Usina de Letras
Usina de Letras
26 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->AGRICULTURA EM BARBACENA -- 22/07/2012 - 18:41 (José Kalil Salles) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Há trinta mil anos, com a chegada da Era Glacial, o homem primitivo teve que começar a plantar e a caçar para sobreviver; e plantando deixou de ser nômade e sedentarizou-se nos espaços do plantio para aguardar a colheita do que plantara.

Assim, a agricultura é historicamente a principal base da economia e da produção do homem.

No nosso país, passada a febre do ouro e das pedras preciosas, a agricultura evoluiu da exploração das monoculturas da cana-de-açúcar e do café, para a diversificação das culturas e da produção.

O acúmulo do capital gerado pelo setor agrícola foi o responsável pela industrialização do país, nada diferente do que aconteceu em todos os países do mundo, além de ser este extrato da economia também o responsável pela estabilização econômica, pois recai sobre ele o ônus de garantir preços baixos dos alimentos, enquanto os produtos industrializados e os serviços atingem preços estratosféricos.

Apesar disto, apesar de tudo, apesar de todos, os produtores rurais de Barbacena têm tocado a sua atividade de maneira extraordinária, com uma safra prevista para o corrente ano altamente significativa. Basta relatar que foram colhidos 660 mil quilos de feijão, numa área plantada de 670 hectares. Já o milho teve, numa área plantada de mil e quinhentos hectares, uma produção de 6 milhões de quilos. Em cem hectares foram plantados e colhidos 1,94 milhão de quilos de batata. Já o tomate, em 100 hectares plantados, atingiu o número de 7 milhões de quilos produzidos. No que diz respeito à banana, os quinze hectares plantados geraram 120 mil quilos do produto. Foram produzidos 800 mil quilos de cana-de-açúcar em 20 hectares cultivados. Em dez hectares plantados foram produzidos cem mil quilos de mandioca.

No que concerne à pecuária, os números são também significativos: o rebanho bovino é de cerca de 26 mil cabeças. O suíno atinge aproximadamente dez mil cabeças e o plantel de aves, frangos e galinhas, alcança o número de quase cem mil cabeças. Foram produzidos mais de 16 milhões de litros de leite, 775 mil dúzias de ovos de galinha e 19 mil quilos de mel.

E olhe que nem foi falado nada da produção de olerícolas e frutas.

Esta produção importante para a economia municipal foi e é gerada pelos denodados homens rurais, de sol a sol, de dia a dia, lutando contra tudo e contra todos para garantir a segurança alimentar do povo desta terra, pois quem os devia ajudar está fazendo ajardinamento no centro da cidade.

O trabalho destes homens do campo é imenso e o retorno é pequeno, pois, como foi dito anteriormente, os produtos agrícolas são responsáveis pela baixa taxa de inflação que ocorre no país.

Estes homens rurais, muitas vezes desprezados pelos burocratas e tecnocratas que pululam nos cargos públicos, são os que garantem a nossa sobrevivência nesta vida. Pois, se podemos passar sem o automóvel, sem a televisão, sem o celular e outras bugigangas da vida moderna, não podemos absolutamente passar sem o nosso café da manhã diário, sem o nosso almoço diário e sem o nosso jantar diário, todos constituídos pelos produtos gerados pelos homens rurais nas suas terras.

Estes sim são os que merecem a nossa admiração, o nosso respeito e a nossa gratidão pelo que fazem e pelo que produzem. (Fonte dos dados: IBGE)

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui