Usina de Letras
Usina de Letras
265 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O DISCURSO DO REI -- 28/06/2012 - 12:12 (ADhemyr Fortunatto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Falta-nos, por vezes, complacência em relação aos que são diferentes de nós. O diferente tende a ser desprezado. Se adulto, é motivo de chacota, se criança, vítima de bullying. Estaríamos evoluindo? Creio que sim, --- estes temas têm sido cada vez mais enfatizados.

Mark Logue, neto de Lionel Logue, baseado nos diários de seu avô, juntamente com Peter Conradi, Jornalista, apresentam um relato incisivo da Monarquia Britânica, revelando as dificuldades do Príncipe e depois Rei George VI, no que diz respeito à fala.

Os autores relatam maneiras bizarras de várias épocas para tentar curar a gagueira, como segurar pequenos pedaços de cortiça entre os dentes superiores e inferiores, sem contar a moda da cirurgia na língua, que a partir de 1.840 se difundiu pela Europa e Estados Unidos. Fazia-se um corte de uma parte da musculatura da língua. E numa época que não havia anestesia nem assepsias adequadas, muitos morreram pelas cirurgias em si, ou por efeitos delas.

Não foi o caso do Rei George VI, que ainda Príncipe encontrou Lionel Logue, cujos métodos de amenizar a gagueira eram contrários à visão dominante de então. Mas nem por isso a luta foi fácil, --- foi árdua, e durou por toda a vida do Rei.

Os métodos eficazes de Lionel Logue também se devem à perseverança do Rei, e à amizade que se desenvolveu entre ambos, através dos anos.

Como pano de fundo, há a Segunda Guerra Mundial.

Logo, ‘O Discurso do Rei’, da José Olympio Editora, também é um relato histórico.

Para ler, reler e até agradecer por dons que às vezes nem lembramos que temos --- como a fala, por exemplo.

===========================

ADhemyr Fortunatto

Escritor

Autor de:

1 - REFLEXÕES DE UM SUJEITO À TOA - Editora Usina de Letras - 2012

2 - TODA FEMINISTA TEM UM MACHÃO NO CORAÇÃO - Romance - Editora Parma.

OUTROS ESCRITOS...

http://olivro-reflexoes.blogspot.com

www.paralerepensar.com/adhemyrfortunatto

www.jornalnoticias.com.br

E-mail:

adhemyr_fortunato@yahoo.com.br

=================================================



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui