremamente pobre , carente de infra-estrutura , com maioria da população pobre e analfabeta.



27 C



RESPOSTA ESPERADA DA UNICAMP 28



a) Entre as características políticas da globalização podem ser identificadas a diminuição dos poderes dos Estados Nacionais como entidades autônomas diante de blocos regionais ( União Européia e MERCOSUL ) e organismos como a ONU. Em vários países , houve a adoção de princípios liberais , democráticos e neo-liberais - sobretudo com o fim da Guerra Fria , simbolizado na queda do Muro de Berlim em 1989 . Como características culturais , poderiam ser indicados os processos de homogeneização e integração de culturas sintetizadas pela “aldeia global”, ao mesmo tempo em que há valorização de identidades locais , expressas naquilo que se denominou “multiculturalismo”. Todos esses processos foram facilitados com a revolução tecnológica da informação , propiciada pela Internet , pelas redes sociais , etc.

b) Entre as principais críticas econômicas dos movimentos antiglobalização podem ser citadas as críticas ao modelo neo-liberal ; a geração de desigualdade entre as economias; a interdependência e vulnerabilidade dos mercados, gerando crises mundiais ; o desmantelamento das formas de produção tradicionais em vários países; a precarização do trabalho com o aumento do desemprego e da informalidade. A degradação ambiental e a ausência de políticas de sustentabilidade diante da aceleração dos processos de produção .





ATUALIDADES GERAL







Resolução 1

 



O texto refere-se ao conhecimento mitológico dos gregos , baseado no imaginário popular , ou seja pelo sendo comum e transmitido de geração em geração pela tradição .

O outro conhecimento é o científico baseado na investigação e na análise da realidade a partir de métodos rigorosos e que permite a elaboração de teorias sobre a realidade empírica , passíveis de comprovação por parte de qualquer outro cientista . Forma de conhecimento que se consolidou a partir do Renascimento com as teorias de Descartes e as observações de Kepler , Galileu e Copérnico , entre outros .





2 B



RESPOSTA ESPERADA DA UNICAMP 3



a) Direitos civis são direitos fundamentais à vida humana que permitem aos indivíduos controlarem suas próprias vidas: referem-se às liberdades individuais fundamentais : direito de viver, de ir e vir , de propriedade, de opinião , de escolher os governantes e de escolher o próprio trabalho . Os direitos sociais , por sua vez, referem-se aos direitos dos indivíduos diante da sociedade ; aos meios de suprir as necessidades básicas do indivíduo ; ao bem estar econômico ; à seguridade e o acesso aos bens materiais e espirituais de uma sociedade (como a cultura). Eles garantem a participação na riqueza social . Exemplos: direito ao trabalho, remuneração justa, aposentadoria digna, descanso remunerado, à saúde, educação , previdência social , moradia , etc.

b) São exemplos da nova geração os direitos do consumidor, das mulheres, igualdade de gênero, liberdade de orientação sexual, das crianças e adolescentes, portadores de necessidades especiais, minorias étnicas, ao meio ambiente equilibrado, à paz, de impedir intervenções indébitas na estrutura da vida e na natureza, de se regular a criação de novas formas de vida , ao uso de tecnologias ( inclusão digital) .



4 B   5 A 6 B 7 B 8 C 9 C 10 C 11 B 12 A 13 C 14 B 15 B



RESPOSTA ESPERADA DA UNICAMP 16



a) São fatores que ampliaram a disponibilidade de alimentos nas décadas recentes, o uso de tecnologia e técnicas agrícolas elevando consideravelmente a produtividade : o desenvolvimento da indústria de alimentos , e da logística de transporte e armazenamento, a incorporação de novas áreas agricultáveis produtivas; além da economia de mercado robustecida pela urbanização crescente no mundo ( maior demanda, exigindo maior oferta).

b) Considerando a sustentabilidade ambiental, são desafios : aumentar a produtividade agrícola minimizando impactos negativos no meio ambiente; utilizar fontes de energia renováveis e menos poluentes; diminuir os padrões de consumo para poupar recursos naturais ; tornar equânime a distribuição de alimentos ; aumentar a disponibilidade de terras agricultáveis sem prejudicar o meio ambiente; prover moradia e saneamento básico, minimizando impactos negativos no meio ambiente ; diminuir o desperdício de alimentos e recursos naturais .





17 C 18 B 19 A 20 E 21 D



RESPOSTA ESPERADA DA UNICAMP 22



a) No Sunbelt americano concentram-se as indústrias de ponta do país , tais como as petroquímicas, de informática e alta tecnologia e bélico-aeroespacial . Caracteriza-se ainda a presença significativa de mão de obra qualificada e pela agricultura moderna e produtiva, com grande utilização de maquinários e insumos agrícolas.

b) É uma das mais modernas e competitivas do mundo ( em área e volume), apresentando grande utilização de máquinas e insumos agrícolas modernos, com o predomínio de grandes e médias propriedades. Encontra-se organizada em grandes faixas - os cinturões ( belts) que são formados conforme particularidades naturais e de povoamento . Os belts são especializados em determinados produtos , destacando-se trigo, milho, algodão, soja, tabaco, laranja e gado bovino. Não são monoculturas, mas culturas dominantes em área e produção com outros cultivos intercalados . Há três grandes belts: os do NE, o Central e o do Oeste.





23 C



Resolução 24

 



a) Fatores econômicos : A pobreza no Sul e a falta de perspectivas econômicas , associada ao maior crescimento demográfico , leva às migrações sul-norte , em busca de maiores oportunidades econômicas.

b) Os fatores políticos, instabilidade de governos , guerras internas , problemas étnicos , religiosos , culturais , levam a estimular a emigração de contingentes em alguns países.

c) O crescimento da população é maior nos países do Terceiro Mundo , o que leva à emigração em busca de melhores condições de sobrevivência , associado ao fato de que em países da Europa a população está estabilizada , havendo atração de mão de obra para atividades de baixa qualificação .



25 B 26 A 27 A 28 D





BRASIL COLÔNIA



1 B



RESPOSTA ESPERADA DA UNICAMP 2



a) Capitania de S Paulo tinha economia baseada na agricultura de subsistência, no comércio e aprisionamento de índios e no controle de rotas de mineração, era rota de tropeiros e dispunha de um pequeno comércio.

b) Expansão de fronteiras para o interior do continente , ampliando o território e fazendo surgir novas capitanias , nova configuração territorial consolidada , por exemplo, pelo Tratado de Madri ( 1750) .



3E E 4 A 5 A 6 A 7 A 8 B 9 B 10 C 11 A



Resolução 12

A) A região fronteiriça no atual Rio Grande do Sul esteve associada a uma disputa de territórios por parte de Portugal e Espanha , envolvendo áreas do atual Uruguai e Rio Grande do Sul , com a fundação da Colônia do Sacramento e os Sete Povos das Missões.

b) No Nordeste a economia colonial era voltada para a exportação e fundada no trabalho escravo e no Sul era voltada para o mercado interno ( pecuária) e baseada principalmente no trabalho livre, embora houvesse utilização de escravos nas charqueadas . Nas duas regiões predominavam a aristocracia rural e as grandes propriedades



13 D



BRASIL MONARQUIA





Resolução 1

a) O Brasil lutou primeiro pela Independência , contra a opressão da metrópole com a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, ambas no século XVIII. As aspirações pela unidade tornaram-se significativas com o movimento de independência de 1821-22 , a partir do Sudeste , mas com resistências locais e que acabou prevalecendo .

b) Aspirações pela independência: Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana . Aspirações de unidade : A favor , Assembléia Constituinte de 1823 e Constituição de 1824, contra Confederação do Equador e Farroupilha e Sabinada .





2 D 3 D



RESPOSTA ESPERADA DA UNICAMP 4



a) Darwin estabeleceu a teoria da evolução das espécies, questionando cientificamente explicações como o criacionismo . Influenciou na renovação dos procedimentos científicos , adotados por ele em suas viagens e observações . O darwinismo teve repercussão em outras áreas como a sociologia e a política, além de fornecer argumentos aos empreendimentos de colonização na Ásia e África.

b) Quando à terra, temos o estereótipo da natureza pródiga e exuberante, que coexistia com o de um local propício a doenças decorrentes do clima tropical ; quando às gentes, argumentos de um atraso supostamente decorrente da miscigenação eram usuais, assim como as visões de um nativo exótico e bondoso .





RESPOSTA ESPERADA DA UNICAMP 5



a) elites do centro-sul temiam a recolonização do Brasil ; a perda de vantagens políticas e econômicas obtidas com a chegada da família real portuguesa; a adoção de um modelo federalista inspirado nos EUA.

b) A Confederação do Equador foi um movimento separatista ocorrido no Nordeste, sob a liderança de Pernambuco , em reação á centralização política estabelecida pela Constituição de 1824. Tinha inspiração federalista e foi fortemente reprimido por D. Pedro I.





6 C 7 D 8 D 9 A 10 E 11 C 12 A





BRASIL PRIMEIRA REPÚBLICA





1 C





RESPOSTA ESPERADA DA UNICAMP 2



a) Fraudes eleitorais ; voto de cabresto ; coronelismo. Política de Governadores; a participação restrita da população nos processos eleitorais.

b) A ampliação do eleitorado após a Primeira República ocorreu em diferentes momentos, contemplando o direito de voto às mulheres, aos analfabetos, aos clérigos, aos militares, e a redução da idade mínima para 16 anos ( facultativo) e 18 anos ( obrigatório).



3 B 4 A 5 E 6 B 7 E 8 C 9 E



BRASIL 1930 – 1964





1 D 2 C 3 E 4 C



Resolução 5



a) De 1939 a 1942 ,o Brasil manteve-se neutro em relação à Segunda Guerra Mundial , porém Vargas aproveitou-se do conflito para obter colaboração dos EUA para a implantação da siderurgia no Brasil.

b) O Estado Novo de Vargas , a partir de 1937, caracterizou-se pelo populismo , governo ditatorial e nacionalismo econômico entre outras características.

c) O Brasil participou da Segunda Guerra ao lado dos aliados contra o Eixo , com tropas que lutaram na Itália através da Força Expedicionária Brasileira . Havia uma contradição nesta participação pois o país lutava pela democracia no plano externo e mantinha uma ditadura com algumas características fascistas no plano interno , o que foi um dos fatores de enfraquecimento do regime . – NOVEMBRO/2011





6 E 7 A 8 C





BRASIL 1964 - 2011



1 E 2 A 3 E 4 B 5 D



RESPOSTA ESPERADA DA UNICAMP 6



a) as alterações na edição do jornal eram uma forma codificada de comunicar aos leitores a situação política instalada a partir do AI-5, marcada pelo endurecimento do regime militar , o estabelecimento da censura , a suspensão dos direitos políticos, dentre outros.

b) a principal relação estabelecida é a disparidade de forças entre o lutador e a criança, representando respectivamente , o regime instaurado ( forte) e a sociedade civil frágil).



7 D 8 E 9 E 10 B 11 C 12 A 13 C



ATUALIDADES BRASIL



Resolução 1



a) O artigo 1° limita o direito de propriedade , ou seja o proprietário de uma área agrícola deve respeitar as exigências ambientais , mantendo intocadas as áreas de proteção , a reserva legal, as florestas , os rios .

b) A pesquisa mostra que a maioria da população brasileira entende que devem ser respeitadas as áreas de proteção ambiental, mesmo que isso prejudique em alguns locais a produção agropecuária .



2 D 3B 4 E 5 D 6 A



RESPOSTA ESPERADA DA UNICAMP 7



a) A coivara praticada pelo índio se fazia em menor escala e de forma rotacional , conseqüentemente com menor impacto ambiental . A queimada adotada pelo colonizador se faz em maior escala e de forma intensiva, tendo um maior impacto ambiental.

b) Extinção da fauna e flora , redução na produção de alimentos , aumento da erosão , redução na fertilidade do solo, emissão de gases tóxicos e cinzas, levando a problemas respiratórios e contaminação do ar.



8 B 9 A 10 C 11 B



RESPOSTA ESPERADA DA UNICAMP 12



a) Economia de fronteira é aquela que apresenta um crescimento econômico visto como linear e infinito , baseado na contínua incorporação de terra. È caracterizada pelo uso e exploração predatória de recursos naturais , culturais e de saberes das populações tradicionais.

b) São populações tradicionais da Amazônia os povos indígenas, os extrativistas ( seringueiros, castanheiros), os ribeirinhos , os camponeses, os quilombolas .



13 A 14 B 15 C 16 A 17 C 18 D 19 E 20 D 21 D 22 A 23 D 24 D



Resolução 25



a) Migrantes do sul , a migraram para a região , que fica na fronteira dos Estados de Maranhão, Tocantins , Piauí e Bahia, daí o nome Mapitoba, aproveitando-se dos baixos preços da terra e da boa produtividade . Barreiras na Bahia e Balsas no Maranhão são as cidades mais importantes.

b) É área de expansão agrícola onde estão sendo utilizados tecnologia moderna como mecanização , adubação , irrigação entre outros . A cultura de soja é a mais importante , instalando-se ainda agro-indústrias .

c) A ferrovia norte-sul é utilizada para o escoamento da produção até o porto de Itaqui , no Maranhão .



26 D 27 A 28 A 29 B 30 E 31 A 32 E 33B 34 C



Resolução 35



a) O número de deputados é proporcional ao número de habitantes até um limite máximo .Com isso os Estados mais populosos possuem mais deputados , mas devido ao limite máximo e mínimo essa representação fica distorcida conforme mostra o quadro . No caso dos senadores , cada Estado pode ter 3 senadores o que torna a desproporção entre representação e número de habitantes ainda maior .

b) Se novos Estados forem criados , a representatividade ficaria ainda mais enfraquecida , pois estes Estados , menos populosos , estariam sobrerrepresentados .





 


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui