Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62287 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A CULTURA MUSICAL EM BARBACENA -- 08/07/2012 - 19:31 (José Kalil Salles) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Neste ano de Nosso Senhor Jesus Cristo de dois mil e onze a Sociedade de Cultura Musical de Barbacena completa meio século de existência.

O existir humano é essencialmente cultural. O Homem sente, reflete, age e produz conseqüentemente cultura. Portanto, cultura é o acervo de conhecimento e informação que uma pessoa é capaz de adquirir e, eventualmente, transmitir a outras pessoas. Estes conhecimentos e informações são os elementos culturais que compreendem a ciência, as artes, costumes, crenças, valores morais e éticos e as maneiras de sentir, pensar e agir dos povos.

Lá pelo início da década dos sessenta um grupo de pessoas aqui desta terra encimada da Mantiqueira iniciava a reflexão de como concretizar o desejo da promoção, produção e difusão da cultura musical, de trabalhar pelo desenvolvimento artístico, despertando o interesse das pessoas pela música de boa qualidade através de concertos, recitais e outros eventos dessa natureza.

Quem eram estas pessoas? A musicista Alvarina Dias Velludo, que liderava o grupo e mais: Maria Eugênia Tollendal, Jandira Petrina Lagioto, Sebastião Alves Hespanhol, Maria Laura Tollendal e Maria Isar Tam Bias Fortes. Trabalharam idealisticamente, lutaram determinadamente transpondo obstáculos e criaram a 19 de março de 1961 a Sociedade de Cultura Musical de Barbacena. Infelizmente algumas destas pessoas já nos deixaram. Permanece e convive entre nós a querida Maria Isar. Ah! Continua conosco também a extraordinária Maria Eugênia, mulher de iniciativas e comprometida com o desenvolvimento artístico e cultural da nossa gente.

Atualmente a Sociedade de Cultura Musical de Barbacena na vertente ensino mantém cursos de violão, piano, teclado, flauta, canto, violino, teoria musical, artes plásticas e musicalização infantil. Tem cem alunos entre pagantes e bolsistas.

Na vertente divulgação, a Sociedade vem promovendo eventos constantes, ano a ano, para levar e despertar na sociedade local a sensibilidade pelas manifestações artísticas e culturais.

A Sociedade é mantida por um pequeno grupo de pessoas que contribuem com valores decididos pelos próprios. Significa que cada um dá o que quer e o que pode.

Mesmo passando por momentos algumas vezes difíceis a Sociedade vem trabalhando ininterruptamente desde a sua fundação. Pessoas idealistas e abnegadas integram a equipe dirigente da entidade e não poupam esforços para contribuir para a manutenção de suas atividades.

No trabalho da Sociedade de Cultura Musical de Barbacena encontramos aquele sopro humano que nos leva à fronteira da arte, que revela-nos como são imensas as pessoas que se dispõem a lutar pelo engrandecimento de sua terra e do seu povo.

Hoje a Sociedade é presidida pelo Professor Eloísio Adilson Sobreira, invulgar alma de lutador, um homem das artes, homem de idéias e de iniciativas em prol da cultura de nossa terra. Os trabalhos que ele e seus companheiros desenvolvem não podem deixar de alertar-nos e comover-nos, pois atingem o nosso coração, provocam nossos sentimentos estéticos, estreitam os laços entre as pessoas, laços estes de beleza e amor.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui