Usina de Letras
Usina de Letras
216 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O inconsciente coletivo segundo Jung -- 03/04/2012 - 10:06 (Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Carl Gustav Jung foi um dos seres humanos que mais gerou conhecimento na área da psicologia na história da humanidade e que através desse conhecimento nos ajudou a "ver homens e coisas tais como são". E o inconsciente coletivo foi a sua maior descoberta.

Para Jung o inconsciente coletivo é a camada mais profunda da psique e constitui-se dos materiais que foram herdados da humanidade. Algo que causa estranheza em todos nós já que imaginamos que nossos pensamentos são só nossos e de mais ninguém.Nesta camada profunda é que existem os traços funcionais como se fosses imagens virtuais, comuns a todos os seres humanas e prontas para serem concretizadas através das experiências reais. É nessa camada do inconsciente que todos os humanos são iguais. A existência do inconsciente coletivo não depende de experiências individuais, como é o caso do inconsciente pessoal, porém, seu conteúdo precisa das experiências reais para expressar-se, já que são predisposições latentes.

E quem detém essas informações facilmente nos manipula seja através das propagandas, de filmes, novelas e etc.Jung chamou de arquétipos a estes traços funcionais do inconsciente coletivo. Salienta ele: “ Existem tantos arquétipos quantas as situações típicas da vida. Uma repetição infinita gravou estas experiências em nossa constituição psíquica, não sob a forma de imagens saturadas de conteúdo, mas a princípio somente como formas sem conteúdo que representavam apenas a possibilidade de um certo tipo de percepção e de ação.”

Em posse do conhecimento do que é inconsciente coletivo podemos nos precaver de todo lixo que tentam incutir e nos forçar goela e pensamento abaixo.Para ser feliz é preciso primeiro não ser infeliz, e o autoconhecimento é uma chave para evitar a infelicidade.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui