Usina de Letras
Usina de Letras
299 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Líbia desintegra -- 08/03/2012 - 13:26 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Ex-Blog do Cesar Maia



8 de março de 2012



A LÍBIA DESINTEGRA!

        

1. Desde o começo da guerra civil na Líbia, era considerada seriamente a possibilidade de o país desintegrar-se, pois duas de suas principais regiões (Cirenaica e Tripolitânia) sempre apresentaram características sociais e econômicas diferentes, que foram desconsideradas quando da unificação do país pela principal potência colonial, a Itália, em 1939. Agora, líderes tribais e membros das milícias de Benghazi declararam sua região, a Cirenaica (de Sirte até a fronteira com o Egito), semiautônoma, alegando ter sido a mesma abandonada há décadas pelo governo central. É uma área onde se concentram as grandes jazidas de petróleo. Aguarda-se a decisão do poder central, o Conselho Nacional de Transição, sediado em Trípoli.

        

2. O território da Líbia era constituído por 3 reinos. Após a segunda guerra mundial o Reino Unido encarregou-se do governo da Cirenaica e da Tripolitânia, e a França passou a administrar Fezã. Em 1952 a ONU aprovou a independência como Reino Unido da Líbia. O emir Sayyid Idris al-Sanusi foi coroado rei com o nome de Idris I (1951-1969). Em 1969, um grupo de oficiais nacionalistas, de forte alinhamento político-ideológico com o pan-arabismo, derrubou a monarquia e criou a República Árabe Popular e Socialista da Líbia, muçulmana militarizada e de organização socialista. O Conselho da Revolução era presidido pelo coronel Muammar al-Khadafi.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui