Usina de Letras
Usina de Letras
241 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Ena, mãezinha, como "isso" está demoradamente longe!... -- 05/03/2007 - 15:58 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Defronte ao panorama que os mais diversos meios de comunicação social, através de meus olhos e ouvidos, me colocam no cérebro, incluindo as sensações de pele que dia a dia apreendo no meu mundozinho-anão, gosto imenso de pensar que Deus está a dormir e só de vez enquando tem uns semis-acordados sopetões que lhe perturbam o sono. Como as coisas globalmente vão, oh, presumo eu, o que seria de nós se Deus acordasse de todo.

As dúvidas que me boquiabriram de espanto racional estão a pouco e pouco a dissipar-se e por aí me infundo na ideia de que terei, torça o que torcer no íntimo pepinelho, rapidamente adaptar-me à tácita corrente que a actualidade indiferente impõe à minha existência física e moral.

Albino Forjaz de Sampaio, tenazmente verborreado pelos adversários literários, ainda hoje não é aceite pelo 'propósito-sábio-imperante' à mesa do intelecto em vigência, espécie de saber-e-ignorância às cambalhotas que vai segredando baixinho: - quem quiser e souber que venha daí que a vida não pode perder mais tempo com o tempo.

Sampaio forjava o bem ao pé do mal, batia-os bem batidos, e servia a mistura polvilhada de sarcasmo e inquietante ironia, produzindo um insuportável mau-estar pedagógico: 'Vá, rouba como eles e como eles torna-te perverso'. 'Se tens inveja do que eu tenho, faz como eu, trabalha'.

No que a 'organização-política' concerne - esta disciplina foi eliminada sabe-se lá porquê - sente-se que estão a reunir-se os apetrechos necessários para no momento imperceptivelmente azado iniciar a restauração espiritual da estátua de Salazar, o pai impecavelmente isento que perdoa a todos os seus bisnetos as grandessímas asneiras dos antanhos progenitores, uma vez com tranquilidade entendida a envergadura do seu génio político entre o miasmante caos da sua época. E isto, logo que a morte natural por si resolva o que os vivos não podem, nem que muito o almejassem, resolver.

No entanto, ninguém se iluda, do panfleto à cassete, e do DVD ao SNA (Som-no-ar), Babel continuará persistentemente intensa em evolução, ainda que o mundo todo venha a lograr o perfeito domínio da mesma língua.

Ena, mãezinha, como 'isso' está demoramente longe!...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui