Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62287 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BARBACENA NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO -- 17/08/2012 - 21:15 (José Kalil Salles) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Nas últimas décadas vem acontecendo um conjunto de transformações na ordem social, política, científica e econômica, onde o foco principal é a integração dos países e, em especial, dos mercados.

A vertiginosa evolução das tecnologias da informação tem sido importante para a agilização do comércio entre países.

Em razão desta globalização um dos indicadores do dinamismo econômico e comercial é, entre outros, a Balança Comercial, que nada mais é do que o fluxo comercial caracterizado pelas exportações e importações entre países ou estados ou municípios.

A Balança Comercial de Barbacena é significativa, forte e sólida e mostra que a economia do município é aberta e está inserida no processo de globalização.

No primeiro trimestre do corrente ano o saldo da Balança Comercial do município de Barbacena foi da ordem de 19,84 milhões de dólares, já que as exportações atingiram 20,39 milhões de dólares e as importações 0,55 milhões de dólares.

As exportações nestes três primeiros meses de 2010 foram superiores em 87,63% em relação ao mesmo período de 2009.

Os principais produtos exportados por Barbacena foram, entre outros, carboneto de silício, ferrossilício-manganes, carne de frango, carne de outros animais, óleo de amendoim e pó de diamantes, os quais geraram o maior volume de ingressos monetários.

Embora com menores valores monetários, ainda foram exportados pelo município no primeiro trimestre deste ano os seguintes produtos: camisetas, bolsas, calças, livros de registros, edredons, calçados, cartazes e placas indicadoras, botões, suéteres e bijuterias.

Os produtos exportados pelo município foram para 27 países de destino e cinco blocos econômicos. Os países cuja importação situou-se acima de um milhão de dólares foram, pela ordem de valor, Argentina, Estados Unidos, Noruega, Holanda, Alemanha e Hong-Kong. Entre cem mil e um milhão de dólares os países importadores foram: Gana, África do Sul, Itália, Inglaterra, Bélgica, Índia, Canadá, Japão, Equador, México, Austrália, El Salvador, Guiné Equatorial e Espanha. Com menos de cem mil dólares Gabão, Benim, Chile, Coveite, Colômbia, Peru e Paraguai. Os cinco blocos econômicos de destino foram: União Européia, Mercosul, Estados Unidos e Porto Rico, Associação Européia de Livre Comércio e Ásia. Outros blocos econômicos não especificados importaram bens do município.

No que tange à importação, como foi dito acima, o seu valor atingiu a 0,55 milhões de dólares no primeiro trimestre do corrente ano. Os principais produtos importados pelo município foram coques de ulhas, dióxido de zircônio, teares para tecidos, óculos de segurança e outros. Os países de origem foram, pela ordem de valor monetário, Colômbia, França, Argentina, China e Noruega.

As exportações de Barbacena são vigorosas se as compararmos com as exportações de municípios visinhos. Assim, por exemplo, pode-se registrar que no primeiro trimestre deste ano as exportações barbacenenses foram superiores em 208% em relação a São João Del Rei, 536% superiores às de Conselheiro Lafaiete e 377% superiores às de Cataguazes.

No corrente ano de 2010 as exportações de Barbacena, nestes três primeiros meses, estão muito bem sucedidas e a continuar no mesmo ritmo o ano será encerrado com o atingimento da cifra de cem milhões de dólares.

A Balança Comercial superavitária deve ser considerada vantajosa pois atrai o ingresso de dólares, além de gerar emprego e renda dentro do município.

(Fonte dos dados: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio)

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui