Usina de Letras
Usina de Letras
26 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A LÓGICA DA DETTRAN -- 21/07/2012 - 21:50 (José Kalil Salles) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A DETTRAN – Diretoria Executiva de Trânsito e Transportes de Barbacena (nome pomposo, não é?) começou a executar algumas medidas já anunciadas anteriormente. Vale lembrar que, à época da primeira manifestação desse órgão municipal, tentou-se justificar a adoção de algumas medidas para “melhorar o trânsito de veículos e pedestres” na cidade. Assim estava dito no site da Prefeitura.

Primeiramente a DETRAN – Diretoria Executiva de Trânsito e Transportes de Barbacena (nome pomposo, não é?) andou fazendo alguma sinalização horizontal em diversas ruas do município, com o sentido, é claro, de engambelar a lagoa para depois dar o bote nos peixes. Esta sinalização horizontal em nada melhorou o trânsito quer de veículos, quer de pedestres.

Aí então passou para uma ação mais concreta, dizendo que o fazia para reorganizar o trânsito na confluência das Praças Pedro Teixeira e Conde Prados e Rua Comendador João Fernandes. O nó no trânsito que havia na João Fernandes com Pedro Teixeira, agora passou a existir vinte metros à frente, entre Conde Prados com a rua da casa dos Bias Fortes, e de uma maneira muito mais contundente: cruzamento em “x” para os veículos que dirigem à Boa Morte e veículos que dirigem à Rua do Campo e outras ruas da região. Antes, apenas veículos vindos da João Fernandes e veículos vindos da Pedro Teixeira, vertente Lima Duarte, se envolviam no cruzamento. Hoje, com a maravilhosa mexida feita para “evitar congestionamentos e proporcionar condições de segurança aos pedestres”, os veículos oriundos da João Fernandes, da Lima Duarte, da Vigário Brito e da rua da casa dos Bias Fortes se “bicam” no “x” acima referenciado. Nesta confusão criada, coitados dos pedestres: tiveram a sua segurança desaparecida. Perguntem aos pedestres se com esta maravilhosa mexida melhorou alguma coisa na sua segurança. Sofisma barato para enganar e lograr o povo.

Bem, esta lambança já foi tentada anteriormente e não deu certo. Será que agora vai dar?

Dia 5 do mês corrente, às 15 horas, o trânsito estava todo parado na região, com congestionamento nas ruas já assinaladas, porque o fluxo de veículos vindos da Boa Morte era intenso.

A outra medida anunciada e que foi implantada agora é a do estacionamento rotativo em diversas ruas da cidade, com a justificativa de “melhorar o trânsito de veículos e pedestres”. Tomemos como exemplo a Avenida Bias Fortes: antes os veículos estacionavam e não pagavam qualquer taxa e por isto atrapalhavam o trânsito, segunda a lógica da DETTRAN; hoje os veículos estacionam e pagam uma taxa e assim não atrapalham o trânsito. Desta maneira o trânsito de veículos e pedestres fica melhor. É brincadeira... Entendam a lógica desse órgão. O que na verdade se quis e se quer é arrecadar mais do cidadão que já arca com uma das mais perversas cargas tributárias do mundo. Trata-se pois de outro raciocínio capcioso e falso para enganar o povo. Porque não dizer logo que o que se queria era realmente tirar mais dinheiro do bolso do cidadão?

Não serão ações deste tipo que resolverão o problema do trânsito em Barbacena. Se se deixar de sofismar e agir com mais visão e objetividade, caminhos serão encontrados para resolver este problema de nossa cidade.

Barbacena conta hoje com 46.921 veículos automotores (julho 2011-Denatran), com média de 302,16 licenciamentos mensais. A continuar no mesmo ritmo, teremos daqui a dez anos quase cem mil veículos automotores rodando por nossas vias urbanas. Será, com certeza, o caos absoluto, se não forem adotadas medidas para suportar este número de veículos. Será que a DETTRAN – Diretoria Executiva de Trânsito e Transporte de Barbacena (nome pomposo, não é?) está pensando nisto ou só se preocupa em arrecadar esta famigerada taxa de estacionamento rotativo.

2012 está chegando aí, gente!...

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui