Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Roteiro_de_Filme_ou_Novela-->Chorôrô! Uma breve história do Clube do Choro -- 11/06/2001 - 21:38 (Bruno Freitas) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Seq. 01 : Nosso apresentador : ext/dia
Hermeto Pascoal (off) canta uma música improvisada, com imagens da hora do rush em Brasília.
Imagens de um por-do-sol em Brasília, com Hermeto tocando um chorinho ao piano
HERMETO (OFF)
“Brasília nessa hora me lembra um chorinho...E um chorinho...E um chorinho...E um CHORINHO !!!!!”

Imagens da contrução de Brasília, imagens do enterro de JK e imagens de manifestações populares contra a ditadura em Brasília na década de 70.
Hermeto passa a tocar (off) “Trenzinho caipira” de Villa-Lobos para terminar a música com trechos de “Brasileirinho” de Waldir Azevedo, onde ele termina dizendo :
HERMETO (OFF)
“Waldir Azevedo, foi o músico instrumental de maior sucesso na música instrumental...Waldir Azevedo morou muito tempo em Brasília.”

Fotos de Waldir Azevedo em Brasília.


Seq. 02 : O início de tudo : ext/dia
Depoimento da filha de Waldir Azevedo falando sobre seu pai em Brasília.
Imagens da entrevista com Odete Ernest Dias falando sobre a criação do Clube do Choro e a ligação entre o choro e o poder, intercalando imagens de Brasília e imagens dela tocando flauta no RJ. Imagens de Odete Ernest Dias passeando em Brasília.
Imagens do Clube do Choro em Brasília.
“Imagens antigas de Odette abrindo a porta de sua casa para Waldir Azevedo.”
Imagens de Jayme ernest Dias, falando de sua mãe, sua infância e a criação do Clube na sua casa.


Seq. 03 : Do Rio para Brasília : int-ext/dia
Imagens do Rio de Janeiro.
Imagens da entrevista com Pernanbuco do Pandeiro falando sobre a criação do Clube do Choro e a relação entre o choro e o funcionalismo público, intercalando com imagens suas tocando seu Pandeiro.
Imagens da entrevista com Carlinhos 7 Cordas contando histórias sobre o Clube do Choro, Waldir Azevedo e Jacob do Bandolim, intercalando com imagens do mesmo tocando seu violão.
Imagens do regional de Waldir Azevedo, o original, tocando, com Carlinhos 7 Cordas e Pernambuco do Pandeiro.
Depoimento da viúva de Waldir Azevedo.
Imagens da entrevista com Alencar, 7 Cordas falando sobre o começo do Clube do Choro, e sobre a necessidade dos chorôes em trabalharem em outras áreas para se manterem.
Imagens de Alencar vestindo terno e gravata, trabalhando durante o dia.
Depoimento de Dolores Tomé, falando de seu pai João Tomé, também um dos fundadores do Clube de Choro.
Fotos antigas do Clube do Choro.
Imagens de Chico, filho de Assis 6 Dedos, falando sobre seu pai e sua importância para o Clube.
Fotos antigas do Clube do Choro. “Foto em frente ao Clube com jovem Reco, Alencar, pequeno Hamilton na frente, e até mesmo Assis, 6 dedos.


Seq. 04 : O choro chega em Brasília : ext/dia
Imagens aéreas da Esplanada de Brasília, com um chorinho brasiliense como música de fundo.
Imagens do centro de Brasília, com pessoas andando de um lado para o outro.
Imagens de Henrique Filho, o Reco do Bandolim, saindo de seu trabalho, na Radiobras, em final do espediente.
Depoimento de Reco falando de como o Clube do Choro cresceu aqui em Brasília.
Imagens de Reco tocando com o Choro Livre, do lado de fora do Clube do Choro. Imagens de outros chorões, do Choro Livre, trabalhando de terno e gravata.


Seq. 05 : Roda do Beirute : int/dia
Depoimento de Chico, filho de Assis 6 Dedos, contando a história da criação do Beirute, o bar mais tradicional de Brasília, que surgiu de uma incistência de Assis em convencer seus dois amigos árabes, os primos Youssef em abrirem um bar. Assim, Assis, se comprometeu a tocar no bar todas as noites de sexta-feira, tornando o Beirute, um bar muito popular entre os intelectuais.
Imagens de uma roda de choro no Beirute, onde vários chorões bebem à vontade e tocam seus instrumentos.


Seq. 06 : A escola de choro em Brasília : ext-int/dia
Imagens da entrevista com Reco do Bandolim (falando sobre a criação da Escola de Choro), intercalando imagens dele tocando em seu instrumento em sua casa deitado, uma música de Pixinguinha, e de seu irmão declamando um poema.
IRMÃO DO RECO DO BANDOLIM (OFF) Imagens do quadro no Clube.
“Acordo com a sublime comunhão, que é pixinguinha no bandolim de meu irmão.”

Depoimento de Evandro do cavaquinho, falando sobre a escola, intercalando uma instrução sua, na mesma escola, onde atua como professor.
Imagens da Escola de Choro Rafael Rabello, numa aula de cavaquinho.
Imagens de uma aula de violão, com Augusto 6 Cordas ou Rogério Caetano.
Imagens de uma roda de choro, realizada por alunos da Escola de Choro Rafael Rabelo.
Depoimento de Alencar 7 Cordas sobre a importância da Escola de Choro Rafael Rabelo.
Imagens de alunos desembarcando de um ônibus interestadual, carregando seu instrumento, para ter aula em Brasília.
Imagens de uma aula de pandeiro, onde os alunos fazem uso de seu instrumento, transformando a sala numa escola de samba.


Seq. 07: A roda de Choro em BsB : ext/dia
Imagens de uma roda de choro em um churrasco na casa de algum chorão. Onde os chorões, à vontade, brincam e se divertem em festa. Os chorões se intercalam nos instrumentos, tocando uma música cada um participante. Imagens das pessoas em volta da roda de choro.


Seq. 08 : Os novos chorões de BsB : ext/dia
Imagens de uma entrevista com Altamiro Carrilho, Sivuca ou Hermeto Pascoal, falando sobre os novos chorões de Brasília e contando casos sobre o Clube do Choro., intercalando com imagens do mesmo tocando flauta, juntamente com seu filho ao violão. Imagens da entrevista com Pedro Américo, pai de Hamilton e Fernando Cezar Holanda, os Dois de Ouro, falando sobre sua chegada em Brasília e a criação de seus meninos.
Imagens de Reco falando sobre o funcionamento do Clube do Choro nos dias de hoje. Imagens de uma show concorrido no Clube do Choro.
Imagens dos quadros pendurados na parede do próprio Clube.


Seq. 09 : O Dois de Ouro : ext/dia
Imagens de um depoimento de Marco Pereira falando sobre o Dois de Ouro, e o disco gravado com Hamilton Holanda, intercalando com imagens suas tocando o Choro de Juliana, juntamente com Hamilton. Imagens da mesma Juliana, que morou em Brasília, muito tempo.
Imagens da entrevista com Hamilton e Fernando Cezar Holanda falando de sua criação, os novos rumos do choro e suas carreiras, intercalando com os dois tocando seus instrumentos.
Imagens de um show do Dois de Ouro. “Fotos e manchetes de jornais, sobre a dupla.”


Seq. 10 : Os últimos chorões : int/dia
Imagens de uma aula de bandolim, com Jorge Cardoso.
Imagens de uma entrevista com Jorge Cardoso falando sobre sua mudança do Ceará para Brasília, a fim de ficar mais perto do Clube do Choro. “Imagens de um Jorge Cardoso , chegando de ônibus do Ceará.” Depois, em casa, tocando uma música de sua autoria. – “Nossa Terra”
Imagens de Henrique Cazes ou Mauricio Carrilho falando sobre os novos chorões.
Imagens de Reco falando sobre o funcionamento do Clube do Choro nos dias de hoje. Imagens de uma show concorrido no Clube do Choro.


Seq. 11 : A última roda : ext/dia
Imagens de um gramado na Escola de Música de Brasília, com vários chorões fazendo uma roda de choro durante o Curso de Verão, entre eles; Alencar, 7 Cordas, Hamilton Holanda, Rogério Caetano, Henrique Cazes e Marcio Bahia. A roda de choro já começou, e os músicos não param de chegar, é o caso de Radegundes Feitosa e Manoel Carvalho.
Imagens de Henrique Cazes falando sobre uma gravação ao vivo com Radegundes Feitosa no trombone e Nailson Simões no trumpete, tocando “Espinha de Bacalhau”. Feito inédito em respectivos instrumentos. Sobem os créditos ao som de “Espinha de Bacalhau”, gravado ao vivo na Sala Villa-Lobos em 26 de janeiro de 1999.



Fale com o Autor



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui