Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA MEDIEVAL . QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2012. -- 08/08/2012 - 08:08 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


 



HISTÓRIA MEDIEVAL . QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2012.



Compiladas por Edson Pereira Bueno Leal



 



 



 



1. PUC SP JULHO 2012  SOCIEDADE FEUDAL



 



Mergulhados numa atmosfera social em que qualquer relação de inferior a superior reveste uma coloração diretamente humana, essas pessoas, para com o senhor, não estão obrigadas apenas às múltiplas rendas ou prestações de serviços que oneram as casas e os campos.



Devem-lhe também auxílio e obediência e contam com a sua proteção.



Marc Bloch. A sociedade feudal. Lisboa: Edicoes 70, 1987, p. 278.



O texto refere-se as relações



a) entre reis e súditos.



b) de servidão.



c) entre homens e mulheres.



d) de vassalagem.



e) entre Deus e os clérigos.



 



 



2. UNESP JULHO 2012  FEUDALISMO BELICULOSIDADE



 



[Na época feudal] o mundo terrestre era visto como palco da luta entre as forças do Bem e as do Mal, hordas de anjos e demônios. Disso decorria um dos traços mentais da época: a belicosidade.



(Hilário Franco Junior. O feudalismo, 1986. Adaptado.)



A belicosidade (disposição para a guerra) mencionada expressava-se, por exemplo,



a) no ingresso de homens de todas as camadas sociais na cavalaria e na sua participação em torneios.



b) no pacto que reunia senhores e servos e determinava as chamadas relações vassalicas.



c) na ampla rejeição as Cruzadas e as tentativas cristas de reconquista de Jerusalém.



d) no empenho demonstrado nas lutas contra muçulmanos, vikings e diferentes formas de heresias.



e) na submissão de senhores e vassalos, reis e súditos, ao Islamismo.



 



 



3. FATEC JULHO 2012  CRUZADAS



 



Atendendo ao apelo do papa Urbano II, em 1095, a Europa cristã organizou uma série de expedições militares conhecidas como Cruzadas, cujos objetivos declarados eram a conquista da Terra Santa de Jerusalém, a ajuda aos bizantinos e a união da cristandade contra os muçulmanos.



Apesar das oito Cruzadas, realizadas entre 1096 e 1270, nenhum desses objetivos foi plenamente alcançado. Por outro lado, como destaca o medievalista Jacques Le Goff, os comerciantes foram os grandes ganhadores da expansão cristã do século XII.



No contexto da Europa feudal, as Cruzadas contribuíram para a



a) conquista, pelos árabes, de territórios cristãos na Península Ibérica.



b) dinamização dos contatos comerciais entre o Oriente e o Ocidente.



c) ampliação das áreas feudalizadas pela nobreza guerreira vitoriosa.



d) dizimação dos campos de cultivo pelas epidemias da peste negra.



e) expansão do Império Bizantino sobre as áreas mediterrânicas.



 



4. MACKENZIE JULHO 2012  RENASCIMENTO COMERCIAL E URBANO



 



“O ar da cidade torna os homens mais livres”



 



O provérbio medieval acima denota uma mudança no cenário europeu com o declínio do feudalismo e ressurgimento das cidades. As alterações que ocorreram no final da Idade Media refletiam a nova visão do homem desse tempo perante o mundo. Considerando o provérbio acima e as transformações decorrentes da transição do feudalismo para o capitalismo, e correto afirmar que,



a) graças ao Renascimento Comercial, verificado na Baixa Idade Media, as cidades medievais ficaram livres do pagamento das antigas taxas e tributos feudais, liberando os ocupantes das cidades de tais encargos monetários.



b) em virtude das Cruzadas (1096-1270), aumentou o intercambio religioso entre Oriente e o Ocidente, ocasionando uma maior tolerância religiosa nas cidades medievais, que passaram a se espelhar no modelo de Jerusalém.



c) enquanto a vida no campo era marcada por uma estrutura social estratificada, nos novos centros urbanos, o desenvolvimento comercial e artesanal criaram condições para a possibilidade de ascensão social para o homem urbano.



d) por contar com seu próprio conjunto de leis e jurisprudência, livres da influencia dos senhores feudais, as cidades medievais proporcionaram liberdade a todos quantos se sentiam oprimidos pelo modelo social feudal da época.



e) enquanto fazia parte da condição servil, trabalhar nas terras do senhor e a ele entregar parte da colheita, nas cidades, já no século XII, as relações de trabalho eram totalmente assalariadas.



 



5. UNESP JULHO 2012  FEIRAS MEDIEVAIS



 



As feiras foram muito difundidas pela Europa a partir do século XI. Entre os motivos que provocaram tal fenômeno, podemos citar:



a) a unificação da moeda européia, que facilitou a atividade dos banqueiros e a aquisição de mercadorias.



b) o aumento da produção agrícola, provocado pelos desmatamentos, que ampliavam a quantidade de terras cultiváveis.



c) a eliminação das praticas feudais, que prendiam os camponeses a terra e reduziam a monetarização da economia.



d) o crescimento urbano, provocado pelas doenças e epidemias que grassavam nas áreas rurais e provocavam êxodo em direção as cidades.



e) a regionalização das economias, que limitou significativamente a obtenção de mercadorias provenientes de terras distantes.



 



O gabarito será publicado em separado com todos os testes 


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui