Usina de Letras
Usina de Letras
21 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10388)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->OS ORGANIZADOS -- 08/09/2002 - 01:34 (José Renato Cação Cambraia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Eu admiro as pessoas organizadas. Essas pessoas que conseguem ler o jornal inteiro e depois colocá-lo de volta intacto, como se nunca tivesse sido aberto. São essas mesmas pessoas que conseguem usar uma só agenda de telefones e compromissos durante o ano todo, sem nunca perdê-la (ou se esquecer de usá-la). Que são capazes de usar os mais diferentes tipos de objetos e sempre retorná-los ao mesmo lugar de origem.
Eu as admiro, porque elas sempre sabem onde está a tesoura e a fita crepe. Têm um conjunto de canetas hidrográficas numeradas, todas funcionando, desde a 0.1 até a 0.9. Nunca deixam a toalha sobre a cama, pra depois bater com a mão na testa na hora de deitar, numa noite fria, no colchão úmido. Elas nunca deixam seus sapatos perto da cama, pra não bater o dedinho do pé (porém, quando crianças, nunca ganham uma permissão legal da mãe para xingar de qualquer palavrão). Suas contas no banco são perfeitamente controladas, nunca estouram o limite. Gastam exatamente de acordo com seu orçamento.
E o carro do organizado? É sempre limpinho, o painel nunca tem poeira nem insetos e os CD´s estão numa caixinha e classificados em alguma ordem (alfabética, cronológica ou preferencial). Sempre carregam um paninho amarelo no porta-luvas que pode ser usado em diversas situações. Alguns carregam até uma lanterninha para procurarem coisas no escuro (se bem que os organizados mesmo sabem onde encontrar tudo sem precisar acender a luz). Lavam o carro pelo menos uma vez por semana, geralmente aos sábados - nisso, nunca falham.
A mesa de trabalho do organizado é um brinco. Tudo no seu devido lugar. Não é como eu, que mantenho lapiseiras espalhadas por todo o escritório. Não senhor, as lapiseiras ficam no compartimento das lapiseiras, e as canetas, no das canetas. O grampeador fica sempre ao lado do durex, que está sempre cheio. O organizado profissional sempre tem aqueles office-organizers, que são estruturas projetadas para conter objetos de escritório. Eu já tive daqueles que giram, mas as coisas sempre iam sumindo enquanto giravam.
As pessoas organizadas têm um cuidado muito grande com sua roupa. Por isso, eles têm a incrível capacidade de manter uma gaveta de meias, cuecas (ou calcinhas) sempre em ordem. Acho isso espantoso, inacreditável! Como é que eles conseguem escolher aquela cueca velha e gostosa, que tá lá no fundo da gaveta, sem mexer nas outras? Uau!
Os organizados conseguem chegar no horário marcado sem atraso. Acordam sempre uma hora antes, pra poderem executar com perfeição seus rituais matinais. Pão, leite, café e uma fruta - coisa desse tipo. Nunca saem correndo, zonzos e com a cara amassada de sono, mastigando uma bolacha murcha e bebendo um Yakult.
Claro que ser organizado requer prática e hábito. Por isso, às vezes, algumas atividades de um organizado se assemelham mais com rituais bizarros. Por exemplo, escovar os dentes. O organizado escova os dentes olhando para o cronómetro. O tempo que foi estipulado pelo dentista pode variar, mas ele o cumpre rigorosamente. Alguns organizados contam o número de passadas da escova por cada região da boca. Assim, todos os dentes recebem um tratamento exatamente igual. O mesmo vale para o fio dental e a barba, que é feita criteriosamente sempre do mesmo jeito.
Ah, como eu tenho inveja do organizado... conseguir obedecer dietas, sem nunca ter dito "dane-se, vou abrir outra Amandita"; ser capaz de manter minha mesa em ordem; meus livros não precisariam ficar empilhados ao lado da minha cama; meus canivetes Victorinox não ficariam perambulando pela casa; eu não precisaria revirar a casa inteira pra achar meu título de eleitor - que, aliás, toda eleição eu falo "vou guardar aqui pra não esquecer" mas nunca lembro onde é o "aqui".
Se eu fosse mais organizado, conseguiria ter uma coisa que eu nunca consegui manter: uma caixa de ferramentas completa. Isso pra mim é um sonho, missão impossível. Além disso eu conseguiria, provavelmente, trabalhar e fazer as outras coisas que eu gosto e não consigo, como jogar tênis, viajar, ver mais filmes, etc. Enfim, se eu fosse pelo menos um pouco mais organizado, não precisaria estar escrevendo sobre os organizados à uma hora da madrugada de sexta-feira quando devo entregar o BECO prontinho para o jornal na sexta de manhã, daqui a apenas algumas horas.



Renato Cação Cambraia é desorganizado por natureza, porém está tomando pílulas para curar isso. Aliás, alguém aí viu meu remédio? Eu deixei aqui em cima, agora mesmo...
e-mail: beco@netonne.com.br
BECO/A SEMANA - 07/09/02
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui