Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50665)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BALANÇA COMERCIAL DE BARBACENA -- 24/07/2012 - 21:16 (José Kalil Salles) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O fechamento das portas do Velho Ano, 2010, assinala o momento de, com a consolidação de dados pelos órgãos de estatística, fazermos uma breve análise do balanço da conta das exportações e importações do município de Barbacena.

Depois de uma queda acentuada em 2009 em relação ao ano de 2008, da ordem de 80,47% negativos, a reação do município apresentou um significativo e forte crescimento em 2010, de 98,40% positivos, é claro, em relação a 2009. As exportações atingiram 104,9 milhões de dólares e as importações apenas 6,9 milhões de dólares, resultando num superávit de 98 milhões de dólares. Por curioso, as importações tiveram um crescimento de 391,20% em relação ao ano anterior.

São trinta os principais países importadores de produtos originados de Barbacena, sendo que a Argentina, Estados Unidos e Noruega se destacam no topo do ranking, seguidos de Holanda, Alemanha, Hong Kong e demais.

Já as importações do município tiveram origem em catorze países, sendo que Colômbia, África do Sul e Noruega capitaneiam o ranking, seguidos de Argentina, Japão, França e restantes.

Os principais produtos exportados por Barbacena em 2010 foram o carboneto de silício, ferrossilício-manganês, carne de frango, óleo de amendoim em bruto, pó de diamante, estes no topo do ranking, seguidos de vinte e dois produtos, entre os quais roupas, calçados, bolsas, bijuterias, entre outros.

No que diz respeito às importações, são trinta e oito os produtos importados, sendo que os insumos siderúrgicos, óculos de segurança, selecionadores de frutas, teares, entre outros são relacionados nas estatísticas.

Assim, em 2010 a corrente de comércio do município atingiu a cerca de 112 milhões de dólares.

Os números acima registrados demonstram que as empresas que aqui se instalaram vêm, através de medidas eficientes, conquistando posições econômicas e produzindo com qualidade para atender à demanda do exigente mercado internacional.

A importância econômica, social e política de Barbacena se tornou crescente nos últimos tempos, com sua inserção no mercado internacional.

Pelo elenco dos produtos exportados pelo município pode-se constatar que as empresas exportadoras são de diversos portes, desde as micros às de grande porte.

Manter a presença nos mercados internacionais significa a inserção na globalização e Barbacena não podia ficar afastada deste contexto. Mesmo porque a globalização é o mais importante vetor para a inovação e a competitividade das empresas nacionais, já que o câmbio não tem ajudado aos nossos empreendedores.

Tudo o que foi dito até aqui significa que, apesar de ... , a economia municipal vem crescendo e, conseqüentemente, gerando emprego e renda para as pessoas aqui residentes.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui