Usina de Letras
Usina de Letras
14 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BARBACENA CRESCE E APARECE -- 26/07/2012 - 21:28 (José Kalil Salles) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Graças à globalização da economia Barbacena tem conhecido um forte crescimento econômico nos últimos anos.

Basta verificarmos o crescimento das exportações do município nos últimos dez anos: em 2000 foram exportados produtos no valor de 27,8 milhões de dólares e em 2010 104,9 milhões de dólares, representando um significativo aumento de 293,5%. Belos números!

Já as importações tiveram uma acentuada queda de cerca de 60%, passando de 11,9 milhões de dólares em 2000 para 6,9 milhões de dólares em 2010. Isto significa que produtos anteriormente importados passaram a ser produzidos internamente.

Nos primeiros seis meses do corrente ano de 2011 as exportações barbacenenses geraram o ingresso monetário de 69,5 milhões de dólares, valor este 48,2% superior ao verificado nos seis primeiros meses de ano de 2010, que foi de 46,9 milhões de dólares. Se as exportações continuarem nos próximos seis meses no mesmo ritmo do ocorrido no primeiro semestre, deveremos fechar o ano com cerca de 150 milhões de dólares.

Os produtos que mais impactam positivamente o comércio exterior do município são os de origem metalúrgica e carne de aves. Estes dois setores da economia da cidade são assim responsáveis pela geração de emprego e renda para muitas pessoas de nossa terra, além de levar o nome de Barbacena para diversos países do mundo.

A falar nisto, dos trinta principais países importadores dos produtos de município, os primeiros, pela ordem de valor monetário, são a Argentina, Estados Unidos, Noruega, Japão, Alemanha, Bélgica e Holanda.

É interessante compararmos as exportações de Barbacena com as de outros municípios vizinhos e até com aqueles maiores que nossa cidade.

Enquanto no primeiro semestre deste ano conseguimos exportar 69,5 milhões de dólares, nossa vizinha São João Del Rei exportou 55,6 milhões de dólares, Conselheiro Lafaiete exportou apenas 8,3 milhões de dólares e Governador Valadares, cidade bem maior do que Barbacena, exportou 8,6 milhões de dólares.

Outros setores da economia municipal como comércio e serviços têm tido crescimento e oportunamente falaremos sobre isto.

Por estas muitas razões dissemos que Barbacena cresce e aparece. Cresce pelos números verificados acima; aparece porque nossos produtos são consumidos por mais de cinqüenta países deste mundão afora.

Ora pois, apesar do crescimento, ainda não se pode falar em desenvolvimento econômico do município, porque ainda existem fortes problemas de infra-estrutura urbana, saúde, educação, habitação, expectativa de vida, desigualdade de renda e fracas condições de vida para muitas pessoas.

Nosso povo, nossa gente, haverá de caminhar, devagar mas com fé, perseverança e determinação, para alcançar melhores patamares de vida e não resta a menor dúvida de que chegar-se-á lá.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui