Usina de Letras
Usina de Letras
290 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->A arte de escrever mal -- 08/10/2005 - 12:40 (H.R. Rodriguez) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A arte de escrever mal

Há quanto tempo você escreve? Um ano? Cinco anos? Um mês? Você escreve poemas, contos, ensaios ou romances? A essa altura com certeza a resposta já está na sua cabeça. Mas me diga mais uma coisa, meu querido escritor, você estudou pra isso? Você fez algum curso relacionado as letras? Qual o conhecimento literário você tem para escrever sobre qualquer coisa? Os seus olhos já passaram por leituras mais apuradas, como James Joyce, tragédias gregas , Machado ou você, que é um leitor anual, que tira todo seu conhecimento da tv e que não leu nada além de Paulo Coelho acha que pode escrever um poema ou um romance só porque está inspirado, só porque o dia está mais lindo hoje. Se você não tem “o conhecimento” nem “a qualificação” necessária esqueça, você não é nada e o que você escreve também não é nada, é só lixo sentimentalóide feito com despreparo por um despreparado. A inspiração que você acha que tem para escrever não existe, ela é apenas mais um sinônimo para sua ignorância.
A carapuça lhe serviu? Ótimo! Mas antes de começar a me xingar ou botar minha cabeça a prêmio, quero dizer mais uma coisa: Graças a Deus esse discurso não é meu. Essas foram as palavras de um professor de literatura que atravessou, certa vez, minha formação acadêmica. Digo mais ainda: Com essas palavras ele causou intimidação e fez muita gente pensar duas vezes antes de usar a pena. Um grande amigo meu deixou de escrever seus poemas depois daquele professor, e esse grande amigo, agora, não tem mais o mesmo brilho de antes.
Concordo que um leitor assíduo de boas obras, um detentor de ótimos conhecimentos está bem mais qualificado a escrever um bom texto do que uma pessoa alheia a literatura e que só escreve ocasionalmente. Mas não sejamos tão radicais. Se para escrever, tivermos antes de ser fenomenais e extraordinários conhecedores da literatura mundial, escreveremos nosso primeiro bom texto apenas com 50 ou 60 anos. É muito tempo. Contrariando a arrogância quase militar do meu mestre estou aqui, escrevendo e escrevendo. A cada novo texto vou errando e aprendendo, me aprimorando e melhorando. Queremos e vamos ter conhecimento, evidente. Mas de imediato só precisamos de duas coisas para escrever. Experiência e conhecimento? Não. Papel e caneta!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui