Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A bolha do crédito no Brasil -- 19/07/2012 - 16:55 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


 



 


ffffff; line-height: 0.66cm">
ffff00">MAXIMIZANDO O CRÉDITO



 


ffffff; line-height: 0.51cm">
A “bolha do crédito”, no Brasil, mostra um pico na inadimplência, sinaliza cautela, mas não ainda pânico.


ffffff; line-height: 0.49cm">
Sábado, 19 de julho de 2012


ffffff; line-height: 0.49cm">
:: 00ff00">FRANCISCO VIANNA (da mídia internacional)


ffffff; line-height: 100%">
 


ffffff; line-height: 100%">
 


ffffff; line-height: 100%">
Gráfico do dinheiro que o estado empresta não para se investir, mas apenas para se gastar...


ffffff; line-height: 0.49cm">
Proporcionalmente ao PIB, a disponibilidade de crédito, no Brasil, dobrou em dez anos. Impulsionado por acesso mais fácil à aquisição de casa própria (hipotecas), os preços dos imóveis nas grandes cidades brasileiras mais do que dobraram em apenas cinco anos. Do mesmo modo, a indústria automobilística agarrada à boia da disponibilidade de financiamento e eventuais diminuições de impostos, bateu sucessivamente cinco recordes em vendas em 2011. Agora a expansão súbita do crédito no país (veja o gráfico) começa a parecer menos efervescente e mais assustador. A inadimplência de mais de 90 dias bateu o recorde chegando a 6% do valor creditício.


ffffff; line-height: 0.49cm">
Ao invés de aliviar, o governo está tratando de distribuir mais dinheiro por todos os lados. Em 2009, quando a recessão global desanimou os consumidores brasileiros, os estrategistas de Brasília baixaram impostos sobre vendas (IPI) e da SELIC para ativar a demanda. Com a economia vacilando de novo -- cresceu apenas 2,7% no ano passado e analistas independentes esperam ainda menos em 2012 – o governo quer ver os endividados atrás de resgate governamental, mais uma vez.


ffffff; line-height: 0.49cm">
Com o corte em 11 de julho em curso de meio ponto percentual na taxa SELIC pelo COPOM do BACEN e prometendo mais cortes adiante, a equipe econômica do governo ordenou que os bancos estatais diminuíssem suas margens de juros e emprestassem mais dinheiro, e urgiu que os privados fizessem o mesmo. Tenho recebido telefonemas de telemarketing bancário me oferecendo dinheiro à vontade e as operadoras com suas vozes macias não conseguem me entender quando eu digo que não estou precisando de dinheiro. Uma delas me veio com o seguinte argumento: “não faz mal, pegue assim mesmo, pois a pior coisa do mundo é pegar dinheiro emprestado quando se está realmente precisando dele”...


ffffff; line-height: 0.49cm">
Claro que os banqueiros, como David Beker do Bank of America, dizem que a queda de juros ajudará rapidamente a aliviar a pressão sobre os superendividados. Tomadores de empréstimos ainda são uma parcela minoritária no Brasil, muito menor do que em outros países, principalmente EUA e Europa, o que significa que poucos devedores serão atingidos pelas antigas e maiores taxas de juros por muito tempo. Atualmente, mais de um terço dos pagamentos de hipotecas residenciais representa juros.


ffffff; line-height: 0.49cm">
Mas Brasília espera que os brasileiros reciclem suas margens de sobra de dinheiro em novos gastos que levarão a novos empréstimos o que levaria a um endividamento progressivo. O brasileiro, como recomenda o moderno socialismo tupiniquim, está sendo convencido a gastar o dinheiro... DOS OUTROS.


ffffff; line-height: 0.49cm">
Ceres Lisboa da Moody’s, uma agência de qualificação de crédito americana, tem dúvidas de que os bancos privados entrarão nessa dança dos bancos estatais e acha que a prática pode gerar uma bolha semelhante a do “subprime” do Tio Sam, principalmente se os bancos privados embarcarem nessa canoa furada.


ffffff; line-height: 0.49cm">
Uns estão fazendo provisões para futuros “créditos podres” oriundos dessa suspeita generosidade estatal, e têm, também, minguado suas margens de lucro, com os banqueiros parecendo determinados a ser mais cautelosos com relação a quem irão emprestar dinheiro no futuro. Isto significa que os bancos públicos poderão aumentar sua fatia de mercado no Brasil — talvez à custa do declínio da qualidade creditícia, caso os bancos privados se livrem de seus clientes menos lucrativos.


ffffff; line-height: 0.49cm">
Uma efervescência na expansão do crédito não é uma causa de pânico. Muito embora as dívidas particulares dos brasileiros tenham crescido nos últimos anos a um ritmo que não pode ser mantido, um ponto de partida muito baixo para a aventura creditícia significa que o nível absoluto permanecerá bem modesto. O estoque de empréstimos hipotecários quadruplicou desde 2005, por exemplo, mais é ainda pouco maior do que 5% do PIB.


ffffff; line-height: 0.49cm">
Os bancos brasileiros estão também fortemente capitalizados, como consequência de uma estrita regulamentação introduzida após crises bancárias prévias. O fato é que os lucros bancários no Brasil são os maiores do mundo em função do benefício governamental que o Brasil estende aos seus bancos.


ffffff; line-height: 0.49cm">
Enquanto o mercado de trabalho estiver em expansão, a maioria dos brasileiros que estão pendurados com suas dívidas em bancos deve estar preparada para digerir suas dívidas com relativamente menos dor. O desemprego está próximo a um recorde negativo e a renda real continua a crescer, embora mais lentamente do que antes.


ffffff; line-height: 0.49cm">
A maioria dos bancos, também, deverá estar apta a agir suavemente em direção a um nível mais sustentável de provisão de crédito. Uns poucos tomadores de empréstimos de renda media terão problemas: no Banco Votorantim, por exemplo, as provisões para cobrir créditos podres (calotes) aumentaram muito, o que significa que seus acionistas tiveram que injetar 2 milhões de reais (algo em torno de um milhão de dólares) no banco somente no mês passado. Alguns bancos poderão ser anexados por outros. Mas se os tomadores de dinheiro não forem tantos, o maior efeito dessa década brasileira de crédito fácil será apenas uma espécie de ressaca na economia real.


ffffff; line-height: 0.49cm">
Esse tipo de intervenção na economia é usualmente definida como CAPITALISMO DE ESTADO e costuma ser altamente “selvagem”, ou nefasto, porque o capitalista – no caso o estado – nunca vai à falência; antes, mete a mão no bolso do cidadão, tira de lá o que precisa (e muitas vezes até o que não precisa), até que o “socialismo” acabe, quando o acabar o dinheiro... DOS OUTROS.



 



ff0000;">Leia os textos de Félix Maier acessando os blogs e sites abaixo:



Blog do Félix Maier: PIRACEMA - Nadando contra a corrente



Mídia Sem Máscara – Félix Maier



Netsaber - artigos de Félix Maier



Félix Maier- Autores do Webartigos.com



Félix Maier- Usina de Letras



Blog do Félix Maier: Wikipédia do Terrorismo no Brasil

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui