Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O que seria uma boa música? -- 03/03/2002 - 19:49 (Rodrigo Rua) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


O QUE SERIA UMA BOA MÚSICA?



(Artigo publicado em Junho/2001,jornal "A Palavra" da Universidade Candido Mendes, R.J).





Seria um tanto presunçoso tratar de um gênero, artista ou obra.Talvez, parcial ou egoísta no julgo de algo tão subjetivo e enigmático, mas mesmo assim arrisco-me ao tema.

Seriam estas canções que marcaram determinada época na posteridade, os chamados “hinos de geração”? Ou não, algo momentâneo e explosivo, de modismo descartável, súbito? Sigo; será que existe alguma relação entre o sucesso, “vendagem de cópias, reproduções em rádios e novelas”, com a qualidade de uma obra? Teria esta conotação, as harmonias e letras bem elaboradas, exigindo não só um virtuosismo dos intérpretes como dos próprios ouvintes em entendê-las? Deve a música fazer dançar ou chorar? Deve tocar os ouvintes em seus anseios, romantismos e angústias? Ou sendo debochada, escrachada e engraçada entretenha o público? Poderíamos criar um selo do Inmetro enlatando e rotulando uma obra “dita” artística? Enfim, quais seriam as razões, fórmulas ou concepções para que se diga esta é boa, esta não, esta...

Como dito no prefácio deste artigo, seria presunção demais uma única pessoa responder a todas estas questões suscitadas. Porém como músico e amante desta arte que sou, tenho a convicção de afirmar que uma música será sempre de qualidade, desde que não venha a trair seu próprio autor. É como um filho que mantém suas características e formas, porém depois de concebido não é mais de sua propriedade, e sim arte. Deve o autor entregar-se por inteiro, cultivar sua obra com todos os gracejos a que merece a mulher amada, tendo certeza de que nunca será traído.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui