Usina de Letras
Usina de Letras
264 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->QUAL SERÁ A MELHOR IDADE? -- 27/06/2012 - 23:32 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


993366; font-family: "comic sans ms"">Qual será a melhor idade?



000000" size="3"> 



000000" size="3"> 



É evidente que os sessentões não estão na melhor idade, como anunciam agora para deixá-los animadinhos. Ela já passou, ficou para trás? Se perguntarmos, muitos dirão que a melhor idade é a infância. Pode ser, porém tenho minhas dúvidas. Crianças em geral são alegres e felizes por nada. Descobrem o mundo, brincam, comem e dormem sem nenhuma preocupação. São amadas. Só que não têm consciência desse prazer de viver. A adolescência é uma etapa mais sofrida, mesclada de incertezas e complexos, alegrias e problemas. Tudo começa a clarear ao entrarmos no período que eu chamo de juventude, que se inicia lá pelos dezoito anos. Já sabemos quem somos e começamos a definir o que queremos da vida. Daí em diante costuma ser um deslanchar de conquistas e realizações.



 



Ao atingirmos os quarenta chegamos à maturidade, período quase sempre acompanhado de estabilidade tanto profissional como emocional. É a época em que já estamos mais seguros, principalmente para não fazer aquilo que não queremos. No decorrer dos cinquenta desfrutamos os frutos anteriormente plantados. No final dessa década, começa uma etapa mais complicada, marcada pela aposentadoria e sensíveis mudanças físicas. Temos que reinventar a vida procurando outros objetivos, ao mesmo tempo em que nos acostumamos ao novo visual. Felizmente nos dias atuais essa passagem não precisa necessariamente ser dramática. Sessentões, não somos ainda tão velhos como nossos antepassados. Pode ser uma idade boa se a saúde, nossa cabeça e as circunstâncias permitirem.



 



Definir qual delas seria a melhor idade é praticamente impossível, não se pode generalizar. Cada um sabe de si. Como a vida se desenvolve alternando altos e baixos, sabemos que em todas as etapas passamos por bons e maus momentos. Por isso, em vez de pensar na melhor idade, prefiro fazer a retrospectiva em forma de um filminho ‘vendo’ meus melhores momentos, como aqueles gols da rodada. Que, felizmente, não foram poucos.



 



Quanto ao porvir, também ouso imaginar algumas cenas, mas na verdade só Deus sabe.



000000" size="3"> 



000000" size="3"> 



993300; font-family: "comic sans ms"">Beatriz Cruz

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui