Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62071 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->TIM LOPES NÃO MORREU EM VÃO -- 03/09/2002 - 16:11 (ADÃO JORGE DOS SANTOS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Tim Lopes não morreu em vão. Escolheu a profissão de reporter. Reporter é um sonho antigo de quase todas as pessoas querem ser. Anos de estudos, mil livros, noites insones,e finalmente estagio.Existem reporteres que se sobressaem nas suas profissões e Tim Lopes foi um caso desdes.
O crime toma conta das cidades e do mundo, só a policia não vê e nada faz para conter a violência. Ser reporter é ser destemido, porque ele foi até o o morro, ao local do crime para constatar e noticiar a atuação criminosa reinante de prostituição e ponto de venda de droga.
Dois pontos são distintos nesta história; o reporter existe porque o crime existe e deve ser desmacarado e denunciado à sociedade que se vê indefesa e sem proteção.O criminoso, o individuo infrator, quer ganhar seu dinheiro de forma escusa e sem muito esforço, não quer saber se pessoas vão morrer ou se vão roubar para sustenter seu vício. Existe também um terceiro fator, o mais importante deles , o que gera a criminalidade: O USUARIO, aquele que acha que um peguinha não vai dar nada e que sustenta o narcotráfico. Será que se as pessoas soubessem das consequencias de seu fuminho, soubessem que elas que dão noticias às páginas policias, será que deixariam de fumar ou não. Quem já esta dentro tem que tentar deixar, mas sabe que não é tão fácil assim, e aqueles que não conhecem, que não tentem conhecer, ´porque é um caminho de mão única, a morte.
Tim lopes morreu no exercício da profissão.Não queria. Sabia das consequências, foi em frente, insistiu, morreu. Tim lopes era um reporter, vivia para noticiar as coisas erradas. Mas você que não é reporter, não é policia , é pessoa, cidadão, pode fazer a sua parte, porque cedo ou tarde o crime vai estar cercando a sua casa e seus atos, via estar perto de seus filhos ,se é que já não esta. Não tenho a fórmula para resolver a questão, mas se cada um contribuir um pouco, o mundo poderá ser melhor, claro que jamais será o mesmo.
Você que lida com o crime, saiba que tudo que é demais cansa, e já estamos cansados de ter medo, porque o que me dá forças para seguir em frente é a certeza de que mesmo trabalhando o dia inteiro e ganhando um salário minimo, morando no morro, onde o governo e o capitalismo me colocou, ainda assim mesmo passando fome, mesmo andando de pés descalço, sabendo que meu filho jamais poderá ir a uma faculdade, assim mesmo repudio o crime e seus atos.SOU UM OTÁRIO como chamam, um palhaço, qualquer coisa que me chamem, uma certeza eu tenho, o crime não compensa, mesmo qusndo sei que o meu vizinho tem tudo que o dinheiro pode comprar, assim mesmo acorda e respiro em paz, não tenho medo de nada e não me escondo, sou superior a qualquer criminoso que não tem a capacidade de trabalhar honestamente, eu tenho. Ando de onibus lotado mais de 200 kilometros , levo minha comida misturada numa sacola e assim mesmo sou feliz, você é?
TIM LOPES NÃO MORREU EM VÃO. FOI O SINAL DE QUE A SOCIEDADE DEVE ACORDAR E SE DEFENDER COM SUA PROPRIAS ARMAS, A HONESTIDADE E A JUSTIÇA, SENTIMENTO AVESSOS AO CRIMINOSO.
O POVO SABE A VERDADE E ESTA DESPERTANDO PARA UM FUTURO MELHOR.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui