Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Frases-->Ribeirão,córregos e pardieiros. -- 19/06/2002 - 07:17 (NILTON MANOEL) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Minha Ribeirão Preto está em festa: - faltam quatro anos para ser sesquicentenária! Há tanta coisa a fazer para humanizá-la. (19/6/1856)


As palmeiras do Ribeirão Preto não têm mais a beleza de antigamente. Ficaram descuidadas! Há quase trinta anos, recordo-me,do início da canalização dos ribeirão e do retiro.Parou no começo. Erramos!? Tudo mudou na Baixada!

O Quarteirão Paulista? O Mercadão! O Centro de compras... Todos os espaços dariam excelentes construções modernas.

A Rodoviária T isto ,T aquilo (T=térreo)projetada para 30 anos e 5 andares? Não saiu do inicial. Imagino um conjunto de habitação vertical numa área da Baixada...Salvaria o centro da cidade.

Minha cidade ,quase sesquicentenária cultuando paredes do passado (Caramuru), velhos prédios (fechados), ares refrigerados gotejando nas calçadas, caçadas com portões e grades onde o pedestre deveria andar e a verdadeira História ainda solicitando pesquisas mais profundas.

Ribeirão Preto faz aniversário...Saudade da velha e histórica praça XV... A praça Camões desfigurada e as "estátuas" retiradas para ornamentar o Teatro do centro...Elas nada tinham com o Teatro. Os monumentos, desfigurados, paredes originais pintadas ( Teatro, Palácio).
O Barracão virou Ipiranga...
mas Ipiranga não existe! mostre-me no mapa que existe ( uma tarja lá perto da TV?) e o Campos Eliseos? Não existe bairro com esse nome, existe? Teima que existe, teima? Vila Tibério, nos formulários vem vila Formosa, mas essa existe, pedacinho, mas existe ( Lobato e Amélia, não são vila Tibério)...A Republica vazou para dentro da Virginia e a área , com a Câmara, virou " centro"
mas deixemos de ser passadistas...

Ribeirão faz aniversário, minha terra natal...Vamos retirar as hachuras,descobrir sua história...Vamos retirar o ferro da escultura do Bassano, ali do "tombado" mercado.Na praça das artes, cuidado com a escultura dentro de obras ou obras dentro da escultura. Cade os medalhões do momumento da antiga praça da Estação...Com o camelódromo,sumiram?

Minha terra que beleza,
terra cheia de emoção,
aqui toda a natureza
é cultura e sedução.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui