Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL PERÍODO COLONIAL . QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE -- 14/08/2012 - 08:07 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


 



BRASIL PERÍODO COLONIAL . QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2012.



Compiladas por Edson Pereira Bueno Leal



 



 



 



1. PUC SP JULHO 2012       BRASIL DESCOBRIMENTO



 



Mostraram-lhes um carneiro; não fizeram caso dele. Mostraram-lhes uma galinha; quase tiveram medo dela, e não lhe queriam por mão. Depois lhe pegaram, mas como espantados. Deram-lhes ali de comer: pão e peixe cozido, confeitos, bolos, mel, figos-passa. Não quiseram comer daquilo quase nada; e se provavam alguma coisa, logo a lançavam fora. Trouxeram-lhes vinho em uma taça; mal lhe puseram a boca, não gostaram dele nada, nem quiseram mais.



“A carta de Pero Vaz de Caminha”, maio de 1500. Extraído de Dea



Ribeiro Fenelon. 50 textos de história do Brasil. São Paulo: Hucitec, 1986, p. 23.



O documento mostra um dos primeiros contatos entre portugueses e nativos do atual Brasil. Podemos dizer, entre outras coisas, que a carta, na sua integra, demonstra a



a) superioridade técnica dos europeus em relação aos indígenas e os motivos de a conquista portuguesa não ter enfrentado resistência.



b) necessidade de reeducar os hábitos dos indígenas, cuja alimentação cotidiana era muito menos diversificada que a dos conquistadores.



c) importância da chegada dos portuguesas ao continente americano, pois eles trouxeram melhores alimentos e melhores hábitos de vestimenta.



d) variedade de hábitos culturais de europeus e indígenas, ao expor diferenças nas vestimentas, nos utensílios e na alimentação.



e) harmonia plena com que se deram as relações entre conquistadores e conquistados, que se identificaram facilmente.



 



 



Instrução: Leia o texto para responder as questões de números 2e 3   



 



BRASIL EXPLORAÇÃO COLONIAL.



 



Nas primeiras três décadas que se seguiram à passagem da armada de Cabral, além das precárias guarnições das feitorias [...], apenas alguns náufragos [...] e “lançados” atestavam a soberania do rei de Portugal no litoral americano do Atlântico Sul.



(Adriana Lopez e Carlos Guilherme Mota. História do Brasil: uma interpretação, 2008.)



 



2. UNESP JULHO 2012 



 



Os lançados citados no texto eram



a) funcionários que recebiam, da Coroa, a atribuição oficial de gerenciar a exploração comercial do pau-brasil e das especiarias encontradas na colônia portuguesa.



b) militares portugueses encarregados da proteção armada do litoral brasileiro, para impedir o atracamento de navios de outros países, interessados nas riquezas naturais da colônia.



c) comerciantes portugueses encarregados do trafico de escravos, que atuavam no litoral atlântico da África e do Brasil e asseguravam o suprimento de mão de obra para as colônias portuguesas.



d) donatários das primeiras capitanias hereditárias, que assumiram formalmente a posse das novas terras coloniais na America e implantaram as primeiras lavouras para o cultivo da cana-de-açúcar.



e) súditos portugueses enviados para o litoral do Brasil ou para a costa da África, geralmente como degredados, que acabaram por se tornar precursores da colonização.



 



 



3. UNESP JULHO 2012



 



No processo de ocupação portuguesa do atual território do Brasil, as primeiras três décadas que se seguiram à passagem da armada de Cabral podem ser caracterizadas como um período em que



a) Portugal não se dedicou regularmente a sua colonização, pois estava voltado prioritariamente para a busca de riquezas no Oriente.



b) prevaleceram as atividades extrativistas, que tinham por principal foco a busca e a exploração de ouro nas regiões centrais da colônia.



c) Portugal estabeleceu rotas regulares de comunicação, interessado na imediata exploração agrícola das férteis terras que a colônia oferecia.



d) prevaleceram as disputas pela colônia com outros países europeus e sucessivos episódios de invasão holandesa e francesa no litoral brasileiro.



e) Portugal implantou fortificações ao longo do litoral e  empenhou-se em estender seus domínios em direção ao sul, chegando ate a região do Prata.



 



 



4. UNESP JULHO 2012    ESCRAVIDÃO EM ROMA E NO BRASIL



 



A escravatura [na Roma antiga] foi praticada desde os tempos mais remotos dos reis, mas seu desenvolvimento em grande escala foi conseqüência das guerras de conquista […].



(Patrick Le Roux. Império Romano, 2010.)



Sobre a escravidão na Roma antiga, e correto afirmar que



a) assemelhava-se a escravidão ocorrida no Brasil colonial, pois era determinada pela procedência e pela raça.



b) aumentou significativamente durante a expansão romana pelo Mar Mediterrâneo.



c) atingiu o auge com a ocupação romana da Germânia e de territórios na Europa Central.



d) diminuiu bastante apos a implantação do Império e foi abolida pelos imperadores cristãos.



e) diferenciava-se da escravidão ocorrida no Brasil colonial, pois os escravos romanos nunca podiam se tornar livres.



 



O gabarito será publicado em separado com todos os testes.



  


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui