Usina de Letras
Usina de Letras
280 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->TRANSPORTE PÚBLICO E O CAOS NOSSO DE CADA DIA -- 28/02/2012 - 23:17 (ALEX MARCIO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


O Transporte Público e a Nova Teoria do Caos (Caos nosso de cada dia)



Diferente da clássica Teoria do Caos da Física Moderna, pouco conhecida do grande público, a Nova Teoria do Caos difundida com tanta eficácia e insistência pelos meios de transporte Públicos Brasil a fora, é figurinha carimbada no meio popular e diariamente, submete os usuários há severos testes de resistência física e psicológica.



Em São Paulo, realidade que enfrento, sempre fortemente apoiado por Governantes omissos, os esforços conjuntos e sincronizados das Empresas de Trens e Ônibus, resultam em uma equação sórdida e complexa de problemas e anormalidades, com uma resultante comum, traduzida em atrasos e desconfortos.



No caso das Empresas de Ônibus, ainda é cabível o “beneficio da dúvida”, uma vez que Ônibus e Trólebus obrigatoriamente se utilizam das escassas e quase sempre antiquadas vias públicas. O que na prática significa que travam uma batalha quase épica com automóveis, motocicletas e pedestres por exauridos espaços, portanto apesar de pertencerem ao Sistema de Transporte, deixemos os conhecidos “Busões” em segundo plano.



A desculpa acima citada, absolutamente não se aplica aos Trens da CPTM e Metrô, que não dividem suas vias com ninguém!

Conflitando com a imagem de Preocupação e Investimentos contínuos, passada através de informes publicitários pelas Empresas responsáveis, a realidade seria cômica se não fosse trágica, tamanha a “muvuca” generalizada proporcionada gentilmente, pela falta de inteligência, competência, planejamento e em muitos casos de bom senso de comandantes e comandados destas empresas...



Os problemas se iniciam bem cedo, com enormes filas para acesso as Estações, e seguem nas plataformas, em tentativas frustradas de embarque sem sucesso, em trens com vagões abarrotados, que via de regra, pelos mais variados motivos, estão circulando com velocidade reduzida e maiores intervalos. Nos auto-falantes são anunciadas as desculpas esfarrapadas de sempre, dia após dia, e de tão comuns que se tornaram, é possível até decorá-las sem qualquer esforço...

Ø Falha no equipamento de Via.

Ø Aguardando a movimentação do Trem a frente.

Ø E o clássico dos clássicos!!! Estamos circulando com velocidade reduzida devido a Chuva!!!!



Ora bolas!!! Conceber um meio de transporte para circular em céu aberto em SP e, culpar a Chuva por anormalidades na Circulação, é assinar e com letras Garrafais, seu próprio Certificado de Incompetência.



Mas a Epopéia não para por ai, e as dificuldades se sucedem por acessos insuficientes em estações claramente mal planejadas e com sérios problemas de Projeto e por filas intermináveis nas áreas de transferência entre Linhas da CPTM e Metrô. Aliás, estas áreas comuns, mais parecem Praças de Guerra, sem o mínimo de organização, com pessoas vindo de todas as direções e se esbarrando quase que obrigatoriamente,... o famoso “salve-se quem puder”.



As recentes benfeitorias aos quatro ventos anunciadas pelas companhias e poder público, como novos Trens ou Trens Vovôs reformados, maior conforto, redução de tempos de percurso, e outros, realmente existem, mas faltou informar a população do detalhe mais importante... apenas ocorrem e somente são perceptíveis, em horários alternativos, ou seja, basicamente é como se você tivesse um carro que só funcionasse ladeira a baixo, porque ladeira acima, você precisa descer e empurrar.



Transporte Público, Senhoras e Senhores, tem que ser eficiente em horário de Pico!!!



Os Tumultos Matinais e Vespertinos se tornaram dignos de visitação turística, e neste cenário caótico, me arrisco a dizer, que chegará o dia em que Museus, Teatros, o Parque do Ibirapuera, Autódromo de Interlagos, Memorial da América Latina, e até as Compras e a famosa Gastronomia Paulista ficarão em segundo Plano, e a Batalha do Paulistano vai se tornar o maior Cartão Postal da Cidade! O caos instituído, o Homem e a Lenda!

Indo um pouco mais longe na fantasia, é possível até idealizar rapidamente e por diversão um Slogan promocional:

“Se for a São Paulo, não deixe de sentir as emoções dos Horários de Pico nas estações de Trens e Metrô” ou ainda “Venha a São Paulo sentir as emoções dos Horários de Pico nas estações de Trens e Metrô. Diversão, comédia, horror, terror, drama, suspense, zoo primata, tudo reunido em um único lugar”.



Os Livros de Viagem vão indicar que esses Tours são paradas obrigatórias da Cidade de São Paulo!



Imaginem só o guia turístico anunciando para os ansiosos Turistas:

“Srs, hoje finalmente chegou o dia esperado por todos, preparem-se! Hoje vamos ao ponto alto de nossa visita a São Paulo. Hoje é o dia de conhecer as Estações de Guaianazes, Brás, Luz, Sé, Paraíso (necessário explicar ao turista desavisado, que o nome antagônico se refere ao Bairro onde a Estação se encontra e não é uma brincadeira com o Inferno que se vê). Só para citar algumas, uma vez que outras também merecem serem vistas, ou escondidas, como preferirem...



Já no Local, o guia segue fazendo suas oportunas intervenções:

“Não percam agora, o trem vai abrir as Portas, é o estouro da boiada!!”... “Observem como as pessoas se equilibram em apenas 01 pé...” “Olhem aquela mulher amassada e toda torta gritando”... “Ali! Bem ali, caiu alguém e está todo mundo passando por cima..”. “Impressionante a Senhora de vermelho, que técnica! Vocês acabaram de testemunhar um excepcional arremesso de bunda ao banco... do meio do corredor, ela foi precisa e sentou antes de todos os concorrentes”...



E para descontrair, o guia brinca com seus Turistas:

“Vamos contar quantos mais vão entrar naquele vagão que não cabe mais ninguém?”

Vamos contar quantos vão ser jogados para fora sem querer sair?”. E o astuto guia dá uma dica para ajudar... “Pessoal, é fácil identificarmos estes, porque eles vão tentar entrar de novo...”



Enquanto alguns turistas se limitam a contemplarem extasiados o Espetáculo Circense de contorcionismo, cores e odores (para quem estiver mais perto), outros chegam a se manifestar com comentários e perguntas...

* Um deles sorri e comenta: “Apesar de parecer loucura, deve ser muito divertido, porque tem um pessoal prensado ali no meio e rindo bastante...”

** Outro um pouco mais a esquerda, também se manifesta: “Quem são aqueles em pé ao lado da Porta sem fazer nada? Quanto custa para assistir daquele lugar?”



Vou aqui adiantar as respostas aos hipotéticos distintos Turistas:

*Alguns dos muitos Bobos Alegres que se habituaram a rir da própria desgraça!

** Agentes de Plataforma, que são pagos e lá estão com o objetivo de organizar o fluxo de passageiros ou pelo menos deveriam, e não assistirem a tudo como espectadores privilegiados!



Aproveitando a situação, não posso deixar de dizer que boa parte da população também contribui de forma decisiva para o “Show de Horror” diário, demonstrando seu total despreparo para viver em comunidade, seu desrespeito ao próximo, sua completa falta de educação, e por último, mas não menos pior ou importante, sua total incapacidade em exigir um transporte digno e adequado as necessidades.



Reza a lenda que grandes transformações demoram a acontecer, esperemos que por aqui também ocorram em todas as instâncias, por hora, sintam-se todos convidados a compartilhar a Nova Teoria do Caos Paulistana.



ALEX MARCIO

 


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui