Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50668)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A PRAÇA CENTRAL DE BARBACENA -- 11/07/2012 - 21:13 (José Kalil Salles) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A praça é de um modo geral o espaço público de destaque de qualquer cidade. É o local onde passeamos, onde damos uma volta, onde passamos o tempo conversando com os amigos. Nas praças principais estão alocados templos religiosos, estabelecimentos comerciais, financeiros e de prestação de serviços, tais como profissionais liberais, entre outros, ambiente este que caracteriza também a Praça da Matriz de Nossa Senhora da Piedade em Barbacena.

No passado a nossa praça principal era o espaço com coreto, bancos, jardim, árvores, flores, perfumes, sonhos, encantos, onde se cantavam amores. Tanta beleza era o local para o namoro dos jovens, para o descanso dos mais idosos e para o lazer da criançada.

Daquela praça só ficaram os bancos e o coreto, este meio decadente, e foram-se os perfumes, os sonhos, os encantos, onde se cantavam amores. Os adultos ainda jogam xadrez ou dama e resolvem os problemas da cidade, do estado, do país e do mundo. Mas o espaço está mal cuidado, os jardins se foram, ervas daninhas infestam-nos, a cachorrada assola o local, as floreiras laterais construídas na gestão municipal passada se transformarem em matagal, terra batida e lugar para excrementos dos cachorros.

A própria prefeitura foi a responsável pela decadência da praça e do jardim. Como sabemos o jardim ocupa uma área bem pequena e, não obstante esta situação, a prefeitura foi cedendo espaços para construções diversas ou permitindo a colocação de equipamentos destinada à comercialização. Primeiro foi a construção de um “imóvel” para os taxistas, depois o espaço para uma banca de jornal, em seguida para mais uma banca de jornais e revistas e, por incrível que pareça, disponibilização de um terceiro espaço para outra banca de jornais e revistas. Um grande espaço foi cedido para o equipamento de uma loja de flores e de objetos de gosto duvidoso e, para encerrar, para um bar, que ocupa também, grande espaço. E este é o que mais suja o jardim e, consequentemente, a praça; seus clientes jogam guardanapos e restos de alimentos no chão, emporcalhando o ambiente. Acintoso é o abandono da fonte que em outras épocas emprestava um charme especial ao local. Os azulejos estão soltando, mostrando o pouco cuidado que o poder público municipal dedica a este equipamento.

Saliente-se que em qualquer cidade a preocupação é a manutenção cuidadosa e adequada das praças principais, pois, por elas passam milhares de pessoas diariamente, residentes no município, ou não residentes como turistas, negociantes ou outra categoria de visitantes. Um turista ou um outro tipo de visitante que circule pela nossa praça da Matriz de Nossa Senhora da Piedade, que imagem levará no seu regresso à sua cidade. É claro, a pior possível.

De imediato, a manutenção permanente da nossa praça não exige do poder público municipal a disponibilização de muitos recursos financeiros. Qualquer dinheiro recupera e põe em funcionamento a fonte, a erradicação das ervas daninhas, o plantio de flores no jardim, a limpeza das áreas do jardim e da praça, a retirada da cachorrada que infesta o local e a restauração das áreas de circulação de veículos. E isto pode ser feito com urgência.

Para o futuro, um planejamento bem feito poderá mudar este estado decadente que vem caracterizando a praça central de Barbacena, com nova alocação para os “imóveis” que ocupam hoje os espaços do jardim cedidos pela prefeitura e nova modulação para o cultivo de vegetação adequada ao clima de nossa cidade.

Será que os integrantes da equipe que, por delegação da Prefeita, gerencia a nossa cidade, não circulam por este espaço e não vejam a situação lastimável em que se encontra o jardim central?

Na praça central está situada a Câmara de Vereadores de Barbacena. Será que os senhores vereadores por nós eleitos não vêem o precário estado da praça e do jardim e não requeiram do executivo ações para recuperar a qualidade do ambiente em questão?

Ficam aqui estas duas interrogações e no próximo ano...

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui